terça-feira, 31 de março de 2015

Botafoguense "roxo", santaluziense viaja até a capital para acompanhar jogo contra xará paraibano

Considerado o segundo torcedor mais fanático do Botafogo, na cidade de Santa Luzia, atrás apenas do famoso Zé de Lelé (Lela), Valmir ou Valmel, como queiram chamar, viajou na madrugada desta terça-feira para a capital João Pessoa no intuito de acompanhar de perto a partida entre o seu clube de coração e o xará paraibano, o Botafogo/PB, carinhosamente chamado pelos torcedores de Belo, válida pelo jogo da ida da Copa do Brasil.

Valmir, como todo torcedor alvi-negro, também é fanático pelo Túlio Maravilha, e ficou conhecido em todo o Vale do Sabugi, por ter recebido de presente do próprio artilheiro a camisa do Araxá Esporte Clube, time pelo qual Túlio marcou seu milésimo gol, e autografada pelo mesmo, com direito a dedicatória e tudo.

Ao ser perguntado se é uma honra ser comparado ao Lela, Valmel afirmou que sim, e se diz honrado por ter o privilégio de acompanhar um jogo entre Botafogos, na Paraíba.

"Muitos dizem que eu sou o maior botafoguense da história de Santa Luzia, mas não sou, todos conhecem o Zé de Lelé, ele é demais, torcedor incondicional, apaixonado, já foi ao Maracanã e tudo acompanhar o Fogão, infelizmente ainda não tive esse prazer, é uma honra ser comparado a esse ícone. Me sinto feliz em poder assistir a esse jogo entre o meu time de coração e o Belo, minha segunda paixão, pois sou Botafogo em qualquer lugar, no Rio ou na Paraíba", afirmou, em êxtase.

Hospedado na casa do amigo, também alvi-negro, Zeca Marinho, Valmir desfruta de uma vista privilegiada enquanto analisa a atual situação do clube carioca. "O meu "glorioso" está se reestruturando, temos que dar um passo de cada vez. Estamos vendo equipes como Flamengo, Vasco e Palmeiras recuperando o seu prestígio no mercado e com suas respectivas torcidas, isso é extremamente importante. A diretoria montou um time mediano, limitado, haja vista que irá disputar a segundona do Brasileirão, mas tá bom, estou satisfeito, tem que se cortar gastos desnecessários e trabalhar em cima da realidade. Hoje, a principal estrela do elenco se chama Jefferson, goleiro da seleção. No final da temporada, poderemos ter dois ou três ídolos, quem sabe, tudo vai depender do desenrolar do projeto", disse.

Botafogo e Botafogo/PB se enfrentam nesta quarta-feira, às 22h, no Estádio Almeidão, em João Pessoa.

Companhia de teatro de Santa Luzia encenará a "Paixão de Cristo", nos dias 02 e 03

DIA 02/04 – QUINTA-FEIRA SANTA
19h - Caminhada do Fogaréu saindo da Igreja de São José Operário para a Capela de São Sebastião;


DIA 03/04 – SEXTA-FEIRA SANTA 
19h30 - A Paixão de Cristo “Foi por você”, da Companhia Santa Luzia, no Centro Pastoral.

Professor são-mamedense da UEPB se destaca em ranking internacional de cientistas

O professor, natural da cidade de São Mamede, Rômulo Alves, do Departamento de Biologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), teve seu trabalho reconhecido em ranking internacional de produção científica – o Cybermetrics Lab, da Espanha – no qual em um universo de cerca de 3 mil pesquisadores brasileiros ele obteve um fator H-Index que o colocou na 362ª posição nacional, com número significativo de publicações de alto impacto.

Este ranking é preparado com base em informações do Google Scholar e reúne milhares de pesquisadores do Brasil que se destacaram por sua produção científica. O ranking é organizado pela métrica “H-Index”, que avalia a produção científica do pesquisador e mede seu grau de impacto, através da citação dos artigos. Um bom fator H-Index indica que o pesquisador tem muitos trabalhos publicados e que vários desses trabalhos são de alto impacto.

Em nível regional, o professor Rômulo é o 13º pesquisador do Nordeste com maior produção científica de alto impacto e o segundo da Paraíba, tendo seus artigos citados em 3.596 publicações. Até o momento, o docente da UEPB publicou, em parceria com outros pesquisadores, um total de 156 artigos em revistas científicas nacionais e internacionais, além de ter editado e publicado vários livros e capítulos de livros.

Rômulo Alves é um dos editores-chefe da revista Ethnobiology and Conservation e faz parte do Corpo Editorial do Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine e da revista Amphibian & Reptile Conservation. Sua linha de pesquisa principal é a Etnozoologia e seus artigos abordam temas como uso e conservação de espécies animais, comércio de animais silvestres, etnoecologia, atividades cinegéticas e zooterapia.

O ranking

O webometrics é o maior ranking acadêmico de instituições de ensino superior do mundo. Desde 2004, a cada seis meses um levantamento independente sobre o exercício científico é realizado pelo Cybermetrics Lab (Conselho Nacional de Pesquisa Espanhol) para a informação multidimensional atualizada e confiável, fornecendo dados sobre o desempenho das universidades de todo o mundo, baseados em sua presença na web e impacto.

O objetivo original do ranking é promover a presença na web acadêmica, apoiando as iniciativas de acesso livre para aumentar significativamente a transferência de conhecimento científico e cultural gerado pelas universidades para toda a sociedade. Para atingir este objetivo, a publicação de rankings é uma das ferramentas mais poderosas e bem sucedidas para iniciar e consolidar os processos de mudança na academia, aumentando o comprometimento dos acadêmicos e da criação de estratégias de longo prazo extremamente necessárias.


Mais informações sobre o ranking podem ser acessadas no endereço eletrônico http://www.webometrics.info/en/node/102

Fonte: Portal da UEPB

segunda-feira, 30 de março de 2015

Meteorologia prevê chuvas no Sertão e no Litoral nesta terça-feira

A terça-feira (31) será de chuvas isoladas no fim do dia no Sertão e Alto Sertão da Paraíba. Já no Litoral, Brejo e Agreste, as precipitações pluviométricas serão localizadas. A menor temperatura no estado deve ser registrada no Brejo e Cariri (20ºC em ambas regiões). No Sertão, os termômetros poderão chegar a máxima de 35ºC.
A meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, ressaltou que as previsões estão de acordo com o esperado para esse período do ano. “Essa época já é chuvosa e por isso esperamos essas chuvas isoladas de forma irregular. O período entre abril e junho é considerado o mais chuvoso para o Litoral, Brejo e Agreste. Já na região do Sertão, temos mais precipitações de fevereiro a maio”, comentou.
Com relação à temperatura, elas deverão variar de 23ºC a 30ºC no Litoral. No Agreste, os termômetros oscilarão de 21ºC a 30º. Enquanto isso, no Brejo, a mínima será de 20ºC e a máxima de 27ºC.
Para o Cariri, a previsão é que a temperatura tenha uma alteração de 20ºC até 33ºC. No Sertão, essa oscilação será de 20ºC a 35ºC. Já a mínima e a máxima no Alto Sertão vão ser de 21ºC a 34ºC, respectivamente.
Fonte: Secom

Ex-prefeito paraibano morre em acidente de carro

O ex-prefeito do município de Pitimbu Hércules Ribeiro, de 50 anos, morreu na noite do domingo (29) após o carro que ele dirigia bater na traseira de um ônibus na PB-008, próximo à entrada do distrito de Jacumã, na cidade do Conde, Litoral Sul paraibano. De acordo com a Polícia Civil, a suspeita é de que a vítima estava em alta velocidade no momento do acidente.


Segundo o delegado Paulo Martins, testemunhas contaram à polícia que o motorista do ônibus havia reduzido a velocidade para parar em um ponto quando foi atingido pelo carro. Com o impacto, o carro ficou completamente destruído, e o Corpo de Bombeiros teve que serrar parte do veículo para poder retirar o corpo da vítima. O motorista do ônibus passou mal por conta do acidente e foi levado para o posto de saúde de Jacumã.

Ainda de acordo com a polícia, não chovia no momento do acidente, mas a pista estava molhada, o que pode ter contribuído para que o ex-prefeito não conseguisse frear. Para o delegado, a suspeita é de que Hércules estaria em alta velocidade. “Pelas características do acidente, ele vinha em alta velocidade. O motorista [do ônibus] não tem culpa nenhuma. Ele vai ser ouvido, porém não vai ser indiciado. Irei pedir o exame toxicológico para saber se a vítima havia ingerido alguma bebida alcoólica”, explicou Paulo.

Hércules Ribeiro foi prefeito de Pitimbu por três mandatos. A Prefeitura Municipal de Pitimbu emitiu uma nota de pesar pelo falecimento do ex-prefeito e decretou luto oficial de três dias.
Fonte: G1

Jovem santaluziense de 25 anos morre vítima de afogamento em açude na Zona Rural

Morreu no final da tarde deste domingo, dia 29 de março de 2015, vítima de afogamento, em um açude conhecido como “Açude de João Damião” (próximo a “Lagoa do Porcos”), a cerca de 1 km de Santa Luzia-PB (na estrada que vai para a comunidade rural “Cabaço” – Saída para São José do Sabugi-PB), o jovem Fábio da Silva de Lima, popularmente conhecido como “Fabinho”, de 25 anos de idade, e que residia no Bairro Frei Damião (o mesmo bairro que dá acesso a estrada que vai para o referido açude), em Santa Luzia-PB.

De acordo com informações apuradas por nossa equipe, “Fabinho” passou a tarde bebendo e tomando banho com alguns amigos e familiares nesse açude. Ainda de acordo com informações obtidas no local o mesmo não sabia nadar direito.

Assim que os familiares e amigos perceberam que “Fabinho” havia se afogado, sem nada mais poder fazer para salva a vida do rapaz, o fato foi comunicado a Polícia Militar  de Santa Luzia-PB que de imediato acionou o Corpo de Bombeiros da cidade de Partos-PB para tentar localizar o corpo.

Algumas pessoas que se encontravam no local disseram que, apesar de ser pequeno o açude, o mesmo é profundo e cheio de pedras.

Devido o fato de ter anoitecido, mais ou menos por volta das 20h00, o Corpo de Bombeiros suspenderam as buscas, ficando certo de retornarem logo ao amanhecer.

Fábio da Silva de Lima é filho de Sebastião Feitosa de Lima e de Maria Gorete. Uma família de 11 irmãos (ele é neto de José Clementino e de Dona Maria Elias - primo da agente de saúde Irene).

Maiores informações a qualquer momento.



Fonte: Henrique Melo
Fotos: Francisco Pereira/Facebook

Prefeitura de Santa Luzia abre inscrições para concurso público

Começam nesta segunda-feira (30/03) as inscrições para o concurso público da Prefeitura de Santa Luzia, a intenção de ocupar 205 vagas em funções de todos os níveis de escolaridade na autarquia. O certame será organizado e coordenado pela Universidade Estadual da Paraíba.

Os salários dos cargos variam entre R$ 788,00 e R$ 1.582,16, com reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência.

Cargos
- Nível fundamental completo: Auxiliar de Serviços Gerais, Eletricista, Merendeira, Motorista "D", Músico, Operador de Máquinas Pesadas, Porteiro e Vigilante;
- Nível médio/técnico: Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Saúde, Condutor Socorrista, Fiscal em Vigilância Sanitária, Educador Social, Facilitador de Oficina, Motorista "D", Orientador Social, Técnico em Laboratório, Técnico de Enfermagem, Técnico em Radiologia, Técnico em Saúde Bucal e Técnico em Farmácia;
- Nível superior: Assistente Social, Advogado, Bibliotecário, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico/Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Pedagogo Ensino Fundamental/Educação Infantil, Professor de Inglês, Professor de História, Professor de Ciências, Intérprete de Libras, Psicólogo e Tecnólogo em Radiologia.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas por meio da internet, no site cpcon.uepb.edu.br a partir das 10h do dia 30 de março até às 23h:59min do dia 19 de abril de 2015. A taxa de inscrição varia entre R$ 40,00 e R$ 80,00.

Provas e Gabaritos
O concurso terá prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos, prova de títulos para Professor e prova prática de caráter eliminatório e classificatório, para os cargos de Operador de Máquinas Pesadas, Motorista e Condutor Socorrista.

A prova escrita será aplicada provavelmente no dia 31 de maio de 2015, sendo que o local e horário serão divulgados no dia 18 de maio de 2015. O gabarito preliminar será disponibilizado no dia 31 de maio de 2015.

A prova prática para o cargo de Operador de Máquinas, e Motoristas, será realizada na data prevista de 21 de junho de 2015. A publicação do resultado final do concurso sairá na data provável de 10 de julho de 2015.

Validade
O prazo de validade do concurso é de dois anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, a critério da Prefeitura do Município de Santa Luzia, respeitando a legislação eleitoral vigente, e para os demais considerados aprovados e não classificados gerará expectativa de direito.

Fonte: Concursos no Brasil/Jefte News

sábado, 28 de março de 2015

Açude de Coremas recebe 9 milhões de metros cúbicos de água

Uma chuva de 103,1 milímetros (mm) foi registrada na noite desta quinta-feira (26/03) no município de Coremas, fazendo com que o volume do açude local aumentasse cerca de 8,5% apenas nas últimas horas.

Conforme dados obtidos, 'Coremas' está, nesta sexta-feira (27/03), com 114 milhões e 253 mil metros cúbicos de água, o que representa 19,3% de sua capacidade total, que é de 591.646.222 m3.

Na quinta (26), o volume era de 105 milhões, 296 mil metros.

Cada metro cúbico equivale a mil litros de água.

Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA), esta foi a maior chuva do ano na cidade, e março já registra um acumulado de 321,2 mm.

A barragem "Mã D'água' que faz parte do sistema está com 123.063.929 de metros cúbicos, ou 21,7% da capacidade total de 567.999.136 de m3.

Fonte: Naldo Silva

PRF apreende 74 kg de maconha que estava sendo transportada de Sta Luzia para Campina Grande

Um homem de 35 anos foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal com um carregamento de 74 kg de maconha prensada na tarde desta sexta-feira (27/03), no município de Soledade, no Agreste da Paraíba, a 165 km de João Pessoa. A apreensão de drogas aconteceu na rodovia BR-230. Ao ser preso, o homem confessou que receberia R$ 1 mil pelo transporte dos entorpecentes.

A apreensão foi realizada após a Polícia Federal repassar a informação à PRF, conseguida através de denúncia anônima, de que um suspeito poderia passar naquela localidade com um carregamento de drogas. De posse das informações, os agentes do Núcleo de Operações Especiais da PRF abordaram o veículo suspeito, um Fiat Uno de cor branca, com placa de Cabedelo/PB, com apenas um ocupante. 

Durante a revista, os policiais encontraram dois sacos contendo 76 pacotes de maconha. O homem disse aos agentes que apanhou a droga no município de Santa Luzia, no Seridó, a 260 km da Capital, e que levaria o material até Campina Grande, onde seria pago pelo serviço.

A maconha apreendida e o suspeito foram levados para a delegacia da Polícia Federal de Campina Grande, onde foi feito o flagrante pelo crime de tráfico de drogas.

Fonte: Portal Correio

Copa do Vale do Sabugi de Futebol será realizada em São Mamede, no mês de abril

A Secretaria Municipal de Esportes da cidade de São Mamede, através do secretário Marcelino Elizeu, estará organizando no mês de abril, e com término em maio, a Copa do Vale do Sabugi de Futebol.

Equipes das cidades de São Mamede, Santa Luzia, São José do Sabugi, Várzea e Junco do Seridó estão sendo convidadas para participar. Interessados, deverão entrar em contato com o próprio Marcelino, pelos telefones: (83) 8720-7975 e (83) 3462-1238.


As equipes não pagarão taxa de arbitragem, apenas a inscrição no valor de R$ 200,00. A premiação será de R$ 800,00 para o campeão e R$ 400,00 para o vice.


A competição terá inicio dia 19 de abril, e todos os jogos serão realizados no Estádio Oliveirão, em São Mamede.


Informações: João Henrique

sexta-feira, 27 de março de 2015

Prefeitura de Várzea retoma exames de Papanicolau e Colposcopia

Papanicolau e Colposcopia são os exames mais eficazes para se detectar a existência ou não de câncer de colo de útero e de infecções vaginais, entre outras doenças sexualmente transmissíveis como o papiloma vírus humano (HPV) que também pode causar câncer cervical. A Prefeitura Municipal de Várzea, através da Secretaria de Saúde, os fornece gratuitamente.

No caso do Papanicolau, o exame é poderoso e ao mesmo tempo simples, consiste na coleta de material do colo do útero com uma "espátula e escova de raspagem”, e deve ser realizado por todas as mulheres, sexualmente ativas ou não, uma vez ao ano. Caso o resultado seja negativo por três anos seguidos, o intervalo pode aumentar de acordo com a orientação médica.

De acordo com o médico ginecologista responsável pela realização dos exames, Dr. Otoni Medeiros, boa parte do público feminino ainda não demonstra interesse na prevenção.

“Apesar de ser um procedimento simples e barato, no caso aqui de Várzea gratuito, 20% das mulheres brasileiras ainda não fazem o exame preventivo. Isso é bastante preocupante porque o exame é de extrema importância e o poder público disponibiliza a estrutura necessária para que todas tenham acesso a ele” afirmou.

Para realizar os exames, basta procurar o Centro de Atendimento Especializado Dr. Manuel Berônio de Araújo (CAE), localizado na rua Dr. Kival Gonçalves, nas quintas-feiras, a cada duas semanas, das 13h30 às 16h30.
Fonte: Ascom

Sargento Anselmo Machado é aprovado em seletiva da PM para Curso de Habilitação de Oficiais

O 1º Sargento Anselmo Machado, natural da cidade de Santa Luzia/PB, foi aprovado na última quinta-feira (19/03), no processo seletivo interno da Polícia Militar da Paraíba, no Curso de Habilitação de Oficiais (CHO 2015). Atualmente, Anselmo exerce a função de Comandante do Destacamento da Policia Militar da cidade de Várzea.

Para a seletiva, foram inscritos 280 militares para concorrerem à 20 vagas oferecidas. A próxima etapa do processo será o exame físico e de saúde. 

O Curso de Formação de Oficiais terá duração de dez meses e acontecerá na Academia de Polícia Militar do Cabo Branco, em João Pessoa. Ao término do curso, os policiais serão promovidos ao posto de Segundo Tenente.

Fonte: Jefte News

MPF entrega recomendações a municípios do Vale do Sabugi para melhorar a Saúde

O Ministério Público Federal em Patos (MPF/PB) expediu três recomendações para gestores de 26 municípios, para que adotem providências na área da saúde. As recomendações são sobre uso de ponto eletrônico para servidores, fornecimento de certidões para o caso de não atendimento e utilização de banco de preços.

As recomendações foram entregues, pessoalmente, pelos procuradores da República João Raphael Lima e Filipe Albernaz Pires, durante reunião realizada na última segunda-feira (23) com os gestores públicos, na sede da Câmara Municipal de Patos. Elas foram lidas e, logo após, houve um momento de discussão. Na oportunidade, os gestores puderam, também, tirar dúvidas, pedir esclarecimentos e orientações.

Durante a reunião, representantes de 20 municípios receberam o material, são eles: Areia de Baraúnas, Cacimba de Areia, Condado, Emas, Junco do Seridó, Malta, Manaíra, Matureia, Mãe D´água, Passagem, Patos, Quixaba, Salgadinho, Santa Luzia, São José de Princesa, São José do Sabugi, São Mamede, Teixeira e Várzea. Mesmo não fazendo parte dos municípios de atribuição do MPF em Patos, também estiveram presentes representantes da cidade de Juru, que igualmente receberam as recomendações.

Quanto aos municípios que não enviaram representantes para a reunião, eles serão notificados para comparecer pessoalmente à unidade do MPF em Patos, quando receberão as três recomendações. É o caso dos municípios de Catingueira, Desterro, Olho D'água, Santa Teresinha, São José de Espinharas, São José do Bonfim e Cacimbas. As recomendações sobre ponto eletrônico e fornecimento de certidão são semelhantes às recomendações enviadas pelas demais unidades do MPF na Paraíba.

Ponto eletrônico – O MPF pede que sejam providenciados, no prazo de 60 dias, a instalação e o regular funcionamento de registro eletrônico de frequência dos servidores públicos vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e, de modo especial, dos médicos e odontólogos.

Sugere-se, ainda, que, em igual prazo, seja providenciada a instalação de quadros que informem ao usuário, de forma clara e objetiva, o nome de todos os médicos e odontólogos em exercício na unidade naquele dia, sua especialidade e o horário de início e de término da jornada de trabalho.

Também recomenda-se a disponibilização, para consulta dos cidadãos, do registro de frequência dos profissionais; a divulgação na internet do local e horário de atendimento dos médicos e odontólogos ligados ao SUS; e que sejam estabelecidas rotinas para fiscalizar o cumprimento da recomendação, sob pena de responsabilidade pelas ilegalidades que vierem a ocorrer. Confira a recomendação na íntegra (modelo igual para todos os municípios).

Fornecimento de certidão – Nessa recomendação, o MPF/PB sugere que sempre que houver solicitação dos usuários SUS, seja garantido o fornecimento de certidão ou documento equivalente para aqueles não atendidos no serviço de saúde solicitado, constando informações como nome do usuário, unidade de saúde, data, hora e motivo da recusa de atendimento.

O documento deve ser fornecido pelo servidor público da unidade e ainda que os serviços de recepção sejam terceirizados. Recomenda-se, também, que seja estabelecida uma rotina para fiscalizar o cumprimento da recomendação. Confira a recomendação na íntegra (modelo igual para todos os municípios).

Banco de preços –  A recomendação é para que seja providenciada a inserção dos dados de todas as aquisições de insumos de saúde feitas, a partir de agora, por todos os centros de compras e unidades gestoras, no Banco de Preços em Saúde, disponível no portal eletrônico do Ministério da Saúde, mantendo tais dados atualizados em periodicidade mínima bimestral.

Também recomenda-se a consulta do banco de preços em saúde para orientar os processos de aquisição de insumos em saúde, verificando atentamente se os preços praticados nas licitações para aquisição de medicamentos estão de acordo com os constantes do referido registro. O prazo de resposta também é de 60 dias. Confira a recomendação na íntegra (modelo igual para todos os municípios)

Fonte: Assessoria de Comunicação

Ricardo Coutinho promete que vai revelar muitas coisas contra Cássio depois da Páscoa

Durante entrevista bastante politizada ao Sistema Arapuan de Comunicação nesta quinta, 26/03, o governador Ricardo Coutinho (PSB) voltou a adotar um discurso duro contra o seu principal opositor na política local: o senador Cássio Cunha Lima (PSDB).

O Chefe do Executivo paraibano prometeu para após a Páscoa tornar pública, revelações que segundo ele irão comprometer o tucano. Sem papas na língua,

Coutinho também voltou a insinuar que Cássio comprou votos nas eleições 2014.

“Ele não pode ficar colocando todo mundo em suspeição. Até porque a Paraíba sabe da sua história”, explicou, acrescentando que: “A Paraíba sabe quem comprou votos em 2014, quem comprou prefeitos, vereadores. Tem conversas gravadas e quem comprou não fui eu, porque eu não faço isso. Eu posso dizer isso, ele não pode”, disparou.

O Mago também garantiu que fará revelações contundentes contra Cássio:

“Eu vou revelar muita coisa! O que eu lhe digo é que tem muita gente que para que a carapuça saia acusa os outros, e acho que a Paraíba e o Brasil não aguenta mais este tipo de postura e vai chegar o momento que a Paraíba vai saber de uma série de coisas que foram feitas tentando exatamente me colocar em situação incomoda. Quem me conhece, sabe de onde eu vim, onde estou e para onde vou! Sem absolutamente nenhum tipo de subterfúgio”, enfatizou.

Quanto as ações movidas pelo líder da família Cunha Lima contra o governador, RC disse que não tem tempo a perder com as falácias praticadas pelo senador;

“Vejo essas declarações com uma boa dose de desequilíbrio. Acho que o senador deveria estar fazendo alguma coisa em prol da Paraíba. Ele diz o mesmo discurso mole da campanha. Não tenho tempo para perder com o senador Cunha Lima. Sei que ele não tem nenhuma ideia para o Estado. O senador tem a vida livre e não gosta de perder tempo lutando pelo estado e acha que fui eu quem decidiu a eleição, quem decidiu foi o povo” alfinetou.

CORTES: O socialista ainda admitiu que pode continuar a realizar cortes em áreas menos essências, caso a crise econômica seja aumentada.

"Quando começar a faltar coisas essenciais, eu corto as menos essenciais e corto sem titubear. Já venho cortando desde o ano passado, a estrutura do estado é muito pequena, mas tem alguns problemas, como o déficit da previdência que é um problema nacional”, frisou.

Fonte: PB Agora

quinta-feira, 26 de março de 2015

MPF denuncia ex-prefeito de Junco do Seridó e mais oito pessoas por dispensa indevida de licitação

O Ministério Público Federal em Patos (MPF) denunciou o ex-prefeito do Município de Junco do Seridó (PB) Osvaldo Balduíno Guedes Filho e outras oito pessoas por dispensa indevida de licitação, crime previsto no artigo 89, caput e parágrafo único, da Lei 8.666/1993 (que trata de licitações e contratos administrativos).

A denúncia também é contra Evaristo Junior de Brito, Ricardo Simplício Mota, Jaqueline Ferreira Barros, Manoel Galdino Filho, Marcos Tadeu Silva, Gerfeson Rodrigues da Silva, José Sizenando da Costa e Paulo Ferreira Montenegro. As nove pessoas estão envolvidas em simulação de licitação para executar o Convênio 2075/2006, firmado entre o mencionado município e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), com a finalidade de perfurar cinco poços tubulares profundos nos sítios Brandão, Salamandra, Massaranduba, Ramadinha e Chãzinha.

Explica o MPF que, para a execução do Convênio 2075/2006, previa-se a liberação de R$ 100 mil em recursos federais, mais contrapartida municipal de R$ 3 mil. Para executar a obra foi realizado o Convite nº 19/2007 (um tipo de licitação), do qual sagrou-se vencedora a Construtora Mavil Ltda., com proposta no valor de R$ 102.540,20, sendo o contrato assinado em 9 de novembro de 2007. A vigência do convênio era inicialmente de 30 de junho de 2006 a 23 de maio de 2008, mas depois esta última data foi prorrogada até 26 de setembro de 2011.

Conforme a denúncia, em 23 de outubro de 2007, a Funasa liberou a primeira parcela, no valor de R$ 40 mil, e a segunda, de mesmo valor, foi liberada em 11 de dezembro de 2007. Já a terceira, de R$ 20 mil, não foi liberada em razão de recomendação do MPF, após a constatação de envolvimento de empresas de fachada no Convite nº 19/2007. A licitação foi presidida por Evaristo Brito, tendo ainda contado com a participação dos outros membros da Comissão Permanente de Licitação (CPL), Ricardo Mota e Jaqueline Barros, e do responsável pelo direcionamento dos trabalhos da CPL, Manoel Galdino Filho.

Em vistoria realizada em 31 de outubro de 2007, a Funasa constatou um percentual de execução física de 89,50% dos cinco poços tubulares previstos no plano de trabalho. Já outra vistoria realizada em 29 de outubro de 2008 diminuiu o percentual de execução física para 86,65%, em razão da obstrução de um dos poços. Na denúncia, o MPF explica que apesar do percentual de execução física e da não liberação da terceira parcela do convênio, as investigações realizadas pelo órgão demonstraram que o ex-prefeito, com o auxílio fundamental dos demais denunciados, simulou a licitação deflagrada para a execução do Convênio nº 2075/2006.

Para o crime de dispensa indevida de licitação é prevista pena de prisão de 3 a 5 anos e multa. Além disso, pede-se que a Justiça Federal fixe como valor mínimo para reparação dos danos causados pela infração no montante de R$ 188.261,46, em conformidade com o artigo 387, parágrafo quarto, do Código de Processo Penal. A denúncia é ato processual que dá origem à ação penal pública, cuja competência é privativa do Ministério Público.

Fracionamento de objeto – Em 5 de outubro de 2006, o ex-prefeito requereu a celebração de dois convênios com a Funasa, ambos para perfuração de poços tubulares (trata-se do Convênio nº 2074/2006 e nº 2075/2006). Para o MPF, a finalidade era evitar a realização de licitação na modalidade tomada de preços e possibilitar a simulação de dois convites. Assim, foi promovido o Convite nº 10/2007 para executar o Convênio nº 2074/2006 (que não é objeto da denúncia) e o Convite nº 19/2007 para executar o Convênio 2075/2006.

No entanto, ao fracionar o objeto da licitação, o ex-prefeito infringiu o artigo 23, parágrafo 5º da Lei 8.666/1993, que veda, em linhas gerais, a utilização da modalidade “convite” para parcelas de uma mesma obra ou serviço, ou ainda para obras e serviços da mesma natureza.

Fraude licitatória – Segundo a denúncia, participaram da licitação (Convite nº 19/2007), referente ao Convênio nº 2075/2006, as empresas Construtora Mavil Ltda., Construtora Nóbrega e Montenegro Ltda., e Gema Construções e Comércio Ltda. Ocorre que a Construtora Mavil Ltda., vencedora da licitação, é uma empresa fantasma de propriedade do também denunciado Marcos Tadeu Silva, cujo esquema de irregularidades, encabeçado por ele, foi desarticulado durante a Operação I-Licitação.

Além disso, durante as investigações, foram constados indícios de que a Construtora Nóbrega e Montenegro Ltda. também é empresa de fachada. Inclusive, são sócios da pessoa jurídica os denunciados José Sizenando e Paulo Montenegro. Já a terceira participante da licitação, a empresa Gema Construções e Comércio Ltda., tem como sócio Gerfeson Silva (também denunciado). Vale ressaltar que este último foi alvo de representação fiscal para fins penais, expedida pela Receita Federal, em razão de indícios de fraudes a várias licitações no Estado da Paraíba.

Licitação simulada – Na denúncia, o procurador da República Filipe Albernaz Pires, que assina a ação, afirma que “a direção de cartas convites a empresas de fachada era prática sistemática no Município de Junco do Seridó durante a gestão do denunciado Osvaldo Balduíno Guedes Filho, com o auxílio dos membros da CPL Evaristo Júnior de Brito, Ricardo Simplício Mota e Jaqueline Ferreira Barros e do responsável pela orientação dos trabalhos da comissão, o denunciado Manoel Galdino Filho”.

Para o MPF, a licitação não passou de um “arremedo para conferir ares de legalidade à contratação direta realizada”. Durante as investigações, chamou a atenção do Ministério Público o fato de antes mesmo da ocorrência das reuniões de abertura dos envelopes de documentação e propostas da licitação, que supostamente ocorreu em 5 de novembro de 2007 (ou seja, antes mesmo de saber a empresa vencedora, assinar o contrato e executar as obras), a Funasa já tinha constatado o percentual 89,50% de execução física dos poços objeto do Convênio 2075/2006, durante visita técnica realizada em 31 de outubro de 2007.

Portanto, antes mesmo da Construtora Mavil Ltda. ser contratada pelo Município de Junco do Seridó (PB), em 9 de novembro de 2007, as obras do Convênio 2075/2006 já haviam atingido quase 90% de execução física, o que demonstra que os cinco poços não foram perfurados e instalados pela mencionada empresa, não se sabendo quem efetivamente realizou as obras. Na denúncia, o MPF também elenca uma série de outros vícios ocorridos no Convite nº 19/2007 e que ocasionariam a inabilitação das empresas participantes da licitação.

* Processo nº 0000122-57.2009.4.05.8201. Denúncia oferecida em 4 de março de 2015 (14ª Vara Federal).

Fonte: Jefte News com Assessoria de Comunicação

Alunos da Escola Coêlho Lisbôa denunciam situação precária da instituição

Alunos matriculados na Escola Estadual Coêlho Lisbôa, em Santa Luzia, gravaram um vídeo para denunciar a situação precária em que a instituição de ensino se encontra.

De acordo com as imagens, e com informações repassadas pelos jovens, a escola necessita de uma reforma urgente, pois encontra-se com sérios problemas na infraestrutura. Os banheiros estão danificados, a fossa estourada (não possui rede de esgoto), os pisos quebrados, janelas se deteriorando e os entulhos se amontoando pelo pátio.

Ultimamente, com as chuvas que caíram na região, a situação se agravou ainda mais. Vazamentos e infiltrações, fizeram com que duas salas ficassem impróprias para o uso, a solução encontrada pelos professores foi dar as aulas ao ar livre.

O Coêlho Lisbôa é a escola mais antiga da cidade, com 82 anos de fundação, e atualmente conta com uma demanda de 415 aprendizes, divididos nos turnos da manhã, tarde e noite.

Resposta do Governo do Estado

Após a divulgação do vídeo, o jornalista santaluziense Batista Alves, alertou o Governo do Estado sobre o caso, através da rede social Twitter. Em resposta, o Governo disse que a situação da escola já foi enviada para o setor responsável, na Secretaria de Educação.

- Confira o vídeo -

Paróquia de Santa Luzia divulga programação da Semana Santa

DIA 27/03 SEXTA–FEIRA
MUTIRÃO DE CONFISSÕES
Na Igreja Matriz – nos horários: manhã, tarde e noite 
Na Igreja de São José Operário – nos horários: tarde e noite


DIA 29/03 – DOMINGO DE RAMOS
7h – Bênção dos Ramos na Igreja de São José Operário em seguida a Procissão para a Igreja Matriz onde haverá a celebração Eucarística


DIA 30/03 – SEGUNDA-FEIRA SANTA
19h30min Celebração Penitencial para adultos 


DIA 31/03 – TERÇA-FEIRA SANTA
19h30min Celebração Penitencial para os jovens


DIA 01/04 – QUARTA-FEIRA SANTA
19h30min Procissão do Encontro: A Imagem de Nossa Senhora das Dores sairá da Igreja de São José Operário e o Senhor Bom Jesus dos Passos sairá da Igreja Matriz. Logo após a Procissão haverá Celebração Penitencial


DIA 02/04 – QUINTA-FEIRA SANTA
9h Celebração Penitencial para as crianças
16h Celebração do Lava Pés na Igreja de São José Operário e logo após Adoração ao Santíssimo Sacramento até às 22h.
19h Celebração do Lava Pés na Igreja Matriz e logo após Adoração ao Santíssimo até 00h
Meia noite – Caminhada do Fogaréu saindo da Igreja de São José Operário para a Capela de São Sebastião


DIA 03/04 – SEXTA-FEIRA SANTA 
5h Vias Sacras das comunidades: Sagrada Família, São José Operário, São Sebastião, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora de Fátima e Santa Luzia. Cada comunidade inicia a Via Sacra e vão em direção a Matriz onde todos rezarão à última Estação às 6h30min
11h Hora da Agonia do Senhor na Igreja Matriz
15h Celebração da Paixão e Morte do Senhor e logo em seguida a procissão com Senhor Morto
19h30 A Paixão de Cristo “Foi por você” da Companhia Santa Luzia no Centro Pastoral 


DIA 04/04 – SÁBADO SANTO
19h Celebração da Vigília Pascal


DIA 05/04 – DOMINGO DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR
7h Café da Ressurreição na Igreja de São José Operário
7h30min Procissão com a Imagem do Cristo Ressuscitado


Fonte: Pascom

quarta-feira, 25 de março de 2015

IFPB de Sta Luzia ofertará vagas para curso técnico de informática ainda este ano

O diretor do IFPB/Pronatec de Santa Luzia, Jerônimo Nóbrega, informou nesta terça-feira ao portal Sertao1 que, possivelmente ainda este ano, já tenha vestibular para o curso técnico de informática na referida cidade.

Segundo Jerônimo, no momento está sendo construído o PPC (Plano Pedagógico do Curso), que será enviado à reitoria do Instituto Federal e depois para o Conselho Superior de Educação.

Com a aprovação, já haverá vestibular em 2015 para início das aulas em 2016. O curso será técnico integral para os alunos do ensino médio. 

Fonte: Sertão1.com

Energisa e Prefeitura de Santa Luzia firmam parceria e beneficiam famílias

O projeto Energisa Comunidades, esteve nessa quarta-feira (25), na cidade de Santa Luzia, e em  parceria com prefeitura do município entregou mais de 100 geladeiras as famílias de baixa renda, que são assistidas pelo programa Bolsa Família. A entrega aconteceu na Praça Alcindo Leite. 
Segundo o representante da Energisa, a troca da geladeira velha por uma nova tem o objetivo de combater o desperdício de energia elétrica nas residências. Essas mudanças podem representar uma economia de até 50% do consumo médio mensal de uma geladeira substituída.
O prefeito Ademir Morais, destacou que o município de Santa Luzia foi um dos poucos na Paraíba a serem contemplados com esse beneficio. 
“O pagamento em dia das contas da prefeitura junto a empresa Energisa, impulsionou a recebermos esse beneficio para as famílias santaluzienses. Esse é nosso trabalho, e estaremos buscando muito mais”, finalizou.

Açudes começam a sangrar em Santa Luzia

Os três dias consecutivos com chuvas no Sertão da Paraíba, fizeram com que pequenos açudes, localizados na cidade de Santa Luzia, começassem a transbordar.

Confira:

 Açude Padre Ibiapina (Açude Velho) - Sangrando


Açude Tertuliano - Sangrando

Açude Farias - Sangrando

terça-feira, 24 de março de 2015

Secretária de Saúde de Santa Luzia receberá prêmio nacional

A secretária de Saúde de Santa Luzia, Dilma Morais, receberá o Prêmio “Inovar 2015″, que será entregue durante o Encontro Nacional de Secretários de Saúde, nos dias 12 a 15 de Abril, no Rio de Janeiro. 

O Prêmio “Inovar 2015”, é o reconhecimento do trabalho da secretária junto a sua equipe que contribuiu para levar saúde de qualidade aos munícipes, conseguindo assim elevar o IDHM Longevidade do município de Santa Luzia. 

O objetivo desta premiação é reconhecer e destacar nacionalmente os líderes municipais que não medem esforços para proporcionar melhor condição de vida à população mais necessitada de recursos.

Informações: Ronaldo Magella

segunda-feira, 23 de março de 2015

Prefeitura Municipal de Várzea realiza recadastramento do Programa Leite da Paraíba

AVISO

A Secretaria do Trabalho e Assistência Social, do município de Várzea, comunica que haverá um recadastramento do Programa Leite da Paraíba, neste dia 24/03/2015 (terça-feira), no horário das 09h às 17h, no prédio da referida secretaria, para quem reside na zona urbana. Para os moradores da Comunidade Pitombeira, o local destinado será a sede da Associação.

Atenciosamente:

Ana Cristina Marinho de Medeiros Morais
secretária da pasta

Atingido por disparos de arma de fogo, "Gargamel" se recupera bem na capital

O santaluziense Adriano dos Santos de Assis, popularmente conhecido por Gargamel, vítima de dois disparos de arma de fogo no abdômen, na última sexta-feira 20/03, em Santa Rita/PB, continua internado no Hospital de Trauma, na capital João Pessoa. Porém, seu estado de saúde é estável.

Gargamel recebeu os primeiros socorros do Samu, e foi em seguida encaminhado para a unidade hospitalar. Lá, passou por procedimento cirúrgico. O mesmo se encontra sob os cuidados do médico, também natural de Santa Luzia, Dr. Galileu.

Segundo Galileu, Gargamel deverá ter alta logo, devido a boa recuperação que tem mostrado. "Gargamel terá alta em breve, vou libera-lo logo-logo, está se recuperando bem. Ultimamente, anda fazendo muitas brincadeiras conosco, diz que ainda vai aperriar muita gente nessa vida, principalmente os políticos (risos)", disse o médico.

Gargamel é muito conhecido da classe política paraibana, principalmente por marcar presença em eventos e dialogar sempre que pode com seus "patrões", como ele mesmo os chama.

Foto: Dr. Galileu Machado

Açudes de Santa Luzia recebem as primeiras águas de 2015

 Açude Padre Ibiapina (Açude Velho)

 Açude José Américo de Almeida (Açude Novo)

 Açude Tertuliano

 Açude da Bernina

 Açude das Freiras

Açude Farias

Imagens: Otoniel Junior, Chico Pereira e Jansely Medeiros