domingo, 31 de julho de 2011

Após pressão, deputado Márcio Roberto rompe com Governo e volta para oposição

Lideranças do PMDB se reuniram nesta sexta-feira (29) para avaliar alguns problemas internos da legenda.

O encontro foi bastante tenso e teve como ponto principal de debate o apoio de deputados estaduais do partido à gestão de Ricardo Coutinho (PSB). No entanto, a única decisão concreta da reunião foi tomada pelo deputado Márcio Roberto, que após ser pressionado pelos companheiros garantiu que vai romper com o governador e voltará a integrar a bancada de oposição na Assembleia Legislativa seguindo a orientação do PMDB.

Márcio Roberto é um dos três deputados peemedebistas que aderiram ao bloco governista. No entanto, ele tem uma condição especial pois é o único que comanda um diretório municipal, o de São Bento. Em função disso membros da legenda pediram a dissolução do diretório, alegando que ele não poderia ser comandado por alguém que não segue a orientação da legenda. “Em defesa da união do partido, eu confirmei apoio ao PMDB e estou rompendo com o governo para seguir as diretrizes da nossa bancada”, disse o deputado Márcio Roberto.

De acordo com o parlamentar, o diretório de São Bento está nas mãos da sua família há mais de 50 anos e ele não “poderia deixar morrer essa história”. O deputado disse ainda que vai entregar todos os cargos que tem no Governo do Estado. Um dos indicados de Márcio, o advogado Josué Guedes confirmou ao jornalista Lenilson Guedes que está colocando seu cargo de direção no Detran à disposição.

O deputado Gervásio Maia, um dos principais defensores da dissolução do diretório de São Bento, disse que “em função do histórico de Márcio Roberto não confio na postura dele”. Ele acrescentou ainda que Márcio só se posicionou após ser pressionado pelo ex-governador José Maranhão. “Ele foi muito firme e disse que quem quisesse ficar no PMDB tinha que seguir a orientação da legenda”, completou.

Gervásio acrescentou que por não acreditar em Márcio, pediu que a reunião do diretório estadual que vai avaliar o caso de São Bento seja mantida. “ Ela deve acontecer no próximo mês”, disse.

Os outros deputados do PMDB que aderiram ao governo de Ricardo foram Doda de Tião e Wilson Braga.

O primeiro esteve na reunião, mas não se pronunciou e saiu sem dar explicações. E outro já está de malas prontas para o PSD.

sábado, 30 de julho de 2011

1ª vez: Maranhão quer disputar Prefeitura de João Pessoa

“Seria uma grande honra – sou pessoense adotivo e adotado”, disse Maranhão.

“Como governador, fui o melhor prefeito de João Pessoa”, emendou o peemedebista, citando uma série de obras realizadas na Capital, entre as quais a duplicação – na área urbana – da BR 230.

Maranhão disse que a candidatura só depende agora de consenso dentro do PMDB.

“Se houver, posso disputar”, disse, lembrando que outros peemedebistas também estão credenciados, citando o deputado federal Manoel Júnior.

Maranhão participa esta manhã de reunião interna do partido. Na pauta, possível troca de comando da legenda, substituindo o atual presidente Antonio Barbosa.

Cassação de Cássio completa 4 anos

A exatos quatro anos o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), em decisão inédita na história dos tribunais regionais brasileiros, cassava os mandatos do ex- governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e do vice-governador José Lacerda Neto (DEM). Em uma sessão histórica, que teve sete horas e meia de duração, além da cassação dos mandatos, a Corte Eleitoral paraibana decidiu aplicar multa de R$ 100 mil aos dois e decretar a inelegibilidade do ex-governador por um período de três anos, a contar do dia em que foi realizado o segundo turno da eleição de 2006 (29 de outubro), pela prática de conduta vedada e abuso de poder.

O TRE julgou procedente, com apenas um voto divergente – o do juiz Renan Neves -, Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) ajuizada pelo PCB no dia 30 de julho de 2006, denunciando a prática de conduta vedada e abuso de poder pelo governador Cássio Cunha Lima, então candidato à reeleição. A acusação era de que o governo estava se utilizando de um programa de distribuição de cheques pela Fundação de Ação Comunitária (FAC), com recursos do Fundo de Combate à Pobreza (Funcep).

A Justiça mandou diplomar e empossar o segundo colocado nas eleições – o senador José Maranhão (PMDB), como governador, e o então vereador Luciano Pires (PT), como vice. No entanto, Cássio permaneceu no governo, por efeito de liminar, por um ano e sete meses. A sentença só foi cumprida, integralmente, em 17 de fevereiro de 2009, quando do julgamento final do processo pelo Tribunal Superior Eleitoral, que manteve a decisão do TRE-PB.

À época da cassação, a Corte era presidida pelo desembargador Jorge Ribeiro da Nóbrega (já falecido), além do desembargador Abraham Lincoln, atual presidente do Tribunal de Justiça; os juízes de carreira Carlos Eduardo Leite Lisboa (que atuou como relator) e João Benedito da Silva (hoje desembargador do TJ); a juíza federal Cristina Garcez e os ex-juízes (na categoria jurista – advogados) Nadir Valengo e Renan Neves. O representante do Ministério Público era o procurador da República José Guilherme Ferraz. Os oito não compõem mais o TRE-PB.

O advogado Luciano Pires, que integrou a defesa do tucano, considerou a cassação um dos erros mais retumbantes da história do Judiciário. Ele ressaltou, que é cabível ao fatídico episódio que  marcou à Paraíba, uma citação bíblica: “Nada nunca ficará oculto, o que está escondido será revelado”. Já o advogado Marcelo Weick, que atuou como advogado do PCB e passou a integrar a assessoria jurídica de José Maranhão, a decisão do TRE-PB foi um divisor de águas na jurisprudência eleitoral brasileira.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Tibério Morais: Sete meses de muito trabalho e grande aprovação

Foi assim que nós do blog Política do Vale avaliamos a nova gestão do Hospital Sinhá Carneiro de Santa Luzia.

Foram 15 dias de pesquisa. Entrevistamos cidadãos comuns, pacientes, funcionários do Hospital e até mesmo integrantes da oposição local, e todos chegaram a uma mesma conclusão, a de que o novo Diretor Tibério Morais vem fazendo um grande trabalho a frente do Sinhá Carneiro.

Claro que nem tudo foram rosas. No início devido talvez a inexperiência, Tibério passou por um momento turbulento, gerando uma grande desconfiança por parte de todos. Cá entre nós, todo início de trabalho é complicado.

Mas Tibério sempre manteve a tranquilidade, e sem perder a cabeça em nenhum momento, foi contornando a situação difícil em que se encontrava com muito trabalho, carisma, atenção, competência e responsabilidade.

Junto com a sua equipe, Tibério deu a volta por cima, mostrando-se mais amadurecido e seguro no cargo.

Nós do blog Política do Vale, esperamos que Tibério Morais e toda a sua equipe, deem continuidade a esse brilhante trabalho que vem sendo realizado em favor da população de Santa Luzia e toda a região.

Ministro recebe 20 prefeitos paraibanos em Brasília

O Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra e o Coordenador da Defesa Civil Nacional, Ivan Ramos receberam na tarde desta terça-feira (25), em Brasília, uma comitiva de 20 prefeitos das cidades paraibanas mais atingidas pelas últimas chuvas caídas no Estado. 


A reunião, solicitada pelo Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) e pelo Deputado Federal Manoel Júnior (PMDB-PB) ocorreu no gabinete do Ministro.

Além de Vital do Rêgo e Manoel Júnior, a reunião contou também com a presença do Deputado Federal Hugo Mota (PMDB-PB) e do ex-Senador paraibano Roberto Cavalcanti (PRB). 

O encontro durou cera de 30 minutos, “tempo suficiente para que os problemas das cidades fossem colocados pelos prefeitos e para que as providências do Governo Federal fossem externadas pelo Ministro”, afirmou Vital.

De acordo com o Senador, o Ministro Fernando Bezerra confirmou o envio à Paraíba, em caráter emergencial, de R$ 5 milhões, num repasse direto para os cofres do Governo do Estado.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Desafeto histórico surpreende e sai em defesa de Cássio

O deputado Federal Luiz Couto (PT) surpreendeu no comentário sobre a posse de Cássio Cunha Lima no Senado ao dizer que os mais de 1 milhão de votos do povo da Paraíba deve ser valorizado.

“Eu acho que tudo já se definiu. Nós entendemos que a Lei Ficha Limpa deveria valer para essa eleição, porém o Governo definiu o contrário. Se o Supremo que é o órgão máximo do judiciário definiu isso, não tem o quê esperar. Os que ai estão devem ser empossados”, destaca o petista.

Luiz Couto sustenta seu argumento diante das atitudes da Câmara Federal que deu posse a deputados na última semana e foi enfático em defender a posse do senador eleito Cássio Cunha Lima.

“A Mesa Diretora da Câmara definiu que mesmo os ligados a Ficha Suja, mas que ganharam na Justiça o direito à posse estão sendo empossados, como na semana passada onde quatro deputados foram diplomados. Sobre o caso de Cássio é claro que defendo sua posse, a decisão do judiciário é essa, não há quem possa contrariá-la”.

Em seu discurso, Couto se solidarizou com seu desafeto e valorizou os votos recebidos pelo tucano.

“A decisão do Supremo é clara. Aqueles que foram eleitos deverão ser empossados. É isso que defendemos na reforma política. E que todos os casos das pessoas que sejam inelegíveis sejam definidas até o momento de sua inscrição de candidatura. Quando a população vota tem que ser respeitada a sua vontade. Ou não significa nada mais de 1 milhão de votos para o cargo de senado do então candidato Cássio Cunha Lima? É preciso que a Justiça Eleitoral possa definir logo isso. É preciso que quando um processo chegue na Justiça ele comece a ser resolvido”, explica o deputado petista.

Médicos confirmam que Ronaldo C. Lima tem câncer no pulmão

Os médicos confirmaram nesta terça-feira (26) que o ex-governador Ronaldo Cunha Lima está com câncer no pulmão.

De acordo com informações do filho de Ronaldo, o senador Cássio Cunha Lima, através do twitter, Ronaldo tem um adenocarcinoma no pulmão esquerdo, que segundo ele, é um tumor dos menos agressivos. 

Cássio agradeceu ao diagnóstico precoce do médico paraibano Leonardo Gadelha. 

Cássio disse, ainda, que Ronaldo passará por três sessões de quimioterapia com intervalo de três dias entre elas.

terça-feira, 26 de julho de 2011

PSB de Ricardo Coutinho pode apoiar cunhado de Vitalzinho à reeleição em Alagoa Nova

A coisa mais difícil do mundo é manter as diferenças estaduais em eleições municipais. Em Alagoa Nova, por exemplo, o PSB do governador Ricardo Coutinho está quase caindo nos braços do cunhado do senador Vital do Rego Filho (PMDB), o prefeito Cleber Morais, filho de Ivaldo Morais (sogro de Vitalzinho), e candidato à reeleição.
 
O prefeito, que é do PMDB, está oferecendo a vaga de vice para Júnior, militante do PSB local. O convite tem deixado o convidado todo ouriçado.
O problema é que outros filiados do PSB que são oposição ao prefeito não estão gostando nadinha do namoro torto.
Além de perderem a chance de lançar candidato próprio, ainda vão ter que engolir o PSB fazendo base para o PMDB se fortalecer de olho nas eleições de 2014, onde Ricardo Coutinho poderá enfrentar a família Vital do Rego pela frente.
Certamente, ainda não deu tempo de Edvaldo Rosas, presidente do PSB paraibano, passar por Alagoa Nova.

Prefeito do Sertão paga folha de julho antecipada e com 16% de aumento salarial

O prefeito de Bom Jesus, Manoel Dantas (PTB), determinou a antecipação em 10 dias da folha de julho. A novidade no pagamento deste mês é o aumento de 16% nos salários servidores da saúde, Aposentados, AC’S, CRAS, Projovem e professores.

Os vereadores da cidade aprovaram por unanimidade o reajuste salarial para os diversos setores da administração pública.

 

“A educação no município tem conseguido avançar muito em nosso Governo, porque priorizamos a saúde e a educação, que são duas importantes bases em qualquer Governo”. Frisou o gestor.

Manoel disse que dificuldades existem, mas é preciso manter as “rédeas” da situação, para que ela não fuja do controle.


O gestor paga totalmente em dia a folha de pagamento e já antecipou 50% do décimo terceiro para os servidores municipais.

 

Infraestrutura

Na área da infraestrutura estão sendo construídas 30 casas populares em Bom Jesus, que beneficiará 100 moradores carentes.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Valmir Coelho será candidato a Vereador ou irá apoiar Marconi?

Na semana passada, recebemos em nosso blog um depoimento do amigo Valmir Coelho, mais conhecido como Valmel.

Na oportunidade, Valmir nos comunicava que iria se filiar no DEM, e ao terminar o ato de filiação, se lançaria pré-candidato a vereador com o slogan: "Valmel 2012, bem docinho".

No entanto, nos últimos dias Valmir vem afirmando aos seus amigos que desistirá de concorrer a uma vaga na Câmara para apoiar o seu grande amigo Marconi Negromonte, que já ocupa o cargo de vereador, e deverá seguir para a reeleição.

Afinal, qual o rumo que Valmir irá tomar?

Prefeitura de Pombal abre inscrições para concurso com 250 vagas e salários de até R$ 1,1 mil

A Prefeitura de Pombal  abriu concurso para 250 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade, desde fundamental incompleto até nível superior. Os salários variam de R$ 545 a R$ 1.100.

Os cargos de nível fundamental são de agente de limpeza urbana, auxiliar de saúde bucal, auxiliar de serviços gerais, borracheiro, carpinteiro, coveiro, eletricista, fiscal de limpeza urbana, guarda municipal, mecânico, motorista, operador de equipamentos rodoviários categoria "D" e "E", operário, pedreiro, pintor, serralheiro e servente de pedreiro.

Os cargos de nível médio são de agente administrativo, agente comunitário de saúde, agente cultural, agente de trânsito, agente fiscal de tributos diversos, educador social, fiscal sanitário, instrutor de música, intérprete de libras, técnico (agrícola, contábil, enfermagem, higiene dental, informática e radiologia).

Os cargos de nível superior são de advogado, arquiteto, assistente social, bioquímico, cirurgião dentista, educador físico, enfermeiro, enfermeiro auditor, engenheiro agrônomo, engenheiro civil, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, médico auditor, médico veterinário, nutricionista, odontólogo, professor mag. II (artes, ciências, educação física, geografia e religião) e psicólogo.

As inscrições podem ser feitas de 25 de julho a 26 de agosto através do site www.mettaconcursos.com.br.

Fonte:Sertão1.com 

domingo, 24 de julho de 2011

Ginásio poliesportivo de Várzea retoma suas atividades após reforma

O Ginásio Esportes Municipal Joaquim Medeiros Souto (Ducá) retomou as suas atividades normais no último sábado, dia 16 de Julho, depois de quatro meses fechado após ter sua estrutura parcialmente destruída por fortes ventos que atingiram a cidade no dia 8 de março, passando o mesmo por uma reforma que reparou os danos e revitalizou o local. A obra foi realizada com recursos próprios do Município.
Uma nova cobertura metálica foi construída no local onde o teto foi arrancado pela força dos ventos e os buracos na cobertura foram reparados com materiais melhores e mais resistentes para que não aconteça mais este tipo de acidente, afirmou Saulo Medeiros responsável pela obra que ainda destacou a importância do trabalho de reestruturação realizado no Ginásio. “Realizamos um trabalho de reconstrução em toda estrutura que foi danificada, mas acima de tudo, gostaria de destacar a qualidade dos materiais que estamos utilizando, onde teremos uma estrutura mais segura para os usuários do Ginásio”, destacou. 
Para o Prefeito Constitucional de Várzea José Ivaldo Galego de Morais “a recuperação e revitalização do Ginásio Ducá Medeiros é de grande importância, tanto pelo aspecto estético que o prédio proporciona a composição paisagística da cidade, mas principalmente pelo custo/benefício social para as diferentes faixas etárias que praticam atividades esportivas e de lazer no referido estabelecimento”, ressaltou.
Segundo o diretor de esportes do Município, o senhor Carlos Magno, a utilidade do Ginásio vai além de sua função esportiva, pois muitos eventos Municipais e particulares são realizados no local. “A sociedade vai se beneficiar muito com a volta do funcionamento do Ginásio que tanto proporcionar a prática esportiva como também promove relações e acontecimentos sociais e culturais no nosso Município”, destacou Carlos.

Fonte:Prefeitura Municipal de Várzea

sábado, 23 de julho de 2011

Chicão faz filiações e diz que diálogo está aberto para compor chapa com PT

O presidente do PMDB, Chicão, realizou esta semana diversas visitações aos filiados de seu partido com o intuito de ouvir suas opiniões sobre as candidaturas para 2012 e convidou pessoas para compor a chapa proporcional para as eleições do ano que vem. Chicão diz que está animado com os resultados de suas visitas e afirma que somente quando finalizar o período de filiações, em outubro, é que vai chamar lideranças para decidirem sobre candiatura para disputar a prefeitura de Santa Luzia. Por enquanto, só diálogo. Entre as filiações de destaque recentemente feitas estão a ex primeira dama Niúda Marinho e o seu fillho o jovem dr. Joubert Marinho. Os recém egressos na sigla peemedebista não falam em candidatura ano que vem, mas a possibilidade não está descartada.


Fonte:Blog do José Aderivaldo

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Hachers invadem site da Prefeitura de Sta Luzia, em ato leviano e infantil, deletando notícias,fotos

O prefeito de Santa Luzia, Ademir Morais, classificou como "lamentável" o fato de um grupo de hackers, ou apenas um hacker, ter invadido o site da Prefeitura da Cidade, num ato de vandalismo digital.

Na invasão ao Portal da Prefeitura de Santa Luzia, que teve início ontem a noite, os hackers apagaram notícias, dezenas de notícias, fotos, todas as fotos dos álbuns, colocaram fotos pornográficas no ar, todas as fotos de eventos, inaugurações, tudo foi perdido por conta de um ato infantil e leviano.

O prefeito Ademir Morais não descartou uma possível medida judicial contra o grupo, uma investigação. "Posso entrar na Justiça dos danos causados, mas para que essas pessoas saibam que terão que responder perante os tribunais pelos seus atos contra o patrimônio público”. Disse o prefeito.

Fonte:Sertão1.com

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Será a volta do Rei do Vale?

Após não obter uma votação expressiva, e ainda por cima ver o seu candidato a governador, Ricardo Coutinho, ser derrotado em todo o Vale do Sabugi no primeiro turno, Efraim deverá se reciclar nessas eleições e cair em campo para eleger seus aliados políticos.

A cidade onde parece ser mais óbvia a sua vitória é em Santa Luzia. O candidato supostamente deverá ser o seu primo Ademir Morais, que tentará a reeleição. Aproveitando a fragilidade da oposição local, Ademir deverá vencer as eleições e ajudar Efraim a reerguer o seu castelo.

Outro que pretende cooperar para a volta do reinado, é o atual Prefeito de Várzea Galego. Embora a situação ainda não tenha candidato definido, deverá ser a chapa favorita para vencer o pleito do ano que vem. Será Efraim, Dr. Orlando, Dr. Otoni e Galego contra o ex-prefeito Demazinho. Um verdadeiro rolo compressor.

No Junco do Seridó, o atual prefeito Branco também pretende ir para a reeleição. Efraim não é seu aliado, e deverá fazer de tudo pra vence-lo nessa batalha, mesmo sabendo que não será nada fácil. Para isso ele contará com a ajuda do professor Afrânio, pré-candidato do grupo a prefeito.

Em São Mamede, o prefeito Dr. Chagas parece não querer saber de reeleição. Diante dessas circunstâncias,  Efraim depositará todas as suas fichas no seu sobrinho e atual vice-prefeito do município Dr. Neto. O PMDB local liderado pela família Marinho promete acirrar a campanha, isto é, se tiver o apoio do PT.

Já em São José do Sabugi, tanto a atual prefeita e candidata a reeleição Nellis, quanto o provável candidato da oposição Airton Miguel, são aliados do ex-senador Efraim, que só terá que ter um único cuidado, o de não magoar nenhum dos dois.

Diante das análises do nosso blog, será que Efraim Morais voltará a ser Rei do Vale? Em 2012 saberemos.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Junco do Seridó tem convênio para construção de Ginásio Poliesportivo liberado

O Município do Junco do Seridó teve recentemente liberado o convênio para a construção de um ginásio poliesportivo no valor de R$ 292.500,00.

O município conseguiu ainda a liberação do programa Compra Direta, que irá beneficiar os agricultores locais, beneficiando também a merenda escolar dos alunos do município.

E não só o Ginásio Poliesportivo no valor de R$ 292.500,00, como também o convênio de uma praça, com o valor de 195.00 mil reais para o Conjunto Francisco Cabral foram liberados, duas importantes obras de infraestrutura que serão construídas em nossa cidade com prazo até junho de 2012.

Fonte:Sertão1.com

Operação tapa buracos do Estado beneficiará Santa Luzia, São José e Várzea

O superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Carlos Pereira, falou nesta terça-feira (19) sobre as iniciativas da entidade, que têm por objetivo impedir acidentes nas rodovias que cortam a Paraíba durante este inverno.

Segundo ele, localidades como Santa Luzia, Várzea, a rodovia PB-221, São José do Sabugi e áreas próximas a divisa do Rio Grande do Norte serão beneficiadas pela operação tapa buraco. 

- A rodovia PB-250 que liga Prata a Ouro Velho e a BR-412 estão incluídas em nossa operação. Os motoristas devem ter cuidado ao trafegar pelas estradas, que cortam a Paraíba para evitar acidentes fatais. Vamos fazer o possível para solucionar os problemas a exemplo da localidade Serra de Areia. Há muitos barreiros desabando. Estamos recuperando essas áreas – destacou Carlos Pereira, em entrevista a uma rádio de Campina Grande.  

Fonte:Sertão1.com

Cícero Lucena escapa de ficar inelegível

Tribunal Regional Eleitoral (TRE), julgou improcedente na tarde desta terça-feira (19), a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) referente às eleições de 2006, so senador Cícero Lucena (PSDB).

Os juízes entenderam que a ação deveria ser julgada improcedente por falta de efeito prático. O relator do processo, João Batista Barbosa disse que não foi comprovado o abuso de poder econômico por parte do senador.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Nas ruas, adesivos insinuam volta de Maranhão e fazem crescer expectativa do PMDB

Já circulam nas ruas de João Pessoa adesivos com o slogan “O Velhinho vem aí”, pintado nas cores vermelho e preto e com desenhos de colher e capacete de pedreiro, conforme registra na foto acima publicada no PB Agora.
 
Como tem menos de 50 anos, o deputado federal Manoel Júnior, pretenso candidato a prefeito de João Pessoa, não se enquadra no aviso. O adesivo, assim, sugere a volta do ex-governador José Maranhão para disputar a prefeitura de João Pessoa nas eleições de 2012.
 
E faz crescer a expectativa dos oposicionistas em ver Maranhão se vingar da derrota a Ricardo Coutinho nas eleições de 2010 em Luciano Agra no embate eleitoral do próximo ano.
 
Eu quero mesmo saber,quando é que velho Maranhão vai se aposentar e descançar tranquilo em uma de suas lindas fazendas por aí afora.
 

Rômulo desiste de participar de debate com Veneziano na Paraíba FM

O vice-governador Rômulo Gouveia (PSD) desistiu de participar de debate com o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), no programa Polêmica Paraíba, da Paraíba FM, nesta terça-feira (19). Após ter confirmado na última sexta-feira (15) que participaria do embate, através de nota enviada à produção da emissora, ele alegou que não poderia comparecer por que estaria cuidando dos desabrigados pela chuva.

Além de ter confirmado pessoalmente, na segunda-feira (18) um assessor do vice-governador, juntamente com um assessor do prefeito Veneziano, estiveram na Paraíba FM discutindo as regras do debate. Na nota oficial, o vice-governador alega que não via sentido em participar do confronto diante dos problemas causados pelas chuvas em várias partes do Estado.

A produção da Paraíba FM confirmou que o prefeito Veneziano Vital do Rêgo vai estar na rádio, como havia se comprometido.

Cícero Lucena é o 4º senador mais caro do país

Gasolina, hospedagem, alimentação, passagens aéreas, aluguéis e até consultorias… Os senadores gastaram R$ 5 milhões com isso e muitas outras coisas durante o primeiro semestre. Só um grupo de dez parlamentares usou mais de R$ 1 milhão, ou 20% do total. Entre os gastantes, está o senador paraibano Cícero Lucena (PSDB). Confira tabela.

Este ano, o Senado criou o seu “cotão”, ao unificar o limite de gastos com bilhetes aéreos e a verba indenizatória, a exemplo do que fez a Câmara em 2009, depois da revelação da farra das passagens. Por isso, cada um deles pode gastar de R$ 21.045,20 a R$ 42.855,20 por mês, dependendo do estado de origem, por meio da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar dos Senadores (Ceaps).

A principal despesa dos senadores é com locomoção, hospedagem, alimentação, combustíveis e lubrificantes. Foram R$ 2 milhões com esse tipo de gasto, ou 41% do total.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Nova fisioterapeuta integra equipe de atendimento do CAE

O Centro de Atendimento Especializado (CAE) do Município de Várzea, localizado na Rua Francisco Freire ampliou o horário de atendimento com a chegada da Drª Kalinne Marinho que veio reforçar a equipe de atendimento juntamente com a Drª Tânia Araújo que trabalha no Município a mais de dois anos.
 
Os dias de atendimento para tratamento fisioterápico dobraram, passando a ser realizados da segunda a quinta-feira nos horário da manhã e tarde. Com a ampliação dos dias e horários de atendimento os pacientes poderão ter um tratamento mai intenso e se recuperarem mais rápido.
 
A nova integrante da equipe do CAE, a Drª Kalinne Marinho, se diz muito feliz com as condições de trabalho que encontrou e conta que pretende desenvolver um bom trabalho. “A prefeitura está de parabéns por manter este local de forma tão organizada, proporcionando a população os melhores e mais adequados equipamentos para o tratamento fisioterápico, fico muito feliz por encontrar um ambiente tão preparado onde posso trabalhar bem e atender a população da melhor forma possível”, destacou.
 
O CAE possui vários equipamentos que permitem um tratamento de qualidade de eletroterapia e mecanoterapia como, ultrassom, forno Bieer, barras paralelas, barras ling, bicicletas ergométricas, bolas, FES que é um eletroestimulador neuromuscular, entre outros, estes equipamentos são capazes de atender a qualquer tipo de patologia. A equipe do CAE também realiza trabalhos com grupos de idosos do Centro de Convivência dos Idosos Waldemar Marinho e acompanha as gestantes do Município com sessões em grupo. 

Fonte:Prefeitura Municipal de Várzea

domingo, 17 de julho de 2011

Wilson Braga faz 80 anos e mantém uma das vidas mais longas da política paraibana

Wilson Braga foi o primeiro nome de político que passei a ouvir na vida. Muitos dos leitores do nosso blog ainda eram crianças, quando Wilson Braga conduziu o governo da Paraíba. Mantém uma legião de seguidores, como o Padre Albeny na foto a cima. O mais curioso é que, para mim, Braga já era do jeito que é hoje naquele tempo. Na segunda, exercendo cargo de deputado estadual, completa 80 anos. Às 17hs, uma missa celebrará sua vida. Depois, tem comes e bebes para os mais íntimos. Pelo jeito, ainda vou ouvir por muito tempo o nome de Braga na política.

Carreira Política:
Político tradicional do estado da Paraíba, Wilson Braga já ocupou diversos cargos públicos, entre os quais:

Veneziano desafia Cássio e Romero a avaliar gestões em Campina

Em entrevista ao programa Polêmica Paraíba, da rádio Paraíba FM, o prefeito de Campina Grande Vaneziano Vital do Rêgo (PMDB) propôs um debate envolvendo ele mesmo, o vice-governador Rômulo Gouveia (PSDB), o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o deputado federal Romero Rodrigues (PSDB). A intenção é, através de exposição de ideias e obras, descobrir quem fez mais por Campina Grande.

A ideia do debate surgiu depois que Rômulo Gouveia supostamente proferiu acusações a Veneziano durante uma convenção dos tucanos, em Campina Grande, no último domingo (10). O prefeito de Campina chamou a atitude do vice-governador de “desespero” e disse não estar surpreendido com o “estilo” dele.

Alguns dos temas do suposto debate já foram adiantados por Veneziano, como educação, transporte, estradas, saúde e infraestrutura. Ainda durante o programa, Rômulo enviou uma mensagem de texto, via celular, para o apresentador Nilvan Ferreira dizendo que também estava disponível para a avaliação das gestões.


O confronto de opiniões está marcado para a próxima terça-feira (19), a partir das 13h.

STF: nova decisão afeta posse de Cássio; entenda

Esta semana alguns políticos foram empossados na Câmara e Senado Federal que estavam enquadrados na Lei “Ficha Limpa”, mas graças a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), tomaram posse. Porém, a peregrinação dos senadores Cássio Cunha Lima (PSDB) e Jader Barbalho (PMDB) parece que não tem fim.

Nesta quinta-feira (14), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, negou mais um recurso de Jader Barbalho (PMDB-PA) pedindo para ser diplomado como senador.  A decisão pode afetar o tucano paraibano Cássio Cunha Lima.

Por conta dos recessos judicial e do Congresso, Barbalho entrou com novo pedido de liminar para assumir a segunda vaga ao Senado pelo Pará. No entanto, Peluso confirmou ontem (14) a decisão do ministro Ricardo Lewandowski, de 1º de julho, quando também foi rejeitada a ação de Jader.

Após a decisão de Lewandowski, o peemedebista entrou com duas ações no Supremo contestando a decisão do ministro: um agravo regimental e o mandado de segurança. Por conta do recesso do Judiciário, ambos ficaram para Peluso relatar. O primeiro recurso questiona a posição de Lewandowski. Já o segundo queria a concessão de liminar por conta de uma “previsível demora na apreciação” do agravo.

Peluso analisou somente o mandado de segurança. Ao negar, disse que Lewandowski pode posteriormente rever sua posição. No entanto, é improvável que isto aconteça. O caso do peemedebista depende de reavaliação pelo plenário da corte. Isso porque ele é o único candidato das eleições de 2010 que teve o registro de candidatura indeferido pelo STF com base na Lei da Ficha Limpa.

Na época, com quorum incompleto e por meio de um critério de desempate, os ministros não aceitaram o recurso de Jader e mantiveram seu registro indeferido. Aquela foi a segunda vez que Jader fracassou na sua tentativa de assumir o cargo de senador. Porém, em março, o STF,  com quorum completo, modificou seu entendimento sobre a aplicação da ficha limpa nas eleições de 2010. Seis ministros votaram pela validade da norma somente a partir de 2012.

Ele entrou com um pedido de retratação na corte, que até agora não foi levado a plenário pelo relator original do caso, Joaquim Barbosa. Desde então, Jader teve três pedidos de diplomação negados monocraticamente pelos ministros do Supremo. Em todos, a mesma justificativa: o caso tem de passar pelo colegiado para ter sua decisão modificada.

sábado, 16 de julho de 2011

STF rejeita novo pedido de Jader para assumir no Senado; há semelhanças com caso Cássio

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, negou mais um recurso de Jader Barbalho (PMDB-PA) pedindo para ser diplomado como senador. Por conta dos recessos judicial e do Congresso, o peemedebista entrou com novo pedido de liminar para assumir a segunda vaga ao Senado pelo Pará. No entanto, Peluso confirmou ontem (14) a decisão do ministro Ricardo Lewandowski, de 1º de julho, quando também foi rejeitada a ação de Jader.

Após a decisão de Lewandowski, o peemedebista entrou com duas ações no Supremo contestando a decisão do ministro: um agravo regimental e o mandado de segurança. Por conta do recesso do Judiciário, ambos ficaram para Peluso relatar. O primeiro recurso questiona a posição de Lewandowski. Já o segundo queria a concessão de liminar por conta de uma “previsível demora na apreciação” do agravo.

Peluso analisou somente o mandado de segurança. Ao negar, disse que Lewandowski pode posteriormente rever sua posição. No entanto, é improvável que isto aconteça. O caso do peemedebista depende de reavaliação pelo plenário da corte. Isso porque ele é o único candidato das eleições de 2010 que teve o registro de candidatura indeferido pelo STF com base na Lei da Ficha Limpa.

Na época, com quorum incompleto e por meio de um critério de desempate, os ministros não aceitaram o recurso de Jader e mantiveram seu registro indeferido. Aquela foi a segunda vez que Jader fracassou na sua tentativa de assumir o cargo de senador. Porém, em março, o STF,  com quorum completo, modificou seu entendimento sobre a aplicação da ficha limpa nas eleições de 2010. Seis ministros votaram pela validade da norma somente a partir de 2012.

Ele entrou com um pedido de retratação na corte, que até agora não foi levado a plenário pelo relator original do caso, Joaquim Barbosa. Desde então, Jader teve três pedidos de diplomação negados monocraticamente pelos ministros do Supremo. Em todos, a mesma justificativa: o caso tem de passar pelo colegiado para ter sua decisão modificada.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Prefeitura de São Mamede lança concurso, veja também outras prefeituras da PB

Quatro prefeituras paraibanas lançaram cinco editais de concursos públicos para o preenchimento de cerca de 200 vagas em seus quadros permanentes de pessoal. Confira abaixo os detalhes sobre cada seleção.

Prefeitura de São Mamede
A cidade da região da Borborema, a 283 quilômetros de distância da Capital, oferece 76 vagas de trabalho. Os cargos têm salários que variam de R$ 545 a R$ 7,4 mil, já incluindo as gratificações. As inscrições custam de R$ 30 a R$ 70, dependendo da função pretendida.
Os interessados devem garantir participação pela internet, no site da empresa organizadora, a Educa - Assessoria Educacional.  O prazo de inscrição vai do dia 18 de julho ao dia 5 de agosto.
Os cargos com vagas abertas são de agente de limpeza pública, agente comunitário de saúde, agente administrativo, auxiliar de serviços gerais, enfermeiro, professor, motorista, médico, odontólogo e técnico em Enfermagem.
Prefeitura de São Francisco
A cidade localizada no Sertão paraibano, próximo à divisa com o Rio Grande do Norte, publicou dois editais. O primeiro oferece 10 vagas para técnico do programa Bolsa Família, orientador do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), orientador social e psicólogo. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, de 19 de julho a 5 de agosto.
O segundo edital dispõe de oito vagas para assistente social, professor, técnico em Enfermagem, psicólogo e agente comunitário de saúde. O prazo para as inscrições é o mesmo, também pela internet. Os salários estabelecidos para os cargos previstos nos dois editais variam de R$ 545 a R$ 972.
Prefeitura de São Domingos
O município está situado no Sertão paraibano, a 395 quilômetros de distância de João Pessoa. São oferecidas 77 oportunidades de trabalho para agente de limpeza urbana, auxiliar de serviços gerais, coveiro, motorista, guarda municipal , eletricista, agente administrativo, técnico em Informática, agente comunitário de saúde, engenheiro agrônomo, engenheiro civil, supervisor escolar, médico clínico geral, engermeiro, médico veterinário, psicólogo, fisioterapeuta, farmacêutico/bioquímico, nutricionista e odontólogo.
As taxas de inscrições variam de R$ 27 a R$ 60. Já os salários oferecidos vão do mínimo R$ 545 a R$ 1,6 mil. As inscrições serão abertas exclusivamente pela internet, do dia 19 de julho a 5 de agosto.
Prefeitura de Aparecida
Já em Aparecidas, no Alto Sertão paraibano, foram abertas 27 vagas efetivas, com salários que chegam a R$ 1,2 mil. As inscrições poderão ser feitas pela internet, no intervalo de 20 de julho a 12 de agosto. No mesmo período, a empresa organizadora também vai disponibilizar um ponto de atendimento para inscrições presenciais na Secretaria Municipal de Ação Social.
Estão abertas oportunidades para auxiliar de serviços gerais, auxiliar de saúde bucal, agente de combate às endemias, fiscal de vigilância sanitária, agente administrativo, agente comunitário de saúde, professor, médico clínico geral para o Programa de Saúde da Família (PSF), médico cardiologista, médico pediatra, médico clínico geral e psicólogo.
Fonte:Sertão1.com

Procurador garante que Patos terá 17 vereadores a partir de 2013

O procurador da Câmara Municipal de Patos, advogado José Lacerda, foi ouvido na manhã desta quinta-feira, dia 14 de julho, pela reportagem da Rádio Espinharas para falar sobre boatos de que os vereadores não tinham regularizado a legislação interna da Casa para comportar 17 vereadores na próxima legislatura.

O advogado disse que tudo está dentro do prazo legal estabelecido em Lei, que é um ano antes da eleição, ou seja, dia 07 de outubro, e até lá essa questão será analisada e regularizada.

Ex-prefeito de Cajazeiras perde direitos políticos em condenação por Improbidade Administrativa

O ex-prefeito Carlos Antônio Araújo de Oliveira foi condenado por ato de improbidade administrativa, cuja sentença foi exarada pelo Juiz da 4ª Vara da Comarca de Cajazeiras.

Conforme sentença, o ex-prefeito teve seus direitos políticos suspensos por oito anos, e ainda terá que pagar multa civil, ressarcir prejuízo ao município, além de ficar proibido de contratar com o Poder Público ou receber benefícios e incentivos fiscais pelo prazo de dez anos.

A decisão cabe recurso, e no caso do Tribunal de Justiça do Estado confirme sentença, o ex-prefeito ficará inelegível.

Prefeitura de Santa Luzia calça ruas no bairro São José, Conjunto Zé Paulo e N S de Fátima.

A prefeitura de Santa Luzia prosseguindo com seu projeto de deixar o bairro São José 100% calçado, concluiu recentemente a pavimentação de três novas ruas com recursos próprios e ainda está calçando outras ruas na cidade.

As ruas José Pergentino, Severino Tibúcio e José Tertuliano, já estão concluídas no bairro São José, calçadas e com o esgoto feito, e no momento a prefeitura está trabalhando na obra de esgotamento sanitária da rua Creusa Duda e segundo o secretário de Serviços Urbanos, Ricardo Amâncio, a rua começará a ser calçada na próxima segunda-feira.  

No bairro São Sebastião, no Conjunto José Paulo, a prefeitura está calçando a rua Maria de Lourdes Araújo, com recursos da Caixa Econômica Federal.

No bairro Nossa Senhora de Fátima, a prefeitura está calçando com recursos da Caixa, as ruas São Francisco e Travessa São Francisco.   

Fonte:Prefeitura Municipal

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Secretária de Saúde Dilma Morais diz que o programa Saúde na Escola terá outras oportunidades

A secretária de Saúde de Santa Luzia, Dilma Morais, disse ontem que o programa Saúde Na Escola, um sucesso na cidade, que trouxe as oficinas de teatro, violão e quadrilha para os jovens locais, deverá continuar a terá outras oportunidades, novos cursos e oficinas. 

“Não queremos ainda confirmar nada, mas esperamos ainda nesse segundo semestre apresentar coisas novas e realizar projetos que já estão programados”.

A Secretária de Saúde de Santa Luzia deverá em breve anunciar novas ações em diversas áreas, na área esportiva, clínica, de Saúda da Família, artística, dentre outras. Dilma confirmou também a realização do Fórum de Adolescentes, que estará em sua terceira edição este ano.  

Fonte:Prefeitura Municipal 

Deputados 'ficha suja' tomam posse na Câmara

Três deputados que tinham sido barrados pela Lei da Ficha Limpa tomaram posse na Câmara nesta tarde (13). João Pizzolatti (PP-SC), Janete Capiberibe (PSB-AP) e Magda Moffato (PTB-GO) tiveram suas posses aceleradas depois que a Câmara decidiu acabar com um processo interno antes de cumprir as decisões judiciais sobre o caso.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a Lei da Ficha Limpa não tem validade para as eleições de 2010. Com isso, os votos de quem foi barrado pela Lei estão sendo validados e alguns têm ganho o direito a tomar posse. Até agora, antes de cumprir as decisões judiciais, a Câmara abria um processo interno dando "direito" ao deputado que vai sair de apresentar uma espécie de defesa. Um ato aprovado ontem determina que a troca passará a ser automática assim que chegar um comunicado da justiça.

Além dos três deputados "ficha suja" outro parlamentar foi beneficiado e assumiu nesta quarta-feira, 13. Nilson Leitão (PSDB-MT) não foi enquadrado na lei, mas se beneficiou porque os votos de Willian Dias (PTB-MT) foram validados e levaram a uma alteração no coeficiente eleitoral do estado. Com isso, o tucano Nilson Leitão fica com a vaga de Ságuas Moraes (PT-MT).

Deputado Estadual Frei Anastácio visita Santa Luzia nesta quinta

Está confirmada hoje, às 17h00 na sede do PT de Santa Luzia, reunião com o deputado Estadual do PT Frei Anastácio. O deputado vem retomar o trabalho que vinha desenvolvendo em Santa Luzia no seu primeiro mandato. Além disso, Anastácio, quer discutir a situação do PT local para as eleições 2012. Anastácio já manifestou apoio à candida própria do PT à prefeitura e, além disso, tem mantido contato com o pré candidato à vereador José de Arimatéia, Matéia eletricista no sentido de apoiá-lo.

Estarão presentes na reunião a presidente do PT, Joana Darc Monteiro, o Secretário de Organização Partidária José Aderivaldo, o parlamentar do partido, Bivar Duda, o pré candidato à vereador Arimatéia, além do pré candidato do PT à prefeito de Várzea João Eudes, além de outras lideranças de Santa Luzia.

Segundo o Secretário geral, José Aderivaldo, Frei Anastácio sempre esteve presente em Santa Luzia e, quando ficou sem mandato de deputado, mesmo assim, através do INCRA, contribuiu muito na região. "Agora, Anastácio volta à Santa Luzia para nos ajudar a montar o projeto alternativo para 2012 e para levar para a assembléia os pleitos de nossa terra ", diz o secretário. 

Fonte:Blog do José Aderivaldo 

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Vice-prefeito de Várzea elogia administração de Galego e diz que ele terá o seu apoio


O vice-prefeito do Município de Várzea, Toninho, elogiou no João Pedro de Várzea a administração do prefeito Galega, pelos feitos e obras realizadas, pela condução e administração da cidade, tocada com honestidade, coerência e trabalho.

Com relação à política Toninho disse que é jovem ainda para pensar em qualquer outro passo ou avanço na carreira política e que pode esperar o seu momento. “Acredito que o momento é de trabalho e realização, política vamos discutir apenas em 2012 quando chegar o momento, Galego tem o meu apoio e vamos juntos fazer Várzea crescer”. Disse o vice-prefeito de Várzea Toninho.

Fonte:Sertão1.com 

Músico Carlinhos será candidato a vereador em Várzea-PB

Carlos Alberto Medeiros, o Carlinhos, é músico, e mantém um grupo musical denominado “Marcos Luan e Carlinhos dos Teclados”, além de ser proprietário da Lyne Som, que consolidou seu espaço na sonorização de eventos festivos da região.

Carlinhos filiou-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), que é presidido pelo ex-prefeito e pré-candidato Valdemar Marinho, o Demazinho. O convite para se filiar à sigla, foi do próprio ex-prefeito.

Minha decisão foi tomada depois que obtive o apoio de toda a minha família, além da aceitação do povo de Várzea, que tem me procurado e manifestado seu apoio à nossa futura candidatura”, afirmou Carlinhos.
O músico e empresário trabalhou por 12 anos como maestro da Filarmônica do município, e desde 1985 leva o nome de Várzea-PB para as mais diversas regiões da Paraíba e do Rio Grande do Norte.
Perguntamos a Carlinhos se alguma vez ele pensou em sair de sua cidade, para buscar melhores meios para a divulgação de seu trabalho, e o mesmo prontamente respondeu: “Jamais isso passou pela minha cabeça. Tudo o que consegui até hoje foi aqui, na minha cidade, junto da minha família, junto aos meus conterrâneos. Já temos nosso espaço no mercado, e pretendo continuar levando o nome de Varzea para onde eu for. E mais agora, que pretendo representar o nosso povo na Câmara de Vereadores”.
Indagado pelo motivo que o levou a se interessar pelo ingresso na política, Carlinhos respondeu: “Quero dar minha contribuição para o desenvolvimento de nossa cidade. O povo ta cansado de ser perseguido. É hora de acreditarmos que a nossa realidade pode mudar para melhor. Vou entrar para a política para defender as pessoas de bem, e dizer não àqueles que só pensam em si, e ainda persegue quem ama essa cidade”.
Fonte:Blog do Jefte News

DEM de Santa Luzia convoca filiados do partido para convenção

O presidente do Democratas de Santa Luzia, o vereador Daniel Medeiros, está convocando todos os filiados do partido para participarem no próximo dia 16 de julho, sexta-feira, de uma convenção com o objetivo de discutir diversos assuntos de interesse do partido.

Dentro os assuntos em pauta, eleição dos membros titulares e suplentes do diretório municipal; eleição dos delegados e suplentes à convenção regional, eleição do conselho fiscal e do conselho consultivo municipal e filiação de novos partidários visando o pleito de 2012.

A convenção será realiza na rua Padre Jovino, 10, Centro de Santa Luzia, das 09 às 17 horas.

Fonte:Sertão1.com  

terça-feira, 12 de julho de 2011

Obras da estrada de Várzea já estão licitadas e devem começar em breve

O secretário de Infraestrutura do Governo do Estado da Paraíba, Efraim Morais, disse que as obras de recuperação da PB 233, que liga Santa Luzia a Várzea, já estão licitadas e deverão começar em breve.

Com a proximidade da tradicional festa do João Pedro no Município de Várzea, que todos os anos atrai um grande fluxo de turistas e moradores das cidades vizinhas e da região, a Prefeitura Municipal de Várzea decidiu por conta própria recuperar em caráter de emergência a rodovia PB 233 que é a principal ligação da cidade com o Estado e por onde devem transitar a maior parte das pessoas que visitarão a cidade durante a festa.


Fonte:Sertão1.com

domingo, 10 de julho de 2011

Mais um nome que concorrerá a Câmara Municipal de Santa Luzia em 2012

O homem do esporte de Santa Luzia,Malaquias Filho,anunciou hoje,domingo,que será candidato a vereador em 2012 pelo PPS.

Malaquias já foi candidato em outras oportunidades mas não obteve êxito,é um nome incansável do esporte de Santa Luzia,um batalhador e um incentivador,apaixonado pela área.


Fonte:Sertão1.com

Magníficos fecha com chave de ouro a segunda noite do João Pedro de Várzea 2011

A segunda noite do João Pedro de Várzea foi marcada por uma multidão que se fez presente no parque Inácio Bento de Morais,talvez o maior público já registrado no evento.

A abertura veio com um grande show da banda Baby Mel,que não fez feio e colocou galera pra dançar.Logo após subiu ao palco um dos melhores sanfoneiros do Brasil,Waldonys.Ele com sua classe de sempre,deu um show a parte,e também presenciou o maior show pirotécnico já visto na cidade.

A galera já parecia satisfeita com tudo aquilo,quando a banda Magníficos entrou no palco e fez com que a segunda noite do João Pedro entrasse para a história como a melhor noite já registrada em todo o evento.Magníficos tocou o seu maravilhoso repertório que incluía sucessos antigos e atuais da banda.A galera não arredava o pé do local,e acompanhou o grande show até o fim,e mesmo com o sol raiando a banda ainda arrancava suspiros da galera.

Blecaute

Após a apresentação da banda Baby Mel,um blecaute atingiu completamente a área do evento,deixando todos no escuro.Após alguns minutos o gerador foi ligado,reestabelecendo a energia do palco,evitando assim,que o cantor Waldonys não realizasse seu show.

Segundo informações da Energisa,o blecaute foi provocado por algum indivíduo de má fé,que atingiu a rede elétrica com um pedaço de madeira,provocando o apagão,que não ofuscou o brilho da noite.

sábado, 9 de julho de 2011

STF nega ação e adia mais uma vez posse de Cássio

O Supremo Tribunal Federal adiou mais uma vez a oportunidade do senador eleito Cássio Cunha Lima tomar posse no Senado Federal. Na tarde desta sexta-feira (8), o Ministro Presidente Cézar Peluso negou seguimento ao pedido de uma ação cautelar impetrada pelos advogados de Cássio. A AC 2923, com o pedido liminar, tinha como objetivo empossá-lo imediatamente.

tentativa era diplomar pela Justiça Eleitoral para que Cássio assumisse o cargo de senador da Paraíba antes do julgamento dos agravos regimentais interpostos contra a decisão do ministro Joaquim Barbosa, relator do processo, que deferiu o registro de candidatura do tucano com base na decisão do STF, de que a Lei da Ficha-Limpa não valeria para as eleições do ano passado.


Os argumentos utilizados pelos advogados dele para fundamentar o pedido cautelar, movido com base no bom direito e no perigo da demora da concessão da pretensão, foi que o Recurso Extraordinário movido pelo tucano pedindo o deferimento de sua candidatura ao Senado já foi provido. Desta forma, ele já teria direito ao registro de candidatura, que garantirá a validação de seus votos, sua diplomação e posse.

Outro argumento, conforme revelou o advogado Luciano Pires, que integra a equipe de defesa do ex-governador, é que os agravos regimentais interpostos contra a decisão do ministro Joaquim Barbosa não têm efeito suspensivo. Também há a questão do perigo na demora quanto à decisão, já que os julgamentos dos agravos só ocorrerão após o recesso forense, que começa a partir de hoje e vai até 30 de julho, havendo uma redução diária no mandato do parlamentar já reconhecido pelo STF e que já está prejudicado em quase cinco meses.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Prefeito Galego realiza reforma na PB 233 para melhorar acesso dos visitantes ao João Pedro

Com a proximidade da tradicional festa do João Pedro no Município de Várzea, que todos os anos atrai um grande fluxo de turistas e moradores das cidades vizinhas e da região, a Prefeitura Municipal de Várzea decidiu por conta própria recuperar em caráter de emergência a rodovia PB 233 que é a principal ligação da cidade com o Estado e por onde devem transitar a maior parte das pessoas que visitarão a cidade durante a festa.
  
A iniciativa do Prefeito Galego de Morais com esta ação foi para receber melhor as pessoas que visitarão a cidade, tornando a estrada mais segura, evitando transtornos e acidentes, além de estimular as pessoas a visitarem a festa, tendo em vista que no estado em que a estrada se encontrava muitos motoristas e taxistas não queriam por em risco seus veículos. “Este trabalho de recuperação da rodovia é uma medida emergencial para atender as necessidades da cidade, principalmente agora que estamos no período de festas”, afirmou.
  
O prefeito também destacou o compromisso do Governador do Estado Ricardo Coutinho e do Secretário do Estado de Infra-estrutura, Efraim Morais, em iniciar as obras para recuperação total da rodovia que já está licitada para ser realizada na próxima semana atendendo as necessidades da população e reafirmando uma de suas promessas de campanha.

Município de Várzea poderá ter até três candidatos a prefeito em 2012

Há cerca de um ano e três meses para realização das eleições municipais de 2012, as articulações em torno da constituição de candidaturas já começam a serem formuladas.

No Vale do Sabugi os andamentos em reuniões e conjunturas em busca da definição de nomes já se encontram em processos de andamento.

Há exemplo disso, o município de Várzea é uma das cidades da região que promete uma política fervorosa, podendo acontecer a possibilidade de apresentação de três candidatos rumo a concorrência da prefeitura em 2012.

O atual prefeito José Ivaldo de Morais "Galego" eleito em 2008 pelo Partido Democrata já confirmou sua reeleição ao cargo, enquanto o ex-prefeito Waldemar Marinho Filho "Demazinho" gestor por dois mandatos frente à prefeitura da cidade, firmou como certa a sua candidatura no pleito representando o atual governador pelo Partido Socialista Brasileiro.

Já Partido do Movimento Democrático Brasileiro, concretizou a tese de concorrer às eleições, e o presidente da legenda e atual vereador Antônio Simão de Medeiros Junior “Junior Medeiros” confirmou a apresentação do projeto do partido rumo às eleições de 2012 devendo ser definido ainda este ano, a exposição de um nome que irá representar a legenda nas eleições municipais.

Em meio à construção das três possíveis candidaturas, os partidos políticos restantes ao quadro político municipal em Várzea, também já articulam possíveis construções de alianças, devendo ser o Partido Trabalhista Brasileiro seguir aliado com a atual gestão, indicando um possível nome para composição de vice na chapa majoritária, contando com o apoio de dois ex-prefeitos na cidade, sendo Dr. Otoni Medeiros e Dr. Orlando Damascena.

O Partido Progressista, criado recentemente na cidade, é um dos que prometem apresentarem novos nomes para composição no cenário político da cidade, devendo se direcionar a instituição no bloco de oposição, compondo uma possível conjuntura com o Partido do Movimento Democrático Brasileiro. De um outro lado, o partido do ex-prefeito Waldemar Marinho Filho, Partido Socialista Brasileiro, já conversa com o Partido da Social Democracia Brasileira ligado ao também ex-prefeito Manoel Batista de Morais, devendo construir uma possível junção em apresentação de um nome para disputa.

Candidato na ultima eleição municipal de 2008 representando a oposição pelo Partido dos Trabalhadores, o ex-vereador João Eldes ainda não fez avaliações futuras, no entanto, a dúvida segue quanto à participação do PT em sustentação ao bloco da oposição contra atual governo.

O município de Várzea detém de 2.504 habitantes, sendo um eleitorado resultante em 2.107 eleitores, com uma ligação de 316 pessoas filiadas a partidos políticos, distribuídos em nove legendas, sendo elas: PPS. PP. PC do B. DEM. PSDB. PT. PSB. PMDB. PTB.

Fonte:Blog do Jefter News

PMDB lançará candidatura própria em todos os municípios em 2012

O PMDB nacional, presidido pelo senador Valdir Raupp (RO), decidiu lançar candidaturas próprias em todos os municípios, no pleito de 2012, visando reforçar a base do partido não só para as eleições municipais, mas também para o pleito de 2014.

 A decisão foi tomada durante reunião da Executiva Nacional com os presidentes de Diretórios Estaduais de todo o país, na tarde da última quarta-feira (06), na Câmara dos Deputados, em Brasília.

O presidente do PMDB na Paraíba, Antonio Souza da Silva, presente ao encontro, lembrou que a tese já vem sendo defendida por ele e demais lideranças do Partido na Paraíba. “O PMDB precisa preparar candidaturas próprias para fortalecer cada vez mais a sua estrutura e manter o favoritismo, não apenas nas eleições de 2012, mas também nos pleitos eleitorais futuros”.

- Ao lançarmos candidaturas próprias – disse - mostramos a força do partido no Estado e a nível nacional - ressaltou.

Essa, segundo ele, é a postura mais condizente com o tamanho do PMDB, partindo do princípio de que isso fortalecerá a sigla, auxiliando também na disputa pelas vagas nas Câmaras Municipais. O PMDB, de acordo com o presidente, pretende fazer o maior número de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores na Paraíba e em todo o país.

A orientação de Antonio Souza é no sentido de que os dirigentes municipais peemedebistas  privilegiem nomes próprios para a disputa em vez de procurar "alianças amplas" com outros partidos, o que somente virá a acontecer num eventual segundo turno.

"A recomendação é essa: candidaturas em todas as cidades. Sempre que possível, (os diretórios devem) lançar candidaturas próprias, mas claro que há cenários onde esta vontade não será possível e não teremos como fugir de alianças”, disse o presidente do PMDB paraibano.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Concurso de Santa Luzia vai sair: vereadores aprovaram por unanimidade PL 015/2011

Os concurseiros de plantão podem começar a se preparar porque os vereadores aprovaram, na sessão desta quarta feira, a criação de vagas para abertura de concurso público em Santa Luzia. Os vereadores seguiram o voto do relator, vereador Bivar de Souza Duda, que deu parecer favorável à criação das vagas. Durante relatório do projeto Bivar Duda recomendou correções no projeto de lei no que se refere à especificação do número de vagas para assistente de farmácia. Além disso, o vereador do PT pediu para aumentar as vagas para agente comunitário de saúde e para inclusão de vagas para guarda noturno.

Caberá ao prefeito agora ampliar as vagas de agente comunitário de saúde e criar vagas para guarda noturno conforme solicitação do vereador, mas ai já será outro projeto de lei que, conforme interesse do prefeito, poderá chegar logo à câmara. Como foi aprovado o PL 015/2011 já está certa a abertura de concurso para as seguintes vagas:

Médico 06 vagas, médico regulador 01, enfermeiro 06, odontólogo 06, auxiliar de consultório dentário 06, técnico de saúde bucal 06, técnico em laboratório 02, digitador 04, Auxiliar de Farmácia 02, músico 15, técnico de radiologia 01, técnico de enfermagem 06, Veterinário 01, Agente Comunitário de Saúde 01, Merendeira 08, Gari 05, Eletricista público 02, Operador de máquina 01, Nutricionista 01 e Motorista carteira "E" 01. Os salários variam de R$ 550,00 até R$ 4.000,00.