segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Cantor Ricardo Chaves se reúne com representantes do Bloco Coloral e propõe criação de micareta


Na noite do último sábado (28), o cantor baiano, Ricardo Chaves, esteve reunido com representantes do Bloco Coloral de Santa Luzia, após o show realizado na cidade de Jardim do Seridó/RN. Na oportunidade, Ricardo os convidou para uma conversa mais reservada e propôs a criação de um carnaval fora de época na região do Sabugi.

"Sempre puxei blocos nas mais diversas micaretas por esse Brasil afora, e só em saber do fato que o Vale do Sabugi, ao todo, abriga mais de 30 mil habitantes, já é o bastante para que possa sediar um grande evento desse tipo, sou experiente no assunto e tenho certeza que daria certo". Afirmou Ricardo.

Ricardo, ainda ouviu atentamente sobre um pouco da tradição do Coloral nos carnavais locais e indicou um trio elétrico, caso se torne realidade o projeto citado. "O Backstage seria uma ótima opção. O Capilé é muito amigo meu e conheço o trio por dentro e por fora, realmente possui uma das melhores estruturas do Nordeste".

O cantor foi bastante gentil e disse estar disponível para ajudar no que fosse preciso.

Veja um pouco da carreira de Ricardo Chaves:

Sousa e Atlético de Cajazeiras deverão mandar seus jogos no Paraibano 2014 em Patos

O Ministério Público realizou nesta quinta-feira (26), uma vistoria no estádio Perpétuo Correio Lima (O Perpetão), para o campeonato paraibano de 2014, que será iniciado no próximo dia 05 de janeiro.

O promotor Walberto Lira declarou que ficou espantado ao ver o estado físico do Perpetão e disse que não tem condições de liberar o estádio para a realização das partidas de futebol.

“Não há condições mínimas para liberar o estádio. Não há condições de realizar as primeiras partidas no Perpetão”. Destacou o promotor

Walberto explicou que a situação de Cajazeiras é preocupante, assim como o estádio Marizão na cidade de Sousa.

Ele informou que os jogos serão realizados no estádio municipal José Cavalcanti, na cidade de Patos. “É o único estádio apto para as partidas”.

O assessor jurídico da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Jader Ribeiro disse que o estádio foi reprovado pela vistoria, pois apresenta risco as equipes. “Com certeza. Esta é a realidade de Cajazeiras.
 

O outro lado

O secretário de Esporte do Governo Ricardo Coutinho (PSB), Tibério Limeira afirmou que a obra é complexa e a construtora atrasou o cronograma previsto. “O atraso ocorreu por falta de material e até de água”

Tibério disse que já pediu o adiamento da abertura do campeonato na Paraíba, para que o estádio fique pronto e o Atlético possa estrear em casa. “O ideal é que se adie o campeonato”

De acordo com o secretário, a reforma do estádio Perpetão estará pronto no mês de fevereiro. “São mais dois meses para conclusão das obras”

Paciente do Hospital de Patos morre suspeito de receber alimento na veia

Um possível erro praticado por uma Técnica de Enfermagem do Hospital Regional de Patos, contra um paciente de 83 anos de idade, fez com que a direção da referida casa de saúde agisse rápido para tomada de providências, a fim de que tudo seja totalmente apurado.

De acordo com a Diretora de H.R.P, Drª Sílvia Ximenes, o fato aconteceu na manhã deste domingo (29), quando a Técnica de Enfermagem possivelmente introduziu na veia do paciente, que encontra-se internado com quadro de edema agudo de pulmão, alimento ao invés de soro, quando o mesmo teve seu quadro clínico agravado, vindo a óbito. A Diretora relatou que quando tomou conhecimento do fato, através da Coordenação de Enfermagem, afastou de imediato a referida técnica, bem como a enfermeira responsável, tomando todas as providências, comunicando o ocorrido ao COREM e registrando um boletim de ocorrência na delegacia de Policial Civil, que instaurou inquérito para esclarecer o caso.

Daneile Tiburcio de Medeiros, Coordenadora de Enfermagem do H.R.P , afirmou que tomou conhecimento do fato às 10h:20, e se dirigiu àquela unidade hospitalar para se inteirar da situação e fazer os procedimentos de praxe para abertura de uma sindicância que apurará o ocorrido.

A técnica acusada de praticar o erro é servidora contratada do hospital desde 2006 e era tida como uma boa profissional, sem nenhuma antecedência que pudesse manchar seu currículum profissional.

O corpo do paciente, de 83 anos de idade, de nome José Furtuoso de Sousa, foi encaminhado para o I.M.L para necropsia que apontará a causa morte do idoso. Ele deu entrada no hospital na última quarta (25), com um quadro de edema pulmonar agudo.

O Delegado plantonista da Delegacia de Polícia Civil, Alarico Rocha, disse que ouviu todas as partes envolvidas para tomar ciência da situação, com exceção da técnica acusada, que não havia sido localizada, mas que será intimada para prestar depoimento. “ Inicialmente nós começamos a tomar todas as oitivas para que pudéssemos formar um convencimento a respeito do fato objeto dessa investigação, estamos aguarda o resultado da necropsia para poder definir  de forma exata a causa morte do paciente”, afirmou o delegado.

sábado, 28 de dezembro de 2013

Inaugurações marcam o sábado em Santa Luzia

(Prefeitura de Santa Luzia entrega Motolância e nova UBS do Inácio Bento)


A Prefeitura de Santa Luzia entregou na manhã de hoje dois novos equipamentos da Saúde para a comunidade de Santa Luzia.


No primeiro momento entregou uma motolância para o SAMU local, que servirá para agilizar os atendimentos. A moto, que contém equipamentos preventivos, kit de primeiros socorros, leva consigo medicamentos, foi adquirida com recursos próprios, e todo equipada para prestar serviço e socorro a população, completa, custou quase R$ 30 mil.


No segundo momento o prefeito de Santa Luzia, Ademir Morais, e a secretária de Saúde, Dilma Negromonte, entregaram a nova Unidade Básica de Saúde do conjunto Frei Damião, do bairro Nossa Senhora de Fátima, a UBS denominada João Bosco de Medeiros Torres.


A nova unidade conta com modernas instalações, refrigeração, atendimento moderno e melhores condições de trabalho. 

Participaram do momento o deputado federal Efraim Filho, o secretário de Estado, Efraim Morais, o deputado estadual Domiciano Cabral, além dos vereadores locais, secretários municipais e comunidade. 

(Prefeitura entrega reforma do Centro Social Inácio Bento de Morais)


O prefeito de Santa Luzia, Ademir Morais, e a secretária de Promoção Humana, Alessandra Morais, entregaram na manhã de hoje a reforma do prédio do Centro Social Inácio Bento de Morais.


O Centro, que passou por uma reforma completa, melhoria na infra-estrutura, reforma, refrigeração, deverá agora abrigar a Secretaria de Promoçao Humana e ser um centro de capacitação profissional para os usuários do Programa Bolsa Família.

Participaram do momento o deputado federal Efraim Filho, o secretário de Estado, Efraim Morais, o deputado estadual Domiciano Cabral, o vice-prefeito Zezé, além dos vereadores locais, secretários municipais e comunidade. 

(Prefeitura entrega ruas calçadas e carro pipa em Santa Luzia)


A prefeitura de Santa Luzia entregou na tarde de hoje mais duas ruas calçadas no Conjunto Luziânia, bairro Frei Damião.


As ruas, Joaquim Gambarra e  Manoel Valdevino, calçadas com recursos próprios e emenda do deputado federal Efraim Filho.

E ainda na tarde hoje entregou um carro pipa, parceria com o Governo Federal, PAC2, para combater a estiagem que castiga a região. 

(Prefeitura entrega aterro sanitário de Santa Luzia)


O Governo Federal do Brasil já decretou, todos os municípios deverão construir até agosto de 2014 os seus aterros sanitários, e hoje, a prefeitura de Santa Luzia se antecipou e entregou a comunidade o primeiro aterro sanitário do Vale do Sabugi.


Fruto de emenda parlamentar do deputado federal Efraim Filho, o aterro de Santa Luzia poderá ter duração de 15 anos, hoje foram entregue as quatro primeiras células do aterro, num total de 12.


Segundo o engenheiro Beranger Araújo, Santa Luzia produz cerca de 3,5 toneladas de resíduos sólidos, destes, 63% podem ser reciclados, o restante, apenas 37% é que irá para aterro de Santa Luzia.


A engenheira Érica Veruska, afirmou que a população precisa aprender a fazer a parte dela, ter consciência do lixo, aprender e começar a fazer a separação necessária.


Para tanto, o prefeito de Santa Luzia, Ademir Morais, afirmou em seu discurso que irá em 2014 realizar uma ação integrada com as Secretarias de Saúde e Educação, para que a comunidade local conhecimento da questão e comece a praticar a coleta seletiva.

Participaram do momento o deputado federal Efraim Filho, o secretário de Estado, Efraim Morais, o deputado estadual Domiciano Cabral, do vice-prefeito Zezé, além dos vereadores locais, secretários municipais e comunidade. 

(Prefeitura de Santa Luzia entrega Ginásio Poliesportivo “O Biscoitão)


A prefeitura de Santa Luzia entregou na tarde de hoje no Conjunto Inácio Bento, Bairro Nossa Senhora de Fátima, a obra do Ginásio Poliesportivo “O Biscoitão”, Dep. Antônio Ivo de Medeiros.


A obra foi uma emenda do deputado federal Efraim Filho, no valor de mais de 700 mil reais, um sonho antigo e agora realizado pelos desportistas da cidade, segundo as palavras do deputado Efraim.


Ivo Filho falou em nome da família, das irmãs, e da mãe, Tetê, e agradeceu pela homenagem prestada ao seu pai, Antônio Ivo.


O vice-prefeito José Alexandre, Zezé, disse em seu discurso que essa era uma homenagem justa ao prefeito e deputado Antônio Ivo, a altura do seu nome e da sua grandeza. 


O prefeito Ademir Morais pediu a população da cidade que zelasse pelo prédio, que tivesse o cuidado necessário, uma vez que era um patrimônio público do povo de Santa Luzia, da terra, encerrando o seu discursou passou as chaves do prédio as mãos da secretária de Educação de Santa Luzia, Ana Claudia Souza. 

A cerimônia contou ainda com a presença do secretário de Estado, Efraim Morais, do deputado estadual, Domiciano Cabral, vereadores, professores, secretários municipais, familiares e amigos do ex-prefeito Antônio Ivo. 

Fonte: Ronaldo Magella

"Santa Luzia tem as condições necessárias para receber um curso superior", diz Reitor da UEPB

A convite do deputado federal Efraim Filho, o reitor da UEPB, Rangel Jr, esteve na tarde hoje visitando instalações na cidade de Santa Luzia.

Rangel aproveitou a oportunidade para agradecer ao deputado federal as emendas destinadas ao UEPB e disse que está aberto para discutir a questão da expansão universitária para Santa Luzia.

O reitor visitou instalações na cidade, percorreu ruas e gostou do que viu, pela sua visita, Santa Luzia teria as condições necessárias para abrigar e receber um curso superior.

Ao lado do deputado federal Efraim Filho, e do reitor da UEPB, o vereador Marconi Negromonte, e o engenheiro Baranger Araújo.

Fonte: Sertao1.com

Acidente na BR-230 em Santa Luzia deixa vítima ferida


Duas motos colidiram na manhã deste sábado deixando uma pessoa ferida na Br-230, próximo ao hotel Santa Luzia. Uma das motos pertencia a um motociclista de Santa Luzia que na hora do acidente  evadiu-se do local. 
A moto de Santa Luzia  vinha no sentido monte São Sebastião/BR230 chegando a bater na lateral da moto modelo Bros 150 CC de placa  mov 4054, pertencente a Àlberto Prado Lima de  39 anos natural de Uiraúna/PB residente na Rua João Batista da Silva  Nº 91.
A unidade móvel do SAMU  foi acionada até o local para primeiros socorros, a vítima  foi logo encaminhada para o Hospital Sinhá Carneiro e depois remetido para o hospital regional de Patos com suspeita de fratura na clavícula.
A PRF esteve no local do acidente para registro do acidente.
 Fonte: Sidney Silva

Bairro Antonio Bento também será contemplado com academia ao ar livre

O deputado federal Efraim Filho confirmou hoje que os recursos para uma nova Academia de Saúde ao ar livre, no valor de R$ 100 mil, já estão empenhados, emenda de sua autoria para o município. 

Isso quer dizer que o dinheiro já está na conta e a nova academia de Saúde deverá ser instalada ao lado do SESI Conhecimento, agregando mais qualidade a área, com Saúde e Educação.

Com isso, o município de Santa Luzia passará a três academias de Saúde, uma já instalada no CAAT, outra em fase de construção no bairro Frei Damião, e outra que em breve deverá ser iniciada no bairro Antônio Bento.

Fonte: Sertao1.com

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Amanhã tem o 2° Motocross em Santa Luzia

Vários pilotos da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte já confirmaram presença no evento.

Após 25 anos, jovem espera reencontrar parentes santaluzienses

O jovem Thiago Alves da Nóbrega, natural de Campina Grande/PB, mas residente na cidade de Hortolândia/SP, resolveu através da rede social Facebook procurar por seus familiares, que segundo ele, atualmente moram em Santa Luzia/PB, Bairro São José, e não mantém contato há 25 anos.

"Tenho três irmãos e não os conheço, só sei os nomes e onde nasceram. Já faz 25 anos! Se alguém tiver contato com alguns deles, por favor me avisem. Estou tentando compartilhar esse aviso o mais rápido possível". Disse Thiago.

Nome do avô - Manoel Alves da Nóbrega 

Nome da avó - Margarida Maria de Jesus
Mãe - Maria Alves da Nóbrega
Irmãos - Edson Alves da Nóbrega, João Paulo Alves da Nóbrega e Diego Alves da Nóbrega


Quem tiver notícias sobre o paradeiro dos mesmos, basta entrar em contato com o próprio Thiago, pelo endereço facebook.com/thiago.alvesdanobrega. Esse é o seu perfil pessoal no Facebook.

Foto da Mãe (Maria Alves da Nóbrega)

Instituto da Previdência de Santa Luzia esclarece problemas referente ao 13° salário

O Presidente do Instituto da Previdência do municipal de Santa Luzia, Marco Antônio, divulgou uma nota de esclarecimento devido ao não pagamento do mês de dezembro e do 13º salário para servidores  da Prefeitura Municipal. A nota diz o seguinte: 


"Devido aos problemas no recebimento de compensações previdenciárias junto ao INSS, o município de Santa Luzia ficou impossibilitado de pagar seus servidores dentro do corrente mês, passando a efetuar o pagamento no dia 06 de janeiro referente ao 13º salário, e o mês de dezembro no dia  22 de janeiro".

Fonte: Sidney Silva

Advogado patoense morre em acidente automobilístico


O advogado patoense Pedro Liberal Dias, 40 anos, morreu na noite desta sexta-feira, (27), vítima de um acidente automobilístico próximo a cidade de Serra Negra do Norte. 
 
Segundo informações, a vítima seguia em um veículo modelo Prisma de cor vermelha placas OFY-9575 quando perdeu o controle e veio a capotou.
 
O impacto foi tão grande que o corpo do advogado foi arremessado para fora do veículo.
 
Policiais Militares do Pelotão de Serra Negra do Norte estiveram no local onde constataram o óbito a vitima e acionaram a Policia Rodoviária Federal e uma equipe do ITEP da cidade de Caicó para fazer a remoção do corpo da vítima.
 
Além de advogado, Pedro Liberal era proprietário da Loja de Conveniência Liberal, em Patos.
 
Fonte: MaisPatos

Paraibana Lucy Alves assina contrato com a gravadora Universal e fará turnê pelo Brasil

O pai da cantora Lucy Alves, Badú, revelou com exclusividade ao Blog do Gordinho que a paraibana já fechou contrato com a gravadora Universal Music, uma das maiores do Brasil, e em janeiro começará uma turnê onde subirá em palcos de todo o país.

Lucy chegou a final do reality show The Voice Brasil e encantou os brasileiros cantando o Nordeste e tocando sanfona.

A paraibana não foi a ganhadora do programa, mas revelou seu talento já conhecido no estado e despertou o interesse de várias gravadoras.

A escolha, no entanto, foi pela Universal, que tem contrato com cantores famosos, como é o caso de Paula Fernandes e Caetano Veloso.

Governador Cid Gomes mergulha em tanque de adutora para fechar válvula

O governador do Ceará, Cid Gomes, está literalmente colocando “a mão na massa” (ou na água) para resolver o problema da falta d’água em Itapipoca, no Interior do Ceará. A população aguarda o funcionamento da adutora que deveria ter começado a funcionar na última segunda-feira (23), mas os canos de PVC não suportaram a força da água e romperam em vários trechos.

Na tarde desta quarta-feira (25), o governador do Ceará mergulhou no tanque da adutora para fechar a válvula que libera a saída do ar.

Domingo tem o 2° motocross em Santa Luzia


Inscrições para concurso da Paraíba vão até segunda; salários chegam a R$ 5 mil

As inscrições para o concurso da Prefeitura de Assunção se encerram na próxima segunda-feira (30). A seleção oferece 43 vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade. Dentre as vagas mais disputadas o destaque é para preencher a vaga de Médico, com carga horária de 40 horas semanais e salário de R$ 5.200.

Para o nível fundamental são oferecidos as vagas de Agente de Vigilância Ambiental, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista de CNH C e D e Operário Urbano. Em todos, a carga horária é de 40 horas semanais. No nível médio, as oportunidades são para Técnico de Enfermagem e Agente Comunitário de Saúde, o primeiro com remuneração de R$ 678 e o segundo de R$ 950.

Para quem tem o curso superior, as chances para o cargo de Assistente Social; Enfermeiro; Engenheiro Civil; Farmacêutico; Médico; Médico Veterinário; Odontólogo; Professor de ensino infantil e fundamental; Professor de Ciências, Professor de Geografia, História, Língua Inglesa, Matemática, Educação Física, Artes; Supervisor Escolar e Psicólogo.

Para concorrer, os candidatos podem realizar as inscrições via internet através do endereço eletrônico ou presencialmente das 8h às 12h e das 14h às 17h, na Sede da Prefeitura Municipal de Assunção, localizada na Rua Tereza Balduíno da Nóbrega nº 114, Centro.

Galo da Madrugada homenageiará o escritor paraibano Ariano Suassuna

O Galo da Madrugada começou os preparativos para seu 37º desfile. O maior bloco do mundo sai pelas ruas do centro de Recife (PE) no dia 1º de março de 2014, homenageando o escritor paraibano Ariano Suassuna. Em coletiva realizada recentemente na sede do Galo, foram lançados oficialmente o CD com as músicas do bloco e a camisa oficial de 2014.
 
Em vez da realização do concurso para eleger a canção tema do Galo, foi produzido um CD com 20 faixas inspiradas na vida e obra de Ariano. O álbum 'Frevo no Auto de Ariano' tem mais de 20 compositores e cantores, entre os quais estão Josildo Sá, Ed Carlos, Quinteto Violado, Maestro Forró e Rogério Rangel.

O cantor Josildo Sá, que venceu as duas últimas edições do concurso, afirmou que a competição movimentava mais a sede do galo. "O CD também vai movimentar bastante. Ao invés de uma, todas as canções são campeãs", ponderou. Para a divulgação das músicas, foi realizado um convênio com três rádios de Recife que irão incluir as canções na programação. Rômulo Menezes, presidente do Galo da Madrugada, destacou que o homenageado Ariano Suassuna possui um acervo cultural muito rico para ser explorado. "Musicalmente, o CD é uma prova disso", disse. Ainda de acordo com o presidente, as fantasias e alegorias também terão como base a arte de Ariano.

A camisa oficial de 2014 também faz uma homenagem ao escritor com traços da arte armorial na estampa. As camisas custam R$ 23,00 e estarão à venda na própria sede do galo, localizada no Palácio Enéias Freire, no Bairro de São José, e nos hipermercados Extra. Quem adquirir a camisa receberá também o CD 'Frevo no Auto de Ariano'.

O camarote Galo Downton também está com novidades. No ano de Copa do Mundo, o camarote oficial do desfile faz uma homenagem à torcida brasileira. Os ingressos já estão à venda no site ingresso rápido por R$ 220,00 para os homens e R$ 200,00 para as mulheres.

Rômulo Gouveia revela o que contará para decidir entre Ricardo e Cássio

O vice-governador Rômulo Gouveia (PSD) disse que a decisão de apoiar o projeto de reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB), ou uma possível candidatura do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), passará pelo crivo dos demais integrantes do Partido Social Democrático, mas que o espaço na chapa majoritária será fator determinante para o apoio da legenda.

"Nunca fui de ficar em cima do muro e em 2014 também não ficarei. Quando fui governo, me comportei como governo, e quando fui oposição, não mudei de lado. Hoje o PSD tem representantes em praticamente todos os municípios do Estado, com uma grande representatividade, e vai procurar ocupar seu espaço em uma chapa majoritária. Isso é muito importante para nós", afirmou.

Para reforçar a sua tese, Rômulo, que é pré-candidato ao Senado Federal, lembrou que o PSD tem um tempo de televisão substancial, sendo maior do que o do próprio PSB, e no mesmo patamar do PSDB. "Tempo de televisão pesa muito e esse tempo nós temos", disparou. As declarações foram dadas ao programa Correio Debate, da rádio 98FM.

Rômulo afirmou ainda que ocupando a vaga de senador a partir de 2014, terá condições de ajudar o Estado, considerando a sua atuação parlamentar na Câmara Federal. "Minha passagem pela Câmara não foi de um mandato medíocre, elaboramos importantes projetos", disse.

Grave acidente é registrado na BR-230 em Patos

Um grave acidente foi registrado na manhã desta sexta-feira (27/12) na BR-230, próximo ao Agrocentro aqui em Patos.

Segundo as primeiras informações um veículo, modelo Savero, cor prata, colidiu frontalmente com um Astra que viajava sentido Patos/Campina Grande.

Na Savero viajava apenas o motorista, já no outro veículo (Astra), seguiam três pessoas. Todas as vítimas foram socorridas por viaturas do Samu e conduzidas ao Hospital Regional de Patos.

Testemunhas informaram que o acidente pode ter sido causado por uma caminhonete que entrou bruscamente para o agrocentro fazendo com que os dois veículos colidissem frontalmente.

Até o momento não há informação de vítima fatal nesse acidente. 

Fonte: Patos Online

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Pilotos testam pista de motocross em Santa Luzia

Na Tarde de ontem (25), pilotos de Juazeirinho e Santa Luzia se reuniram para fazer testes na pista de motocross, localizada no Forró na Chácara. O evento que já está se aproximando causa muita expectativa na cidade de Santa Luzia, pois o 2º Motocross acontecerá no próximo domingo dia 29 de Dezembro.

Os pilotos fizeram o reconhecimento do novo traçado da pista, já que algumas modificações foram feitas na para proporcionar mais emoção aos competidores e ao público.

Houve até mesmo um duelo entre os pilotos de Juazeirinho, Junior de Chico e Oscar de Lúcio, que levou os presentes ao delírio com manobras e pulos radicais. No final, Junior de Chico saiu vencedor.

Para os organizadores do evento, Hemerson Medeiros e Biscoito, um grande público é esperado no domingo. "Hoje foi apenas um aperitivo do que vai acontecer na corrida. Agradecemos aos pilotos de Juazeirinho e Santa Luzia que nos proporcionaram este grande treino". Disse Hemerson.

Vários pilotos da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte já confirmaram presença no evento.

Fonte: juazeirinhoenoticia.com.br

Ex-prefeito de Santa Luzia poderá ter sua história política contada em livro

O produtor cultural Santaluziense, Nerinho de Souza, nos informou ontem, que está pensando seriamente em colocar em prática um novo projeto, em breve, com ajuda de amigos. Trata-se da elaboração de um livro, contendo as histórias e fatos vividos pelo ex-prefeito de Santa Luzia e deputado, Antonio Ivo de Medeiros, durante toda a sua trajetória política.

"Antonio Ivo viveu de tudo. Sempre tive muita vontade de colocar todos esses fatos narrados em um livro, para que passe de geração em geração e todos tenha consciência de quem realmente foi o médico da mão amiga. São histórias curiosas, inusitadas, esquisitas, o menu é variado (risos). Me sinto no dever de guardar estas memórias, pois vários que vivenciaram muitos desses fatos infelizmente já estão nos deixando e partindo para melhor, por isso temos que nos apressar". Disse Nerinho.

Nerinho ainda contou, que muitos amigos também já demonstraram interesse no projeto e prometeram ajudar no que fosse possível. "Graças a Deus, muitos dos meus amigos que adoravam o Biscoitão já se disseram interessados em participar. Tenho que conversar com a família dele, para que possam liberar, a partir daí iremos nos movimentar em busca de colher as informações necessárias para o acervo".

Os trabalhos deverão começar já no início do ano que vem.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Prefeito Ademir Morais fará várias inaugurações no próximo sábado

O prefeito constitucional do município de Santa Luzia, Ademir Morais, comunica que no próximo sábado 28/12, estará participando das inaugurações de mais cinco obras concluídas pela sua gestão, em benefício da população em geral.

São elas:

Calçamento das ruas Joaquim Gambarra e Manoel Valdevino;
Ginásio de Esportes "O Biscoitão";
PSF do Bairro Nossa Senhora de Fátima;
Aterro Sanitário.

A inauguração do SESI Conhecimento, localizado no Bairro Antonio Bento, está previsto para o mês de janeiro.

Enfeites natalinos da Praça Alcindo Leite são recuperados

Após ser alvo constante de vandalismo, a ornamentação natalina da Praça Alcindo Leite, centro de Santa Luzia, foi totalmente recuperada pela equipe da Prefeitura Municipal e por voluntários.

Na madrugada de ontem (25), por sinal noite de Natal, vândalos proporcionaram uma verdadeira baderna na praça que estava lotada. As cabeças dos bonecos foram arrancadas, a iluminação foi danificada, os adereços quebrados e até o Papai Noel que se encontrava amarrado ao pilar central foi totalmente destruído.

Felizmente, logo ao amanhecer, representantes da PMSL e populares revoltados com o prejuízo resolveram recuperar e consertar o estrago causado pelos marginais. Após horas de trabalho, finalmente todo o esforço valeu a pena. O centro da cidade ficou novamente a caráter para receber as diversas apresentações do "Programa Saúde na Escola", com alunos da rede municipal e estadual de ensino.

Um grande público se fez presente para prestigiar as apresentações que tiveram início às 19:00 hs no Parque do Forró.

Proposta transfere eleições de presidente, governador e prefeito para abril devido a seca

Tramita na Câmara o Proposta de Emenda à Constituição 268/13, do deputado Wellington Fagundes (PR-MT), que transfere para abril as eleições para presidente da República, governador e prefeito.

Pela proposta, o primeiro turno das eleições ocorrerá no primeiro domingo de abril e o segundo turno, caso seja necessário, no quarto domingo. A Constituição estabelece o primeiro e o quarto domingos de outubro para as eleições a esses cargos. Pelo texto, a duração do mandato, de quatro anos, e a posse em 1º de janeiro não foram alteradas.

Fagundes argumenta que as campanhas eleitorais acontecem nos meses de seca em grande parte do País e isso gera “enorme desgaste físico” tanto para o candidato quanto para a população envolvida na política. “Seria prudente que o período eleitoral fosse deslocado para os meses de clima mais ameno, como abril”, afirmou.

Tramitação
 
A PEC terá sua admissibilidade analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, será votada em comissão especial e, depois, no Plenário.

Governador Ricardo Coutinho veta projetos de deputados da oposição

O Diário Oficial desta terça-feira (24) publicou vetos do governador Ricardo Coutinho (PSB) a dois projetos de deputados estaduais da oposição.

O projeto de lei de autoria do deputado estadual Caio Roberto (PR), que pretendia determinar a realização de consulta popular através de plebiscito nos casos de concessão de serviços públicos à iniciativa privada, foi vetado por apresentar vícios de inconstitucionalidade.


Doutor Aníbal (PEN), que está licenciado das atividades parlamentares, teve o projeto que visava proibir a contratação de empresas pertencentes a parentes dos agentes públicos vetado por não atender aos requisitos de constitucionalidade e legalidade.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Feliz Natal à todos os nossos leitores


Desvendando o mistério do Papai Noel

Por incrível que pareça a lenda do Papai Noel, que desce pelas chaminés na noite de Natal, não tem nada de capitalista e surgiu a partir de um homem de verdade, que resolveu praticar o bem e foi declarado Santo pela Igreja Católica, ficando para a história como São Nincolau.

Os trajes certamente eram de um padre e dificilmente seu biotipo era de um gordinho, mas que Nicolau virou lenda após distribuir presentes, isto é verdade. Filho de pais ricos, Nicolau nasceu no ano 275 em Pátara, na Ásia Menor, tendo se tornado sacerdote da diocese de Mira, onde evangelizou os pagãos em meio a perseguição que os cristãos viviam.

São Nicolau é conhecido principalmente pela sua atitude bondosa para com os pobres, já que ao receber por herança uma grande quantia de dinheiro, livremente partilhou com os necessitados. Certa vez, Nicolau sabendo que três pobres moças não tinham os dotes para o casamento e por causa disso o próprio pai, na loucura, aconselhou-as à prostituição, jogou pela janela da casa das moças três bolsas com o dinheiro suficiente para os dotes das jovens. Daí para todos passarem a sonhar com bolsas de dinheiro caindo pela chaminé ou janela, foi um pulo...

Nicolau conquistou a todos com sua caridade, zelo, espírito de oração, e carisma de milagres. Historiadores relatam que ao ser preso, por causa da perseguição dos cristãos, Nicolau foi torturado e condenado a morte, mas felizmente se salvou em 313, pois foi publicado o edito de Milão que concedia a liberdade religiosa.

São Nicolau participou do Concilio de Nicéia, onde Jesus foi declarado consubstancial ao Pai. Entrou Nicolau no Céu em 324 ao morrer em Mira com fama de santidade e de instrumento de Deus para que muitos milagres chegassem ao povo. Sua transformação para o símbolo natalino ocorreu na Alemanha e passou a ser conhecido no mundo todo. Toda essa história está contada no livro "Papai Noel: uma biografia" escrito pelo professor de história Gerry Bowler, um detalhado registro da vida do bom velhinho, de onde tiramos estas informações.


Mas de onde veio a roupa vermelha e os quilos a mais do bom velhinho?

Atualmente, Noel é retratado como um homem velho, gordo, alegre e sempre com um casaco vermelho com gola e punho de manga brancos, calças vermelhas de bainha branca, e cinto e botas de couro preto. Essa imagem surgiu no século XIX devido à influência da Coca-Cola, que lançou um comercial do bom velhinho com as vestes vermelhas.

SETRAS de Várzea promoveu Auto de Natal e distribuição de brindes


A Prefeitura Municipal de Várzea, através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social em parceria com os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos encerraram as confraternizações natalinas realizadas nas zonas rural e urbana do município.

No último dia 22, foi realizado no Coreto municipal a apresentação do Auto de Natal pelos usuários dos serviços PETI, Projovem e Centro do Idoso. Houve também a chegada de Papai Noel, que distribuiu brindes e tirou fotos com as crianças do município.

Para a Secretária do Trabalho e Assistência Social, Ana Cristina, as ações da “Caravana da Alegria” evidenciam a importância de se manter a tradição natalina, como também contribuem para a integração das famílias na comunidade.

Fonte: PM de Várzea

Bancos funcionarão apenas duas horas nesta véspera do Natal

Quem tem pendências para resolver com as agencias bancarias, durante todo o dia de hoje (24) é bom se antecipar. O funcionamento será das 8 as 10 horas. Segundo o Sindicato dos Bancários, para os dias seguintes, os serviços serão suspensos no feriado do dia 25 de dezembro, assim como no dia 31 e no dia 1º de janeiro de 2014.

MPF denuncia ex-prefeito de Jardim do Seridó por desvio de verbas públicas federais

Trata-se de Ação Penal promovida pelo Ministério Público Federal (MPF) contra EDIMAR MEDEIROS DANTAS e TATIANO CARDOSO DA SILVA, qualificados na denúncia, pela suposta prática do crime previsto no artigo 1º, I, do Decreto Lei nº 201/67 c/c art. 29 do Código Penal.

Segundo a peça acusatória, EDIMAR MEDEIROS DANTAS, ex-prefeito de Jardim do Seridó/RN, junto com TATIANO CARDOSO DA SILVA, empresário, teriam desviado VERBAS PÚBLICAS FEDERAIS oriundas do convênio nº 832/2008, celebrado em 24/06/2008 entre o Ministério do Turismo e o Município de Jardim do Seridó para a realização de um evento denominado: "IV SÃO PEDRO DA ALEGRIA".

A denúncia afirma, ainda, que foram aportados R$ 150.000,00 do Ministério do Turismo e R$ 15.000,00 em contrapartida do Município, totalizando R$ 165.000,00 (cento e sessenta e cinco mil reais) como objeto do convênio. As irregularidades no processo licitatório foram constatadas por meio da atuação do órgão federal de fiscalização, no caso, a Controladoria Geral da União – CGU.

Conforme o Ministério Público Federal (MPF), para a realização do evento, o denunciado EDIMAR MEDEIROS DANTAS teria contratado a empresa TATIANO CARDOSO DA SILVA - ME, de propriedade do acusado TATIANO CARDOSO DA SILVA, mediante a licitação convite nº 009/2008, que, segundo informações constantes da denúncia, conteria diversas irregularidades.

Ainda de acordo com o Ministério Público Federal (MPF), pelos fatos apresentados, "há evidências no sentido de que os recursos financeiros relativos ao convênio foram, total ou parcialmente, desviados pelos denunciados em proveito da empresa TATIANO CARDOSO DA SILVA-ME" e, por fim, imputa a esses dois acusados a prática do crime previsto no artigo 1º, I, do Decreto Lei nº 201/67 c/c art. 29 do Código Penal.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Prefeitura Municipal de Patos descumpre TAC, criando cargos comissionados para evitar demissões de contratados

Um dos pontos do Termo de Ajustamento de Conduta – TAC que foi assinado no dia 12 de agosto de 2013, entre Prefeitura Municipal de Patos, Ministério Público Estadual – MPE e tendo a presença do juiz da 5ª Vara de Justiça do Fórum Miguel Sátyro, dentre outros representantes, está sendo descumprido pela gestão municipal. A questão que acorda em não transformar contratados em cargos comissionados está sendo ignorada de forma clara pela Prefeitura de Patos.

Está escrito no TAC.: d-) “os atuais contratados não poderão ser “transformados” em ocupantes de cargo em comissão e/ou terceirizados para empresas particulares, eventualmente contratadas pelo Município de Patos”.

A redação do Patosonline.com dispõe de nomes enviados de contratados que estariam sendo transformados em cargos comissionados para evitar as demissões. Essas pessoas são contratadas e tem um vínculo mais próximo com a atual gestão e por esse motivo, estariam dispondo de proteção para não perderem os empregos.

As denúncias também vêm de contratados demitidos que estão vendo outros sendo protegidos dentro de setores e órgãos da Prefeitura Municipal de Patos. “Se eu estou sendo demitida porque aquela pessoa que cumpre a mesma função que eu vai ficar? Isso é injustiça”, disse uma funcionária que pediu para não ser identificada.     

Apesar de dispor dos nomes e locais onde os fatos estão acontecendo, a redação não fará exposição dos contratados transformados em cargos comissionados. O SAGRES do Tribunal de Contas do Estado – TCE tem trazido dados sobre o aumento significativo de cargos comissionados que custam atualmente aos cofres públicos R$ 647.067,44. O SAGRES comprova que houve um aumento significativo em 2013 dos gastos com cargos comissionados.

Fonte: Josivan Antero

Deputado destina 24 milhões à UEPB e espera expansão para Santa Luzia em 2014

O deputado federal Efraim Filho afirmou ontem em sua participação no Programa Espaço do Povo, que conseguiu colocar 24 milhões de reais no Orçamento da União, através de uma emenda de bancada, para a expansão da Universidade Estadual da Paraíba.

Com isso, o deputado disse que espera que a universidade possa chegar ao Vale do Sabugi, especificamente em Santa Luzia. Sendo assim, a nossa região seria finalmente contemplada com o ensino superior em 2014.

Fonte: Sertao1.com 

Paróquia de Santa Luzia divulga programação de Natal

A Paróquia de Santa Luzia, divulgou hoje a sua programação de Natal para os dias 24 e 25.

Dia 24 - Missa da Vigília de Natal (21:00 hs - Igreja Matriz);
Dia 25 - Missa de Natal (08:00 hs - Igreja Matriz e 19:00 hs Igreja de São José Operário).

Reforma do Parque do Forró deverá começar em janeiro

O prefeito de Santa Luzia, Ademir Morais, afirmou ontem que está esperando apenas a liberação da Caixa Econômica Federal para iniciar as obras de reforma do Parque do Forró.

A obra já está licitada e o prefeito tem pressa na reforma do prédio por conta do período junino. Segundo Ademir, as obras deverão se iniciar já agora no mês de janeiro. 

Fonte: Sertao1.com

Vitalzinho, Cícero, Manoel Junior e Major Fábio estão entre os parlamentares mais atuantes de 2013

A mais recente edição da revista Veja traz um ranking com os deputados federais e senadores que mais trabalharam, em 2013, "por um Brasil mais moderno e competitivo". No ranking dos senadores, Veja apontou pelo segundo ano consecutivo o paraibano Vital do Rêgo (PMDB-PB) entre os 10 senadores que mais se destacaram. O senador Cícero Lucena (PSDB) aparece na 11ª colocação desse ranking.

Manoel Júnior (PMDB) e Major Fábio (PROS) aparecem no ranking da Câmara Federal. Na lista. Manoel Júnior divide a 9ª colocação com mais outros três parlamentares: Augusto Coutinho (SDD-PE), Colbert Martins (PMDB-BA) e José Carlos Araújo (PSD-BA). Os quatro parlamentares obtiveram nota 8.

O deputado Major Fábio aparece na 17ª colocação dividindo a vaga com Átila Lins (PSD-AM). Os dois três obtiveram nota 7,2

O ranking, considerou o posicionamento dos parlamentares em relação a nove eixos fundamentais, "que começam por uma carga tributária menor e sistema tributário mais simples, passam pela diminuição da burocracia e chegam à proposta de leis trabalhistas que respeitem integralmente empregadores e empregados".

O chamado "ranking do progresso" analisou a atuação parlamentar dos deputados e senadores em relação aos nove temas, que de acordo com a revista "foram afetados de alguma maneira no Congresso pelas 243 proposições de maior relevância entre as centenas de projetos de lei, medidas provisórias e propostas de emenda à Constituição que tramitaram na Câmara e no Senado em 2013".

A pesquisa foi feita pela Revista Veja em parceria com o Núcleo de Estudos Sobre o Congresso - Necon, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Iesp/UERJ.

Diap


Ainda em 2013, o senador Vital do Rêgo foi novamente destaque na pesquisa que o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) faz para elencar os 100 "Cabeças" do Congresso para a eleição dos parlamentares mais influentes.

Dois jogos agitaram o fim de semana no Ruralzão de Várzea/PB

No Ruralzão de Várzea foram realizados dois jogos neste final de semana. No sábado (21), Ipueira e Novo Horizonte ficaram no 0 X 0. Ipueira já está classificada para a semifinal, e agora aguarda o vencedor do confronto entre Serrote Preto e Novo Horizonte, pra conhecer o seu próximo adversário das semifinais.
 
No domingo (22), Pitombeira e Xique-Xique fizeram um grande jogo, onde na oportunidade ficaram no 1 X 1. Com o empate, Pitombeira também se classificou para as semi.
 

No próximo domingo, jogam São Vicente e Xique-Xique para definir o outro classificado.

Fonte: Esporte São José do Sabugi

domingo, 22 de dezembro de 2013

Varzeense capota carro na estrada que liga Várzea à Ouro Branco/RN

O varzeense Erinaldo Alves, mais conhecido por Santo de Dona Eulalia, residente em Várzea/PB capotou seu veículo um corsa sedan preto na RN 089 que liga Ouro Branco á Várzea/PB.  A pista já estava escorregadia devido as chuvas, Erinaldo capotou seu carro na mesma curva em que outro veículo tinha capotado ontem (20/12), a diferença foi que o carro caiu pelo lado contrário do outro acidente. 

O acidente aconteceu por volta das 07:30Hs de ontem (21/12), felizmente o motorista não teve nenhum arranhão.

Fonte: Blog Ouro Branco Noticias

Candidato ao conselho tutelar eleito agradece votação expressiva

Ontem (21), após o resultado final da eleição para o conselho tutelar de Santa Luzia, o candidato eleito Frankson Nery (Kalunga), usou o seu perfil na rede social Facebook para agradecer a votação expressiva que o mesmo obteve.

"Quero aqui, desde já, agradecer em primeiro lugar a Deus, pois sem ele nada somos. Em segundo lugar, a minha família que tanto me apoiou nessa eleição. A minha vó mais conhecida como dona Cidinha, que mesmo estando em casa pediu o voto de cada pessoa que passava por sua rua, com o carisma q só ela tem, conseguiu conquistar as pessoas que depositaram em mim seus votos de confiança. Ao meu padrasto, que tenho como um pai e esteve comigo até o ultimo momento da apuração, só tenho a agradecer. Fabrícia Nóbrega, minha irmã, mesmo estando longe me ajudou e muito. Em geral, não poderia esquecer de todos os meus amigos e amigas de Santa Luzia, que votaram em mim. Graças a Deus, obtive 558 votos e fui o 4° colocado, numa eleição onde o 1° obteve 590 votos, sendo este um grande amigo meu e da minha família, humilde, que muito mereceu. Valeu minha querida Santa Luzia! como já dizia o nosso eterno biscoitão. Vou honrar com o voto de cada amigo e prometo defender o direito da criança e do adolescente com muita seriedade, respeito e dedicação. Mais uma vez Obrigado". Disse Kalunga.