sábado, 31 de janeiro de 2015

Efraim Filho deixa dúvida sobre manutenção de aliança entre DEM, PSB e PT

Questionado sobre a manutenção da aliança do DEM, PSB e PT para as eleições em 2016, o deputado federal Efraim Filho (DEM), aliado do governo de Ricardo Coutinho, deixou em dúvida se a aliança permanecerá com vistas à reeleição do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo.

Ao responder sobre o apoio dos Democratas ao governo Cartaxo, o deputado questionou. “Quem sabe se o governo vai ser base do prefeito? Essa é uma discussão que ficará para 2016”, disse Efraim.

De acordo com Efraim Filho, não está descartada a hipótese da sua legenda lançar candidatura própria para a Prefeitura de João Pessoa em 2016. “Os problemas internos do nosso partido são mínimos e serão resolvidos, os Democratas chegará unido a 2016”, ressaltou o deputado.

Outra aliada de Ricardo Coutinho a deixar em dúvida  foi a deputada diplomada, Estela Bezerra (PSB). Ela defendeu que o PSB não participe da gestão do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, com cargos, mas deixou escapar que prega a continuação da aliança do seu partido com PT e PMDB enquanto for importante para o desenvolvimento da Paraíba.

Fonte: Fabiano Gomes

Um rapaz foi preso e um menor detido na serra de Santa Luzia por roubo de moto e porte ilegal de arma

Um maior de idade, Alexandre do Nascimento, de 22 anos, foi preso, pela Polícia Rodoviária Federal, por volta das 14h00 de ontem, dia 30 de janeiro de 2015, na serra de Santa Luzia-PB, mais precisamente, no Km 282, acusado do roubo de uma moto (ocorrido também na tarde de ontem), na cidade de São Mamede-PB. O mesmo estava portando um revolver calibre 38 (porte ilegal de armas).

Juntamente com ele, a polícia deteve um menor de idade, de 17 anos, que também participou do roubo da moto. Ambos são da cidade de Pocinhos-PB.
 
A moto foi recuperada!

A Polícia Militar de Santa Luzia-PB foi até o local para auxiliar a PRF. Os dois foram conduzidos até a delegacia, na cidade de Patos-PB.
 Fonte: Henrique Melo - Rede Sertão PB

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

José Vitor Lima integrará Comitê Intersetorial de Políticas Públicas de Juventude do Estado da Paraíba

O jovem José Vitor Lima, neto da ex-prefeita de Santa Luzia Creusa Lima, será o mais novo integrante do Comitê Intersetorial de Políticas Públicas de Juventude do Estado da Paraíba, que tem a finalidade de discutir e propor ao Governo do Estado a criação e implantação de políticas públicas voltadas para a juventude.

O Democratas, partido ao qual Vitor é filiado, o parabenizou, através da Fan Page "Juventude Democratas Brasil", na rede social Facebook.

"A Juventude Democratas Brasil parabeniza o jovem democrata José Vitor Lima que, representando a Secretaria de Governo, integrará o Comitê Intersetorial de Políticas Públicas de Juventude do Estado da Paraíba. Ele defenderá, no âmbito do Governo do Estado, políticas de interesse dos jovens paraibanos e que convergem com os valores do Democratas. Nossa instituição dá os parabéns a mais esse jovem democrata que comprova a competência de nossa Juventude ao redor do Brasil".

Paróquia de Santa Luzia terá mais um padre como vigário colaborador

A Paróquia de Santa Luzia ganhará mais um padre para atuar como vigário colaborador. O Padre Bento Oliveira de Almeida, que atualmente é administrador da Paróquia São Sebastião em Catingueira, vai ser transferido para Santa Luzia. 

Padre Bento é um dos sacerdotes mais jovens da diocese tendo sido ordenado em 09 de setembro 2011 por Dom Manoel dos Reis de Farias na cidade de Junco do Seridó que é a sua terra natal. Teve um notável destaque em sua atuação à frente da Paróquia de São Sebastião em Catingueira e recebeu o título de cidadão catingueirense.

De acordo com o Padre Elias Ramalho, ele vem para Santa Luzia com uma missão muito especial de acompanhar a comunidade de São Francisco em Várzea que está em processo de elevação à condição de Paróquia. "Padre Bento atuará mais em Várzea enquanto eu e o padre Maurício nos dedicaremos mais à Santa Luzia" Explicou o Padre Elias.

A data de chegada de Padre Bento Oliveira a Santa Luzia está prevista para o próximo dia 18 de fevereiro durante a missa da quarta feira de cinzas pela manhã. Neste mesmo dia haverá o reunião do CMPP (Conselho Missionário Pastoral Paroquial) na qual as lideranças dos movimentos e pastorais já deverão ter um primeiro contato com o padre.
 
Fonte: Pascom

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Polícia Militar intensificará segurança no Carnaval de Santa Luzia

A Polícia Militar da Paraíba irá intensificar o policiamento na capital e nos municípios durante o período do Carnaval.

O policiamento no interior será reforçado, principalmente nos municípios com tradição carnavalesca e, que recebem turistas, como Taperoá, Santa Luzia, Patos, Coremas, São João do Rio do Peixe, Catolé do Rocha e Cajazeiras.

Apesar do reforço da segurança, a PM também alerta para que o folião tome alguns cuidados. “É ideal que os foliões evitem a direção perigosa causada, principalmente, pelo excesso de álcool, evitando assim acidentes de trânsito".

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Categorias de base do Sabugy participarão de amistosos neste final de semana

O Sabugy Futebol Clube terá um final de semana bastante movimentado em suas categorias de base.

Já no sábado, pela manhã, o sub-13 disputará um torneio quadrangular na cidade de Patos, no campo Palmeirão. As outras equipes inscritas são: Sport Teixeira, Nacional e Esporte.

No domingo, também pela manhã, a categoria sub-17, que está se preparando para a Copa Regional, participará de um amistoso contra o Redd Bull, do Junco do Seridó, no Estádio Machadão, em Santa Luzia.

No mesmo dia, pelo turno da tarde, o Sabugy sub-20 joga contra o Naja, do bairro São Sebastião.

Você torcedor, está convidado a participar e ver a nossa garotada em ação!

Informações: Chico do Rádio

Educação da cidade de Várzea será premiada em evento nacional

A Prefeitura de Várzea recebeu, na manhã do último dia 26/01, a notícia que o gestor municipal e toda a sua equipe de governo estão entre as melhores administrações do Brasil.

Tal mérito foi alcançado particularmente através do exemplar desempenho da sua Secretaria de Educação, conferindo ao prefeito constitucional, José Ivaldo de Morais, a “Comenda de Ouro do Mérito da Educação Brasileira”.

O reconhecimento público acontecerá em Fortaleza/Ce, nos dias 19, 20 e 21 de abril, simultaneamente com a premiação dos "Melhores Prefeitos Brasileiros de 2013/2014", durante o XVIII Seminário Nacional dos Melhores Gestores do Brasil.
 
Fonte: Ascom

Top Fitness Studio realiza 1º evento em Santa Luzia

Acontecerá amanhã, quinta-feira, a partir das 19 horas, no Parque do Forró, localizado no Centro de Santa Luzia, o 1º evento da academia Top Fitness. Antes, às 18h30, sairá uma carreata da Praça Marcelo Pinto com destino ao local citado acima.
 
Haverá atividades aeróbicas como dança, Jump, e outras atividades físicas, além de muita música e diversão, para deixar o corpo em forma e ter uma vida saudável. 

Os ritmos serão comandados pelo DJ Masterik & Saveiro Pancadão.

Prefeitura de Santa Luzia firma acordo com aposentados do IPSAL

O prefeito de Santa Luzia, Ademir Morais, esteve reunido na manhã desta quarta feira (18/01/2015) no Centro Social Inácio Bento de Morais com os aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Município de Santa Luzia, IPSAL, para resolver o impasse dos salários atrasados.

O acordo aceito pelos beneficiários presentes, proposta da Prefeitura de Santa Luzia, foi o seguinte: a prefeitura irá pagar o 13º em três parcelas, 30% agora no dia 31 de janeiro, 40% no dia 10 de fevereiro e os 30% restantes no dia 30 de março. O mês de janeiro será pago no dia 10 de fevereiro e o mês de fevereiro no dia 10 de março. 
 
Com isso a prefeitura atualiza os salários dos mais de 200 aposentados e pensionistas do IPSAL.
 
Fonte: Ronaldo Magella

Força eólica do Brasil e SUDEMA promovem reunião publica em Santa Luzia

A Força Eólica do Brasil e a SUDEMA/PB estarão promovendo uma reunião hoje, quarta feira, dia 28 de janeiro de 2015, às 19h horas, no Salão Festas e Companhia, em Santa Luzia.

Na oportunidade, haverá debate sobre o licenciamento ambiental do Complexo Eólico Chafariz, e deverão participar agricultores, representantes de entidades, ONGs, sindicatos e autoridades públicas dos municípios de Santa Luzia, Junco do Seridó e São José do Sabugi.

A empresa Ambientare é a responsável pelo projeto ambiental do parque eólico.
Fonte: Blog Quintal de Notícias

Açude de Coremas está em estado crítico

A situação agora é realmente preocupante, a seca que afeta a região Nordeste desde 2011 poderá chegar a uma situação extrema caso o inverno não se configure este ano.
 
Na Paraíba, por exemplo, quase todos os reservatórios estão secos, quando não, somente com 30% da capacidade de armazenamento de água.
 
Um exemplo claro constatado pela equipe do www.marcelinoneto.com no último domingo (25), é a atual situação do Açude de Coremas/PB, principal responsável pelo abastecimento de Pombal e outros municípios da região.
 
Pelos dados oficiais repassados com exclusividade a nossa reportagem o manancial hídrico mais importante do Sertão conta com apenas 20% de sua capacidade máxima, ou seja, um quinto de água disponível.
 
Segundo informações da batimetria só temos mais 7,00m para atingir a cota do volume morto, que é aquele abaixo do volume útil e não é usado para consumo. 
A realidade torna-se muito preocupante para todos que dependem da água do açude.
 
Se não chover este ano para amenizar os efeitos cíclicos que se abate sobre a região como a pior seca dos últimos 30 anos, entre janeiro a maio, a situação ficará gravíssima.
 
A última vez que o importante açude sangrou foi no ano de 2008.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Bloco Iperfeitos lança programação para o Carnaval 2015

Governador discute implantação de parque eólico no Vale do Sabugi

O governador Ricardo Coutinho recebeu, nessa segunda-feira (26), na Granja Santana, executivos do grupo Força Eólica do Brasil, formado pelas empresas Neoenergia e Iberdrola, que venceu recentemente o leilão para implantação de três parques eólicos nos municípios de São José do Sabugi, Santa Luzia e Junco do Seridó. Os parques eólicos, com potência de 90 megawatts, vão funcionar até o final de 2017 e representam um investimento de R$ 300 milhões.
 
A diretora de Operações da Força Eólica do Brasil, Laura Porto, e o coordenador de Desenvolvimento de Projetos Eólicos, Tomas Cabrero Ruano, apresentaram o projeto.

O governador Ricardo Coutinho garantiu o apoio necessário para tornar realidade um investimento importante como a oferta de energia limpa, em um momento estratégico para o desenvolvimento da região do Vale do Sabugi. Ele destacou que o Estado terá um papel importante na infraestrutura com os investimentos em rodovias, nos licenciamentos e na formação de mão de obra qualificada.

A diretora de Operações da  Força Eólica do Brasil, Laura Porto, afirmou que a região do Vale do Sabugi foi escolhida para abrigar o empreendimento pelo potencial eólico e sua infraestrutura rodoviária. Laura ressaltou a importância econômica do empreendimento que vai garantir energia limpa para mais de 150 mil consumidores.

“A energia eólica é a melhor maneira de interiorizar e fixar o homem no lugar em que vive como vem ocorrendo no interior do Rio Grande do Norte e da Bahia. Nos próximos anos, a região do Vale do Sabugi sentirá os reflexos na economia”, ressaltou Laura.

Fonte: Ascom

Peemedebistas cravam disputa por cargo na Funasa

Mais um nome entra na disputa para emplacar o cargo de superintendente da Funasa, que atualmente é ocupado pela ex-primeira dama de Campina Grande Ana Cláudia Vital do Rêgo, que a partir do dia 01 de fevereiro vai ocupar a Secretaria Executiva do Desenvolvimento Humano da Paraíba.

O cargo vago é alvo de cobiça do PMDB e três nomes estão na disputa: o vereador campinense e ex-secretário de saúde da cidade, Metuselá Agra (PMDB), o ex-governador Roberto Paulino (PMDB) e o mais recente na lista é o suplente de vereador de João Pessoa, Ronivon Mangueira (PMDB).

O deputado Manoel Júnior (PMDB) está tentando emplacar seu aliado, Mangueira, no cargo. O ex-parlamentar está "desempregado" desde que perdeu a sua titularidade quando o títular da cadeira, o vereador João Almeida (SD), saiu da administração municipal, na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e voltou para a Casa de Napoleão Laureano, numa articulação para punir Mangueira que não seguiu a orientação do prefeito, Luciano Cartaxo (PT) que tentava eleger seu irmão, Lucélio Cartaxo (PT) no Senado Federal.

Segundo informações de bastidores, o PMDB paraibano articula a indicação do ex-governador Roberto Paulino para a presidência Nacional da Funasa, inclusive com o apoio dos petistas e girassóis tabajarinos. No primeiro governo da presidente Dilma Rousseff (PT), a Funasa foi confiada ao PMDB paraibano, graças a forte influência do então senador Vital do Rêgo. Hoje, o prestígio de Vital foi transferido para o deputado federal eleito, Veneziano Vital do Rêgo.

Já em territórios paraibanos o nome mais forte para assumir o comando da Funasa-PB é o do vereador campinense e ex-secretário de Saúde da cidade, Metuselá Agra (PMDB). Aliado do ex-prefeito Veneziano, Metuselá aguarda com expectativa, a sua nomeação.

Deputado Efraim Filho diz que Democratas tem o espaço que merece no governo de RC

O deputado federal Efraim Filho (Democratas) disse, na manhã desta segunda-feira, que o seu partido tem o espaço que merece na gestão do governador Ricardo Coutinho (PSB). Esse espaço, ainda conforme Efraim, é proporcional ao nível de confiança que o socialista com relação à parceria.

“Em 2010, firmamos parceria com Ricardo Coutinho. Em 2012, parceria com Estela Bezerra. Em 2014, reafirmamos a parceria com o PSB. E o resultado disso foi a execução de muitos projetos de alcance social”, afirmou o deputado.

Fonte: Giro PB e Mais PB

Mais de 3 mil prestadores de serviços da Educação da Paraíba estão fora da folha de pagamento deste mês

Uma péssima notícia para mais de 3 mil servidores, prestadores de serviços, somente da secretaria de Educação do Estado. Eles não irão receber o salário neste mês de janeiro, cuja folha será paga nos dias 2 e 3 do próximo mês de fevereiro.

Nessa segunda-feira (26) as Gerências Regionais de Ensino, da Educação, encaminharam para as direções das unidades  escolares da rede estadual de ensino a relação  dos servidores que constam na folha de pagamento deste mês, com número menor em relação a dezembro de 2014.  

Alguns desses servidores já foram informados que não constam da folha e que não irão receber salário, provocando revolta, desespero e choro, já que todos eles tinham a certeza que iriam receber pelo mês trabalhado, têm dívidas e agora não dispõem  de dinheiro para cumprir os compromissos com os credores.

Os prestadores de serviço que não constam mais da folha de janeiro alegam que foram tomados de surpresa porque trabalharam ao longo do mês e somente agora estão sendo informados que não irão receber o salário,  e pior ainda, estão sendo notificados que também não terão os contratos de trabalho renovados. 

Fonte: PBHoje

Deputados estaduais paraibanos eleitos tomam posse no próximo domingo

Os deputados eleitos tomam posse no próximo domingo (1º), às 9h30, no plenário Deputado José Mariz. 

Após a posse, os 36 parlamentares elegerão a nova Mesa Diretora da Casa de Epitácio Pessoa, com mandato de dois anos - biênio 2015/2016.

De acordo com o artigo 6º do regimento interno da Assembleia, a eleição da Mesa Diretora ocorre em sessão preparatória, sempre no dia 1º de fevereiro, no ano inicial de cada legislatura, após a posse dos deputados eleitos. O mandato é de dois anos, permitida a recondução para o mesmo cargo na eleição subsequente.


Ainda de acordo com o regimento, o processo eleitoral ocorre por votação secreta, por meio do sistema eletrônico, em plenário. É exigida ainda a maioria absoluta de 19 votos, em primeiro escrutínio, e a maioria simples, em segundo, com os dois mais votados para cada cargo, desde que esteja presente a maioria absoluta dos deputados.


Na composição da Mesa é assegurada ainda, sempre que possível, a representação proporcional dos partidos ou blocos parlamentares que participem da AL-PB, sem prejuízo de candidaturas avulsas.


A proclamação do resultado final é feita pelo presidente da Casa de Epitácio Pessoa e, em seguida, ocorre a posse imediata dos eleitos.


Informações: Edmilson Pereira

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Flamengo vence São Paulo por 1 a 0 e se torna o primeiro campeão da Arena da Amazônia

Uma final mais que eletrizante e inesquecível na Arena da Amazônia, que pela primeira vez viu um campeão levantar a taça dentro do mais imponente estádio do Norte do País. E quis o destino que um dos clubes mais tradicionais do Brasil e de maior torcida, o Flamengo, ficasse eternizado ao levantar a primeira taça dentro do novo estádio com a vitória sobre o São Paulo 1 a 0, na tarde de ontem, e conquistando o título do Torneio Super Series.

O torcedor rubro-negro verdadeiramente se sentiu no estádio do Maracanã - reduto de conquistas do time carioca - e saiu mais que satisfeito com a festa que começou na vitória contra o arquirrival Vasco, na última quarta-feira, e que culminou com tons vermelho e preto regado a troféu e volta olímpica.
 
O jogo
 
A qualidade no passe e a velocidade pareciam que iriam ditar o ritmo para o São Paulo. No primeiro minuto em uma jogada rápida, o torcedor do Tricolor Paulista viu o meia Michel Bastos tabelar com Luis Fabiano e se aproximar com perigo da área, sem resultar em gol.

Depois, o que se viu foi o Rubro-Negro tomar as iniciativas.  A pressão na marcação, diminuindo o poder de passe do Tricolor, surtiu efeito. Aos dois minutos, Arthur Maia cobrou falta pela lateral direita no canto baixo de Rogério Ceni, que espalmou e, no rebote, Marcelo Cirino, com o gol escancarado, não concluiu.

Mais coordenado, o Fla criou mais jogadas e passou rondar  a área de Rogério Ceni, mas a ineficiência do ataque carioca não resultou em gols. Se estava calor para as equipes, uma chuva forte caiu no estádio, o que não impediu o São Paulo de arriscar um chute com Reinaldo. No lance seguinte, com a melhor oportunidade no jogo, Arthur Maia se livrou de Edson e, na conclusão, Ceni defendeu. O Tricolor somente voltou a assustar o goleiro Paulo Victor, aos 43 minutos. Maicon impediu o contra-ataque ao roubar a bola de Cárceres, deixando Thiago Mendes cara a cara com Paulo Victor - mas ele mandou a bola para as redes pelo lado de fora.

Na segunda etapa, as três substituições, além das entradas de Alan Kardec, Alexandre Pato e a sensação Jonathan Cafu (contratado para ser a peça de velocidade pela lateral) não deram certo.

E o Flamengo chegou ao gol. E não veio por meio dos atacantes. O zagueiro Samir foi o responsável pelo gol do título aos 32 minutos ao receber um cruzamento de Luiz Antonio de perna esquerda e escorar para o gol: 1 a 0. Aos 47, Alexandre Pato ainda teve um chute que raspou a trave de Paulo Victor. 
 
Flamengo campeão!

Governo eleva piso em 20% e garante 9% para professor que recebe acima

O governador Ricardo Coutinho determinou o reajuste do piso salarial do professor de carreira em 20%. Com isso, o piso do professor na Paraíba será de 1.525,00 para 30 horas, acima do que é pago no Brasil e 20% a mais do valor recebido em dezembro de 2014, que foi de R$ 1.273,00.

A medida faz parte do reajuste para o funcionalismo, assegurado pelo Governo em respeito à data base, instituída na primeira gestão, a ser aplicado na folha deste mês. Apesar da crise no cenário econômico nacional, que se reflete na drástica queda das receitas, o Governo da Paraíba é o único do país que vai assegurar aumento para todo o funcionalismo no início de 2015.

O aumento para R$ 1.525,00 é o primeiro passo no compromisso de dobrar o piso salarial do professor de carreira na Paraíba até o final do segundo mandato.

Além da elevação do piso, o Governo dará 9% de aumento para o professor que recebe acima, sendo 4,5% a ser implantando a partir de janeiro e mais 4,5% a partir de outubro. O impacto financeiro do aumento para o magistério, ao final, chegará a R$ 5,9 milhões por mês, contemplando ao todo 26.887 servidores. Os valores foram pactuados com as diversas categorias durante audiências ocorridas no decorrer de janeiro.

Com as bolsas garantidas pelo Estado, que variam de R$ 265 a R$ 610, o menor salário de um professor de carreira na Paraíba será de R$ 1.790,00, 93% acima do valor pago até dezembro de 2010.

Fonte: Ascom

Carreta carregada de caulim tomba na BR-230 próximo ao Junco do Seridó

Uma carreta de placas HWH - 6049 - Vitória de Santo Antão - PE, tombou na manhã do último sábado (24/01) no quilômetro 258 da BR-230, próximo ao município de Junco do Seridó/PB.

A carreta estava carregada de caulim e trafegava no sentido litoral quando por algum motivo perdeu o controle, saiu da pista e caiu na ribanceira.

Até o momento não se sabe o que poderia ter causado o acidente, haja vista que o local é uma subida, apesar de ser uma curva.

O motorista conseguiu sair ileso e os prejuízos foram apenas materiais.
 
Fonte: Heleno Lima

domingo, 25 de janeiro de 2015

Municípios paraibanos ainda não informaram gastos com saúde e podem ter FPM suspenso

Dos 223 municípios da Paraíba, apenas quatro encaminharam para o Ministério da Saúde os dados referentes aos orçamentos públicos na área. O prazo se encerra no próximo dia 30.

Os municípios que alimentaram os dados do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops), até o momento, foram Bernardino Batista, Condado, São Domingos de Pombal e São Francisco.


As cidades que não deixarem de apresentar os dados serão notificadas e terão até o até 2 de março para fazer sem receber penalidades. Após esse prazo, os atrasados serão informados da não regularização pelo Banco do Brasil, entre os dias 3 e 9 de março. A partir do dia 10 de março, terão suspensas as transferências constitucionais voluntárias referentes ao 6.º bimestre do Siops.

A penalidade para aqueles que não apresentarem as informações ao Siops até o dia 2 de março é o bloqueio da conta do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) até que seja feita a regularização. No ano passado, 245 Municípios tiveram o FPM bloqueado pelo cumprimento da norma. A CNM explica que a obrigação é uma determinação da Lei Complementar 141/2012.

Prefeito de São Mamede é o novo vice-presidente da FAMUP

Na manhã da última sexta-feira (23/01), foi empossada a nova diretoria da FAMUP – Federação das Associações de Municípios da Paraíba. A cerimônia de posse ocorreu no auditório Prefeito Itó Morais, na sede da Entidade em João Pessoa-PB.

Foram empossados o ex-prefeito de Pedra Lavrada Tota Guedes como presidente, o prefeito de São Mamede Dr. Chagas como vice-presidente e o prefeito de São Sebastião do Umbuzeiro Chico Neves como 1º Tesoureiro. Também foram empossados os demais membros que compõem a diretoria inclusive o Conselho Fiscal.

O evento contou com um expressivo número de prefeitos de todas as regiões do Estado, a exemplo da prefeita de Patos, Francisca Mota, além dos Secretários Efraim Morais da Secretaria de Estado de Governo, Waldson de Souza da Secretaria de Estado da Articulação Municipal-Sedam, Gilma Germano da Secretaria de Estado da mulher e João Fernandes Presidente da AESA. Também estiveram presentes o Deputado Efraim Filho, representando a Câmara Federal e os deputados Estaduais Buba Germano e Branco Mendes e o superintendente do Banco do Brasil, Evaldo Emiliano.

O presidente Tota Guedes disse, na ocasião que vai lutar pelo movimento municipalista e também para que a Famup recupere a vaga que já teve na diretoria da Confederação Nacional de Municípios-CNM.
 
Fonte: Jefte News/Famup

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

"Caso de Polícia Interior" estará em Santa Luzia neste sábado

Neste sábado (24), o programa jornalístico Caso de Polícia Interior, transmitido pela TV Tambaú, filiada ao SBT na Paraíba, estará sendo apresentado ao vivo, direto da cidade de Santa Luzia.

O programa é apresentado por Erly Fernandes, tem duração de 30 minutos e vai ao ar a partir do meio-dia.

A equipe de reportagem estará na cidade a partir das 8h.

Encontro de blocos neste sábado em Santa Luzia

Senhas antecipadas ao preço de R$ 5,00 para quem estiver com abadá de algum bloco, e R$ 8,00 para camisa normal.

Presidente da Famup afirma que 90% das prefeituras paraibanas não irão promover festas de Carnaval

O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Tota Guedes, afirmou que 90% dos prefeitos não irão realizar festividades carnavalescas em 2015. “Os gestores estão maneirando e deixando de fazer eventos de carnaval”, disse.
 
Para os prefeitos que optaram em promover o evento, o presidente da Famup pediu cautela. “Diante da escassez de recursos, é bom fazer as festividades dentro das possibilidades financeiras e não fazer gastos excessivos e enfrentar dificuldades para cumprir os compromissos com a população”, alertou.

O organizador do ‘Folia de Rua’ de João Pessoa, Antônio Toledo, declarou que o evento está garantido por conta do apoio da Funjope e da iniciativa privada. As informações são do programa Correio Debate, da 98 FM.

Informações: Fabiano Gomes

Capital da Paraíba é a cidade mais violenta do Brasil e a 4ª do mundo

João Pessoa possui o maior índice de homicídios por habitantes, situando-se no primeiro lugar do ranking das cidades mais violentas do país. Em uma escala mundial, a capital é considerada o 4º município mais violento do mundo. A informação faz parte de uma pesquisa produzida e divulgada pela Organização Não Governamental (ONG) mexicana Seguridad, Justicia y Paz.

Para realizar os cálculos, a instituição levou em consideração a proporção entre o número de homicídios registrados no ano de 2014 e o número de habitantes de municípios com população superior aos 300 mil, formulando uma lista com as 50 cidades mais violentas do mundo.

Além da capital, a cidade de Campina Grande também aparece na pesquisa, ocupando o 12º lugar no país e a Rainha da Borborema é a 30ª cidade mais violenta do mundo.

A ONG também tinha produzido um estudo no ano de 2013, no qual João Pessoa tinha sido classificada como a 3ª cidade mais violenta do país e a 9ª mais violenta do planeta, situação que, conforme a pesquisa, piorou no ano passado.

Já Campina Grande, em anos anteriores nem era citada pela pesquisa. Mas já em 2013 era considerada a 9ª mais perigosa do país e a 25ª do mundo, situação que melhorou no ano passado.

Ainda assim, a Rainha da Borborema é a única cidade do Brasil citada no estudo que não é capital e, pela segunda vez passou a ser colocada como uma das mais violentas do planeta.

Ao todo, conforme a ONG, 620 pessoas foram vítimas de homicídios dolosos na capital da Paraíba no ano passado, pelo menos 100 a mais do que o contabilizado no ano anterior (515). Tomando a proporção das mortes com o número de habitantes, coloca a cidade com uma taxa de 79,41% – o que significa que, para cada grupo de 100 mil habitantes, pelo menos 79 pessoas foram assassinadas. Em Campina Grande, foram 153 crimes deste tipo no ano passado contra 184 no ano anterior, demonstrando, assim, uma taxa de 37,97%.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

CDL de Santa Luzia promove curso de licitação para micro e pequenas empresas

Nos dias 4 e 5 de fevereiro, quarta e quinta-feira respectivamente, a CDL de Santa Luzia estará promovendo o curso de "licitação para micro e pequenas empresas", ministrado pelo instrutor do SEBRAE.
 
Confira os horários:


Dia 4 de fevereiro: 18h às 22h;
Dia 5 de fevereiro: 14h às 18h e 19h às 22h.
 

O curso terá duração de 12 horas. Haverá Coffe break nos dois dias.
 

A inscrição é gratuita!

Gincana de motos, exposição de carros tunados e encontro de paredões neste domingo em Várzea

Crise financeira leva o prefeito de Sousa a cancelar Carnaval

O prefeito de Sousa cancelou oficialmente nesta quarta-feira (21) a realização do carnaval de rua do município. De acordo com André Gadelha (PMDB) a Prefeitura não tem condições de investir R$ 200 mil na festividade. "Existem outras prioridades para a população" destacou.

Em entrevista, o prefeito ainda pediu a compreensão da população para a crise que afeta todos e, dessa forma, as prefeituras precisam se ajustar e reduzir os gastos.

"Infelizmente a prefeitura não realizará o Carnaval deste ano. Nós estamos passando por uma fase crítica de falta de água, e nesse momento não temos clima para festa. Precisamos priorizar as ações, vamos destinar R$ 112 mil para a construção de um Centro Cultural e de Artesanato no bairro Alto do Cruzeiro", disse.

Gadelha revelou ainda também que vai repassar um valor para cada escola de samba para que os integrantes possam quitar as despesas com roupas e outros itens adquiridos.


Fonte: Diário do Sertão

Tucano admite Daniella Ribeiro na disputa pela Mesa Diretora da Assembleia

O deputado estadual diplomado Tovar Correia Lima (PSDB) considerou o nome da colega de Campina Grande, Daniella Ribeiro (PP), como “viável” para disputar a presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba.
 
“Fui vereador com a deputada Daniella. Tenho uma amizade e intimidade com a deputada, mas ainda não falei com ela neste sentido, até porque, foi uma coisa nova. Ela teve a segunda melhor votação do estado, está em seu segundo mandato e já teve experiência na Câmara de Campina Grande”, disse.

O parlamentar afirmou também que o grupo ainda não definiu quem será o candidato a presidente da Assembleia Legislativa, mas destacou que a presença de Daniella a frente do Poder Legislativo representaria a força feminina.

“Ainda não discutimos o nome que figurará na chapa para presidente da Mesa Diretora, mas Daniella é um excelente nome, inclusive sendo a presença feminina”, acrescentou.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Padre Elias anuncia lançamento do projeto de construção do Santuário de São Sebastião

A Igreja Matriz de Santa Luzia esteve lotada na tarde desta terça feira quando foi realizada a Missa Solene de encerramento da Festa de São Sebastião. 

No final da Missa o Padre Elias Ramalho Gomes, administrador paroquial, anunciou aos fiéis que, em 2016, ano que será comemorada a passagem dos 80 anos de inauguração da Capela, será lançado o Projeto para construção do Santuário de São Sebastião naquela comunidade.

"Não pretendemos construir uma capela, mas um Santuário dedicado ao co-padroeiro de nossa Paróquia, São Sebastião" disse Padre Elias. O padre informou que, em 2015, serão concluídas as Igrejas de Nossa Senhora de Fátima no bairro de mesmo nome e a Igreja da Sagrada Família no bairro Frei Damião.

No ano em que a capela São Sebastião completará suas bodas de carvalho, o padre pretende entregar à comunidade o projeto da construção do Santuário que contará com a ajuda de todos.

A Capela de S. Sebastião foi construída no governo paroquial do padre José Borges de Carvalho com a ajuda dos devotos de São Sebastião. O encarregado da construção foi o pedreiro Severino Cunha. As obras foram iniciadas no 1º de outubro de 1935. Antes desta Capela, havia um cruzeiro bento pelo Padre Jovino Machado (falecido e sepultado em Santa Luzia) para a comemoração da passagem do século XIX-XX.

A benção de inauguração ocorreu no dia 19 de janeiro de 1936, pelas 6:30 da tarde pelas mãos de D. João da Matta de Andrade e Amaral, Bispo da Diocese de Cajazeiras. A imagem de S. Sebastião foi doada pelo Major Euclides Brito da Nóbrega. A de Santa Joana Darc, por Naninha Medeiros, a de Santa Terezinha por Dondonzinha Nóbrega, e a de N. Senhora do Montserrat por João Medeiros.

São Sebastião é o co-padroeiro da Paróquia Santa Luzia e a realização da festa atrai milhares de devotos que vem agradecer e pedir a interseção pelas chuvas e para afastar as pragas e a guerra. 

Fonte: Pascom

Paróquia de Santa Luzia celebra festa de seu co-padroeiro São Sebastião

A Paróquia de Santa Luzia encerrou, neste dia 20 de janeiro, a festa de seu co-padroeiro São Sebastião. A programação do dia solene começou com leilão às 13h00 ao lado da Matriz. Às 16h00 foi celebrada a Missa Solene e, logo em seguida, aconteceu a procissão.

A missa foi presidida pelo Padre Elias Ramalho Gomes e concelebrada pelo padre santaluziense João Evangelista Neto. Além dos dois padres, participou da Sagrada Liturgia o Diácono Gabriel da Paróquia Dom São João Bosco da cidade do Rio de Janeiro - RJ.

Antes da procissão o Padre João Evangelista lembrou aos conterrâneos que, em 2016, serão comemorados os 80 anos de construção da Capela de São Sebastião situada do bairro que leva o nome de seu padroeiro. Padre Neto convidou os fiéis a se prepararem para uma festa bem calorosa e com muito fervor no próximo ano para marcar os 80 anos da capela.

Milhares de devotos participaram da procissão que percorreu o centro histórico da cidade e tomou o trecho da BR-230 rumo à Capela São Sebastião. Ao chegar na capela foi descerrada a bandeira enquanto se cantava o hino do excelso padroeiro. Os fiéis receberam a bênção e continuaram no bairro São Sebastião para participar da parte social que se encerrou também nesta terça feira.

Fonte: Pascom

Carro de vendedor são-joseense que havia sido furtado é encontrado em poder de bandidos

Há quinze dias atrás, mais precisamente no dia (06), o veículo de trabalho do são-joseense Georgeano, mais conhecido por Geo de Berto, foi roubado na cidade de Pedras de Fogo/PB.

Geo é vendedor e, estava cumprindo a sua rota como de costume, quando parou na casa de uma cliente e foi abordado por dois homens armados que levaram o veículo com toda a mercadoria, pertences e documentos dentro. Georgeano fez um B.O. e ficou no aguardo da ação policial.

Após vários dias de busca, o veículo foi encontrado, ainda em poder dos bandidos e sendo usado em outra ação de furto, desta vez a um marcadinho no bairro de Cruz das Armas, na capital João Pessoa. Houve fuga.

Na perseguição, os bandidos andaram em alta velocidade. O carro colidiu com outros três veículos e atingiu uma casa. Dentro estavam quatro meliantes, todos foram presos. Geo foi notificado sobre o ocorrido.

O veículo é um Palio Weekend, cor branca, ano 2014. A placa não foi divulgada.

Informações: Portal São José e TV Paraíba

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Santa Luzia é a 48ª cidade da Paraíba com maior incidência de raios

Embora o verão seja conhecido como época de muito calor, no Nordeste a incidência de chuvas é bastante notória; muitas vezes as precipitações vêm acompanhadas por raios, que na Paraíba somam cerca de 80 mil ocorrências por ano. 

Os dados são do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que considerou a quantidade baixa em relação a outras localidades do país. Aesa informou que o estado não possui equipamentos de medição precisa para o registro do fenômeno.

Segundo o Elat, o verão é a época do ano de maior incidências de raios e na Paraíba a cidade líder em ocorrências do fenômeno é Malta, a 322 quilômetros de João Pessoa, no Sertão Paraibano; a cidade sertaneja conta com uma média de 6,72 raios por quilômetro quadrado ao ano.

O município de São José de Espinharas, também no Sertão da Paraíba ocupa o segundo lugar entre as localidades de maior registro de raios no estado; são 6,02 raios por por quilômetro quadrado ao ano.

Em terceiro lugar na incidência do fenômeno está o município de Santa Terezinha, que também é uma cidade sertaneja; a localidade conta com uma média de 5,83 raios por por quilômetro quadrado ao ano.

A cidade que ocupa a quarta posição é Patos, a maior cidade do Sertão da Paraíba está em quarto lugar no ranking das cinco que mais têm quedas de raios; município tem em média 5,81 raios por quilômetro quadrado ao ano.

Em quinto lugar está o município de São Mamede, que fica no Seridó paraibano, contando com a mesma média de queda de raios de Patos.
 
Santa Luzia, também localizada na região do Seridó, está na 48ª posição do ranking estadual com uma densidade de descargas de 2.97 por km²/ano

Raios

Os raios são fenômenos de descargas elétricas formadas a partir do aumento da concentração de cargas no centro positivo e negativo da nuvem; após o excesso de carga, o ar presente nas nuvens passa a ser insuficiente para fazer o isolamento e ocorre a descarga. Umidade do ar, proximidade do mar e frentes frias podem influenciar na formação do fenômeno.

Lutador de Santa Luzia conquista três medalhas de ouro em campeonato de jiu-jítsu

No último domingo (18), foi realizado na cidade de Equador/RN, o campeonato interno de jiu-jítsu da academia Hikari.

Representando a cidade de Santa Luzia, o jovem Hiago Bruno, atleta da Hikari/Sta Luzia, conseguiu alcançar o ponto mais alto do pódio em três categorias: peso pena 70kg, peso leve 76kg e na faixa branca.

Durante entrevista após as conquistas, Hiago enfatizou o apoio dos seus patrocinadores e agradeceu ao seu mestre.

"Queria dedicar essa conquista aos meus patrocinadores, pois sem o apoio deles nada disso teria acontecido. Também agradecer, e muito, ao meu mestre Elenilson Balduíno, por ter me mostrado o caminho certo a seguir. Não posso esquecer da minha equipe, a Hikari/Sta Luzia, pela parceria de sempre", disse o lutador.

Hiago encerrou dizendo que está muito feliz por ter representado bem a sua terra natal, e que agora é hora de treinar bastante para as próximas competições. "Acredito que representei bem a minha terra. Agora, a receita é continuar treinando para não fazer feio nas próximas competições", afirmou.