quinta-feira, 31 de março de 2016

Confira a programação da visita pastoral de Dom Eraldo em Várzea

Dia 01 de Abril – Sexta-feira
18h30: Acolhida na Praça da Fonte em caminhada até a Capela de São Francisco;
19h: Missa na Capela São Francisco.


Dia 02 de Abril - Sábado
8h: Visitação as famílias;
15h: Encontro e missa na zona rural;
19h: Reunião com as pastorais.


Dia 03 de Abril - Domingo
8h: Missa de encerramento.
Fonte: Paróquia de Santa Luzia

Secretários têm até este sábado para deixarem cargos e disputarem eleições

O prazo de desincompatibilização para os secretários municipais e estaduais que pretendem disputar o cargo de vereador nas eleições deste ano está acabando. 

Aqueles que querem concorrer a uma vaga nas Câmaras Municipais têm até o dia 2 de abril para deixar a cadeira que ocupam. Já se o gestor tenha intenção de pleitear o cargo de prefeito, ele tem até o início do mês de junho para permanecer atuando na secretaria.

Fonte: Portal Correio

Açude Municipal da cidade de Várzea começa a receber as primeiras águas de 2016

O Açude Municipal de Várzea, localizado na entrada da cidade, às margens da Rodovia Anísio Marinho, recebeu nos últimos dias as primeiras águas do ano.

O manancial, conhecido pela sua dificuldade em sangrar, transbordou pela última vez no ano de 2008.

Varzeenses estão esperançosos que o reservatório continue e encher com as próximas chuvas.

Cagepa volta a retirar água do Açude Novo de Santa Luzia

Profissionais da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), do município de Santa Luzia, voltaram a instalar, nesta quarta-feira (30), o equipamento de captação para a retirada da água do volume morto do Açude Novo, principal manancial da cidade. O reservatório recebeu novas águas vindouras das últimas chuvas caídas na região.

De acordo com o órgão, a ação tem por objetivo juntar com a água da adutora Coremas/Sabugi para que os perímetros mais altos da cidade possam também ser abastecidos normalmente. Ainda segundo a Cagepa, algumas residências dessas localidades não estavam recebendo o líquido tão precioso que era distribuído.

Agora, de acordo com os técnicos, esse problema será resolvido, pelo menos até o momento em que o volume morto do açude volte a secar.

Informações: Sidney Silva

Município de Várzea registra chuva de 72 mm

Na noite desta quarta-feira (30), o município de Várzea foi agraciado com uma chuva de 72 mm, de acordo com dados do pluviômetro instalado na Cooperativa dos Agricultores.

O açude público, localizado na entrada da cidade, às margens da Rodovia Anísio Marinho, recebeu bastante água.

Informações: Jefte News

Volume de água do Açude de Santa Luzia continua aumentando

Em dois dias seguidos de chuvas, o volume de água no Açude José Américo, em Santa Luzia, aumentou consideravelmente. A percepção se torna ainda mais nítida quando se toma a pedra do salgadinho (formação rochosa localizada dentro do manancial) como base.

Há alguns dias atrás, a pedra estava muito distante da água que se encontrava acumulada no açude até então. Hoje, ela está ilhada, prova de que os rios continuam abastecendo o principal reservatório do município.

A expectativa da população em geral é de que as chuvas continuem caindo na região e o açude possa sangrar em breve.

Imagem: Ronaldo Magella

quarta-feira, 30 de março de 2016

Distribuidora de Bebidas Zero Grau abre suas portas nesta sexta-feira em Várzea

Várzea ganhará, nesta semana, mais uma distribuidora de bebidas, a Zero Grau, que abre suas portas nesta sexta-feira, dia 1° de abril, a partir das 08h.

Na Zero Grau, o cliente poderá encontrar bebidas em geral, quentes ou geladas, além de uma variedade de carnes para churrasco, com o preço lá em baixo. Carvão e gelo também serão comercializados.

A distribuidora irá funcionar na rua Francisco Freire de Araújo, s/n, Centro.

Telefones para contato:
(83) 9-9653-2829 
(83) 9-9662-0818

Organização: Pablo Malaquias e Josiane

Açude de Santa Luzia começa a receber primeiras águas

O açude público da cidade de Santa Luzia, José Américo de Almeida, o "Açude Novo", começou a receber as águas das chuvas acontecidas nesta terça-feira (29), na zona rural. 

O registro foi entre 70 e 120 mm em regiões próximas a serra de Santa Luzia. A chuva aconteceu nas primeiras horas da noite da terça e se estendeu pela madrugada desta quarta-feira.

Veja alguns registros fotográficos:

Rio da Barra (principal rio do manancial)

Açude Novo recebendo as novas águas
Imagens: Nerinho e Rafael Keka

Veja o índice de chuvas desta terça-feira em alguns municípios do Vale do Sabugi e região

Depois de dias e noites de fortes temperaturas os sertanejos finalmente foram agraciados com uma boa chuva. Choveu forte em quase toda região na noite desta terça-feira (29/03), sendo que em alguns municípios a precipitação persistiu até a madrugada desta quarta, dia 30.

Confira o índice de chuvas desta terça-feira em alguns municípios do Vale do Sabugi e região:

Areia de Baraúnas - 41 mm
Cacimba de Areia – 165 mm
Junco do Seridó – 73 mm
Gargalheiras (Acari/RN) – 135 mm
Malta – 41 mm
Passagem – 52.2 mm
Patos – 39.4 mm
Equador/RN – 70 mm
Quixaba – 63 mm
São José Espinharas – 105.4 mm
Salgadinho – 52 mm
Santa Luzia – 40.1 mm
São José do Bonfim – 105 mm
São José do Sabugi - 54.7 mm
São Mamede - 56.3 mm
Santa Terezinha – 99.4 mm
Catingueira – 60.5 mm
Sítio Marcas (Jardim do Seridó/RN) - 210 mm

Informações: PatosOnline com Emater
Imagem: Nerinho

Desaprovação ao governo Dilma fica em 82%, diz pesquisa Ibope

A porcentagem da população que considera o governo da presidente Dilma Rousseff ruim ou péssimo oscilou de 70% para 69% de dezembro para março, de acordo com pesquisa realizada pelo Ibope sob encomenda da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A parcela dos entrevistados que avalia a atual gestão como ótima ou boa também oscilou, de 9% para 10%. Já os que consideram o governo regular oscilaram de 20% para 19%. Todas as variações ocorreram dentro da margem de erro máxima de dois pontos porcentuais.

De acordo com a pesquisa, 82% dos entrevistados desaprovam a maneira de governar de Dilma em março, mesmo patamar desde setembro de 2015. A proporção dos que aprovam também se manteve em 14%. Não souberam ou não responderam 3%.

A CNI e o Ibope também perguntaram sobre a confiança em relação à presidente Dilma Rousseff. A parcela dos que não confiam nela oscilou de 78% em dezembro para 80% em março – o pior nível desde o governo José Sarney, quando em junho de 1989 a parcela que não confiava em Sarney era de 80%. O porcentual daqueles que confiam na pessoa da presidente permaneceu em 18%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 20 deste mês, tendo sido iniciada quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi anunciado como ministro da Casa Civil e teve início uma série de manifestações na porta do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional. Foram ouvidas 2.002 pessoas em 142 municípios. O grau de confiança da pesquisa é de 95%.

Fonte: Estadão

terça-feira, 29 de março de 2016

PT de Santa Luzia afirma que não tem mais pressa de compor chapa com o PMDB local

Em nota o Partido dos Trabalhadores de Santa Luzia afirma que não tem mais pressa em anunciar composição com o PMDB local e afirma que poderá lançar candidatura própria para as eleições deste ano.

Confira a nota de Esclarecimento:

Questionado sobre a ruptura do PMDB com o Governo Federal, o PT de Santa Luzia vem esclarecer que:

1. De fato, não existe mais aliança entre o PMDB e o PT no que se refere a formação do Governo Federal. Como consequência todos os diretórios do PT do Brasil irão rever suas relações com aquele partido e poderão manter ou não alianças dependendo dos interesses do PT no município.

2. Quanto à Santa Luzia, cabe lembrar que o PT foi o primeiro partido a levantar a bandeira da união das oposições em um só bloco como forma de conseguir uma aliança capaz de ganhar as eleições em nossa cidade. Foi o PT que reuniu todos os partidos oposicionistas (PR, PP, PMDB e depois PSD e PTB) e é graças à atuação do GTE do PT que se pode hoje falar em um bloco de oposição.

3. Ainda assim, diante do cenário nacional e considerando as conversações locais, o PT não se vê mais na obrigação de anunciar seu posicionamento quanto a relação com o PMDB local nesta data, devendo a decisão de o PT lançar chapa própria ou de apoiar a chapa de outrem ser tomada até o prazo máximo das convenções partidárias, em agosto.

Santa Luzia, 29 de março de 2016

José Aderivaldo Silva da Nóbrega
(Presidente do DMPT)

Fonte: Ascom com Sertão1

Cagepa divulga cronograma de distribuição de água para cidades do Vale do Sabugi

ÁREA 03:
 
(CIDADES: SÃO MAMEDE, SANTA LUZIA, VÁRZEA E SÃO JOSÉ DO SABUGI).
 
DIAS SEM ÁGUA: 3, 7, 11, 15, 19, 23, 27.

Fonte: Ascom

Prefeitura de Patos investirá R$ 200 mil reais no São João local

A prefeita de Patos, Francisca Motta, anunciou na noite desta segunda-feira, 28, a programação do tradicional São João da localidade, edição 2016. O anúncio, ainda no mês de março, foi surpresa para muitos, já que em anos anteriores isso acontecia somente entre abril e maio. Mais uma vez a chefe do Executivo municipal falou de crise e que o município investirá a quantia de R$ 200 mil, seguindo o já ocorrido nas últimas edições do evento junino, que este ano homenageia a cantora da terra Gê Maria.

A Prefeitura mantém a parceria com a iniciativa privada, através da empresa de eventos Área Badalada, que ficará responsável por grande parte da organização do evento, para o qual se espera a vinda de muitos turistas. “É um evento grande e que com certeza irá gerar empregos e renda, com destaque para a rede hoteleira e similares. Quando se fala da programação de nosso São João muita gente já começa a se organizar para ganhar com o evento”, comenta Francisca Motta. 

A AISP – Associação de Imprensa do Sertão Paraibano também será parceira do São João, realizando alguns eventos paralelos, como a feira de gastronomia. 

As principais atrações do São João de patos 2016 são Wesley Safadão, Aviões do Forró e Bruno e Marrone.

Fonte: PatosOnline 

PMDB anunciará hoje saída do governo de Dilma Rousseff

O PMDB deverá confirmar nesta terça-feira (29), em uma reunião do diretório nacional, a ruptura já esperada com o governo da presidente Dilma Rousseff. A expectativa é que a decisão ocorra com a consequente entrega de cargos ocupados por peemedebistas e seus indicados. 

Diante do iminente desembarque da base aliada, o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, já apresentou a sua carta de demissão na segunda-feira (28). O partido ainda à frente de outras seis pastas (Saúde, Agricultura, Ciência e Tecnologia, Aviação Civil, Portos e Minas e Energia). 

Principal legenda da base aliada, o PMDB detém a maior bancada na Câmara dos Deputados, com 68 parlamentares. O apoio ao governo, porém, nunca foi unânime dentro da sigla e as críticas se intensificaram com a crise econômica e a deflagração do processo de impeachment.

segunda-feira, 28 de março de 2016

Instituto Tiradentes aponta os três vereadores mais atuantes de Santa Luzia

O Instituto Tiradentes realizou, de 2 de janeiro a 2 de fevereiro, pesquisas em todo País, por telefone, sobre a atuação dos parlamentares nos municípios. Em Santa Luzia, o instituto apontou o vereador Jackson Santos (DEM) como um dos mais atuantes do legislativo municipal, junto com Hemerson Medeiros (PSDB) e Milton Lino (DEM).

Devido ao destaque obtido na pesquisa, os parlamentares foram convidados para receber a honraria denominada “medalha Tiradentes”, que será entregue no dia 31 de março, após a realização do congresso da entidade em Recife/PE. Ao ser comunicado do resultado, Jackson Santos, que também é pré-candidato a prefeito, agradeceu o apoio popular ao seu mandato e se prontificou a expandir ainda mais sua atuação.

“Nosso mandato popular tem trabalhado em várias frentes na Câmara Municipal para melhorar a vida dos santaluzienses, e essa medalha é o aceno de que estamos no caminho certo”, declarou.

Instituída pelo Instituto Tiradentes, a “Medalha Tiradentes – Colar de Bronze” é conferida apenas aos políticos que obtiveram aprovação na pesquisa realizada pela entidade e que possuam ilibada idoneidade moral, além de relevantes serviços públicos em prol da comunidade.

Imagem: TV Santa Luzia

quinta-feira, 24 de março de 2016

Efraim Filho defende que oposição feche questão a favor do impeachment

O deputado federal Efraim Morais Filho (DEM) defendeu que os partidos de oposição no Congresso Nacional fechem questão em torno do movimento pro-impeachment do governo Dilma Rousseff. Efraim participou do movimento 'Democratas - 100% pro-impeachment' e disse que na bancada todos os votos dos 28 deputados federais serão pelo afastamento imediata da presidente.

Efraim Filho frisou que o Democratas foi o único partido que não perdeu deputados federais com a janela partidária. "Chegamos a 28 deputados, com a chegada de mais sete filiados. E é essa bancada que votará integralmente pelo pro-impeachment", observou.

Na avaliação de Efraim Filho, o PT "afronta a sociedade e as instituições". O deputado acredita que as delações premiadas aumentam a pressão política e as provas para o impeachment ser aprovado no Congresso. "Por tudo que ouvimos e vimos, inclusive pela delação premiada do líder do PT no Senado, Delcídio do Amaral, não dá mais", disse.

O Democratas decidiu também que vai entrar com uma representação junto à Procuradoria Geral da União (PGR), contra o Governo Dilma Rousseff, por conta da publicação do nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro Chefe da Casa Civil, no Diário Oficial da União desta terá-feira (22), contrariando decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu liminarmente a posse de Lula.
Além disso, o líder do Democratas na Câmara, deputado Pauderney Avelino (AM), decidiu questionar os indícios de que o ex-presidente Lula, embora não tenha assumido oficialmente um ministério no governo Dilma, esteja atuando como se ministro fosse.

Efraim lembrou que o questionamento é direcionado ao ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, ministro Ricardo Berzoini, visto que a Casa Civil da Presidência da República está vaga. “Depois do Lula milagreiro, agora é o Lula fantasma”, completou Pauderney.

Fonte: Portal Correio

quarta-feira, 23 de março de 2016

Bastidores: Zezé parece ser o preferido da oposição em Sta Luzia

Segundo relatos de pessoas que movimentam os bastidores da política santaluziense, o queridinho, o preferido, o nome da vez da oposição no município seria o do vice-prefeito, José Alexandre (Zezé), que atualmente está filiado ao PSD.

Informações dão conta de que uma reunião está marcada para este final de semana, e na oportunidade Zezé deverá ser anunciado como pré-candidato a prefeito pelo grupo contrário a administração.

O fato é que embora atualmente exerça o mandato de vice-prefeito do município pela segunda gestão seguida, Zezé anunciou no final do ano passado o seu rompimento com o prefeito Ademir Morais.

Zezé também deverá deixar o PSD e desembarcar no PMDB, como teria sido acordado entre ele, lideranças do partido no município e o deputado estadual Nabor Wanderley, durante um evento da sigla na cidade de Várzea, no último domingo.

PR de Santa Luzia busca alianças visando a disputa eleitoral deste ano

O presidente do PR de Santa Luzia, Aderaldo Dantas (Toró), revelou recentemente que não comunga da ideia do atual vice-prefeito Zezé (PSD) deixar o seu partido para se filiar ao PMDB e assim se tornar o pré-candidato a prefeito das oposições. 

Para Aderaldo, o atual vice-prefeito está no poder há oito anos, e não seria viável uma candidatura legítima do mesmo, por achar que Zezé não apresenta uma postura oposicionista. 

O republicano ainda disse que o próximo passo do PR será procurar o PT e parte do PMDB para que possam discutir a possibilidade de se criar uma verdadeira chapa de oposição, ou seja, uma 3ª via, para as disputas eleitorais deste ano em Santa Luzia. 

Informações: TV Sta Luzia

Reitor Rangel Junior diz que Santa Luzia está no projeto de expansão da UEPB

O professor e reitor da Universidade Estadual da Paraíba, Rangel Junior, disse nesta terça-feira (22) ao portal Sertão1 que o município de Santa Luzia e a região do Vale do Sabugi está no PDI, Plano de Desenvolvimento Instituição. 

De acordo com Rangel, a UEPB tem um projeto de expansão para os próximos anos, e Santa Luzia está incluída nessa pauta. Mas salientou que não há previsão para que isso aconteça, uma vez que o cenário econômico no momento não é favorável. 

Fonte: Sertao1

terça-feira, 22 de março de 2016

Recadastramento do CadÚnico/Bolsa Família continua no município de Várzea

A Secretaria do Trabalho e Assistência Social juntamente com a equipe do CadÚnico do município de Várzea, vem através deste comunicar que o recadastramento do mesmo será realizado até o dia 14 de abril, quinta-feira, nos turnos manhã e tarde, no prédio da referida secretaria (antigo matadouro público).

Comunicamos também que este recadastramento é para todos os beneficiários e não beneficiários do Bolsa Família, que estejam com o cadastro desatualizado, ou seja, que completaram dois anos sem atualização.

Na oportunidade, informamos que o recadastramento do CadÚnico também acontecerá nas comunidades rurais, onde funcionam as escolas.

Atenção:
Para a realização do recadastramento é necessário levar todos os documentos de todos os membros da família. São eles: REGISTRO DE NASCIMENTO; REGISTRO DE CASAMENTO; RG e CPF, de todos que residem no mesmo domicílio e que já possuam os seguintes documentos: TÍTULO DE ELEITOR; CARTEIRA DE TRABALHO e COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA DA EMPRESA ENERGISA.

Repartições estaduais terão ponto facultativo nesta quinta-feira da Semana Santa

Nesta quinta-feira (24), véspera do feriado da Sexta-feira Santa, o ponto dos funcionários públicos estaduais será facultativo. A portaria de nº 143, que define o expediente, é da Secretaria de Estado da Administração e foi publicada no Diário Oficial de sábado (19). 
Ainda de acordo com a portaria, as atividades nas repartições do Governo do Estado voltarão ao normal na segunda-feira (28). A determinação vale tanto para a administração direta como indireta. Apenas os serviços essenciais serão preservados. 
Os veículos oficiais, também segundo a portaria, deverão ser recolhidos às repartições de origem, ou ao Centro Administrativo, logo após o término do expediente desta quarta-feira (23). Eles só poderão ser liberados, excepcionalmente, com autorização do Gabinete Militar do governador. A exceção é para ambulâncias e automóveis em serviço das secretarias da Receita, Administração Penitenciária e Segurança e Defesa Social; das polícias Civil e Militar; além da Casa Militar.
Fonte: Secom PB

segunda-feira, 21 de março de 2016

Município de Várzea recebe a visita do Dr. Marcelo Cadete

No último sábado, dia 19 de março, o município de Várzea teve o privilégio de receber a visita de um dos mais conceituados médicos em cirurgias oncológicas (mama, útero e demais órgãos genitais) do Norte e Nordeste do Brasil, o Dr. Marcelo Cadete.

O profissional atendeu no Centro de Atendimento Especializado (CAE), e na oportunidade fez questão de conhecer de perto o serviço de prevenção do câncer ginecológico realizado no município.

Na ocasião, Dr. Cadete atendeu várias mulheres, as quais fizeram exames de mamografia durante a Campanha Outubro Rosa 2015.

Ao lado do Dr. Cadete, também esteve presente o ex-prefeito e médico ginecologista, Dr. Orlando Damascena, proprietário da Clínica Ginecam, em Patos, e responsável direto pela visita do cirurgião.

Ambos foram recebidos pelas autoridades locais, a exemplo do prefeito José Ivaldo (Galego), da secretária de Saúde, Elisandra Andrade, do presidente da Câmara Municipal, Carlos Antonio, e demais assessores.

PT de São Mamede anuncia apoio a pré-candidatura do Dr. Umberto Jefferson a prefeito

O pré-candidato a prefeito do município de São Mamede, no Vale do Sabugi, o médico Umberto Jefferson, recebeu, na última quinta-feira (17), o apoio do Partido dos Trabalhadores (PT) para o pleito deste ano. Em reunião, dirigentes e filiados optaram pela aliança.

Na oportunidade, estiveram presentes o presidente do diretório municipal do partido, professor Gerlúcio Medeiros, o vice-presidente, professor Haroldo, o secretário Zé Luiz Mineiro e o próprio Umberto Jefferson.

Para o secretário Zé Luiz, a reunião teve o objetivo de demonstrar que Dr. Jefferson é o melhor para São Mamede. 

"Achamos que é uma candidatura positiva. Vem trazer uma renovação para a cidade e é plenamente viável. Já existe um consenso dentro do partido em torno do seu nome, desde 2004 caminhamos juntos e não seria dessa vez que estaríamos em palanques opostos. A união das oposições e do grupo situacionista mostra maturidade e quem sai ganhando com isso é a população de São Mamede", finalizou.

Fonte: Blog São Mamede1

Benefício médio do Bolsa Família cai e reduz poder de compra 281

Depois de dez anos em alta, o valor médio do Bolsa Família caiu em janeiro de 2016, em comparação ao mesmo mês do ano passado. O poder de compra dos beneficiários do programa caiu 14% em 12 meses, a maior queda desde que o programa federal atingiu a marca de 10 milhões de beneficiários, em 2006. Esse número leva em conta o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

Em janeiro, o valor médio pago foi de R$ 161, R$ 6 a menos que o valor pago 12 meses antes. No período, a inflação oficial foi de 10,67%. A última vez em que houve queda nominal do valor médio foi entre janeiro de 2005 e janeiro de 2006. Segundo o governo federal, a queda neste ano deve-se ao aumento de renda declarado dos beneficiários, que reduz o valor do benefício.

Atualmente, 13,9 milhões de brasileiros recebem o benefício. O número se mantém estável desde 2015. O Bolsa Família é pago às famílias que têm renda média mensal menor do que R$ 77 por integrante e estão classificadas como "extrema pobreza". Os valores pagos, porém, variam de acordo com o perfil das famílias. O cálculo do benefício depende do número de filhos até 17 anos e da presença de gestantes e nutrizes na composição da família.

Essa é a realidade de Maria Elizabete Nascimento, 57, que sustenta 13 pessoas -- sete delas crianças--, mas, como teve o Bolsa Família cortado em janeiro, vive com a ajuda de vizinhos. A família dela faz apenas uma refeição no dia, ou o almoço ou o jantar. O cardápio é limitado: feijão ou arroz com ovo.

Fonte: UOL

Paróquia de Santa Luzia divulga programação da Semana Santa 2016

Dia 20 (Domingo de Ramos)
7h30 - Bênção dos Ramos na Igreja São José Operário, seguida da procissão até a Igreja Matriz;
8h - Missa de Ramos na Igreja Matriz.

Dia 21 (Segunda-feira)
08h às 11h30 e 15h às 17h - Confissões na Igreja Matriz;
17h - Missa;
19h - Celebração Penitencial para os casais na Igreja Matriz.

Dia 22 (Terça-feira)
08h às 11h30 e 15h às 17h - Confissões na Igreja Matriz;
19h - Celebração Penitencial para os jovens na Igreja Matriz.

Dia 23 (Quarta-feira)
19h - Procissão do Encontro saindo da Igreja São José Operário com a imagem de Nossa Senhora das Dores e da Igreja Matriz com a imagem de Jesus dos Passos com encontro das imagens na Igreja de Nossa Senhora do Rosário;
20h - Confissões comunitária em geral, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Dia 24 (Quinta-feira)
9h - Celebração Penitencial para as crianças e adolescentes;
16h30 - Missa do Lava-pés e Santa Ceia na Igreja de São José Operário;
19h - Missa do Lava-pés e Santa Ceia na Igreja Matriz. Após a missa inicia-se a adoração ao Santíssimo Sacramento;
00h - Procissão do Fogaréu saindo da Igreja São José Operário até a Capela de São Sebastião.                

Dia 25 (Sexta-feira)
05h - Via-sacra, saindo das comunidades e terminando em frente à Igreja Matriz;
11h - Ofício da Agonia e procissão do silêncio na Igreja Matriz;
15h - Celebração da Paixão e morte de nosso Senhor Jesus Cristo na Igreja Matriz seguida da procissão com a imagem do Senhor Morto pelas ruas da cidade.

Dia 25 (Sábado)
19h - Vigília Pascal e Batismo de adultos.

Dia 27 (Domingo de Páscoa)
6h30 - Café Comunitário na frente da Igreja São José Operário (cada pessoa leva algo para partilhar);
7h - Procissão do Ressuscitado saindo da Igreja de São José Operário até a Igreja Matriz;
8h e 19h - Missa de Páscoa na Igreja Matriz.
 
Fonte: Pascom

Em meio à crise, santaluzienses preferem ovos de Páscoa caseiros

Com a aproximação da Páscoa, os supermercados que comercializam os produtos da época estão com o movimento intenso. Porém, devido a crise que assola o país, a preferência maior está sendo comprar ovos caseiros, que são relativamente mais baratos do que os das tradicionais marcas do ramo.

Os fabricantes informais estão apostando na criatividade e na excelência de seus produtos, com vários itens e sabores para todos os gostos, para ampliar as vendas. Os preços são a partir de R$ 2,00, com as tradicionais trufas com recheios tropicais, e passam pelos ovos de chocolates maiores, que custam em média R$ 50,00.

O movimento deste ano em relação ao ano passado está tendo um crescimento considerável, segundo os próprios fabricantes. De acordo com eles, apesar da crise econômica, está valendo mais a tradição e as pessoas não estão deixando de comprar os ovos de chocolate, que são os presentes mais habituais da época.

Prefeita de Patos é condenada a perda de mandato e tem direitos políticos suspensos

A prefeita de Patos, Chica Motta (PMDB), foi condenada a suspensão de seus direitos políticos por quatro anos, perda de função pública e ainda terá de pagar uma multa de R$ 100 mil. A decisão foi divulgada na manhã da última sexta-feira (18) durante divulgação do 1º lote de sentenças referente ao julgamento de ações de improbidade administrativa e crimes contra a administração pública, dos processos relacionados pela Meta 4 do CNJ.A gestora pode recorrer.

A divulgação foi realizada pelo Desembargador Leandro dos Santos, Gestor da Meta 4/CNJ

Um grupo especial de juízes e assessores, julgou 100 processos referentes as infrações por ato de improbidade administrativa, crimes contra à administração pública e licitação. Destes, 41 foram pela condenação. Existem acusados com mais de um processo.

A equipe de juízes e assessores, que tem jurisdição cumulada em todo o Estado nessas modalidades de ações judiciais, percorreu todas as comarcas despachando, decidindo e recolhendo processos para sentenças.

A meta estabelecida pelo CNJ é que sejam julgados 70% (setenta por cento) do estoque de processos que foram distribuídos até dezembro de 2013.

Na projeção do juiz Aluizio Bezerra a expectativa é que a meta de 70%, ou seja, 100% do fixado pelo CNJ é um desafio em virtude de muitos processos ainda se encontrarem em fase de tramitação, e que o trabalho no momento é impulsionar esses processos.

O juiz Aluizio Bezerra, coordenador da Meta 4/CNJ disse que esse sucesso deve ser creditado a dedicação e empenho dos juízes e assessores, que estão trabalhando além da jornada normal do expediente funcional para cumprir esse encargo assumido.

Destacou ainda, que o Presidente do TJ, Des. Marcos Cavalcanti, têm assegurado e respaldo, o trabalho do grupo especializado nessa matéria, concedendo as condições e meios para o bom desempenho.

Disse também, que o Gestor da Meta, o Des. Leandro dos Santos, tem acompanhado todo o desenrolar das atividades dentro da programação estabelecida, e se mostra confiante que o TJPB ser bem sucedido ao final do exercício.

O Coordenador Aluizio Bezerra assinalou ainda, que se trata de um trabalho em conjunto com a Corregedoria de Justiça, visto que o Des. Arnóbio Alves determinou aos juízes corregedores fiscalizar o cumprimento dos atos processuais dentro dos prazos nas inspeções e correições.

Nas comarcas e varas, os servidores e assessores, também tem sido prestimosos no auxílio a essa tarefa.

O Tribunal de Justiça da Paraíba ao priorizar os trabalhos da Meta 4/CNJ revela o seu firme propósito de celeridade processual nos feitos que apuram desvios de conduta e de recursos públicos, atendendo assim, um anseio da sociedade em ver resposta rápidas aos malfeitos de gestores públicos, afirmou o juiz Aluizio Bezerra.

O grupo especial é formado pelos juízes João Batista de Vasconcelos, Jailson Shizue Suassuna, Fábio José de Oliveira Araújo, Keops de Vasconcelos Amaral Vieira Pires, Leonardo Paiva de Sousa Oliveira, Agamenilde Dias de Arruda, Claudio Pinto Lopes e, Antônio Eugênio Leite Ferreira Neto.

O trabalho desenvolvimento alcança todas as comarcas do Estado que importa na tramitação prioritária desses processos e o julgamento do que se encontra regularmente instruídos.

Fonte: Fabiano Gomes

Comissão do impeachment se reúne para definir roteiro de trabalho

A comissão especial do impeachment na Câmara dos Deputados se reúne nesta segunda-feira (21) para que o relator, deputado Jovair Arantes (PTB-GO), apresente um roteiro de trabalho. Também deverão ser discutidos procedimentos que o colegiado seguirá nas próximas semanas.

A comissão que vai analisar o pedido de afastamento da presidente Dilma Rousseff foi instalada na quinta-feira (17). O prazo para que a petista apresente a sua defesa é de 10 sessões no plenário da Câmara. Depois, o relator terá que apresentar um parecer em até cinco sessões. Uma vez votado na comissão, segue para o plenário da Câmara. Se for aprovada a abertura do processo, vai para o Senado, onde será analisado o mérito da denúncia.

Neste sábado, o presidente da comissão especial do impeachment, deputado federal Rogério Rosso (PSD-DF), se reuniu neste sábado (19) com técnicos da Casa para ler as 6.000 páginas da denúncia que pede o afastamento da presidente Dilma Rousseff.

Rosso explicou que convocou um grupo de servidores especialistas em temas como orçamento, contabilidade pública, legislação e regimento interno para se inteirar por completo do processo. O plano dele era passar o fim de semana debruçado sobre o processo se preparar para a sessão de segunda-feira.
Na sexta (18), o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e deputados da oposição garantiram o quórum mínimo de 51 deputados na sessão de debates em um dia que normalmente é muito esvaziado, com o objetivo de dar início à contagem do prazo para a defesa de Dilma na comissão e, assim, acelerar o rito do processo.

O acordo entre Cunha e oposicionistas é conseguir, nas próximas semanas, realizar sessões todos os dias e, assim, fazer que o prazo ande mais depressa.

Comissões permanentes
Ainda nesta segunda-feira, os líderes partidários se reúnem à tarde para definir a distribuição das vagas nas 23 comissões permanentes da Câmara, entre elas a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Os colegiados estão sem funcionar desde o início do ano. Os partidos queriam aguardar o fim do prazo da janela partidária, período em que os deputados puderam migrar de legenda sem perda do mandato e que acabou no sábado (19), para definir as vagas. Pelo regimento interno, o número de cadeiras nas comissões é determinado pelo tamanho das bancadas.

Plenário
Por conta do feriado da Páscoa, foi antecipada para esta segunda-feira uma sessão extraordinária de votações na Câmara para compensar a semana legislativa mais curta, que deverá acabar na quarta (23). Entre os itens que estão na pauta, há uma medida provisória que trata de garantias para a concessão de financiamento no programa Minha Casa, Minha Vida.

Outra proposta que pode ser votada é o projeto de lei que regulamenta o teto salarial dos servidores públicos para barrar quem recebe acima do limite constitucional, que é o salário de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), hoje em R$ 33,7 mil.

Senado
No Senado, a licença médica do senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS) termina na próxima terça-feira (22) e, por enquanto, ainda não houve pedido de renovação. A expectativa é que ele compareça em uma sessão do Conselho de Ética na quarta-feira (23) para prestar depoimento no processo em que é investigado sobre suposta quebra de decoro parlamentar.

Delcídio está longe do Congresso desde novembro, quando foi preso no âmbito da Lava Jato após ser flagrado em uma gravação oferecendo dinheiro e ajuda logística para o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró fugir do país. Ex-filiado ao PT, o senador ficou 87 dias na cadeia, mas foi liberado pelo Supremo em fevereiro depois de fechar o acordo de delação premiada.

No plenário, os senadores podem votar, em segundo turno, uma proposta de emenda à Constituição que dá isenção de IPTU a templos religiosos. Há ainda na pauta, há ainda uma proposta que restringe cargos comissionados no Executivo.

Fonte: G1

quinta-feira, 17 de março de 2016

Transposição do São Francisco está 85% concluída na Paraíba

As obras de transposição das águas do Rio São Francisco na Paraíba estão 85% concluídas e devem ser entregues até o início do próximo ano, segundo o Ministério da Integração Nacional. Para o estado, estão sendo construídos dois trechos com acesso pelas cidades de Monte Horebe, no Sertão, e Monteiro, no Cariri paraibano.

A obra é considerada uma das maiores do mundo e tem um investimento de R$ 8 bilhões. “A nossa expectativa é de que entre o final deste ano e início de 2017 a obra completa seja entregue”, disse o ministro interino da integração nacional, Carlos Vieira.

No eixo Leste, são 34 quilômetros de transposição da cidade de Custódia, em Pernambuco, até a cidade Monteiro. Já no eixo Norte, o canal que liga as cidades de Cabrobó, no Sertão pernambucano, e Monte Horebe, São José de Piranhas e Cajazeiras tem 81 quilômetros.

As águas do Rio São Francisco devem beneficiar cerca de 12 milhões de pessoas, nos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Segundo o Secretário de Infraestrutura da Paraíba, João Azevedo, a transposição garantirá o sonho de segurança hídrica.

Segundo o Ministério, em todo o Nordeste, o projeto de transposição do Rio São Francisco emprega diretamente cerca de 10 mil pessoas, tendo cera de 477 quilômetros, atingindo 27 reservatórios, 14 aquedutos, nove estações de bombeamento e quatro túneis.

Para muitos paraibanos, a transposição das águas do Rio São Francisco é única solução para a seca que assola o estado. “Não vai ter de onde vir outra água não. A esperança é essa obra ser concluída para a gente ter água a vontade”, disse o comerciante Antônio Alves.

Fonte: G1/PB

Nomeação de Lula como ministro é publicada no Diário Oficial

Em decreto publicado em edição extra do Diário Oficial da União, a presidenta Dilma Rousseff nomeia o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro da Casa Civil.

Foram publicadas também as demais nomeações anunciadas pela presidenta nesta tarde. Jaques Wagner, que ocupava a Casa Civil é nomeado para exercer o cargo de ministro de Estado Chefe do Gabinete Pessoal da Presidenta da República. O cargo de chefe de gabinete já existia, mas com o decreto foi criado status de ministério para o cargo.

Álvaro Henrique Baggio passa a exercer o cargo de Secretário Executivo do Gabinete Pessoal da Presidenta da República.

Eugênio José Guilherme de Aragão assume o Ministério da Justiça e Wellington César Lima e Silva é exonerado.

Mauro Ribeiro Lopes passa a exercer o cargo de Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República.

Foram publicadas também quatro nomeações assinadas pelo então ministro da Casa Civil Jaques Wagner. Regis Anderson Dudena foi nomeado para o cargo de subchefe adjunto da Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República e Róridan Penido Duarte, para o cargo de Assessor Especial da Secretaria Executiva da Casa Civil da Presidência da República.

Jefferson Ferreira Lima passa a exercer o cargo de Secretário Nacional de Juventude da Secretaria de Governo da Presidência da República no lugar de Gabriel Medina de Toledo.

Luiz Roberto Curi assume a presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no lugar de José Francisco Soares, que pediu demissão no início deste mês.

Fonte: Parlamento PB