sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Justiça encaminha pedido de impeachement da prefeita de Patos Francisca Motta

O Procurador-Geral de Justiça, o Ministério Público Estadual – MPE –, a Câmara Municipal dos Vereadores da cidade de Patos estão sendo comunicados da decisão judicial que pede o impeachment da prefeita de Patos, Francisca Gomes de Araújo Motta. A decisão foi proferida de ordem da 5ª Vara de Justiça do Fórum Miguel Sátiro atendendo ação do advogado Taciano Fontes.
 
A decisão se afirma devido ao descumprimento de decisões judiciais por meio de liminares e sentenças transitadas em julgado, configurando um claro desrespeito às decisões judiciais apoiadas na Constituição Federal.

O descumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta – TAC – que determinou em consonância das representatividades a demissão dos contratados também foi levado em consideração.

Na mesma decisão, o magistrado Dr. Ramonilson Alves também determinou a abertura de uma pasta especial para autuação administrativa de todas as liminares, sentenças e acórdãos com denúncia de descumprimento.

Para o advogado Taciano Fontes, “fiz minha parte e estou de alma lavada. Eu sabia que a justiça iria prevalecer. As desculpas esfarrapadas da prefeitura pode ter gerado essa decisão”, relatou.

Fonte: Jozivan Antero

Emissário de Ricardo Coutinho retorna frustrado após conversa com Cássio

O ato não precisa ser publicado no Diário Oficial do Estado, mas o governador Ricardo Coutinho (PSB) nomeou assessores ligados ao tucano Cássio Cunha Lima para conversar com ele. O objetivo é tentar removê-lo da decisão de concorrer à sucessão governamental em 2014.

Segundo informações repassadas ao blog, o primeiro emissário do Palácio da Redenção retornou com a seguinte resposta: “Tem jeito não, governador; ele (Cássio) está mesmo decidido”. O outro, ainda não arriscou conversar com o tucano. As declarações de CCL em Guarabira fez tremer a base do governo “socialista”.

Até o governador arriscou conversar com o tucano, mas levou um “rolezinho” na semana passada. Cássio preferiu ir ao encontro do presidente estadual do PPS, Nonato Bandeira – vice-prefeito de João Pessoa.

“Governador, tem jeito não; é melhor desistir e vamos montar uma nova estratégia para o embate que será difícil para nós, para ele (Cássio) e também Veneziano (Vital)”. Essa opinião, RC teria ouvido de um corajoso assessor.

O Palácio já tinha uma estratégia montada, que seria jogar no asfalto a informação de um suposto dossiê contra o tucano Cássio Cunha Lima. Mas foi abortado a pretexto de que tornaria o senador do PSDB novamente “vítima”.

Então, recomendou-se deixar a poeira sentar e começar tudo do zero a partir do momento em que o senador tucano lançar a candidatura ao governo.

Amanhã, o campo da AABB de Santa Luzia será palco do jogo do ano

Uniformes prontos, chuteiras compradas, jogadores escalados, árbitro confirmado e confraternização preparada. O jogo entre os amigos de Ronaldo Magella e os amigos de Otoniel promete ser um grande atrativo na tarde deste sábado, na AABB de Santa Luzia.

A partir das 16:00 hs, as amizades serão deixadas de lado e os ânimos ficarão exaltados, pelo menos é o que se espera após a declaração do técnico da equipe dos amigos de Otoniel, Reginaldo (Pekelé). "Amizade é amizade, no campo de jogo a coisa é diferente, quando o árbitro soar o apito eu quero meu time dando o máximo, se precisar chegar junto, vamos chegar junto, se precisar discutir, vamos discutir, o importante é que no final sejamos vencedores". Disse Pekelé.

Do lado da equipe dos amigos de Magella, a baixa fica por conta do meia Péricles Tôrres. Péricles, precisou viajar à capital do Estado e causou muita dor de cabeça ao técnico José de Eloy (Zé Babão). "É uma baixa muito grande na equipe, mas vamos suprir esse perda. Entrei em contato com o atleta Sebastião Gildácio, que vocês devem conhece-lo como "Pretinho", o cara tem um bom cabeceio e uma excelente impulsão, exatamente o jogador que faltava ao nosso time". Afirmou Zé.

Alguns atletas de ambas as equipes ainda estão para chegar em terras santaluzienses. O jogo será transmitido ao vivo para todo o Mundo pela TV Santa Luzia, através do site sidneylocutor.com.br e do tvsantaluzia.com.

Veja a escalação das duas equipes:

Amigos de Otoniel - Maênio, Rademaker (Radí), Otoniel, Joãozinho, Valmel, Alkimar, Pingão, Felipe Coringa, Galego de Gení, Kyoma Svendsen, Jansinho, Segundo Work, Gill de Ninida e Boréu. (Técnico - Pekelé).

Amigos de Ronaldo Magella - Kalunga, Régis Clet, Eliziário, Nerinho, Ronaldo Magella, Chico do Rádio, Antenor, Junior Santana, Pretinho, Washington Imperador, Ex-Padre Valdomiro e Thiago de Zezé. (Técnico - Zé Babão).

A arbitragem ficará por conta do grande Rossini de Seu Hipólito.

Corintians de Caicó e Santa Cruz morrem abraçados após empatarem no Marizão

Corintians-RN e Santa Cruz-RN empataram por 1 a 1 na noite desta quinta-feira, e não conseguiram a classificação para a final da Copa FNF, como é chamada a primeira fase do Campeonato Potiguar. O jogo foi realizado no Estádio Marizão, em Caicó.

A torcida do Santa Cruz-RN e o grupo de jogadores chegaram a comemorar a classificação para a final da Copa FNF após o apito final, mas viu a vaga escapar das mãos após a vitória do Baraúnas sobre o Assu, com gol marcado aos 48 minutos do segundo tempo.

Com os resultados, o Santa terminou com 10 pontos, na segunda posição, enquanto o Baraúnas chegou a 12 e vai decidir a Copa FNF com o Globo FC, primeiro colocado do Grupo A. O Corintians-RN ficou na terceira posição, com nove pontos.

No Marizão, Cris abriu o placar para os donos da casa, aos 38 minutos. Tomaz Anderson deixou tudo igual aos 22 minutos da segunda etapa.

Polícia Militar pode decretar greve e aumento da violência será responsabilidade de RC, alerta coronel

O Governo Ricardo Coutinho pode patrocinar o carnaval mais violento da história caso os rumores que percorrem os quartéis se confirmem. De acordo com que chegou a redação do Jampanews há uma movimentação intensa na caserna para cruzar os braços daqui para frente como represália ao reajuste concedido pelo governador, o que deve contribuir significativamente para o aumento da violência no estado principalmente nos municípios onde se costuma comemorar os festejos carnavalescos.

A informação teria colocado de sobreaviso a cúpula da Segurança Pública já que os rumores foram detectados e a predisposição da tropa para a greve branca já se alastra por todas as unidades da Polícia Militar. Além do reajuste ficar muito aquém do que esperava a corporação, o fato do seguro de risco de vida não ter sido acrescido aos salários estimulou os militares a se limitarem ao registro das ocorrências.

Nas rodas dentro dos quartéis, na conversa das guarnições distribuídas pelas ruas, o tema é um só: ninguém vai se expor ao tiroteio com bandidos, quando se sabe que, quem se ferir vai para casa ou para o cemitério com 40% a menos nos vencimentos, deixando a família em estado de penúria.

Ninguém confirma esses rumores oficialmente, nem mesmo as entidades representativas dos policiais comentam os rumores de greve branca, mas lideranças como coronel Maquir, presidente da Caixa Beneficente, reconhece e compreende o desestímulo da tropa. “Ninguém pode esperar de um policial que não tem garantia de que seus vencimentos vão permanecer, caso vá para a inatividade, que ele vá trabalhar nas ruas, enfrentando marginais superiormente armados de peito aberto. Quem acredita nisso é antes de tudo um irresponsável”, detona o coronel.

O carnaval do ano passado já foi o mais violento do período de Ricardo Coutinho, quando 33 pessoas morreram em todo estado, sendo que 19 na região metropolitana. Diante do clima instalado de revolta aguarda-se com expectativa e temor que o de 2014 supere em números o de 2013.

Um dos que sinalizam para essa apatia da tropa é o coronel Jarlon Cabral que, em carta aberta alertou para essa possibilidade de greve branca e lamentou que o Governo irresponsavelmente não respeite a Lei e não oficialize aquilo que é direito do policial. “Qualquer aumento da violência no Estado, principalmente no período carnavalesco é da inteira responsabilidade do governador e do comandante geral”, dispara o coronel da ativa.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

MP de Santa Luzia receberá na próxima semana uma nova Promotora

Nos primeiros dias de Fevereiro o Ministério Público de Santa Luzia PB receberá por tempo indeterminado a Promotora MIRIAM PEREIRA DE VASCONCELOS

A Dra. MIRIAM PEREIRA DE VASCONCELOS, estava a frente da Promotoria de Justiça Cumulativa de Patos, e chegou a exercer  suas funções da Promotoria de Justiça Cumulativa de Santa Luzia, junto à 26ª ZE - SANTA LUZIA, durante o período de 23/11/13 a 01/12/13, em virtude de vacância da referida Promotoria. 

Fonte: O Quipauá

Governo do Estado pagará sua folha nesta quinta e sexta

O Governo da Paraíba paga, nesta quinta e sexta-feira (30 e 31), os salários dos servidores referentes ao mês de janeiro. De acordo com a Secretaria de Estado da Administração, os aposentados e pensionistas recebem na quinta, enquanto servidores da ativa da administração direta e indireta receberão os vencimentos no dia seguinte.
No primeiro mês do ano, o Governo do Estado mantém o compromisso com o pagamento da folha sempre dentro do mês trabalhado e já com o aumento anunciado pelo governador Ricardo Coutinho na última segunda-feira (27). Aproximadamente 93 mil servidores, que representam 89% do corpo de trabalhadores, receberão reajustes que variam entre 6,78% e 13,75%. Os outros 11% dos servidores terão um reajuste de 5% em seus salários.
Serão beneficiados, com a nova data base, mais de 105.422 funcionários públicos, que terão reajuste retroativo a partir de 1º de janeiro. Os 41.528 servidores (quase 40%) que recebem remuneração de um salário mínimo terão um reajuste de 6,78%, índice igual ao concedido pelo Governo Federal. O reajuste vai gerar um impacto na folha de R$ 21 milhões por mês, e de R$ 240 milhões por ano.

Fim de semana terá de prévia de Carnaval em Santa Luzia

Nos próximos dias 01 e 02 de fevereiro, sábado e domingo, acontecerá no Rancho Paraíso em Santa Luzia a primeira prévia de Carnaval do ano.

A animação no sábado (01) ficará por conta do Dj Masterik & Saveiro Pancadão e do cantor Jotinha Nery. Já no domingo (02), será a vez do Kalifa Metalizado subir ao palco para fazer a festa. Logo após, novamente o Dj Masterik & Saveiro Pancadão colocará todos para curtirem o seu repertório totalmente atualizado.

No sábado a festa deverá começar às 22:00 hs, e no domingo às 16:00 hs.

Compre já a sua casadinha ao preço de R$ 8,00 com Juninho Dos Lisos, Gigiu do Bloco Iperfeitos ou no carro de som.

Sabugy Futebol Clube inicia treinos visando o Sub-17

Teve início ontem, no estádio Machadão em Santa Luzia, os treinos da equipe do Sabugy Futebol Clube Sub-17 visando a copa da categoria que será disputada em Patos/PB, e também um campeonato Intermunicipal da mesma categoria que será sediado em Caicó/RN.
Todos os atletas convidados compareceram e participaram do treino de seleção. O professor Malaquias Filho, teve uma conversa ao pé do ouvido após o treino com os goleiros Noaldo e Juliano, o resto do elenco praticou treino físico.
Informações: Chico do Rádio

Campina Grande se antecipa e já define a data do São João deste ano

A edição 2014 do “Maior São João do Mundo” de Campina Grande já tem data marcada para acontecer. Este ano, o evento terá início no dia 6 de junho e só irá terminar no dia 6 de julho, após 30 dias de forró, no Parque do Povo, o ‘Quartel general do forró’. As datas foram definidas durante uma reunião entre a secretaria executiva de desenvolvimento econômico e setores do segmento turístico como bares, restaurantes e agências. Em 2013, o ‘Maior São João do Mundo’, atraiu um público estimado em mais de dois milhões de forrozeiros. Ao todo, foram 1,2 mil horas de forró e mais de 200 atrações musicais. 

Segundo a secretaria Catharine Bento Brasil, após a escolha do período para realização da festa, o próximo passo será trabalhar a divulgação do ‘Maior São João do Mundo’ em feiras e eventos por todo país para atrair turistas para a festa. “Sabemos que a festa do “Maior São João do Mundo” é um evento que atrai muitos turistas e este ano queremos superar as edições anteriores. Ano passado alcançamos os nossos objetivos e para 2014 a nossa intenção é fazer uma festa ainda maior do que a de 2013. Para isso, já estamos trabalhando com a promoção da divulgação da data junto às operadoras de turismo para que elas possam adequar em seus pacotes”, contou.

“Estamos em fase de preparação para o ‘Maior São João do Mundo’, e caberá ao prefeito Romero Rodrigues fazer orçamento do valor que será investido. Buscaremos, sobretudo, trazer ainda mais inovações, assim como aconteceu na edição do ano passado”, disse a secretaria.

Agência Nacional das Águas anuncia redução da vazão dos Açudes Coremas e Mãe d’água

Os açudes Coremas e Mãe d'água sofrerão nova redução na vazão em função do prolongamento da estiagem. O anúncio foi feito, nesta quarta-feira (29), pela Agência Nacional das Águas (ANA) em reunião realizada em João Pessoa com representantes de vários órgãos do Governo do Estado.

O secretário de Estado Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Ciência e Tecnologia, João Azevedo, solicitou que a diminuição no abastecimento fosse impostas aos grandes irrigantes. "Temos uma preocupação especial com 178 pequenos irrigantes que trabalham duro nas Várzeas de Sousa. Muitas famílias dependem da comercialização das culturas permanentes que são feitas lá", alertou o secretário.

De acordo com o presidente da ANA, Vicente Andreu, as restrições afetarão principalmente os irrigantes. "Estamos dando continuidade do processo que vem sendo adotado desde junho de 2013. São medidas que visam um controle maior do processo de irrigação. É possível que em função do agravamento da seca a irrigação tenha que ser suspensa", explicou o chefe do órgão responsável pelas águas de domínio federal.

Já o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba, João Vicente Machado Sobrinho, destacou a importância do reforço na fiscalização para combater o desvio da água e do acompanhamento diários do volume repassado ao Rio Grande do Norte. "Temos que respeitar o Marco Regulatório que determina a vazão com a qual a água deve chegar no estado vizinho, mas também precisamos defender os interesses da Paraíba. É nossa obrigação colocar propostas que garantam a segurança hídrica dos paraibanos", destacou.

As informações com a capacidade máxima e o nível atualizado dos açudes Coremas e Mãe d'Agua estão disponíveis na página da Aesa na internet, www.aesa.pb.gov.br. O site também disponibiliza previsões climáticas para todas as regiões do Estado.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Meteorologista comenta situação de estiagem e previsão de chuvas para o Sertão

Em entrevista à imprensa patoense durante a última semana, o meteorologista Mário Leitão comentou os estudos de monitoramento do tempo em relação à previsão de chuvas para o Sertão.

Segundo o meteorologista, o risco de estiagem divulgado recentemente é uma previsão ampla, tendo como base a situação dos últimos anos. 
 
“De fato, existe um risco de chuvas abaixo da média, porém essa perspectiva se divide numa estatística de 25% acima da média, 35% para uma regularidade e 40% irregular. É importante destacar que essa estimativa é uma previsão observada de maneira ampla para o Nordeste, ou seja, não significa dizer que isso seja uma realidade para as regiões do interior”, comentou. 
 
Em relação à previsão para os meses de fevereiro e março, Mário Leitão, informou que as expectativas são positivas.   “Em fevereiro o índice ainda permanece instável, contudo, é possível que tenhamos bons registros de chuvas. A partir março a perspectiva é que as chuvas sejam constantes e fortes”, disse. 
 
Fonte: Mais Patos

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Aumento da nebulosidade pode provocar chuvas isoladas no Sertão da Paraíba

Imagens de satélites analisadas pela equipe de meteorologia do Governo do Estado indicam que o aumento da nebulosidade pode provocar chuvas isoladas no Sertão paraibano, nas próximas 24 horas. A temperatura da região deve variar entre a mínima de 22 °C e a máxima de 36°C.

De acordo com o setor de Monitoramento e Hidrometria da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), também podem ocorrer precipitações no Agreste, Brejo e Litoral. “Através da análise das imagens de satélite, das últimas 24 horas, observamos um aumento na nebulosidade na região do Alto Sertão da Paraíba associado à circulação de ventos nos altos níveis da atmosfera. Com isso, o tempo deverá permanecer com nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas. Já para o setor leste do Estado, a previsão é de chuvas ocasionais”, informou a meteorologista Marle Bandeira.

Monitoramento – As variações climáticas e os níveis dos açudes são monitorados diariamente pelos técnicos da Aesa. Na Sala de Situação, instalada em Campina Grande, os meteorologistas realizam um trabalho preventivo para auxiliar em casos de eventos como secas e enchentes. Na iminência de um desastre natural, a Aesa aciona Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e demais órgãos da administração estadual.

Plataformas de coleta de dados espalhadas pelo Estado enviam (via satélite) informações como quantidade de chuva, pressão barométrica e nível da água. Para construir o espaço de observação climatológica, o Governo do Estado e a Agência Nacional das Águas (Ana) investiram mais de R$ 2 milhões.

Sousa contrata ex-jogador do Sabugy Clube de Santa Luzia

O atual líder do Campeonato Paraibano, Sousa Esporte Clube, realizou nesta terça-feira (28), a apresentação de dois reforços para o clube. Entre as novidades, está um garoto de 16 anos que também assinou contrato com o elenco principal.

Os jogadores contratados e apresentados oficialmente no estádio O Marizão foram: o lateral direito Thiago Kugelmeker, mais conhecido como” Thiaguinho”, ex-Tiradentes-CE, e o meio campista Jefferson Marques ex-Central-PE. Entre os reforços para o clube está o meio campista Francisco Giannoty que tem apenas 16 anos e foi destaque na II Copa Porto de Galinhas pelo time da gategoria de base do Dinossauro do Sertão.

Fonte: Diário do Sertao

Ex-primeira dama Silvia Cunha Lima pede demissão de cargo do governo Ricardo Coutinho

Silvia Cunha Lima, ex-primeira dama da Paraíba, deve deixar nos próximos dias  o cargo que ocupa no governo Ricardo Coutinho (PSB).

Segundo informações, Silvia, que exerce a função de coordenadora de museus, está pedindo exoneração do cargo pois recebeu uma proposta para comandar a Coordenação de Arborização e Meio Ambiente de Campina Grande.

Em um momento de tantas especulações a respeito do racha entre o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o governador Ricardo Coutinho, a saída de Silvia Cunha Lima do cargo de confiança vem engrossar ainda mais a hipótese de rompimento.

Jovem é preso suspeito de estelionato em cidades da Paraíba, RN, PE, CE e Alagoas

O jovem William Gustavo Chagas, 23 anos, foi preso na tarde desta terça-feira (28) na cidade de Pedro Régis, Litoral Norte a 91 km de João Pessoa, acusado de aplicar uma série de golpes nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco e Alagoas. De acordo com o comandante da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar em Mamanguape (CIPM), capitão Alberto Filho, só na Paraíba, o homem teria prejudicado o comércio em mais de doze cidades. Ele responde a 8 processos judiciais.

O capitão comentou que a Polícia Civil da Paraíba estava monitorando o jovem e passou uma foto do suspeito para a Polícia Militar em Mamanguape, orientando sobre a possível instalação dele na cidade.

- Começamos a fazer rondas e vistorias na cidade, quando nos deparamos com o rapaz tentando aplicar mais um golpe. Recebeu voz de prisão e o conduzimos para a Delegacia de Mamanguape – comentou Alberto Filho.

Ainda de acordo com o comandante, para aplicar os golpes, William Gustavo se passava por funcionário de uma empresa de telefonia móvel. “Ele chegava na cidade dizia que era funcionário de uma determinada empresa. Caso não tivesse rede da empresa na cidade, ele falava que estava no local para fazer um levantamento para a instalação de antenas de celular. Caso tivesse cobertura, William comentava que estava na cidade para fazer um levantamento para a melhoria do sinal”, disse o capitão.

William Gustavo teria lesado comércio de aluguel de carros, motos e pousadas. O jovem deve ser transferido para um dos presídios da Paraíba onde vai responder pelo crime de estelionato.

Após jogo com Náutico ser suspenso, Botafogo-PB treina no Estádio Nazarenão em Goianinha

O time do Botafogo-PB estava a poucos quilômetros de Goianinha-RN quando recebeu a notícia do cancelamento do jogo contra o Náutico, que seria realizado às 20h desta segunda-feira no Estádio Nazarenão, pela terceira rodada do Grupo D da Copa do Nordeste. O diretor do clube, Ariano Wanderley, informou que o ônibus que levava os jogadores já estava chegando ao estádio quando o recebeu comunicado oficial da CBF. E uma vez lá, a equipe acabou decidindo por realizar um treino tático no local.
 
- O time foi na frente, mesmo sem ter a certeza de que iria jogar, para estar a salvo de qualquer punição. Mas acabou sendo informado do cancelamento quando chegava no estádio – contou.
 
Mesmo sabendo do cancelamento do jogo, o time do Belo desembarcou no Nazarenão e se apresentou no campo de jogo. No local estavam também o trio de arbitragem escalado para a partida, que foi notificado no local de que uma decisão judicial impedia a realização do confronto.
 
O clube, na verdade, deixou claro que foi ao estádio como forma de provar que não teve nada a ver com a ação movida pelo vereador pessoense Renato Martins, que acabou conseguindo a liminar na justiça comum que cancelava o jogo e o obrigava a ser realizado no Estádio Almeidão.
 
Entenda o caso
O diretor de competições da Confederação Brasileira de Futebol, Virgílio Elísio, confirmou no final da tarde desta segunda-feira que o jogo entre Botafogo-PB e Náutico, pela terceira rodada do Grupo D da Copa do Nordeste, está suspenso por determinação da justiça paraibana. 
 
 Isto aconteceu porque, após a realização do jogo do Botafogo contra o Sport, no dia 19, no Almeidão, pela Copa do Nordeste, o STJD decidiu interditar o estádio por entender que ele não oferecia a segurança necessária ao torcedor. Na partida, houve confronto entre a torcida do time pernambucano e a polícia. A PM usou spray de pimenta para conter os mais exaltados e os efeitos chegaram ao campo, paralisando o jogo.

Após a interdição, o confronto entre Belo e Náutico deste domingo, que aconteceria na praça esportiva de João Pessoa, foi transferido para o Nazarenão, em Goianinha. No entanto, a juíza Lilian Cananéia concedeu uma liminar que cancela o jogo e diz que o Botafogo tem que mandar seus jogos no Almeidão.

Hemerson Medeiros anuncia que haverá prévias de Carnaval na Chácara em Santa Luzia

O empresário e proprietário do Forró na Chácara em Santa Luzia, Hemerson Medeiros, comunicou através do seu perfil pessoal no Facebook, que agora em fevereiro deverá ser realizadas as prévias de Carnaval no espaço.

Hemerson também afirmou que as datas já estão confirmadas, serão nos dias 09, 16 e 23. Em breve ele anunciará mais detalhes.

Efraim Morais sonha em voltar à Brasília como senador

Com a sua principal liderança política desprovido de mandato eletivo, o Democratas quer uma vaga na chapa majoritária a ser encabeçada pelo governador Ricardo Coutinho (PSB). O presidente do partido, o ex-senador Efraim Morais, garantiu que o DEM tem história e estrutura suficiente para compor chapa com o PSB. 

Efraim, que é secretário de Infraestrutura do Estado, sonha em voltar à Brasília, investido de um novo mandato, já deu mostras de que pretende disputar o cargo de senador. Para isso, ele defende a manutenção da aliança com o PSB e PSDB para as eleições de outubro deste ano, mas com participação na chapa majoritária.

Fonte: Correio

Veneziano visita Luciano Agra e articula unidade das oposições na Paraíba

O ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PEN), recebeu a visita nesta segunda-feira (27), do ex-prefeito de Campina Grande e pré-candidato a governador pelo PMDB, Veneziano Vital do Rêgo. O peemedebista estava acompanhado do deputado federal Hugo Motta.

À tarde, Veneziano postou em seu microblog no Twitter que conversou com Agra sobre o seu estado de saúde e disse que encontrou o ex-prefeito de João Pessoa totalmente recuperado. Segundo o pré-candidato do PMDB, os assuntos políticos ficaram para um segundo momento.

À noite, o ex-prefeito de João Pessoa também usou o seu microblog no Twitter para falar do encontro. Luciano Agra disse que começou bem a semana, referindo-se à visita de Veneziano Vital do Rêgo. Mas ele foi claro: conversou sobre política e sobre a articulação das oposições na Paraíba.

A visita de Veneziano a Agra ocorre dois dias depois que o presidente nacional do Partido dos Trabalhadores esteve em João Pessoa e conversou também com lideranças do PMDB sobre a necessidade das oposições se unirem na Paraíba e priorizarem o palanque para a candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Batinga diz que mais de 80% dos servidores não tiveram aumento

O deputado Carlos Batinga (PSC) criticou o aumento de 5% a 13,57% para os servidores públicos estaduais anunciado nesta segunda-feira (27) pelo governador Ricardo Coutinho (PSC). De acordo com Batinga, mais de 80% dos funcionários não tiveram aumento, pois o índice linear de 5% sequer supera a inflação de 5,91% acumulada no ano passado.

“Dando aumento de 5% para 85% dos servidores o governador sequer respeita a reposição salarial, que deveria ser superior às perdas da inflação em 2013”, lamentou.

Batinga destacou que apenas parte dos professores (13, 57%), pequena parcela das áreas de Saúde (5% a 13%) e Segurança (10%) tiveram um pequeno aumento, que não cobre as perdas salariais dos três anos governo de Ricardo, apenas de 2013.

O deputado também ressaltou que durante o anúncio do aumento o Ricardo fez apenas propaganda do governado, citando pequenas ações nas áreas de saúde, segurança e educação.

“O governador fez esta propaganda para tentar esconder, em síntese, o aumento que para a grande maioria dos servidores não aconteceu e também para tentar fazer com que o povo esqueça que ele fechou 25 coletorias; 30 delegacias na grande João Pessoa; vários hospitais, a exemplo do regional de Itabaiana; e mais de 200 escolas, diminuindo o assim número de matrículas. Isso não pega bem em ano eleitoral”, afirmou.

Trator espalha água retirada das fossas pelas ruas de cidade do Rio Grande do Norte

O amigo Alexandre Lúcio enviou para nossa redação algumas fotos que, segundo ele, seria um flagrante por ele feito na cidade de Acari/RN, onde o trator com o reboque que retira resíduos das fossas saiu espalhando água contaminada pelas ruas da cidade.

Ainda segundo informações do amigo Alexandre, a fedentina era insuportável, mas, mesmo com o protesto de populares, o trator seguiu espalhando água de fezes e urina pelas ruas, numa mostra da falta de respeito e cuidado para a cidade e seus moradores.
 Fonte: Barra Pesada

Sabugy Futebol Clube irá disputar a Copa Intermunicipal na cidade de Patos

A comissão técnica do Sabugy Futebol Clube, está convocando 23 atletas da categoria sub-17 para iniciar os trabalhos nesta próxima quarta-feira dia 29, no estádio Machadão em Santa Luzia, já com vistas no Campeonato Intermunicipal Sub-17 organizado pela Liga Patoense de Futebol, presidida pelo grande desportista Paulo Bode.

O Sabugy tem como base alguns jogadores que disputaram a Copa Paraiba Sub-15, e outros que ainda não estouraram a idade. Uma coisa é certa, dois dos principais atletas da equipe não vestirão a camisa alvi-negra nesta competição, o atacante Giannotty que assinou um contrato profissional com o Sousa e o também atacante Bruno Marinho, que seguirá rumo ao Sport de Recife.

Outro jogador que deverá deixar o Sabugy é o garoto de apenas 13 anos de idade, Filipe Úrsula. Felipe está se transferindo para o Atlético Mineiro.

Além da Copa Intermunicipal, o time santaluziense também irá disputar uma competição em Caicó/RN, organizada pela LCD.

Fonte: Chico do Rádio

Amistosos movimentaram final de semana no Vale do Sabugi

O final de semana foi de amistosos em toda a região do Vale do Sabugi.

Confira os resultados:

Estádio Machadão/Manhã - Verdão 3x2 MJ Móveis  

Estádio Machadão/Tarde - Portuguesa 3x1 Bangú  

Pitombeira - Pitombeira 3x1 Botafogo da Carnaubinha

Campo da Chácara - Botafogo de Zé Topada 4x3 Fluminense de Pagé

Clube Esportivo sacolão - Veteranos 4x0 Serra Bolsa

Comunidade Barra - Barra 3x2 São Gonçalo

As informações foram repassadas pelo informante esporte local, Chico do Rádio.

domingo, 26 de janeiro de 2014

Ex-prefeito de Patos faleceu em João Pessoa neste domingo

O ex-prefeito da cidade de Patos, Edmilson Mota, faleceu na manhã deste domingo (26) em João Pessoa. Edmilson estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Napoleão Laureano desde a última quarta-feira (22) tratando das complicações de um câncer.

Edmilson Mota  era irmão do saudoso deputado Federal Edivaldo Motta e pai do atual procurador do Município, Walber Motta. Ele governou a cidade de 1977 a 1982, tendo como vice-prefeito Gabriel Luiz Gomes (Gabi), oportunidade em que lhe foram atribuídos 9.435 votos, contra 8.623 de Olavo Nóbrega que tinha como companheiro de chapa, Darcílio Wanderley da Nóbrega.

O velório está sendo realizado Na Morada da Paz. O enterro do ex-prefeito está previsto para acontecer hoje, segunda-feira (27), às 9h no Cemitério Parque das Acácias, na capital.

Colunista relata encontro em restaurante e aumentam rumores sobre candidatura de Cássio ao Governo

Todos sabem que o período que antecedem as eleições sempre é marcado por encontro as escondidas, trocas de mensagens sigilosas e articulações que visam de uma maneira nítida, a consolidação de um palanque forte, traçar estratégias políticas, ou simplesmente, confirmar o que todos estão aguardando.

O mais novo ‘muído’ da cena política local, foi relatado pelo maior colunista social da Paraíba, Abelardo Jurema que na edição deste sábado (25) no Jornal Correio da Paraíba, publicou uma nota intitulada ‘Jantar a dois’, que promete grandes desdobramentos no meio político. De uma maneira sutil, ‘Abelardinho’ relatou um encontro do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o vice-prefeito de João Pessoa Nonato Bandeira na Adega do Alfredo em Tambaú. Evidenciando que o líder tucano e o presidente do PPS paraibano estão mais afinados do que nunca.


Confira a ‘notinha’ de Abelardo, intitulada ‘Jantar a dois’:


O jantar da quinta-feira na Adega do Alfredo teve mesa muito observada pelos freqüentadores. Nela, o senador Cássio Cunha Lima, e o vice-prefeito Nonato Bandeira, conversavam reservadamente enquanto apreciavam a alta gastronomia da casa de Fred Ferreira. Depois de quase duas horas trocando idéias, sem ingestão de álcool e se alimentando comedidamente, foram embora felizes e distribuindo cumprimentos.


Nos últimos dias a imprensa paraibana, abordou perspectivas que apontam Nonato Bandeira como futuro coordenador político de uma provável candidatura tucana, é válido lembrar que Bandeira, foi coordenador da campanha vitoriosa do governador Ricardo Coutinho (PSB) nas eleições 2010.


O PB Agora manteve contato telefônico com Nonato Bandeira, para saber sobre o encontro e do outro lado da linha ouviu uma resposta sem arrodeios: “Não quero falar sobre o assunto!”

sábado, 25 de janeiro de 2014

Blogueiro afirma que Cássio já comunicou à Ricardo que será candidato ao Governo

O blogueiro, Ricardo Pereira, publicou no seu portal de notícias que o senador Cássio Cunha Lima já teria se reunido com a cúpula do PSDB, e na ocasião, a candidatura ao Governo do Estado teria sido dada como certa. Pereira ainda afirmou, que Cássio já teria inclusive comunicado ao governador a decisão tomada.

Veja a matéria na íntegra:

"Direto de João Pessoa - O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) comunicou na última terça-feira (21) ao governador Ricardo Coutinho (PSB), via emissário, logo depois de reunião no apartamento de Ruy Carneiro (presidente estadual do PSDB), que será candidato ao Governo do Estado. A reunião da cúpula dos tucanos ocorreu às 20h e às 21h30 a decisão foi comunicada à RC.

Em seguida, já por volta das 22h, o governador Ricardo Coutinho convocou uma reunião de emergência com sua staff, que o aconselhou a continuar 'tagarelando' para amenizar os efeitos do rompimento. RC vai continuar dizendo que a aliança é importância, que Cássio é essencial, blábláblá... Tudo visando neutralizar qualquer plano de Cássio de se candidatar.

O PSDB fará um cronograma de ações para o lançamento da pré-candidatura de Cássio, com visitas e contatos com prefeitos e lideranças. "Em primeiro lugar, quem me garante que Ricardo será eleito com nosso apoio? Em segundo lugar, se eleito, quem me garante que vai cumprir os acordos estabelecidos em carta programa se nos últimos três anos vem desmanchando paulatinamente o que construímos?", teria comentado Cássio na reunião.

Agora, assino o escrito de Clilson Júnior, podem chamar Cássio de tudo, menos de burro. Nenhum outro governador saiu do Palácio da Redenção como Cássio saiu [cassado pela Justiça Eleitoral] e dois anos depois teve o poder de transferir mais de 80% de seus votos para um então desconhecido Ricardo Coutinho. Cássio e seus seguidores não veem nenhum impedimento para sua candidatura em 2014, nem técnico, nem político. 

Portanto, prego batido e ponta virada: Cássio é candidato"!

CBF detrrmina que jogo entre Botafogo da Capital e Náutico seja realizado em Goianinha/RN

Com a interdição nesta sexta-feira (24) do estádio Almeidão, em João Pessoa, pelo STJD, pela terceira rodada da Copa do Nordeste, o jogo entre o Botafogo da Capital e o Náutico de Recife, vai ser realizado em Goianinha, na divisa da Paraíba/Rio Grande do Norte.

A decisão da CBF foi anunciada pelo presidente do Belo. Em entrevista à imprensa, Nelson Lira criticou a iniciativa da CBF que, segundo ele, fere o Estatuto do Torcedor que rege o prazo de 10 dias para remarcar após a decisão a próxima partida. 

Nelson revelou que o documento contendo um relatório da Polícia Milítar do último jogo no Almeidão enviado a CBF foi forjado por um polícial militar que o direcionou a um jornalista de Campina Grande que o encaminhou à CBF, o mesmo não revelou nomes, mas disse que o Comando da Polícia Militar já está ciente do ocorrido e vai realizar as devidas investigações. 

"No relatório não tem assintura", e questionou como o STJD concede uma liminar com base em um documento sem procedente. 

O presidente do Botafogo ainda contestou a  determinação do STJD. De acordo com Nelson Lira, a liminar interditando o Almeidão até que "sejam cumpridos todos os requisitos técnicos previstos no estatuto do torcedor", destacou. Ele disse que o processo não foi montado, o que está impossibilitando o departamento jurídico do time de rever a data do jogo imposta,segundo ele equivocada pela CBF. 

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva considerou que o Estádio José Américo de Almeida "não tem condições técnicas de abrigar nenhuma partida de futebol".

O presidente do Belo foi incisivo em afirmar que existe um "complô contra o time". Segundo ele, a verdade será revelada e o time vai entar com uma ação na justiça para rever os danos morais sofridos com as injúrias. 

Nelson, informou que o torcedor que já havia adquirido o ingresso da partida de domingo que seria no Almeidão, caso não queira acompanhar o time em Goianinha, pode ir na sede do Belo para ser ressarcido.

Adutora Coremas/Sabugi volta a funcionar normalmente

A Cagepa, através da Gerência Regional das Espinharas, havia comunicado aos moradores das cidades de Patos, São Mamede, Santa Luzia, Várzea, São josé do Sabugi, Quixaba, Cacimba de Areia, Passagem, Areia de Baraúnas e Salgadinho, que o abastecimento destas comunidades teria sido interrompido pelo fato de ter ocorrido um estouramento na adutora, provocado por vândalos, próximo ao Parque da Cruz da Menina, em Patos.

Pois bem, o problema já foi resolvido e o abastecimento voltou ao normal desde a madrugada de hoje (25).

Mais um deputado passa a defender aliança entre Cássio e Veneziano

Mais um deputado está engrossando o coro dos adeptos à aliança entre o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), e o ex-prefeito de Campina Grande Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), nas eleições de 2014.


Trata-se do deputado estadual Bado Venâncio (PEN), que afirmou que torce para que a aliança dê certo.


“Será a união do antigo MDB e um presente para o povo paraibano. Tenho certeza que a bancada do PEN também apoia essa união, pois já conversamos sobre esse assunto e todos defendem a aliança”, disse o parlamentar.


Bado, que é amigo de Vené e da família Cunha Lima, disse que se a parceria for firmada, a Paraíba irá ganhar, pois será a junção de dois grandes grupos da política paraibana.


“A Paraíba só tem a ganhar com a união desses dois grandes grupos. E a partir daí, vamos unir forças pelo verdadeiro desenvolvimento do estado e acabar com as brigas que atrapalham o nosso crescimento”, defendeu.


O deputado Trócolli Junior (PMDB) já defendeu esta composição, e segundo ele vários companheiros do PMDB também são a favor do entendimento entre os dois.

Diretora da Escola Pedro Anísio encerra polêmica e afirma que as aulas começarão em breve

A diretora da Escola Estadual Pedro Anísio, Maria de Fátima, usou o seu perfil pessoal na rede social Facebook, para avisar aos senhores pais de alunos e população em geral, que a escola não será fechada, muito pelo contrário, o funcionamento voltará ao normal no próximo dia 05 de fevereiro.

A instituição estava passando por um momento muito conturbado. Há poucos dias, o Governo do Estado, através da Secretaria de Educação, tinha anunciado o fechamento da escola. Instantaneamente a revolta tomou conta da cidade.

A Escola Pedro Anísio obteve uma das melhores notas no IDEB em 2013, ficando em segundo lugar na última divulgação do índice na cidade.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Ex-deputado dr. Verissinho é condenado a 4 anos de prisão

O ex-deputado estadual e ex-prefeito do município de Pombal, Abmael de Sousa Lacerda (Dr. Verssinho) foi condenado pela Justiça Federal à pena de prisão de 4 anos e 1 mês, devendo iniciar o cumprimento dela em regime semiaberto. Também foi fixado o pagamento de R$ 14.377,34 como valor mínimo de reparação dos danos causados. Ainda cabe recurso da sentença e ele pode responder ao processo em liberdade até o trânsito em julgado em instância superior.

A condenção foi obteida pelo Ministério Público Federal em Sousa (MPF). Além de Verissinho, foi Gilberto Ismael Lacerda, que era presidente da Comissão Permanenente de Licitação da Prefeitura de Pombal, na época da gestão do ex-prefeito. Gilberto foi sentenciado em 3 anos e 6 meses, mas a pena foi substituída por prestação de serviços à comunidade ou a entidades públicas e prestação pecuniária de cinco salários mínimos. Esse valor deve ser revertido em favor da entidade assistencial a ser indicada pela Justiça.

Ambos são acusados de fracionamento e direcionamento de licitação para que fossem vencedoras empresas vinculadas ao esquema criminoso de fraude na aquisição de ambulâncias conhecido como 'Máfia das Ambulâncias' (ou 'Máfia dos Sanguessugas'), bem como superfaturamento dos preços, causando prejuízo ao erário no montante de R$ 14.377,34.

O Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus) destacou que ocorreram irregularidades como celebração de convênio em data anterior a da aprovação do plano de trabalho, contrariando os procedimentos legais; inexistência de prévia pesquisa de preços; e ausência de identificação dos responsáveis pelo recebimento do convite.
          

A sentença, segundo o Ministério Público Federal, está sustentada pela prática de crime de responsabilidade previsto no artigo 1º, inciso 1, do Decreto Lei n. 201/67. A decisão foi proferida pela Justiça Federal em 29 de outubro de 2013.

Direitos políticos cassados

Após o trânsito em julgado da sentença, devem ser impostas aos réus como efeitos da condenação a inabilitação, por cinco anos, para o exercício de cargo e função pública, eletivo ou de nomeação, bem como a perda dos cargos públicos que porventura ocuparem. Também foi fixado o pagamento de R$ 14.377,34 como valor mínimo de reparação dos danos causados. Os réus responderam o processo em liberdade e podem recorrer em liberdade.

Na ação penal, o MPF argumentou que em 1º de julho de 2004 foi celebrado o convênio nº 1.684/2004 entre a União e o município de Pombal (PB), para aquisição de unidade móvel de saúde. O valor total do convênio foi de R$ 84 mil, sendo R$ 80 mil em recursos federais e R$ 4 mil em contrapartida municipal.
           
Ocorre que o ex-prefeito e o então presidente da Comissão Permanente de Licitação, Gilberto Ismael Lacerda, fracionaram a aquisição da ambulância por meio de duas licitações sob a modalidade carta-convite (nºs 33/2004 e 36/2004). A primeira no valor de R$ 63.520,00 para a aquisição do veículo e a outra de R$ 20.480,00 para a compra e instalação dos equipamentos (gabinete da ambulância). No entanto, em razão do valor do convênio, o correto seria utilizar licitação na modalidade tomada de preços.
           
Na sentença, a Justiça afirma que as práticas delitivas ocorreram nas duas licitações, que houve superfaturamento de preços no valor de R$ 14.377,34 e que o argumento de que o então prefeito apenas assinava os documentos, sem verificar a regularidade dos procedimentos licitatórios ou a forma como as verbas federais eram aplicadas, não convence. “O acusado, enquanto gestor do município, era o responsável pela administração dos recursos públicos, não sendo razoável admitir que tais recursos fossem empregados de uma forma ou de outra sem o seu acompanhamento ou, ao menos, seu consentimento”.
           
Já no tocante aos atos praticados por Gilberto Lacerda, a sentença destaca que ele não agiu por ignorância ou ingenuidade, pois “possuía conhecimento do regramento aplicável às licitações, até mesmo a respeito das situações em que cada modalidade licitatória deveria ser utilizada”.

Em Santa Luzia, Escola Pedro Anísio pode ser fechada pelo Governo

O Governo do Estado vem produzindo cada vez mais efeitos negativos na Educação da Paraíba. Após fechar mais de duas centenas de escolas em 2011, a cidade de Santa Luzia foi impactada com uma notícia nada agradável: a Escola Estadual Pedro Anísio, uma das mais tradicionais da cidade, será fechada por determinação da Secretaria de Educação do Estado.

Na cidade existem quatro escolas estaduais. Com este fechamento, 25% das escolas são fechadas em Santa Luzia. A Pedro Anísio é uma das escolas com melhor nota no IDEB, ficando em segundo lugar na última divulgação do índice na cidade.

Fonte: Burra Branca

Cagepa afirma que vândalos danificaram adutora Coremas/sabugi em Patos

A Cagepa, através da Gerência Regional das Espinharas, comunica aos moradores das cidades de PATOS SÃO MAMEDE, SANTA LUZIA, VÁRZEA, SÃO JOSÉ DO SABUGI, QUIXABA, CACIMBA DE AREIA, PASSAGEM, AREIA DE BARAÚNAS E DE SALGADINHO que o abastecimento destas comunidades deverá ser normalizado a partir da conclusão dos serviços de reparos na adutora Coremas/Sabugi, previsto até o início da noite desta sexta-feira, dia 24, caso não ocorra outro imprevisto.

A Cagepa, Regional das Espinharas, informa ainda que, o estouramento na adutora foi provocado por ação de vandalismo, próximo ao Parque da Cruz da Menina, em Patos.


Informações: Jonatas Oliveira

Clubes paraibanos perdem seus jogos na Copa do Nordeste

Botafogo perde para o Guarani de Sobral e segue sem vencer na Copa do Nordeste 

O Botafogo  de João Pessoa foi derrotado na noite desta quinta-feira (23), pelo placar de 2 x 1 pelo  Guarany de Sobral-CE.  Foi a segunda partida do time paraibano pelo grupo D  da   Copa do Nordeste. 

No último domingo, o Botafogo empatou em 1x1 contra o Sport Recife. A partida é válida pela segunda rodada do Grupo D da primeira fase da Copa do Nordeste.
 

Os  gols da partida foram marcados por Pio (06min/1º.T), enquanto Juliano (19min/1º.T) e Rodrigo Vitor (13min/2º.T) assinalaram para a equipe do Ceará. Uma partida bem disputada, mas que teve o adversário melhor em campo.
 

Aos seis minutos, Rafael Aidar faz bela jogada em velocidade, cruza para Warley, dele para Pio, que do meio da grande área chuta para o fundo das redes para abrir o placar. Aos 19 minutos, Zeca cobra falta, Juliano cabeceia e empata a partida.
 

Já aos 13 minutos do segundo tempo, Zeca cruza para Rodrigo, que de cabeça faz o segundo do time da casa.
 

Com o resultado, o alvinegro da estrela vermelha ocupa a quarta posição, com um ponto conquistado. Já o Guarany é o primeiro com quatro pontos. Agora o Botafogo se prepara para enfrentar o Náutico, no próximo domingo (26), às 16h, no Estádio José Américo de Almeida, O Almeidão.

Treze é derrotado pelo Ceará e perde a segunda consecutiva na Copa do Nordeste

O Treze recebeu o Ceará no Estádio Presidente Vargas pela segunda rodada da Copa do Nordeste. Em uma partida bastante equilibrada, o Vovô venceu com um gol de Leandro Brasília no fim da partida.
 

Com o resultado o Ceará se mantém na liderança com 6 pontos, dois a mais que o vice-líder do grupo, o Potiguar, que tem 4 pontos. O Treze fica na lanterna sem pontos conquistados.

Presidente do PT chega à Paraíba nesta sexta prometendo fortalecer candidatura própria

O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, deu detalhes sobre a visita que fará à Paraíba neste fim de semana. Em entrevista à rádio CBN na manhã desta sexta-feira (24), Rui Falcão disse que chega a João Pessoa às 14h.

O petista irá se encontrar com o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo e outros diretores do partido na Paraíba. Além dos companheiros de partido, Rui Falcão revelou que irá conversar com o senador Vital do Rêgo (PMDB) e a deputada Daniela Ribeiro (PP).

Na entrevista que concedeu, Rui afirmou que o maior objetivo das candidaturas petistas nos estados é fortalecer a campanha da presidente Dilma Rousseff. E caso haja necessidade, o petista sinalizou que é possível haver coligações com o PMDB. Neste caso, a necessidade deve ser vista pelos diretórios estaduais, cabendo à direção nacional apenas a homologação ou não da decisão.

O diretório estadual do PT decidiu pela candidatura da advogada Nadja Palitot ao Governo do Estado em 2014. O anúncio oficial deverá ser feito às 17h desta sexta-feira.