quinta-feira, 30 de abril de 2015

Prefeito Ademir Morais divulga atrações do São João 2015 de Santa Luzia

O "Maior Arrasta-pé do Mundo", como é conhecido o tradicionalíssimo São João de Santa Luzia, com 73 anos de existência, teve a programação da sua edição 2015 divulgada pelo prefeito Ademir Morais, nesta sexta-feira (30/04), no Programa Rota 102, da Rádio Vale do Sabugi FM.

A festa acontecerá de 19 à 23 de junho, e contará com as seguintes atrações:

Dia 19 - (Yayu Clube):
Pinto do Acordeon
Luiz bento & Forró Aruanda
Santino Bráz & Os Três do Forró

Dia 20:
Cezinha do Acordeon
Eliane
Netinho Lins & Forró da Canxa

Dia 21:
Espora de Ouro 
Forró do Amasso 
Os Gonzagas 

Dia 22: 
João Lima 
Ton Oliveira 
Capilé 

Dia 23:
Osmídio Neto
Forró Bakana 
Colher de Chá

Todos os dias, a partir das 17h, na estrutura montada na Praça Alcindo Leite:

Rodolfo Lopes
João André & Forró na Faixa
Jeová do Acordeon
Forró da Autoridade
Amaral de Araruna
Os Três do Forró
Forrozão Aruanda
Titico do Acordeon

Na abertura, dia 19, a festa será no Yayu Clube, intitulada como a "Noite do Reencontro". A intenção é resgatar os antigos São Joões na referida casa de shows, com o autêntico forró pé de serra. E a animação ficará por conta de Pinto do Acordeon, Luiz Bento & Forró Aruanda e Santino Bráz & Os Três do Forró.

Já de 20 à 23, o local das apresentações artísticas será o palco do Parque do Forró e a estrutura montada na Praça Alcindo Leite, ambos no Centro da cidade.

Participe do torneio de vôlei de areia nesta sexta-feira em Santa Luzia

Nesta sexta-feira, dia 1° de maio, a partir das 7:30 da manhã, acontecerá mais uma edição do torneio de vôlei de areia, na avenida Felipe Medeiros, em Santa Luzia.

Participe!!!

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Outra atração confirmada no São João de Santa Luzia

Em contato com o cantor Netinho Lins, o blog Política do Vale conseguiu a informação de que o mesmo estará se apresentando no Parque do Forró, em Santa Luzia, durante o São João.

Só não foi confirmado pelo artista a data do show.

Além de Santa Luzia, Netinho Lins e sua banda, o Forró da Canxa, irá abrilhantar diversas outras festas juninas, a exemplo de Patos e Campina Grande.

Festa de aniversário da Rádio Vale FM promete atrair centenas de forrozeiros

A Rádio Vale do Sabugi FM, de Santa Luzia, está comemorando hoje, dia 1º de maio, feriado do trabalhador, o seu 21° aniversário de fundação.

Como de costume, uma grande festa será oferecida à população para celebrar esta data, e a expectativa é que centenas de forrozeiros participem do evento desse ano.

A festa será na sede nova do Yayu Clube, com entrada totalmente grátis.

FPF define os grupos da Copa Paraíba Sub-19

A Federação Paraibana de Futebol definiu na última terça-feira (28) as chaves da Copa Paraíba Sub-19. A competição será disputada por 20 clubes.

A Chave do Litoral conta com oito clubes divididos em dois grupos:

Grupo A - Botafogo-PB, Auto Esporte, Santa Cruz-PB e Spartax

Grupo B - CSP, Femar, Flamengo Paraibano e Miramar. 

A Chave do Agreste é formada por Campinense, Treze, Serrano, Lucena e Queimadense. 

Já a Chave do Sertão conta com Atlético de Cajazeiras, Sousa, Nacional de Patos, Esporte de Patos, Nacional de Pombal, Sabugy e Cruzeiro de Itaporanga. 

Na Chave do Litoral os clubes se enfrentam dentro do próprios grupos, com os dois melhores de cada se classificando para o cruzamento olímpico. O primeiro do Grupo A enfrenta o segundo do Grupo B e o primeiro do B enfrenta o segundo do A. Os vencedores avançam para a última fase onde se juntam aos campeões da Chave do Agreste e do Sertão. 

A competição está prevista para começar no dia 16 de maio.  

Fonte: pretemporada.com.br

Prefeitura Municipal de Várzea promoverá Dia da Cidadania

A Secretaria do Trabalho e Assistência Social, em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano, promoverá o Dia da Cidadania. O evento faz parte das comemorações do Dia Mundial do Trabalho, próximo dia 1º, e dá início a Semana Municipal do Bebê, que será realizada de 04 a 08 de maio.

O Programa Cidadão acontecerá dia 04, das 07h às 14h, na Secretaria do Trabalho e Assistência Social – SETRAS. Na oportunidade, serão emitidos os documentos básicos da seguinte relação:

RG – Documentos exigidos para a emissão:

*Certidão de nascimento ou casamento original;
*Em caso de perda boletim de ocorrência;
*Foto 3x4 (tirada na hora).

Carteira de Trabalho – Documentos exigidos para a emissão:

*Certidão de nascimento ou casamento original;
*Identificação Civil original;
*CPF, NIS ou PIS.

Serão ofertados ainda os seguintes atendimentos:

*Cadastro único;
*Serviços de empreendedorismo;
*Cartão do SUS.

A idade mínima de atendimento é de 14 anos, abrindo exceção para asa crianças a partir de 11 anos que participam de campeonatos esportivos.

Fonte: Ascom

terça-feira, 28 de abril de 2015

Começa em Santa Luzia mutirão contra a Dengue e a Leishmaniose

As Secretarias de Saúde e Infraestrutura de Santa Luzia, iniciaram nesta segunda-feira (27) um mutirão de limpeza de terrenos e borrifação em casas e prédios para combater os mosquitos causadores da Dengue e da Leishmaniose Visceral (Calazar).

O procedimento teve início no bairro de São Sebastião e será extensivo à toda a cidade, dentro de um cronograma estabelecido pelas secretarias atuantes. 

A equipe responsável espera contar com o apoio da população para combater os focos dos mosquitos. O pedido é para que os cidadãos sejam conscientes e também tomem os seus cuidados e atitudes. 

Fonte: Ronaldo Magella 
Foto: Valmir Coêlho

Ministério Público da Paraíba divulga edital de concurso público com 105 vagas

Com o acréscimo de mais uma vaga (agora são 105 no total), o edital do Concurso 2015 para o Quadro de Serviços Auxiliares do Ministério Público da Paraíba foi publicado na tarde desta segunda-feira (27). As inscrições têm início na próxima segunda-feira (4 de maio) e se encerram no dia 3 de junho. As provas do concurso serão aplicadas em João Pessoa, no dia 19 de julho. O concurso também prevê cadastro de reserva.

Toda a minuta do edital (conteúdo programático das disciplinas, as normas do concurso, o cronograma etc.) está sendo publicada na íntegra na edição extraordinária desta segunda-feira do Diário Oficial Eletrônico (DOE) do Ministério Público da Paraíba.


Com o objetivo de manter os candidatos bem informados e fazer um acompanhamento do certame, a Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) do Ministério Público da Paraíba (MPPB) lançou também uma página do Concurso 2015 para o Quadro de Serviços Auxiliares do MPPB, que pode ser acessada por meio do endereço www.mppb.mp.br/concursosmppb.


Nessa página, os candidatos terão acesso ao edital do concurso, a um linque de avisos e notícias institucionais relacionadas ao certame. Também ficarão à disposição dos internautas a Lei Orgânica do Ministério Público (Lomp) atualizada; o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos servidores; a Resolução 01/2010, do Colégio de Procuradores do MPPB, que trata dos Inquéritos Civis Públicos (ICP) no Ministério Público; e o Manual de Práticas Cartorárias do MPPB.

O conteúdo da página será gerenciado pelos integrantes da Comissão Especial do Concurso 2015 para o Quadro de Serviços Auxiliares do Ministério Público da Paraíba, presidida pelo promotor de Justiça João Arlindo Corrêa Neto, e composta ainda pelo promotor de Justiça José Leonardo Clementino Pinto e pelos servidores Marcos Vinícius Ferreira Cesário, Célia Maria Bezerra de Melo e Ícaro Ramalho Dionísio.

Fonte: WSCOM

Participe do "3º Pedal Sítio Arqueológico Pedra Branca", em São Mamede

A prefeitura de São Mamede, através das Secretarias de Esporte e Lazer; Turismo, Meio Ambiente, Cultura e Arte, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (Casa da Família), realizará neste próximo dia 1° de maio o "III Pedal" - um evento que fará parte das comemorações aos 61 anos de emancipação política e administrativa do município. 

O trajeto será de São Mamede (saída defronte a prefeitura) até o Sítio Arqueológico Pedra Branca. Não fique de fora desse bonito e já tradicional passeio, procure a equipe organizadora e faça já sua inscrição!

Fonte: Ascom

Fusão entre o PTB e o DEM deverá ser anunciada até o dia 15 de maio

A Fusão PTB e DEM está cada vez mais próxima de acontecer. Lideranças políticas dos partidos como o deputado federal Efraim Filho (DEM) e o ex-senador Wilson Santiago (PTB) têm trabalhando no sentido de unir as duas legendas. Para aproximar ainda mais o acordo, os dois líderes concordam com o nome e número da futura legenda formado com a fusão das siglas.

O novo partido fruto da fusão PTB/DEM segundo ficou decidido pelas cúpulas dos partidos poderá ficar com o nome PTB e com o número 25, que é do DEM. Para o deputado federal Efraim Filho (DEM) e o presidente estadual do PTB, Wilson Santiago, o processo de fusão dos dois partidos está em fase de finalização e que a nova legenda disputará as eleições do ano que vem, para prefeituras e câmaras de vereadores.

Wilson Santiago coordena uma comissão responsável pela fusão e disse que um relatório a respeito do processo será finalizado até o próximo dia 30. Em entrevista recente a mídia paraibana, ele disse acreditar que, oficialmente, a fusão deverá ser anunciada até o dia 15 de maio deste ano.


Fonte: PB Agora

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Sabugy empata com Seleção de Várzea e se classifica para a próxima fase da Copa do Vale

O Sabugy Futebol Clube disputou a sua segunda partida na Copa do Vale 2015, contra a Seleção de Várzea, neste domingo, e empatou em 2x2. Com o resultado, o time santaluziense está classificado para a próxima fase.

Os gols do Sabugy foram marcados pelo zagueiro Inácio Bruno e pelo lateral esquerdo Javan.

Informações: Chico do Rádio

Motociclista colide com animal na Rodovia Anísio Marinho e sofre várias fraturas

A professora de Ensino Fundamental, Rossana Lourdes Martins, residente na Comunidade Cachoeirinha, em Santa Luzia, sofreu um grave acidente na noite deste sábado, dia 25/04, por volta das 19 horas e 30 minutos, na Rodovia Anísio Marinho, estrada que liga as cidades de Santa Luzia e Várzea, nas proximidades do depósito da Água Azul. Sua moto colidiu violentamente contra um rebanho de gado, atingindo uma vaca, que morreu no local. Com o impacto, a professora sofreu várias fraturas pelo corpo e sua moto teve quase que perda total.

Segundo moradores do bairro Nossa Senhora de Fátima, um cidadão movimenta tal rebanho todos os dias naquele local, e não está descartada a possibilidade de que o acidente tenha sido com o gado do mesmo.

A professora Rossana foi alertada, através de sinais, de que havia animais na pista, mas infelizmente não deu tempo de evitar o choque frontal. Ela foi socorrida por uma guarnição da Polícia Militar de Santa Luzia, e levada para o Hospital Sinhá Carneiro. De lá, transferida para o Hospital Regional de Patos, onde passou por cirurgias.

Rossana, que leciona no distrito da Palma, município de Caicó/RN, continua internada em estado grave/regular.

Informações: Gilberto Martins

sábado, 25 de abril de 2015

Cientistas acreditam que meteoro visto esta semana caiu na Paraíba

Análises tentam descobrir o local da possível queda Cientistas da APA (Associação Paraibana de Astronomia) e da Bramon (Rede Brasileira de Observação de Meteoros) acreditam que um meteoro pode ter caído em solo paraibano. O objeto, cujo tamanho ainda não foi avaliado com precisão, seria grande o suficiente para ter suportado à resistência atmosférica e com isso, ter chegado ao solo.

As análises das imagens e dos depoimentos estão sendo realizadas pelos mesmos especialistas que calcularam, com precisão, o local da queda do meteorito de Porangaba em São Paulo.

O trabalho de busca por imagens e depoimentos está sendo coordenado pela APA e conta com a colaboração de todos aqueles que viram ou registraram de alguma forma a passagem do meteoro.

O fato ocorreu por volta dàs 18:30 desta segunda-feira, 20 de abril, e pôde ser visto de várias cidades da Paraíba e dos estados vizinhos. Diversas pessoas relatam ter visto uma bola de fogo cruzando o céu e, depois de um clarão, a mesma se partiu em 3 ou 4 pedaços e sumiu.

Segundo Marcelo Zurita, astrônomo da APA e integrante da Bramon, os estudos preliminares apontam que os pedaços desse meteoro podem ter caído dentro do território paraibano.

Os trabalhos de investigação se concentram agora em tentar determinar o local exato da queda. Para isso, pedem que todos aqueles que registraram a bola de fogo de segunda, seja por foto ou vídeo, que entrem em contato através do email marcelozurita@gmail.com, como também pedem para aqueles que possuem câmeras de segurança, que verifiquem se existe algum registro do fenômeno entre 18:25 e 18:35 do dia 20 (segunda-feira).

Segundo ele, a participação popular pode ser decisiva para encontrarmos o primeiro meteorito da Paraíba, o que seria um fato extremamente relevante para a ciência do Estado.

Informações: PatosOnline e Marcelo Zurita

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Real Circo continua sua temporada de espetáculos em Santa Luzia

Original do estado do Ceará, o Real Circo continua sua temporada de espetáculos em Santa Luzia.

Entre as atrações estão o cesto e o pêndulo espacial, tecido, o menor globo da morte com três motos e a participação da mais jovem globista do Brasil, além de toda a diversão do palhaço Charmosinho, e um táxi maluco que explode e se desmonta em pleno picadeiro.

O Real Circo está localizado ao lado do Yayu Clube sede nova, no bairro Antônio Bento.

Santa Luzia sediará etapa do Campeonato Paraibano de Motocross

A cidade de Santa Luzia sediará no mês de junho uma das etapas do Campeonato Paraibano de Motocross. O evento deverá atrair centenas de competidores aficionados pelo esporte radical sobre duas rodas.

O lugar a ser escolhido para a competição entre pilotos será a nova pista que será construída ao lado da casa de shows Forró na Chácara, às margens da BR-230. A antiga pista que havia no local, devido as chuvas caídas em nossa região, foi parcialmente coberta pelas águas do Açude das Freiras.

De acordo com o idealizador, Hemerson Medeiros, o novo circuito está sendo projetado para dar mais emoção e tornar o espetáculo ainda mais atrativo. Pilotos de todo o Nordeste deverão participar. 

A premiação será de 9 mil reais.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

CDL de Santa Luzia apresenta modelo da camisa do São João 2015

A CDL de Santa Luzia já está com o modelo da camisa comemorativa ao São João 2015 da cidade pronto.

A diretoria informa que, comerciantes ou não, que estejam interessados em padronizar e fazer pedidos, bastam procurar Janaína Patrícia ou Masé Assis, na sede da associação, localizada ao lado da Escola Estadual Pedro Anísio, bairro São José.

Para associados, o valor da peça custa R$ 26,00. Para não associados R$ 30,00.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Confira a programação do 21º aniversário da Rádio Vale FM

A Rádio Vale do Sabugi FM, de Santa Luzia, estará comemorando no dia 1º de maio, feriado do trabalhador, o seu 21° aniversário de fundação. A emissora veio ao ar no ano de 1994.

Como de costume, uma grande festa é oferecida a população para lembrar esta data. A programação do evento foi divulgada na manhã desta quarta-feira (22), durante o programa Rota 102, comandado pelos repórteres Batista Alves e Clédia Lopes.

Confira as atrações:

Ferro na Boneca
Forró do Amasso
Rodolfo Lopes
Os Três do Forró
Saulo Farra
Swing Maneiro

A festa será na sede nova do Yayu Clube, com entrada totalmente grátis.

Ações do NASF, em Várzea, marcam a volta do educador físico Charlles Freire às atividades

Aconteceu no Parque de Eventos Inácio Bento de Morais (Parque do Juazeiro), na cidade de Várzea, nesta quarta-feira (22/04), diversas ações promovidas pela Secretaria de Saúde do município, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), tais como: teste de glicemia, aferição da pressão arterial, avaliação de IMC, distribuição de preservativos, alongamento, dente outras.

O evento teve início às 06h e marcou a volta do educador físico Charlles Freire às atividades, que na oportunidade apresentou o calendário de ações a serem executadas durante o corrente ano.

O encerramento se deu com um café da manhã natural.
Fonte: Ascom 

Mais uma atração confirmada para o São João de Santa Luzia

Em contato com a produção do cantor e sanfoneiro potiguar, Rodolfo Lopes, o blogueiro Wander Rudney, da cidade de São José do Sabugi, foi informado de que o artista já tem data marcada para se apresentar no Parque do Forró, no São João de Santa Luzia.

O show de Rodolfo Lopes será dia 21 de junho, assim sendo o terceiro dia de festa, haja vista que o evento se inicia no dia 19, com atrações no Yayu Clube.

A produção ainda informou ao blogueiro que, além do São João, Rodolfo também deverá se apresentar na cidade no dia 1º de maio, feriado do trabalhador e aniversário da Rádio Vale FM. O show também será no Parque do Forró.

Informações: Wander Rudney

Sabugy estreia com vitória na Copa do Vale 2015

Na tarde desta terça-feira (21), em partida disputada no Estádio Oliveirão, na cidade de São Mamede, o Sabugy, em sua estreia na Copa do Vale 2015, derrotou a forte equipe da casa pelo placar magro de 1x0, jogando 70 minutos com um jogador a menos. O volante Matheus foi expulso logo no primeiro tempo.

O gol solitário do alvi-negro foi marcado pelo zagueiro Inácio Bruno.

Agora, o próximo compromisso do "Gavião do Vale" será contra a Seleção de Várzea, domingo que vem.

Informações e foto: Chico do Rádio

Lotep cortará ligação com o jogo do bicho

A Loteria do Estado da Paraíba (Lotep) publicou no Diário Oficial do Estado duas portarias para afastar definitivamente qualquer ligação do órgão com o jogo do bicho. As portarias determinam o cancelamento de novas autorizações ou renovação de credenciamento de agentes lotéricos e foram divulgadas na sexta­feira passada. A principal justificativa é a inconstitucionalidade da lei estadual nº 7.416/2003, que abria brechas legais para a existência do jogo. Hoje, a Lotep responde a onze ações na justiça federal por ter se utilizado da legislação.

Na portaria N° 11/2015, no seu artigo 3°, a Lotep proíbe qualquer autorização para “a exploração de modalidades de jogos lotéricos no Estado da Paraíba, independentemente da denominação a exemplo de loterias de números, loterias instantâneas, “videoloteria”, sistema lotérico em tempo real, loteria especial permanente, ou jogo do bicho”.

Em seguida ao cancelamento de autorizações ou renovação de credenciamento de agentes lotéricos, a Lotep também divulgou a portaria n° 12/2015 estabelecendo todos os critérios para autorizações e credenciamentos seguindo a legislação em vigor para o setor.

O superintendente do órgão, Pedro Patrício de Sousa, explica que atualmente a loteria autoriza a realização apenas de sorteios promovidos por empresas privadas. Mesmo com as portarias de cancelamento das autorizações e sua renovação, a direção da Lotep admite que empresas que exploram loterias online continuarão funcionando na Paraíba por possuírem liminares judiciais. “Não tenho informação sobre a quantidade, mas sei que elas existem. Atualmente o órgão não possui nenhuma autorização para agente lotérico em vigor”, garante Pedro Patrício.

A inconstitucionalidade da lei nº 7.416/2003 foi uma decisão do Supremo Tribunal Federal, de 25 de maio de 2007. Pouco tempo depois, a Lotep, segundo o superintendente, divulgou uma portaria cancelando e proibindo a renovação das autorizações para a atuação de agentes lotéricos e a partir de 2011 adotou uma orientação do governo do Estado com o mesmo objetivo. Mesmo assim ainda é possível encontrar bancas de jogo do bicho em João Pessoa e Campina Grande.
 
Fonte: Jornal da Paraíba

terça-feira, 21 de abril de 2015

Direção do Yayu Clube planeja volta das festas juninas na associação

"No meu Nordeste, São João é alegria, no clube Yayu de Santa Luzia". Essa célebre frase é trecho de uma das músicas mais marcantes da festa junina mais tradicional do Brasil, o São João de Santa Luzia, que neste ano completará 73 anos de existência.

A melodia, composta por Pinto do Acordeon, retrata e realidade das antigas festas realizadas no Yayu Clube. Naquele tempo, nas décadas de 80 e 90, e início dos anos 2000, o São João de Santa Luzia era comemorado em praça pública e dentro da referida associação.

Neste ano de 2015, a direção da casa de shows, resolveu resgatar e trazer novamente aos forrozeiros o São João de clube, e já tem até data marcada e atrações confirmadas.

A festa será no dia 19 de junho, abrindo assim o evento junino da cidade, e as atrações serão: Pinto do Acordeon, Luiz Bento & Forró Aruanda e Os Três do Forró.

Segundo o presidente Hemerson Medeiros, a intenção é resgatar o tradicional São João de clube, sem esquecer as raízes do forró pé de serra.

Informações: Ronaldo Magella

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Banda Circuito Musical no dia de Santo Antônio, no Parque do Forró, em Sta Luzia

No dia 13 de junho, dia do santo casamenteiro, Santo Antônio, o prefeito de Santa Luzia Ademir Morais estará inaugurando diversas obras, dentre elas: academia do bairro Frei Damião, segunda etapa do esgotamento sanitário, calçamentos e reforma do canal.

Também haverá, durante a noite, shows no Parque do Forró para toda a população. Uma das atrações já está contratada, a banda de forró Circuito Musical.

O grupo é comandado pelos cantores Marquinhos Carreira e Tetê Pessoa.

Informações: sertão1.com

Abertura do São João de Santa Luzia contará com show da "Rainha do Forró"

A abertura do São João de Santa Luzia 2015, como já informado pelo prefeito Ademir Morais, será no dia 20 de junho. Uma atração já havia sido confirmada para esta data, o Cezinha do Acordeon. Agora, o sanfoneiro terá a companhia de mais um ícone do forró nordestino. Trata-se da cantora Eliane, que já abrilhantou várias vezes a festa junina mais tradicional do Brasil.

Eliane e o "Maior Arrasta-pé do Mundo", tem uma história entrelaçada. O show mais memorável da artista na capital do Vale do Sabugi foi em 1992, quando o São João de Santa Luzia completava 50 anos de existência. Aos 24 anos de idade, a artista cantou, encantou e colocou todos os forrozeiros para dançar "O Brilho da Lua", um dos maiores sucessos de sua carreira.

Eliane é natural da cidade de Fortaleza, no Ceará, e é conhecida como a "Rainha do Forró", devido a sua trajetória no mundo musical.

Vascaínos tomam as ruas de Santa Luzia para comemorar vitória sobre o Flamengo

Neste domingo (19), a noite foi longa e de muita festa nos 4 cantos do País devido a classificação do Clube de Regatas Vasco da Gama para a final do Campeonato Carioca 2015, em cima do seu arquirrival Flamengo. Em Santa Luzia, antes do jogo, torcedores se reuniam em suas moradas, em bares e até mesmo nas ruas para acompanhar a partida.

Aflição, nervosismo e momentos de desespero fizeram desta semifinal um momento inesquecível para o apaixonado cruzmaltino. Só após o gol marcado, de pênalti, pelo atacante Gilberto, foi que o torcedor pôde ter mais tranquilidade, e após o apito final sair às ruas para vibrar.

Depois, o que se via era muita gente comemorando o "título", isso mesmo, o título. Já dizia o presidente Eurico: "Flamengo e Vasco é um torneio à parte, o resto é o resto".
Fotos: Iremar José

Conselheiro do TCE alerta prefeitos sobre gastos com festas juninas na Paraíba

Uma tradição da região Nordeste, as festas de São João e São Pedro devem acontecer nos municípios paraibanos mesmo com as dificuldades financeiras enfrentadas pelas prefeituras. Atentos a recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) para evitar ao máximo o gasto de verbas públicas, gestores chegaram a diminuir dias de festa e optaram por contratar bandas mais baratas, “valorizando a prata da casa”.

Uma resolução expedida pelo TCE-PB alerta os gestores sobre contratação de grupos musicais, profissionais ou empresas do setor artístico. O propósito, segundo o conselheiro Nominando Diniz, é evitar, em qualquer época, a sangria dos cofres públicos. De modo geral, a norma estabelece que os contratos sejam feitos mediante licitação, o que pode incluir serviços de iluminação, sonorização e montagem de palcos.

O descumprimento de qualquer dispositivo legal vigente na resolução do Tribunal de Contas, bem como a não observância do princípio constitucional da razoabilidade, no que tange ao valor do contrato quando comparado com outras despesas, tais como saúde, educação, ação social ou infraestrutura, poderão ensejar a imputação de multa ao ordenador de despesa ou determinação de ressarcimento ao erário.
 
Fonte: Correio da Paraíba

Efraim Morais afirma que fusão do DEM com o PTB continua de pé

O presidente estadual do DEM na Paraíba, Efraim Morais, afirmou que a fusão do partido com o PTB não está descartada, revelou que em encontro com a executiva nacional do partido foi dado plenos poderes ao presidente, José Agripino, para encaminhar os entendimentos e desconversa sobre candidatura em João Pessoa no próximo ano.

“Tivemos um encontro da executiva nacional do DEM e concluímos por maioria de 21 a 4 que o partido dava plenos poderes ao presidente para que pudesse encaminhar os entendimentos. Caberá ao presidente do nosso partido falar em nome dos democratas ao PTB”, afirma.

Quanto a conciliar os interesses para definir com quem o partido vai ficar, o presidente afirmou que entendimento sem conversa não existe e que só após conversara com o PTB é que pode-se avançar as questões de apoio. “Caso contrário o partido está pronto para disputar as eleições municipais” garante.

“Vamos sentar com o presidente do partido Wilson Santiago e o deputado Wilson Filho para que possamos dialogar a respeito de como funcionará quando acontecer a fusão e o novo PTB 25”, diz.
 
Fonte: Marília Domingues/Adelton Alves

Assassinato marca o final de semana em Santa Luzia

O jovem  Elias Antônio Soares Junior, de 19 anos de idade, foi vítima de disparos de arma de fogo na manhã do último sábado, dia 18 de abril de 2015, no Bairro Frei Damião, às margens da BR-230 (quase em frente a lombada eletrônica), em Santa Luzia/PB.

Elias Antônio estava em sua casa quando foi atingido por dois tiros, sendo um na cabeça e outro na perna. Ainda segundo informações repassadas pela família, Elias deu entrada no bloco cirúrgico do hospital de Trauma de Campina Grande e retornou para área vermelha, devido o estado grave. A bala estava alojada no cérebro e os médicos decidiram não operá-lo. Na manhã do domingo, Elias veio a óbito.

A Polícia ainda não tem pistas sobre os responsáveis pelo homicídio.
 
Fonte: TV Santa Luzia

sábado, 18 de abril de 2015

Carreta carregada de cachaça tomba na Serra de Santa Luzia


Uma carreta que transportava cachaça tombou na manhã desta sexta-feira (17), na Serra de Santa Luzia (PB), trecho da Rodovia BR-230.

De acordo com as informações preliminares de pessoas que passavam no local, possivelmente a carreta veio a tombar por falta de freio, na curva do ‘S’ e o motorista jogou a carreata na barreira.

Segundo as informações, centenas de litros de cachaça foram derramados na pista. O condutor da carreta passa bem e somente houve prejuízos materiais.


A Polícia Rodoviária Federal isolou o local para realizar os procedimentos de praxe.

O transito na BR-230 ficou congestionado.
Fonte: patosmetropole.com

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Em pergunta sobre Dilma, Efraim Filho diz: "estão roubando até meu tempo"

Após uma pergunta sobre a responsabilidade da presidente Dilma Rousseff (PT) quando era presidente do Conselho de Administração da Petrobras durante a CPI que investiga a estatal nesta quinta-feira (16), o deputado Efraim Filho (DEM-PB) reagiu ao corte de seu tempo ao microfone: "estão roubando até meu tempo!". 

O depoente desta quinta foi o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, que negou a responsabilidade de Dilma em eventuais irregularidades na Petrobras. 

"Há um intenso processo de investigação em curso, pela toda a colaboração da empresa no processo de investigação e pelo fato como eu já expliquei há um grande esforço interno independente de investigação, especialmente de pessoas estiverem relacionadas aos protagonistas dos processos de ilícitos. A simples existência de um processo rigoroso, a meu ver, inibe a repetição desse tipo de caso", defendeu o executivo.

Veja o vídeo aqui

Fonte: UOL 

Bandinha de Flauta Doce de Várzea se apresenta em exposição na capital João Pessoa


A exposição, intitulada de “O sertão vive”, idealizada por Renata Cavalcante de Azevedo, estudante de Engenharia Ambiental, aconteceu no último dia 14, na capital João Pessoa. A mostra retratou a vida no semiárido nordestino, e contou com uma programação voltada às atividades culturais desenvolvidas no interior do estado.

A Bandinha de Flauta Doce Professor José Milton Marinho, do município de Várzea, formada por alunos da Escola Sandoval Rubens de Figueiredo e organizada com apoio da Prefeitura Municipal, se apresentou no evento, regida pelos mestres Ricardo Araújo (Bibi), João de Deus Souto e Júnior do Vale, e acompanhada da assistente social Margarete Morais e do palestrante e representante do prefeito varzeense, Márcio Nóbrega. O recital foi aplaudido com fervor e arrancou elogios de todo o público.

A exposição fica no salão da Via Sacra do Centro Cultural São Francisco até o dia 12 de maio e é resultado de uma série de viagens que a fotógrafa Renata Cavalcante fez pelas cidades do interior paraibano desde 2011. Em 51 fotos, a jovem artista traz um apanhado dos seus melhores cliques nas cidades de Aguiar, Catolé do Rocha, Pedra Branca, Pombal, Santa Luzia, São Francisco, São Bento, São José do Brejo do Cruz, São José de Caiana, São José do Sabugi, São Mamede e Várzea.

Fonte: Ascom

Operação ‘ARES’ conjunta entre PM e PC prende nove em Santa Luzia na madrugada desta sexta-feira (17)


Policiais Militares e Polícia Civil da Paraíba desencadearam na madrugada desta sexta-feira (17) a ‘Operação Ares’, na cidade de Santa Luzia.
Ação tem por objetivo combater e reprimir o tráfico de drogas e ainda apreender explosivos nas cidades de Santa Luzia e Junco do Seridó.
150 Policiais roam empregados na operação para cumprimento de mandatos de prisão e de busca e apreensão. Nove pessoas foram detidas em Santa Luzia.  Armas de calibre 12 foi apreendidos, cigarros entre outros.  No total, foram 27 viaturas da PM e 6 da PC.
Mais informações em instantes...
Fonte: patosmetropole.com

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Confirmada mais uma atração para o São João de Santa Luzia

Faltando pouco mais de dois meses para o início do maior arrasta-pé do Brasil, em Santa Luzia, mais uma atração foi confirmada para animar a festa, que será realizada de 20 a 23 de junho.

Seguindo a linha já traçada pelo prefeito Ademir Morais, de privilegiar o autêntico forró pé de serra, o sanfoneiro Osmídio Neto foi contratado, e se torna a segunda atração confirmada, ao lado de Cezinha do Acordeon.

Osmídio é paraibano, natural da cidade de Catolé do Rocha. Canta, compõe e toca sanfona com perfeição, sempre interpretando letras românticas em seus shows. Músicas de artistas e grupos consagrados como Dorgival Dantas, Reginaldo Rossi, Sirano e Sirino, Mastruz com Leite, Cavalo de Pau, Luiz Fidéliz, dentre outros, fazem parte do seu repertório.

Clique aqui e confira o trabalho do sanfoneiro.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Secretaria de Juventude, Esporte e Turismo, de Sta Luzia, promoverá a 1ª Trilha Ecológica

A Secretaria de Juventude, Esporte e Turismo do município de Santa Luzia, Seridó Ocidental da Paraíba, promoverá a 1ª Trilha Ecológica de 2015 no próximo sábado (19/04).

O evento conta com o apoio de jornalistas, professores e demais secretarias municipais.

Nesse primeiro momento uma equipe técnica irá observar e mapear os locais a serem visitados futuramente por grupos que se interessem por aventura, adrenalina ou aqueles que desejam conhecer as belezas naturais da Caatinga no sertão Nordestino.

Informações: Ana Cláudia/Facebook

Após grave acidente, vereador do Junco do Seridó usa rede social para informar que está bem

"Amigos, ontem caí por mais de 30 metros nesta cachoeira quando a fotografava da primeira queda d'água, escorreguei e desci de ponta cabeça me chocando com duas grandes rochas. Deus me deu um grande livramento", disse o vereador Ivaldo Donato, após grave acidente na queda d'água conhecida como cachoeira de Natálio.

O fato aconteceu no final de semana, quando o mesmo, fascinado pelas belezas naturais da nossa região, resolveu subir a cachoeira, com mais de 50 metros de altura, para tirar fotografias. Ivaldo acabou escorregando nas rochas e despencou, vindo a se chocar contra duas grandes pedras. Por bem, o pior não aconteceu.

"Me salvar depois de uma queda daquelas, só com a mão de Deus me segurando. Obrigado novamente meu Deus, já estou em casa. Quebrei o omoplata ou osso da pá, como diriam meus pais, fraturei o nariz e tive escoriações por todo o rosto. Obrigado ao meu guerreiro de luz Henrique Donato e os meus amigos Natan, Adenildo e Edione, que me conduziram até o hospital de Santa Luzia. Agradeço também ao Dr. Henrique, a técnica Roberta e a toda equipe do Sinhá Carneiro que, de forma prestativa e humana me socorreu com emergência. Obrigado Dr. Fernando Bernardino, pelo encaminhamento ao Trauma. Valeu, Juninho Felix e o Dr. Tássio, pela remoção na UTI móvel, de Junco do Seridó até Campina Grande. Obrigado ao SUS. Obrigado aos meus familiares que fizeram de tudo por mim em orações, ações, mensagens e ligações, me passando força e fé. E por fim, obrigado aos meus irmãos, Chico e Vanda", finalizou o vereador.
Fotos: Ivaldo Donato

terça-feira, 14 de abril de 2015

Prefeitura de Sta Luzia está concluindo pavimentação de rua paralela ao Açude Velho

A Prefeitura Municipal de Santa Luzia está concluindo as obras de pavimentação da rua Francisca Edith da Silva, paralela ao Açude Padre Ibiapina, popularmente conhecido por Açude Velho.

A via é de extrema importância viária, pois dá acesso a pousadas, cartório e ao Centro da cidade, servindo como alternativa de escape para os motoristas, principalmente em períodos festivos.

Sua pavimentação era uma reivindicação antiga dos moradores.

Inscrições do concurso público de Santa Luzia vão até o próximo dia 19

A Prefeitura de Santa Luzia, abriu edital n° 001/2015 de concurso público, com a intenção de ocupar 205 vagas em funções de todos os níveis de escolaridade na autarquia. O certame está sendo organizado e coordenado pela Universidade Estadual da Paraíba. 

Os salários dos cargos variam entre R$ 788,00 e R$ 1.582,16, com reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência.

As inscrições estão sendo realizadas por meio da internet, no site cpcon.uepb.edu.br até às 23h:59min do dia 19 de abril de 2015. A taxa de inscrição varia entre R$ 40,00 e R$ 80,00.

Informações: Ascom

FPF define grupos do Campeonato Paraibano Sub-19

A Federação Paraibana de Futebol, em reunião realizada na última sexta-feira (10), definiu os grupos do Campeonato Paraibano Sub-19, que dará direito ao campeão de disputar a Copa São Paulo de Futebol Junior, em 2016. Confira os grupos:

Grupo do Litoral (1º e 2º classificados) - América de Caaporã, Auto Esporte, Botafogo, CSP, Femar, Flamengo, Miramar, Santa Cruz e Spartax;

Grupo do Agreste (1º classificado) - Campinense, Lucena, Queimadense, Serrano e Treze;

Grupo do Sertão (1º classificado) - Atlético de Cajazeiras, Cruzeiro, Esporte, Nacional de Patos, Sabugy e Nacional de Pombal.

Outra reunião ficou acertada para o próximo dia 20, para a divulgação do regulamento.

Após a fase de grupos virão as semifinais, e posteriormente a final.

Prefeito de Várzea comemora aprovação da Caixa para pavimentação do Conjunto Zé Elias

A Prefeitura Municipal de Várzea aguardava a liberação da Caixa Econômica Federal, que garante recursos para a execução de serviços de pavimentação viária no Conjunto Zé Elias.

Durante prestação de contas na Câmara Municipal, na noite desta segunda-feira (13), o prefeito José Ivaldo comunicou de forma eufórica à população que, a Caixa Econômica aprovou o projeto e a obra agora passará pelo processo de licitação.

“Em meio a tantas dificuldades, enfim uma alegria. Conseguimos a aprovação da Caixa para pavimentar o Conjunto Zé Elias. O próximo passo agora será o de licitar a obra”, disse.

Quanto aos recursos, sua liberação deverá ocorrer de forma parcelada, conforme o andamento dos serviços.

Fonte: Ascom