terça-feira, 31 de julho de 2012

Magistrada sãomamedense é empossada como Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba

Durante evento solene no Pleno do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, na última quarta-feira (25/07/2012), o presidente Abraham Lincoln da Cunha Ramos empossou a nova desembargadora Maria das Graças Morais Guedes.A Magistrada sãomamedense, que foi escolhida pelo critério de merecimento, por unanimidade, assumiu a vaga deixada pelo Desembargador Nilo Ramalho, que se aposentou recentemente. “Chego a esta Corte de Justiça com muito entusiasmo; consciente da responsabilidade do cargo, com as mãos honradas pela minha história, com os sonhos que alimentam meu ideal”, disse no seu discurso. 

Em seu discurso de posse, a desembargadora falou sobre sua trajetória de vida, as lembranças do Sertão, o início da carreira jurídica e os valores que motivaram suas ações profissionais. “”Integro-me, com o ânimo de trazer aos meus pares a experiência adquirida na minha carreira de magistrada por 28 anos, sempre primando pela qualidade nos meus despachos, decisões e sentenças, preocupando-me em dar a cada caso a solução mais justa”, disse. 

Maria das Graças aproveitou a oportunidade para falar sobre um problema social com o qual trabalhou por alguns anos, quando esteve à frente da Vara Privativa de Entorpecentes da Capital: as drogas e a criminalidade.” Mais do que um problema de polícia, induvidosamente, é um caso de saúde pública. O problema é de todos nós e clama por solução”, falou, ao refletir sobre o assunto. 

Durante a cerimônia, a desembargadora Maria de Fátima Morais Bezerra Cavalcanti saudou a desembargadora recém-empossada, em nome de todo o Poder Judiciário do Estado, destacando-a como exemplo da evolução social e profissional da mulher, além de compará-la à deusa grega Athenas, pelo pensamento racional e sabedoria. “Uma mulher sertaneja que representa a luta e a conquista de tantas famílias de agricultores; uma mulher que representa a garra e a coragem feminina, num universo machista e discriminatório, de um pequeno estado nordestino e de uma região inóspita e árida que já fora comandada por coronéis e fazendeiros”, afirmou. 

Pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba (OAB-PB) falou o advogado Genival Veloso Filho. Observou que a desembargadora Maria das Graças, com conselhos e palavras confortáveis sobre a importância da dignidade. “Digo até que a honrosa toga de segunda instância lhe foi confiada tardiamente e, não desmerecendo o critério, aos meus olhos, mais perfeito fosse por merecimento”, disse, ao prestigiar a colega.

Em nome do Ministério Público da Paraíba, a procuradora Katia Rejane de Medeiros Lira Lucena, externou, com as seguintes palavras, a alegria pela ascensão da ex-colega de universidade, hoje, desembargadora : “Esta Corte, a partir de hoje, contará com a presença de mais uma mulher que, certamente, exercerá uma função e desempenhará uma missão com moderação, raciocínio justo e retidão de espírito, fiel à sua natureza, em que o retrato de suas decisões e méritos estarão num desenho acabado, sem retoques”. 

Além de todos os membros da Corte paraibana, compuseram a mesa solene da cerimônia de posse da desembargadora Maria das Graças Morais Guedes os juízes convocados Marcos William de Oliveira e Francisco Francinaldo Tavares; o conselheiro Fernando Catão, presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, o deputado Jaduy Carneiro, como representante da Assembleia Legislativa do Estado; o deputado federal Manuel Júnior, representando a Câmara Federal; o procurador-geral do Estado, Osvaldo Trigueiro do Valle Filho, o presidente da OAB/PB, Odon Bezerra e o presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), juiz Antônio Silveira Neto. 

Efraim, o pai, já ´segura´ voto pra federal em 2014

O ex-senador Efraim Morais já tem uma resposta na língua pra todo aquele eleitor do filho que perguntar sobre em quem deve votar pra federal em 2014 caso Efraim Filho seja eleito vice-prefeito da Capital. “Em mim, claro”, diz Efraim, o pai, sem titubear.

Essa é uma das hipóteses prováveis que os Morais colocaram na mesa quando fecharam a aliança com o PSB indicado Efraim Filho pra vice de Estela. A outra é um pouco mais ousada. E sugere que o Democratas indique o vice de Ricardo Coutinho em 2014. E de preferência da família Morais.

Por via das dúvidas, Efraim já segura o voto pra federal.

Fonte: Luís Torres

10° momento Olímpico inusitado

Para entrar no clima dos jogos Olímpicos de Londres que tiveram início dia 27 deste mês, o blog Política do Vale trará para você leitor, os 15 momentos mais inusitados da história Olímpica.

Então vamos ao 10° momento:


Ficar animado em ganhar um ouro olímpico é perfeitamente natural. Infelizmente, para o remador soviético Vyacheslav Ivanov (na foto à esquerda), ele ficou tão feliz quando ganhou o ouro no skiff simples em 1956, que atirou para longe sua medalha durante a cerimônia de premiação. Como o evento estava sendo realizado na beira da água, ele viu sua medalha cair dentro da água, fora de seu alcance, e afundar rapidamente sem deixar rastro. Ivanov ainda mergulhou no lago na tentativa de obter a medalha de volta, mas sua busca foi em vão. (Final feliz: as autoridades olímpicas foram cordiais o bastante para, posteriormente, dar-lhe uma outra medalha).

Bandidos assaltam Correios e fogem em carro de prefeito na PB, diz PM

Criminosos assaltaram uma agência dos Correios e fugiram no carro do prefeito de Vista Serrana, no Sertão paraibano, nesta segunda-feira (30). De acordo com o soldado Oziel Soares, do 3º Batalhão de Polícia Militar em Sapé, o veículo do prefeito foi encontrado nas proximidades do município de São Bento, no Sertão da Paraíba.

Segundo o soldado Oziel, as informações ainda são poucas, pois as equipes ainda estão em diligência. Mas segundo ele, os criminosos chegaram em uma caminhonete e duas pessoas entraram na agência dos Correios da cidade anunciando o assalto.

Como o crime aconteceu minutos após a agência ser aberta, apenas três clientes estavam no local, sendo um deles uma vereadora da cidade e um funcionário da agência. Na fuga, os criminosos tomaram de assalto o veículo do prefeito que estava em frente à agência com dois parentes dentro.

Segundo a irmã do prefeito, Inara Lacerda, os ladrões ameaçaram os dois ocupantes do carro e em seguida levaram o carro. A caminhonete usada pelos assaltantes foi encontrada abandonada nas proximidades de Vista Serrana. A polícia segue em busca dos criminosos. A polícia não informou a quantia que foi levada pelos bandidos.

Romero cresce e lidera pesquisa com 26%; Daniella fica em segundo com 24%

O candidato Romero Rodrigues (PSDB) ultrapassou Daniella Ribeiro (PP) na última pesquisa do Instituto Ipespe, publicada na edição desta terça-feira (31) do Jornal da Paraíba. De acordo com os números, o tucano está com 26% das intenções de voto, enquanto que a candidata pepista ocupa a segunda posição com 24%.

Romero cresceu quatro pontos percentuais. No último levantamento, divulgado em junho, Daniella estava em primeiro lugar com 24% contra 22% de Romero.

Já a candidata Tatiana Medeiros (PMDB) permaneceu na terceira colocação, sendo que na pesquisa atual ela cresceu três pontos percentuais, passando de 14% para 17%. O deputado Guilherme Almeida, candidato do PSC, aparece como o quarto colocado. A pesquisa, no entanto, mostra que ele perdeu três pontos percentuais. Na pesquisa anterior ele estava com 6% e agora está com 3%. Artur Bolinha, do PTB, obteve 1%. Os demais candidatos, Alexandre Almeida (PT) e Sizenando Leal (PSOL), não pontuaram.

Em Campina Grande, o número de eleitores indecisos (que não sabem ou não responderam) soma 16%. Já os que votariam em branco ou nulo representam 11% dos entrevistados. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob o número 00028/2012. Ela tem uma margem de erro de 3,5% para intervalo de confiança de 95%. Pelas projeções apresentadas pelo Ipespe, existe um empate técnico entre Romero Rodrigues e Daniella Ribeiro.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Portuguesa e Paraiso vencem pela chave B da Copa Ruralzão

Ruralzão 2012, abertura da Chave B com dois grandes jogos.

No Estadio Machadão o jogo que começou mais tarde e com grande número de torcedores, a Portuguesa da Bananeira e Cruzeiro do Pinga bastante reforçados realizaram um bonito espetáculo com belos gols, destaque para Nêgo Zé que marcou dois gols sendo decisivo para a vitória da Portuguesa por 3x1 sobre o Cruzeiro, que, apresentou muitas falhas na sua defesa e o ataque sem funcionar. Como disse o dirigente Severino, o Cruzeiro necessita urgente de um atacante, e esse vem de São José da Batalha e estréia no próximo jogo. Sobre a arbitragem, tranquila, sem muitas reclamações

No outro jogo que aconteceu na Pitombeira, o visitante Paraíso não tomou conhecimento do dono da casa o Barcelona e venceu por 2x0 com gols de Edinho e Lafinha. Segundo Eliel  o jogo foi tranquilo e o Paraíso mereceu vencer.

O Barcelona irá contratar um goleiro para dar mais tranquilidade a equipe.


Fonte: Chico do Rádio

Não é possível: Seca pode atingir o Sertão em 2013

De acordo com o físico e meteorologista Rodrigo Cezar Limeira, um novo episódio do fenômeno El Niño já está formado e deve se intensificar nos próximos meses tornando-se moderado. 

Atualmente a temperatura da porção central do Oceano Pacifico está em torno de 0,7ºC acima da média, caracterizando um El Nino fraco, caso o fenômeno se intensifique nos próximos meses, o cenário para as chuvas do semiárido no próximo ano poderá ser inclusive desfavorável para a pratica da agricultura, pastagens e pode comprometer inclusive o armazenamento dos reservatórios de água.  

De acordo com Rodrigo, o monitoramento do fenômeno El Nino nos próximos meses, vai ser decisivo para indicar o tamanho dos prejuízos na estação chuvosa da região semiárida nordestina no ano que se aproxima. “ Se este El Nino não dissipar até o mês de Janeiro do próximo ano, as chuvas no interior da Paraíba, no período de estação chuvosa (Fevereiro a Maio) deverão ser abaixo da média histórica” diz Rodrigo.

Rodrigo disse que o fenômeno dura entre 12 e 18 meses aproximadamente e que o mesmo se configurou agora em Julho. 

Ainda de acordo com Rodrigo, caso este El Nino evolua para a condição de moderado, situação semelhante ao que ocorreu em 2010 e 2007, as chuvas poderão ficar entre 30% e 50% abaixo da média histórica em muitos municípios da região semiárida. Em se mantendo fraco, as chuvas devem oscilar entre 10% e 30% abaixo da média, caso seja forte, situação mais remota, as chuvas poderão ficar entre 50% e 70% abaixo da média.

Bandidos fazem a “festa” em festa na AABB em Caicó

Ao Blog chega à informação que cerca de 10 carros foram arrombados na madrugada de hoje em Caicó quando na realização de uma festa na AABB em Caicó.

A informação é que os bandidos levaram celulares, som e até bolsas. As vítimas compareceram a DP local para registro de boletim de ocorrência.
 
Fonte: Priorado News

9° momento Olímpico inusitado

Para entrar no clima dos jogos Olímpicos de Londres que tiveram início dia 27 deste mês, o blog Política do Vale trará para você leitor, os 15 momentos mais inusitados da história Olímpica.

Então vamos ao 9° momento:


Muitos atletas olímpicos se superaram apesar das lesões, mas um dos casos mais surpreendentes deve ser o do arremessador de discos norte-americano, Al Oerter, que foi aos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 1964, com uma cinta no pescoço depois de deslocar uma vértebra apenas seis dias antes da competição. De alguma forma, Oerter - que já havia sido duas vezes campeão olímpico - lutou em meio à dor, conquistou seu terceiro ouro e ainda bateu o recorde olímpico. (Ele tirou o acessório do pescoço pouco antes da competição para 'preocupar' os seus adversários).

'Pão e Circo' e o superfaturamento de eventos por prefeitos da PB são destaque no Fantástico

São João, Carnaval, Ano Novo. Para a maioria dos brasileiros, é época de se divertir. E, para uma minoria de gente desonesta, época também de desviar dinheiro público. Prefeitos de cidades muito pobres do Nordeste são acusados de promover eventos superfaturados e botar no bolso mais de R$ 60 milhões, que deveriam ser usados pra beneficiar a população.

CLIQUE AQUI E VEJA A MATÉRIA COMPLETA

Uma rua de terra leva a uma empresa milionária. No papel, JC Produções é uma experiente firma de eventos. Nos últimos três anos, venceu 231 concorrências de prefeituras. Faturou R$ 3 milhões.

Também no papel, a sede é a casa da Joelma e do Seu Jorge. “Nenhuma empresa de eventos. Só essa casinha aqui, a casa do meu pai”, ela conta.

O endereço deles foi usado para montar uma das empresas fantasmas envolvidas em um esquema milionário de desvio de dinheiro público. Ao todo, 27 pessoas foram presas. A quadrilha agia em 30 cidades paraibanas e em mais três estados do Nordeste.

No grupo havia até prefeitos: Francisco de Assis Melo, de Solânea, João Clemente Neto, de Sapé, e Renato Mendes, de Alhandra.

O esquema foi desvendado pelo Ministério Público da Paraíba e pela Polícia Federal. O foco da quadrilha era o dinheiro de festas populares, como Carnaval e São João. Os prefeitos envolvidos tinham uma missão: fraudar contratos para que empresas de amigos conseguissem os serviços.

“Era uma mulher, era um filho, um sobrinho, um conhecido. Essas empresas é que disputavam entre si”, explica Oswaldo Trigueiro, procurador-geral de Justiça da Paraíba.

Na prática, estas empresas só existiam no papel. O endereço de todas era falso. Segundo o Ministério Público, prefeitos e empresários se uniam para combinar o valor do desvio. “Quanto é a banda? A banda é R$ 30 mil, então vamos cobrar R$ 150 mil”, diz Oswaldo Trigueiro.

Algumas firmas vencedoras pareciam nem conhecer os serviços que forneciam. Chegaram a confundir autorização para soltar fogos com um documento que solta presos.

Empresário 1: Pergunta se esse cara tem alvará de soltura. Pode ser que o cabra tenha.

Empresário 2: Está certo.

Empresário 1: Eu não sei que alvará é esse, não. Deve ser de soltar fogos, não?

A Polícia Federal e o Ministério Público encontraram provas do envolvimento dos três prefeitos citados nas investigações.

Em Solânea, o filho do prefeito participava diretamente das contratações e negociava uma margem de lucro, que ficava com ele mesmo, segundo os promotores.

Vinícius Melo: “Assim, eu me surpreendi com o cachê, entendeu? Me surpreendi mesmo. E tem como a gente remanejar um pouquinho pra mais, pra ficar uma sobrinha a mais. Porque ele diz que ainda dá 10%”.

Em Sapé, a polícia diz ter encontrado provas de que o pagamento para as empresas de eventos ficava com o próprio prefeito.

“O pagamento era feito ao empresário, mas o empresário imediatamente remetia esse cheque ao prefeito”, diz o procurador-geral de Justiça da Paraíba.

A primeira dama de Sapé também lucrou com a festa de São João deste ano. Segundo os promotores, era ela quem vendia os camarotes montados em uma praça, em local publico. Só que o dinheiro nunca foi parar na prefeitura. Foi direto para o bolso dela.

Empresário: O camarote em cima, qual o número dele?

Helena Rafaela: O último é o 12.

Empresário: É R$ 2 mil?

Helena Rafaela: R$ 2 mil.

Pelo menos 40 camarotes foram negociados dessa forma pela primeira-dama, segundo os promotores. “Tinha até prefeito construindo casa de alto padrão, o que não era compatível com seu vencimento, com seu salário”, destaca Marcelo Diniz Cordeiro, superintendente da Polícia Federal da Paraíba.

Em Alhandra, o patrimônio do prefeito chamou a atenção da polícia. Renato Mendes declara possuir R$ 189 mil em bens. Mas as investigações mostram que ele tem carros importados e uma casa avaliada em R$ 1,5 milhão em um condomínio de luxo de João Pessoa, capital paraibana.

De acordo com as investigações, Renato também emprestava um cartão da prefeitura a uma amiga, ela tinha liberdade pra gastar o quanto quisesse.

Amiga: Quanto que eu posso gastar nesse cartão?

Renato Mendes: Veja aí o que você precisa e quanto é que dá e ligue pra mim.

Amiga: Mas é mais de R$ 5 mil? Não?

Renato: Pode ser.

Os bens de todos os prefeitos envolvidos estão bloqueados pela Justiça. O esquema funcionava havia pelos menos quatro anos. Quanto mais a quadrilha atuava, mais festas aconteciam.

“A gente tem alguns eventos que são sempre muito fortes, o São João, final de ano, Carnaval, mas fora isso, começou a se ter Paixão de Cristo. Pra tudo se era pretexto pra se fazer um evento”, aponta Oswaldo Tigueiro.

Festa demais para municípios tão pobres, segundo o Ministério Público. O índice de desenvolvimento humano de Alhandra, Sapé e Solânea está entre os piores do país. Foi justamente nesta região que os empresários criaram empresas fantasmas e conseguiram desviar R$ 65 milhões, dinheiro de municípios, estado e governo federal.

A empresa que mais recebeu dinheiro de prefeituras da Paraíba levou R$ 14,5 milhões. O imóvel está alugado. “É um quartinho, mas é grandinho. Tem três repartições, tem um banheiro, tem um murinho, tem tudo. Isso aí ele pagou R$ 80 por mês”, afirmou o dono do local, Antonio Miguel da Silva.

Todos os investigados ganharam o direito de responder em liberdade. O Fantástico procurou os prefeitos acusados. O único que nos atendeu foi João Clemente Neto, de Sapé, que segundo a polícia, ficava com os cheques que deveriam ir para as empresas de eventos.

“O único cheque que tem é o cheque que pagamos, ou iríamos pagar a própria empresa. Os despachos que fazemos, como qualquer outro despacho que eu faço dentro da prefeitura, fora da prefeitura. Mandaram o processo para mim, para que pudesse assinar pra entregar”, ele declara.

Ele também negou que a esposa ficasse com dinheiro da venda de camarotes. Os outros dois prefeitos investigados falaram por meio de advogados. Um deles diz que não houve irregularidades em Solânea, onde o filho do prefeito pedia uma "sobrinha".

“O filho sempre ajudou e sempre ajudará o pai. As provas do processo demonstram que o prefeito cumpriu todas as normas que tratam sobre o processo licitatório”, defende Marcos Souto Maior Filho, advogado do prefeito de Soânea.

Edísio Souto, advogado de Renato Mendes, também negou os desvios. “Nós vamos provar que o patrimônio do prefeito é absolutamente compatível à sua renda de prefeito, até porque é prefeito há sete anos e meio. Em hipótese nenhuma ele pegou dinheiro da prefeitura e bancou essa amiga, aluguel de carro ou cartão de crédito”.

O Ministério Público Estadual pediu o afastamento dos três prefeitos, o que ainda não foi julgado.

Até o fim do processo, eles não receberão repasses do governo federal, o Ministério do Turismo, que financiou parte das festas das cidades investigadas, disse que novos recursos estão suspensos. Além disso, os prefeitos podem ser obrigados a devolver o dinheiro que, segundo a investigação, foi desviado.

“A lei diz que são criminosos, e, assim, eles devem ser confrontados”, avalia o superintendente da Polícia Federal da Paraíba.

sábado, 28 de julho de 2012

8° momento Olímpico inusitado

Para entrar no clima dos jogos Olímpicos de Londres que terão início dia 27 deste mês, o blog Política do Vale trará para você leitor, os 15 momentos mais inusitados da história Olímpica.

Então vamos ao 8° momento:


Os Jogos Olímpicos de 1972 foram ofuscados quase que por completo pelo assassinato de 11 membros da equipe de Israel por terroristas palestinos. No entanto, também viram um estranho espetáculo protagonizado por um estudante que achava que era necessário 'animar' o público após a tragédia. Norbert Sudhaus, 22 anos, enganou a todos com um truque simples: colocou um colete, um número e shorts e juntou-se a corrida - na frente de todos os competidores - perto do final da prova e correu no estádio para os aplausos da multidão. 

Ele fez quase todo o caminho ao redor da pista antes da segurança conseguir perceber o que estava acontecendo e o abordar. O resultado da brincadeira foi que o verdadeiro vencedor, o corredor norte-americano Frank Shorter, ficou perplexo quando entrou no estádio poucos minutos depois Sudhaus ao som de uma grande vaia da multidão. Esta deve ter sido uma vitória dolorosa para Shorter, que havia vencido a corrida, apesar do fato de ter saído beber muito na noite anterior.

Apenas 10 candidatos terão mais de 1.000 votos este ano em Patos

Um estudo realizado pelo Instituto Patoense de Pesquisa e Estatística, INPPE, com base no crescimento do eleitorado e do número de candidatos nas eleições desse ano, aponta que apenas 10 candidatos a vereador devem ultrapassar a marca de 1.000 votos no dia 7 de outubro.

Os resultados levam em consideração o número de pedidos para registro de candidatura, que este ano atingiu 168, o que corresponde em termos quantitativos a 71 candidaturas a mais que em 2008, e 73,2% a mais em termos percentuais.

De acordo com a empresa, o número de candidatos praticamente dobrou, e com isso, a projeção de votos para cada candidato a vereador em 2012, se tornou 36,6% menor do que nas eleições passadas, o que faz consequentemente diminuir nessa proporção, a expectativa de votação para todos os candidatos do município.

Para se ter uma ideia, caso aconteça a proporção bem ao pé da letra, apenas 9 candidatos teriam voto suficiente para superar a barreira dos 1000 votos. A última vez que isso aconteceu foi no ano de 1996, quando 137 candidatos concorreram a uma vaga de vereador, e o mais votado acabou sendo o vereador Chico Bocão, que atingindo a marca de 916 votos.

Já o vereador Almir Mineral, eleito com 1.052 votos, e a vereadora Peteca, eleitor com 1.052 e 1.053 votos, teriam agora 687 e 688 votos respectivamente, por conta da diminuição em 36,6% na capacidade de votos.

De acordo com a empresa, o candidato mais votado nas eleições desse ano, deve atingir o patamar de 1.600 votos aproximadamente.

7° momento Olímpico inusitado

Para entrar no clima dos jogos Olímpicos de Londres que terão início dia 27 deste mês, o blog Política do Vale trará para você leitor, os 15 momentos mais inusitados da história Olímpica.

Então vamos ao 7° momento:


Em 1976, um escândalo que mais parecia algo tirado de um filme de espionagem do que numa competição esportiva, atingiu o pentatlo moderno de maneira bizarra. Nas regras de esgrima do pentatlo, o soviético Boris Onishenko - um major do Exército Vermelho e um dos melhores atletas do mundo na modalidade - parecia estar vencendo suas provas de maneira incrivelmente tranquila. Quando as autoridades soviéticas examinaram a arma que ele estava lutando, eles tentaram desesperadamente tirá-la de sua posse. 

Quando os funcionários conseguiram colocar as mãos na lâmina, a razão para isso ficou clara. De alguma forma, apesar dos regulares controles, os soviéticos conseguiram fraudar o complexo sistema eletrônico necessário para registrar um ponto na esgrima. Na espada, havia sido inserido um botão que permitia a Onishenko registrar pontos à vontade. Pela fraude, a equipe soviética foi banida da competição e Onishenko terminou uma carreira gloriosa ao voltar para a URSS, onde viveu em relativa obscuridade.

Pai e filho disputam o mesmo cargo eleitoral em cidade sertaneja

A cidade de Poço José de Moura, região de Uiraúna é marcada por suas disputas eleitorais muito acirradas, porque ocorrem sempre entre famílias.

Nas eleições deste ano dois primos disputam a prefeitura municipal, Aurileide Egídio (DEM) e Paulo Braz(PSB).

A situação dos vice-prefeitos não é diferente, André Anacleto, companheiro de chapa de Aurileide é primo da esposa do candidato a vice na chapa de Paulo, Valmir Quaresma.

As candidaturas a vereador seguem a mesma realidade e ocorre entre pai e filho, irmãos e primos.

Os cinco vereadores que disputam a reeleição tem um membro da família que também é candidato. O vereador Antonio Pedro (PSDB), que disputa a reeleição é irmão do candidato Damião Pedro (PTB)

Joaquim Paulo (PP) é primo de Jailson Batista(PTB). Antonio Barbosa (PSD) é pai de Francisco Fernandes (PMDB). Geraldo Wilson (PTB) é primo de Gerce de Freitas (DEM). Marcos Gabriel (PSD) é primo de Ernandes Gabriel (DEM) e Aurelivan Anacleto (PT) é prima de Luis Anacleto (PT do B) e é prima da esposa do candidato Reginaldo (PSB).

Por conta de vice, juiz eleitoral indefere a segunda candidatura a prefeito de Campina Grande

O juiz da 71º Zona Eleitoral de Campina, Giovanni Porto, indeferiu mais um registro de candidatura a prefeito de Campina Grande por problemas com os candidatos a vice. Desta vez, o indeferimento foi do pedido de registro de Sizenando Leal (PSOL).

O indeferimento aconteceu pelo fato do candidato a vice, José de Arimetéia de Lucena Cirne (PSOL), ter enfrentado problemas com a prestação de contas de quando foi candidato a deputado federal, nas eleições de 2010.


Segundo o candidato a prefeito, Sizenando Leal, o partido vai recorrer da decisão do juiz da 71º Zona junto ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). “Vamos recorrer dessa decisão. O nosso candidato a vice teve um pequeno problema apenas porque passou um pouco do prazo de fazer sua prestação de conta”, destacou.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Sobram vagas na disputa pela Câmara Municipal de Coxixola

Em Coxixola, situado na microrregião do Cariri Paraibano,menor colégio eleitoral do Estado, a concorrência na eleição proporcional está abaixo do esperado. Apenas quatro candidatos pleiteiam os nove lugares disponíveis na Câmara dos Vereadores. A sobra de vagas, entretanto, não é garantia de que os quatro venham a assumir o mandato. A Legislação Eleitoral os obriga a atingir um número mínimo de votos.

Disputam a eleição majoritária os candidatos a prefeito Givaldo Limeira de Farias (coligação ‘Unidos por Coxixola’) e José Tomaz das Neves (coligação ‘Continuaremos fazendo pelo povo’), atual vice-prefeito do município. Apenas a coligação ‘Unidos Por Coxixola’ registrou candidatos a vereador.

Apesar da baixa concorrência, os candidatos a vereador não podem dar a posse como certa. Em primeiro lugar, é necessário que a eleição seja validada: dos 1.658 eleitores da cidade, 830 não podem votar nulo ou em branco. Depois, a coligação deve atingir o quociente partidário.

O cientista político Jaldes Meneses explica que esse quociente é o resultado da divisão do número de votos do partido na eleição dividido pelo quociente partidário, que, por sua vez, é divisão dos votos válidos pelo número de cadeiras na Câmara.
“Se algum dos candidatos estiverem em um partido que não tiver chegado ao número de votos estabelecido pelo quociente eleitoral, pode não ser eleito. Embora haja mais vagas que candidatos”, esclarece Jaldes Meneses.

Monte Carlo Circus entréia hoje em Santa Luzia

Hoje tem alegria e muita diversão em Santa luzia com a estréia do Circo Monte Carlo.

Por onde passa o circo vem atraindo crianças e adultos que ficam maravilhados com os contorcionistas, palhaços, bambolês, globo da morte, facas, camelos, cubos giratórios, poodles adestrados, trapézio e cavalos, entre outros números Nacionais e Internacionais.

O Monte Carlo está em curta temporada na nossa Cidade, apenas hoje, amanhã, sábado e domingo.

A estrutura está montada no Yayu Clube sede nova.

6° momento Olímpico inusitado

Para entrar no clima dos jogos Olímpicos de Londres que terão início dia 27 deste mês, o blog Política do Vale trará para você leitor, os 15 momentos mais inusitados da história Olímpica.

Então vamos ao 6° momento:


Em 1988, o mundo inteiro estremeceu em um dos mais memoráveis - e dolorosos - momentos na história olímpica. O mergulhador Greg Louganis, estrela norte-americana, já havia conquistado duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 1984 e esperava repetir o feito em Seul. Mas, durante a fase de classificação para a prova do trampolim de três metros, ele calculou mal seu nono mergulho e ficou longe da distância segura para seu salto. Como o corpo caindo para trás, ele bateu no trampolim e sofreu um corte na cabeça
Incrivelmente, entretanto, não foi o fim de seu sonho olímpico. 

Depois de receber tratamento médico de emergência, ele voltou para a piscina com curativos em seu couro cabeludo e bandagens em volta de sua cabeça e completou os seus mergulhos. Depois de ir ao hospital para levar pontos, ele participou das provas dos 3 e 10 m e ganhou o ouro em ambos pela segunda vez consecutiva.

171 candidatos a prefeito estão aptos a concorrer às eleições; confira os nomes dos liberados

Cento e setenta e um candidatos a prefeito na Paraíba já estão aptos a concorrer às eleições em diversas cidades. Ao todo foram registras 560 candidaturas para o cargo de Chefe do Executivo Municipal no Estado.

Confira a lista completa com os nomes dos prefeitáveis aptos:


ÁGUA BRANCA - TARCISIO ALVES FIRMINO 


ÁGUA BRANCA - EVERTON FIRMINO BATISTA


AGUIAR - MANOEL BATISTA GUEDES FILHO


ALAGOA GRANDE - HILDON REGIS NAVARRO FILHO


ALAGOA GRANDE - JOÃO BOSCO CARNEIRO JUNIOR


ALAGOINHA - DAVI OLIVEIRA E SILVA


ALHANDRA - MARCELO RODRIGUES DA COSTA


ALHANDRA - MARIA GORETE FERREIRA PEDROSA


ARARA - ERALDO FERNANDES DE AZEVEDO


ARARUNA - WILMA TARGINO MARANHÃO


AREIAL - CICERO PEDRO MEDA DE ALMEIDA


AREIAL - CAMILLA BENJAMIM ALVES


AREIAL - JOÃO LUIS DOS SANTOS


BANANEIRAS - DOUGLAS LUCENA MOURA DE MEDEIROS


BANANEIRAS - EDGARD SANTA CRUZ NETO


BAYEUX - MIZAEL MARTINHO DO CARMO


BELÉM DO BREJO DO CRUZ - MARIA JOSÉ VIANA VALE


BERNARDINO BATISTA - GERVAZIO GOMES DOS SANTOS


BERNARDINO BATISTA - PAULO ESTRELA BATISTA


BOA VENTURA - JOAO DUARTE DE SANTANA FILHO


BOA VISTA - EDVAN PEREIRA LEITE


BOA VISTA - ANTONIO PEREIRA DE ALMEIDA FILHO


BORBOREMA - DOGIVAL PEREIRA LIMA


BORBOREMA - GILENE CANDIDO DA SILVA LEITE CARDOSO


BORBOREMA - MARIA PAULA GOMES PEREIRA


BREJO DO CRUZ - ANA MARIA DUTRA DA SILVA


BREJO DO CRUZ - IVANDI MELQUIADES DE SOUSA FILHO


CAAPORÃ - ANTONIO TAVARES DE MELO NETO


CABACEIRAS - LUIZ AIRES CAVALCANTE


CABACEIRAS - PAULO ROBERTO DE FARIAS


CACIMBAS - GERALDO TERTO DA SILVA


CACIMBAS - NILTON DE ALMEIDA


CAIÇARA - CICERO FRANCISCO DA SILVA


CAJAZEIRINHAS - CRISTOVÃO AMARO DA SILVA FILHO


CALDAS BRANDÃO - DJALMA MEDEIROS GUEDES JUNIOR


CALDAS BRANDÃO - NEUMA RODRIGUES DE MOURA SOARES


CALDAS BRANDÃO - ROBERTO LÚCIO ARAÚJO DE LIMA JUNIOR


CAMPINA GRANDE - JOSÉ ARTUR MELO DE ALMEIDA


CAMPINA GRANDE - GUILHERME AUGUSTO FIGUEIREDO DE ALMEIDA


CARRAPATEIRA - ANDRÉ PEDROSA ALVES


CASSERENGUE - ORLANDO FRANCISCO DOS SANTOS


CASSERENGUE - LUIS CARLOS FRANCISCO DOS SANTOS 


CATINGUEIRA - ALBINO FELIX DE SOUSA NETO


CURRAL VELHO - JOAQUIM ALVES BARBOSA FILHO


COREMAS - PÂMELA SONNALY GARRIDO DE LACERDA PEREIRA CAVALCANTI


CONDE - TATIANA LUNDGREN CORREA DE OLIVEIRA


CONDE - QUINTINO REGIS DE BRITO NETO


CONDADO - CRISTIANO DE SOUSA COSTA


CONDADO - CAIO RODRIGO BEZERRA PAIXAO


CONCEIÇÃO - ALEXANDRE BRAGA PEGADO


CONCEIÇÃO - JOSE IVANILSON SOARES DE LACERDA


DUAS ESTRADAS - EDSON GOMES DE LUNA


DUAS ESTRADAS - MARIA DO CÉU PAULINO DA NOBREGA


DONA INÊS - ANTONIO JUSTINO DE ARAUJO NETO


DONA INÊS - ELMO JOSE DA SILVA


DIAMANTE - ADRIANO SANTOS BERNARDINO


DIAMANTE - FRANCISCO GEORGE ABÍLIO DINIZ Prefeito


DESTERRO - ROSÂNGELA DE FÁTIMA LEITE


DESTERRO - ODILON SIMOES DOS SANTOSSANTA RITA - JOSÉ SILVA DOS SANTOS


ESPERANÇA - ARNALDO MONTEIRO COSTA


EMAS - FERNANDA MARIA MARINHO DE MEDEIROS LOUREIRO


EMAS - JOSÉ WILLIAM SEGUNDO MADRUGA


GURINHÉM - HELANO ALVES PESSOA FILHO


GURINHÉM - TARCÍSIO SAULO DE PAIVA 


ITATUBA - ARON RENE MARTINS DE ANDRADE


ITATUBA - MARKLYTON DA SILVA HOLMES


ITATUBA - TIBÉRIO BEZERRA DE LIMA


ITAPORANGA - JOSÉ FRANCISCO DE SOUSA NETO


ITAPORANGA - DJACI FARIAS BRASILEIRO


INGÁ - MANOEL BATISTA CHAVES FILHO


INGÁ - ANTONIO DE MIRANDA BURITY


INGÁ - LUIZ CARLOS MONTEIRO DA SILVA


IGARACY - DEILTON MONTEIRO DA SILVA


IGARACY - DEUSALEIDE JERONIMO LEITE


IGARACY - JOSE CARNEIRO ALMEIDA DA SILVA


IBIARA - SEBASTIAO RAMALHO DE ALENCAR


IBIARA - DIVANEUDO PEREIRA MANGUEIRA


IBIARA - PEDRO FEITOZA LEITE


IMACULADA - ALDO LUSTOSA DA SILVA


IMACULADA - ROGÉRIO MENESES SOBRINHO


IMACULADA - ALEXANDRE ALVES NOBREGA


JURU - GILSON BATISTA DOS SANTOS


JURU - LUIZ GALVÃO DA SILVA


JUNCO DO SERIDÓ - AFRANIO DE MEDEIROS NOBREGA


JOCA CLAUDINO - MARIA JUVINETE ANACLETO


LUCENA - LEOMAX DA COSTA BANDEIRA


LUCENA - JOAO CARLOS LANTMANN


LUCENA - MARCELO SALES DE MENDONÇA


LOGRADOURO - CELIA MARIA DE QUEIROZ CARVALHO


LOGRADOURO - VALDEMIR MARIANO DE ALMEIDA


LAGOA - JOSÉ MANOEL DE SOUSA


MONTADAS - JOSÉ DE ARIMATÉIA SOUZA


MATURÉIA - FRANCISCO JOSE DO NASCIMENTO


MATURÉIA - DANIEL DANTAS WANDERLEY


MANAÍRA - TIAGO LINCON ALVES RABELO


MANAÍRA - MANOEL BEZERRA RABELO


MALTA - MANOEL BENEDITO DE LUCENA FILHO


MALTA - FLAVIA MARIA DE OLIVEIRA


MALTA - CHARLES ALEX DE ASSIS WANDERLEY


MALTA - MARCIO BIZERRA WANDERLEY


MÃE D'ÁGUA - FRANCISCO CIRINO DA SILVA


MÃE D'ÁGUA - MARGARIDA MARIA FRAGOSO SOARES


NOVA OLINDA - MARIA DO CARMO SILVA


NATUBA - JOSINALDO PEREIRA LEITE


NATUBA - JOSÉ LINS DA SILVA FILHO


NATUBA - ROBERTO SOUSA DE ANDRADE


OURO VELHO - NATALIA CARNEIRO NUNES DE LIRA


OURO VELHO - PAULO JORGE FERNANDES FREITAS


PRINCESA ISABEL - JOSÉ NOMINANDO DINIZ


PRINCESA ISABEL - DOMINGOS SÁVIO MAXIMIANO ROBERTO


POÇO DE JOSÉ DE MOURA - PAULO BRAZ DE MOURA


POÇO DE JOSÉ DE MOURA - AURILEIDE EGIDIO DE MOURA


PITIMBU - LEONARDO JOSÉ BARBALHO CARNEIRO


PIRPIRITUBA - RINALDO DE LUCENA GUEDES


PIRPIRITUBA - JOSE HUGO SIMOES


PIANCÓ - ANTONIO DANTAS DE SOUZA NETO


PIANCÓ - VANDERLANDIA TOMAZ DE SOUZA


PAULISTA - SEVERINO PEREIRA DANTAS


PAULISTA - MARIA LAURENICE PEREIRA DE OLIVEIRA


QUIXABA - RALFF LOPES MEDEIROS PEREIRA LIMA


RIACHÃO DO POÇO - JOSE CONSTANCIO SOBRINHO


RIACHÃO DO BACAMARTE - JOSÉ DE ARIMATÉA DA SILVA


RIACHÃO DO BACAMARTE - JOSE GIL MOTA TITO


RIACHÃO - BRUNO DA CUNHA TORRES


RIACHÃO - FABIO MOURA DE MOURA


SANTA LUZIA - JOSE ADEMIR PEREIRA DE MORAIS


SANTA LUZIA - NIVALDO VENÂNCIO DE MEDEIROS


SANTA INÊS - JOAO NILDO LEITE


SANTA INÊS - ALGACY FERNANDO VIEIRA DE LORENA E SÁ


SANTA HELENA - EMMANUEL FELIPE LUCENA MESSIAS


SANTA CECÍLIA - DANIEL LOPES DE MENDONÇA 


SANTA CECÍLIA - MANOEL CARLOS SALGADO DE OLIVEIRA


SANTA HELENA - EMMANUEL FELIPE LUCENA MESSIAS


SANTA INÊS - JOAO NILDO LEITE


SANTA INÊS - ALGACY FERNANDO VIEIRA DE LORENA E SÁ


SANTA RITA - REGINALDO PEREIRA DA COSTA


SANTA RITA - JOSÉ SILVA DOS SANTOS


SANTANA DE MANGUEIRA - TÂNIA MANGUEIRA NITAO INÁCIO


SANTANA DOS GARROTES - ELIO RIBEIRO DE MORAIS


SÃO BENTINHO - FRANCINALDO PEREIRA DE ALMEIDA


SÃO BENTINHO - GIOVANA LEITE CAVALCANTI OLIMPIO


SÃO BENTO - EMILTON SOUZA DA SILVA


SÃO BENTO - JULLYS RAMMON REZENDE RAMALHO DA SILVA


SÃO DOMINGOS DE POMBAL - ODAISA DE CÁSSIA QUEIROGA DA SILVA NOBREGA


SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE - JOSÉ AIRTON PIRES DE SOUSA


SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE - RAIMUNDO DANTAS PINHEIRO


SÃO JOSÉ DE PRINCESA - ANA MARIA BEZERRA ADVÍNCULA


SÃO JOSÉ DE PRINCESA - ONOFRE GALVÃO FERREIRA CORDEIRO LOPES


SÃO JOSÉ DE PRINCESA - LUIZ FERREIRA DE MORAIS


SÃO JOSÉ DO SABUGI - FRANCISCO DE MEDEIROS LIMA


SÃO JOSÉ DO SABUGI - IRACEMA NELIS DE ARAUJO DANTAS


SÃO JOSÉ DOS RAMOS - MARIA APARECIDA RODRIGUES DE AMORIM


SÃO JOSÉ DOS RAMOS - EDUARDO GINDRE CAXIAS DE LIMA


SAPÉ - JANE BARBOSA DE AZEVEDO


SERRA GRANDE - JOÃO PAULO LEITE DA SILVA BRILHANTE


SERRA GRANDE - ELIANA NUNES DA SILVA


SERRA GRANDE - JAIRO HALLEY DE MOURA CRUZ


SERRA REDONDA - VERONICA ANDRADE DE OLIVEIRA


SERRA REDONDA - MANOEL MARCELO DE ANDRADE


SERRARIA - SEVERINO FERREIRA DA SILVA


SERTÃOZINHO - PATRICIO FERNANDES DOS SANTOS


SERTÃOZINHO - GERALDO VIEIRA DA SILVA


SERTÃOZINHO - MARCIA MOUSINHO ARAUJO


SOBRADO - GEORGE JOSÉ PORCIUNCULA PEREIRA COELHO


SOLÂNEA - JOSENIAS PEREIRA DA SILVA


SOUSA - JOSE CANDIDO SOBRINHO


TACIMA - ERIVAN BEZERRA DANIEL


TAVARES - JOSEZITO BEZERRA DE OLIVEIRA


TEIXEIRA - SOSTHENES TELES GUEDES


TEIXEIRA - EDMILSON ALVES DOS REIS


UMBUZEIRO - THIAGO PESSOA CAMELO


UMBUZEIRO - JOSE NIVALDO DE ARAUJO


VÁRZEA - WALDEMAR MARINHO FILHO


VÁRZEA - MARIA DO SOCORRO LOPES


VISTA SERRANA PMDB - JURANDY ARAUJO DA SILVA


VISTA SERRANA PPS - MARIA DO SOCORRO MARQUES DANTAS.

Em Patos: Coligação encabeçada pelo PMDB é multada por propaganda irregular

A Justiça Eleitoral da Paraíba multou mais uma vez a candidata Francisca Motta, por propaganda eleitoral irregular. O juiz eleitoral da 65ª Zona Eleitoral, Henrique Jorge Jácome de Figueiredo, entendeu que Francisca Motta e Lenildo Morais saíram, no dia 15 de julho deste ano, com uma bandeira visivelmente maior que 4m2, que é caracterizado como irregular.

De acordo com a Justiça Eleitoral, a bandeira que estava nas mãos de Francisca Motta pode ser caracterizada como um outdoor, pois o tamanho é visivelmente maior que o permitido pela legislação.

Reconhecido a prática de propaganda eleitoral irregular, Francisca Motta foi multada em R$ 5 mil.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Colunista do Jornal da Paraíba diz que Vale perderá com a rodovia da integração

O colunista do Jornal da Paraíba, Rubens Nóbrega, diz que o Vale do Sabugi perderá com a Rodovia da Integração, anunciada recentemente pelo Governo do Estado da Paraíba.

Estrada divide sertanejos
 
A construção de uma estrada de 80 km ligando Patos à localidade de Barra, em Juazeirinho, passando por cinco pequenos municípios da Serra da Viração, no Sertão paraibano, ameaça “isolar o Vale do Sabugi do principal fluxo rodoviário do Estado (BR 230), com sérias conseqüências”.

O alerta é de experiente e respeitado técnico, natural de Santa Luzia, que de tão preocupado com os efeitos da obra na economia de sua região resolveu chamar a atenção do seu conterrâneo Efraim Morais (secretário de Infraestrutura do Estado) e do próprio governador Ricardo Coutinho.

A rodovia por onde trafegam desde já os temores do santaluziense teve construção autorizada no último dia 3 pelo governador. Previamente batizada de Estrada da Reintegração, deve interligar os municípios de Assunção, Areia de Baraúnas, Salgadinho, Passagem e Quixaba. 

Segundo a fonte da coluna, a nova estrada pode beneficiar no máximo 13 mil pessoas e prejudicar no mínimo 36 mil sertanejos distribuídos nos municípios de Junco do Seridó, Santa Luzia, São Mamede, São José do Sabugi e Várzea.

O aflito cidadão garante que o prejuízo decorrerá, sobretudo, do desvio no todo ou em boa parte de mais de mil carros que diariamente usam a BR 230 para ir ou voltar do Sertão passando e cortando as cidades de Junco, Santa Luzia e São Mamede.
“Com o desvio de um tráfego que flui há 40 anos pela BR 230, a economia do Sabugi, dependente quase total da rodovia federal, sofrerá um baque pior do que aquele que aconteceu quando o bicudo arrasou nossa lavoura de algodão”, prevê o técnico.

Município por município, ele quantificou as prováveis baixas que a mudança provocará. Estima que no Junco, por exemplo, desaparecerão de imediato pelo menos 157 empregos diretos e número equivalente de indiretos com a quebra do comércio de castanha, frutas regionais e pedras ornamentais.

“Teremos, além disso, o fechamento ou retração de no mínimo 80% nos negócios de dois hotéis, duas pousadas, oito quiosques, um restaurante, cinco oficinas mecânicas, quatro borracharias e um posto de gasolina”, acentua.
Calcula que as perdas desses estabelecimentos botarão no olho da rua da amargura mais duas centenas de trabalhadores (frentistas, vigilantes, cozinheiros, garçons, arrumadeiras, lavadeiras, borracheiros, mecânicos, ajudantes de mecânico e outros). Somando tudo, por baixo teremos 514 pais e arrimos de família desempregados.

Já em Santa Luzia, tem como certa a falência de quatro lojas de autopeças, cinco borracharias, nove restaurantes, seis lanchonetes, um hotel, oito pousadas, cinco cerâmicas e quatro postos de gasolina. Entre empregos diretos e indiretos, acredita que serão outros 600 trabalhadores desempregados no Sabugi.

Em São Mamede, onde a passagem de carros, caminhões e ônibus pela BR 230 é vital para a vida na cidade, serão duramente afetados dois grandes restaurantes, “os mais bem instalados e movimentados de toda a BR 230, onde também funciona o maior comércio de queijos artesanais da região”.

Não é só. Naquele município serão penalizados ainda duas cerâmicas, duas pousadas, três borracharias e um posto de gasolina, “além de mais de 20 vendedores de peixes e crustáceos pescados no açude local”.

Serão extintos 350 postos de trabalho em São Mamede. Em todo o Sabugi, 1.464 trabalhadores deixarão de ganhar o sustento de suas famílias, que somadas chegam a 5 mil pessoas.

Prejuízo pode ser maior
“Esses números que levantei refletem unicamente os empregos a serem perdidos exclusivamente nas atividades fins. A cadeia produtiva do sistema envolve um número bem maior de pessoas e necessita de cálculos especializados para se chegar ao seu dimensionamento total”, observa o técnico. 

Ao se referir à cadeia produtiva, nela inclui os caprinocultores que fornecem carne e leite para os restaurantes, os agricultores que se sustentam da produção do caju e da castanha, da pinha, da goiaba, do umbu etc. “e famílias inteiras que sobrevivem do queijo que fazem ou vendem na BR”, reforça.

O técnico lamenta que a construção da nova estrada não tenha sido planejada de modo a evitar o desvio do tráfego atualmente atendido pela BR 230. Questiona ainda a falta de discussão com os potenciais prejudicados e de alternativas de emprego e renda para os que podem ficar sem nada.

“Os municípios da Serra da Viração merecem o progresso, sim, mas não em detrimento da débil economia do Vale do Sabugi com sua população quatro vezes maior”, protesta.

Ricardo nem aí
 
Usei o twitter semana passada para avisar ao governador e ao Doutor Efraim que por i-meio, com pedido de posicionamento oficial, enviaria as considerações do santaluziense aperreado com a nova estrada. Avisei e mandei, no mesmo dia (sexta, 20).

Nada recebi do governante ou do governo, que tem obrigação – inclusive por força de lei – de prestar informações e esclarecimentos. Não ao colunista, mas ao público em geral e, nesse caso, particularmente a mais de 36 mil paraibanos ameaçados em sua sobrevivência por incompetência ou falta de planejamento.

Em Ouro Branco toda noite tem carreata

Continua a onda de arrastões veiculares que têm inundado diariamente as ruas da cidade de Ouro Branco.

Como todas as noites jovens se reunem, e de uma hora para outra iniciam uma manifestação com buzinaços e gritos.

Os movimentos populares estão impressionando e contagiando a população e muitos dizem que a cada dia as carreatas crescem mais.
As passeatas/motocadas estão sendo assistidas pela população nas calçadas. Destaca-se que, todas as motacadas/carreatas/passeatas, até então, tem sido realizada na paz.
 
Fonte: Priorado News

Governo inicia licitação para PB-228 que vai beneficiar sete municípios no Sertão

O Governo do Estado publicou, na edição do Diário Oficial do Estado desta terça-feira (24), o aviso de licitação para execução de melhoramento e pavimentação da PB-228, a Rodovia da Reintegração. A obra terá abrangência de 84,2 km, interligando os municípios de Assunção, Salgadinho, Areia de Baraúna, Passagem, Quixaba, no entroncamento da BR-230 e acesso a Cacimba de Areia, incluindo a restauração e adequação de capacidade do entroncamento da BR-230 a Assunção, com 8 km.

A licitação está dividida em dois lotes. No lote I, com 39,28 km, contempla trecho da rodovia entre Assunção/Salgadinho/Areia de Baraúnas/entroncamento do acesso a Passagem. O valor estimado é de R$ 40.480.132,02. O lote II, com 36,95 km, vai do entroncamento do acesso a Passagem/Quixaba/entroncamento da BR-230, inclusive os acessos a Passagem e Cacimba de Areia. O valor estimado é de R$ 31.465.998,71.

5° momento Olímpico inusitado

Para entrar no clima dos jogos Olímpicos de Londres que terão início dia 27 deste mês, o blog Política do Vale trará para você leitor, os 15 momentos mais inusitados da história Olímpica.

Então vamos ao 5° momento:


Os Jogos Olímpicos de Seul em 1988 ficaram marcados por uma série de decisões extremamente duvidosas que deram a vitória a boxeadores sul-coreanos na frente de sua torcida. Mas, mesmo que aparentemente tiveram os organizadores ao seu lado, os sul-coreanos ainda ficaram irritados quando as coisas não foram de acordo com o que queriam. Quando o o árbitro Keith Walker tirou pontos de Byun Jong-il após ele usar a cabeça - o que ele custou a vitória contra Alexander Hristov -, da Bulgária, os coreanos descontaram toda sua fúria em uma briga generalizada. 

Primeiro, o técnico Lee Heung-soo entrou no ringue de boxe e deu um soco no árbitro. Em seguida, uma série de funcionários sul-coreanos seguiram o exemplo, enquanto a multidão atirava cadeiras para dentro do ringue. Na sequência, os seguranças entraram em cena, mas não para acalmar a situação. Em vez disso, eles se juntaram aos ataques dos funcionários. Vários juízes e funcionários da modalidade ficaram feridos antes da confusão terminar. Como protesto, o lutador Byun Jong-il se recusou a deixar o ringue por mais de uma hora, mesmo estando completamente sozinho e no escuro.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Monte Carlo Circus chega em Santa Luzia

O Circo Monte Carlo, Monte Carlo Circus,  chegou em Santa Luzia para uma temporada de espetáculos.

A estrutura do circo será montada no Yayu Clube Sede Nova e deverá estrear nesse próximo final de semana.

Fonte: Sertão1.com

Larissa Riquelme Vem à Campina Grande para Lançamento do Uniforme do Treze

A musa paraguaia da Copa do mundo 2010 virá à Campina nos próximos dias, para o lançamento do uniforme nº 3 do Galo da Borborema.

A notícia foi dada em primeira mão pelo presidente do clube - Fábio Azevedo, na noite desta segunda-feira (23).

Confira as fotos de Galego, Efraim e demais representantes políticos na convenção do Democratas em Várzea - PB

Clic na imagem e vá para o albúm

Projeto Na Ponta da Língua/ SESI-PB encerra apresentações hoje

O Projeto Na Ponta da Língua do SESI, Paraíba, está sendo apresentado na cidade de Santa Luzia para cerca de 300 alunos de várias escolas.

O projeto leva a nova reforma ortográfica através de apresentações teatrais nas escolas e ainda distribui material de apoio para alunos, professores e para as escolas.


O projeto em Santa Luzia, nos dia 23 e 24 de julho, realizou seis apresentações teatrais para os municípios de Santa Luzia e Várzea.


Hoje, haverá três apresentações, pela manhã, a partir das 9hrs30min, e a última no período da tarde, começando a partir das 13 horas.

Fonte: Sertão1.com

Três candidatos de Ouro Branco continuam aguardando julgamento de seus registros de candidatura

Os candidatos a prefeito, vice e um vereador do Município de Ouro Branco ainda aguardam julgamento pela juíza eleitoral dos registros de suas candidaturas para o pleito de 2012. 

O candidato a prefeito pelo PR, José Batista de Lucena, não teve seu pedido de registro de candidatura deferida ainda, devido seu nome constar em uma lista de contas reprovadas, disponibilizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

O presidente da câmera de vereadores, candidato a vice-prefeito (PTB), Ediwilson Araújo, também teve seu pedido de registro questionado pelo MP, devido ter seu nome inserido na lista de gestores com contas reprovadas pelo TCE/RN.  
Outro que também está aguardando a decisão da juíza eleitoral é o vereador Júnior Nogueira (PMDB), que teve o pedido de impugnação solicitado devido ter descumprido o prazo legal de desincompatibilização, obrigatório para funcionários públicos.

A juíza já decidiu por indeferir a candidatura do vereador Phierce Muller (PTB), por ter deixado de votar na eleição de 2010. Sendo assim, o vereador não poderá disputar a reeleição.

Segundo informações obtidas junto ao Cartório Eleitoral, a juíza estará julgando, 
até o dia 5 de agosto, os três pedidos de impugnação apresentados por questões de inelegibilidade.
 
Fonte: Priorado News

4° momento Olímpico inusitado

Para entrar no clima dos jogos Olímpicos de Londres que terão início dia 27 deste mês, o blog Política do Vale trará para você leitor, os 15 momentos mais inusitados da história Olímpica.


Então vamos ao 4° momento:

Um norte-americano chamado Polin Belisle, que nasceu em Honduras e cresceu em Belize antes de se tornar um cidadão dos EUA, carrega a fama de ter mentido para participar de duas maratonas olímpicas seguidas. Em 1988, ele usou uma história falsa, dizendo que já havia corrido em maratonas diversas vezes e com bom desempenho para convencer o Belize em admiti-lo em seu elenco da equipe olímpica - apenas para esquecer um passado distante, quando terminou uma prova mais de uma hora atrás do vencedor. 

Quando as pessoas começaram a olhar para sua história em maratonas, descobriram que seus tempos, supostamente de classe mundial, tinham uma coisa em comum: o fato de que ele estava presente no início e no final de uma corrida, mas desaparecia misteriosamente durante a maratona.

Em 1992, usando o nome Apolinerio Belisle, ele tentou o truque novamente, só que desta vez com a equipe de Honduras. Eles também se apaixonaram por seu histórico e o admitiram em seu plantel. Durou pouco tempo. Seus ex-companheiros do Belize o reconheceram e avisaram os hondurenhos que, imediatamente, o expulsaram da delegação. No entanto, devido a um erro administrativo, ele foi deixado na lista oficial de inscritos, conseguiu manter sua carteira de identidade e o número de corrida. Como esperado, ele apareceu no início da corrida (foto) e correu ao lado dos concorrentes reais - antes, como era seu hábito, desaparecendo a poucos quilômetros para o final. Nos recordes olímpicos, ele consta como um atleta que 'não terminou' a prova.

Adolescente é encontrado morto e pendurado em árvore no Sertão

Um adolescente se enforcou na tarde desta segunda-feira (23), na cidade de Triunfo, no Sertão da Paraíba. José Adauto Monteiro da Silva conhecido como Gugu tinha apenas 17 anos. 

O corpo do jovem foi encontrado por um agriculto em uma árvore, na localidade conhecida como Sítio Deserto. 

Familiares de ‘Gugu' informaram que ele apresentava sinais de depressão. O corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal.

Humorista é atropelado após sair de comício em Patos

Por volta das 19h30 desta segunda-feira, (23), um acidente foi registrado em Patos.
 
O acidente aconteceu no Bairro Vila Mariana, próximo ao Parque Religioso Cruz da Menina.

De acordo com informações, o artesão e humorista Edgley Barros de Sousa, 42 anos, conhecido por Biringa, tentava atravessar a pista com sentido a um posto de gasolina que fica as margens da BR 230, quando foi surpreendido por um veículo Gol Preto, que vinha em alta velocidade.

Biringa ainda tentou evitar o acidente se jogando no acostamento, porém, foi atingido nas pernas pelo veículo.

O motorista fugiu sem prestar socorro à vítima, mas foi capturado na cidade de Condado.

O humorista teve ferimentos leves, foi socorrido pelo SAMU e encaminhado para o Hospital Regional e segundo informações ele passa bem.

Edgley Barros participava de um comício do partido PMDB naquela localidade e após o termino do evento se dirigia ao posto de combustível onde tinha estacionado sua motocicleta.

Biringa atua como humorista na Campanha Eleitoral do PMDB em Patos, é artesão bastante conhecido na cidade, além disso, é ator onde participou de várias peças teatral e atuou em um seriado de nome “Seu Gororoba”.

Fonte: Patos Online

segunda-feira, 23 de julho de 2012

3° momento Olímpico inusitado

Para entrar no clima dos jogos Olímpicos de Londres que terão início dia 27 deste mês, o blog Política do Vale trará para você leitor, os 15 momentos mais inusitados da história Olímpica.

Então vamos ao 3° momento:

Em 19 de setembro de 2000, Eric Moussambani, da Guiné Equatorial, rapidamente se tornou um dos mais famosos atletas olímpicos de todos os tempos. Porém, não pelas razões que ele gostaria. Moussambani fez muitos agradecimentos ao Comitê Olímpico Internacional (COI) por diminuir as exigências de classificação para países menores, uma vez que ele - devido à falta de instalações em seu país de origem -, nunca tinha treinado em uma piscina olímpica. Com um golpe de sorte durante a eliminatória para a prova dos 100 m - nado livre -, quando seus dois únicos adversários, um de Níger e outro do Tajiquistão - caíram na piscina antes do início da prova e foram desclassificados. Por conta disto, Eric nadou sozinho e só precisou completar a prova para confirmar a vitória.

Porém, isto é mais fácil falar do que fazer. Moussambani deu uma barrigada na largada da prova e começou a nadar lentamente. Ele conseguiu nadar até o outro lado da piscina, virou, mas começou a se cansar rapidamente. Com o cansaço em seu caminho de volta, ele foi ficando mais lento a cada movimento. A multidão assistia e torcida desesperadamente por ele, enquanto um salva-vidas estava preparado para resgatá-lo, caso ele começasse a se afogar. Por um momento parecia que ele não conseguiria, mas inspirado pela multidão, ele finalmente conseguiu concluir a prova. Ele cravou o tempo de 1min52s72, mais de um minuto acima do recorde mundial. Mesmo assim, ele se tornou instantaneamente uma celebridade na mídia e herói popular.

Infelizmente, apesar de 'ganhar' a prova, ele não se classificou para a próxima rodada já que seu tempo não era suficiente para avançar.