quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Senado aprova impeachment, Dilma perde mandato e Temer assume

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (31), por 61 votos favoráveis e 20 contrários, o impeachment de Dilma Rousseff. A presidente afastada foi condenada sob a acusação de ter cometido crimes de responsabilidade fiscal – as chamadas "pedaladas fiscais" no Plano Safra e os decretos que geraram gastos sem autorização do Congresso Nacional, mas não foi punida com a inabilitação para funções públicas. Com isso, ela poderá se candidatar para cargos eletivos e também exercer outras funções na administração pública.

A decisão de afastar Dilma definitivamente do comando do Palácio do Planalto foi tomada na primeira votação do julgamento final do processo de impeachment. A pedido de senadores aliados de Dilma, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, decidiu realizar duas votações no plenário.

A primeira, analisou apenas se a petista deveria perder o mandato de presidente da República.
Na sequência, os senadores apreciaram se Dilma devia ficar inelegível por oito anos a partir de 1º de janeiro de 2019 e impedida de exercer qualquer função pública.

Na votação, 42 senadores se posicionaram favoravelmente à inabilitação para funções públicas e 36 contrariamente. Outros 3 senadores se abstiveram. Para que ela ficasse impedida de exercer cargos públicos, eram necessários 54 votos favoráveis.

Segundo a assessoria do Supremo, ainda nesta quarta, oficiais de Justiça notificarão a ex-presidente e o presidente em exercício Michel Temer sobre o resultado do julgamento.

Temer deve ser empossado presidente da República ainda nesta quarta, em sessão do Congresso Nacional que será realizada no plenário da Câmara.

Já Dilma deverá desocupar em até 30 dias o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, em Brasília, e terá reduzida para oito servidores sua equipe de assessores, seguranças e motorista.

Condenação
O pedido de impeachment contra Dilma, apresentado pelos juristas Miguel Reale Júnior, Janaina Paschoal e Hélio Bicudo, apontou que ela cometeu crime de responsabilidade ao editar três decretos de créditos suplementares sem autorização do Legislativo e ao praticar as chamadas “pedaladas fiscais”, que consistiram no atraso de pagamentos ao Banco do Brasil por subsídios agrícolas referentes ao Plano Safra.

Segundo os juristas – e agora o Congresso – Dilma descumpriu a Lei Orçamentária de 2015 e contraiu empréstimo com instituição financeira que controla – o que é proibido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Aliados da petista e seus advogados argumentaram, ao longo de todo o processo, que Dilma não cometeu ilegalidade e que não houve dolo ou má-fé na abertura de créditos suplementares. Além disso, que as chamadas “pedaladas” não são empréstimos, mas prestações de serviços cujos pagamentos foram regularizados após orientações do Tribunal de Contas da União (TCU).

A defesa da ex-presidente afirmou ainda que o processo de impeachment foi aberto como ato de “vingança” do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) por não ter recebido apoio da bancada do PT para barrar o processo de cassação contra ele.

Fonte: G1

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Vem aí a 1ª Copa Santa Luzia de Karatê-dô Tradicional

Santa Luzia sedia no próximo dia 25 de setembro a 1ª Copa de Karatê-dô Tradicional. O evento acontecerá no Ginásio Biscoitão, a partir das 08h, e a entrada será 1kg de alimento não perecível.

As inscrições foram abertas no último dia 22 e se encerram no dia 5 do próximo mês.

E-mail para contato: dojomateus@gmail.com

Fones para contato: (83) 9 9654-7180 / (83) 9 9914-1847 / (83) 9 9664-5040.

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Corpo do ex-comerciante "Trovão" é sepultado em Várzea

O ex-comerciante, Manoel de Figueirêdo Sobrinho, popularmente conhecido como "Trovão", uma das figuras mais ilustres da cidade de Várzea, no Vale do Sabugi, falecido no último domingo (28), foi sepultado nesta segunda-feira (29) em sua cidade natal. O corpo foi enterrado no cemitério local, à tarde.

Trovão foi um dos pioneiros na área do comercio no então recém criado município de Várzea. Sempre alegre, cativava a todos com o seu jeito simpático e brincalhão. 

Trovão parte aos 89 anos.

Foto: Epitácio Germano

Ranking inédito revela que Várzea e Santa Luzia são consideradas cidades eficientes

Ferramenta inédita lançada pela Folha em conjunto com o Datafolha neste ano eleitoral mostra quais prefeituras entregam mais serviços básicos à população usando menor volume de recursos financeiros.

O Ranking de Eficiência dos Municípios - Folha leva em conta indicadores de saúde, educação e saneamento para calcular a eficiência da gestão e apresenta dados de 5.281 municípios, ou 95% do total de 5.569.

Numa escala de 0 a 1, só 24% das cidades ultrapassam 0,50 e, por isso, podem ser consideradas eficientes. A Pesquisa nacional do Datafolha mostra que só 26% dos brasileiros aprovam a gestão de suas prefeituras. 

A cidade de Santa Luzia é a décima cidade da Paraíba a ofertar mais Saúde, Educação e Saneamento Básico gastando menos, ficando 333º lugar entre os mais de 5 mil municípios do Brasil.

Já em Várzea, segundo o ranking, a área com maior investimento é a Educação (25%), seguido da Saúde (22%). A cidade ocupa a 24º posição na Paraíba, com nota 0,526; e no Brasil ocupa a 700º posição. 

Redação com Folha, Sertão1 e Jefte News

Sabugy perde para o Nacional de Patos na abertura do Paraibano da 2ª divisão



Jogando fora de seus domínios, o Sabugy estreou perdendo na segunda divisão do Campeonato Paraibano.

O atacante Léo Cabeludo abriu o placar para o Nacional de Patos aos 20 minutos de jogo. O Sabugy chegou ao empate três minutos depois com o atacante Ruan cobrando pênalti.

O jogo se mostrou equilibrado e o Nacional só conseguiu voltar a marcar aos 45 minutos do primeiro tempo através do zagueiro Alenilson, que havia feito a penalidade que culminou no gol do Sabugy.

Na segunda etapa o volante Messias entrou e pouco tempo depois ampliou para o Nacional, dando números finais a partida.

Agora o Gavião do Vale volta a campo nesta quarta-feira (31) para duelar com o Nacional de Pombal, que folgou na 1ª rodada. 

Trabalhadores têm até quarta-feira para sacar benefício do PIS/Pasep

Mais de um milhão de trabalhadores com direito ao abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), ano-base 2014, ainda não sacou o benefício, que equivale a um salário mínimo (R$ 880) e corre o risco de perder esse dinheiro. O prazo para o saque termina na próxima quarta-feira, dia 31. Depois dessa data, informou o Ministério do Trabalho, o valor retornará para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), e não estará mais disponível para saque nas agências bancárias.

Têm direito ao Abono Salarial ano-base 2014 quem trabalhou por pelo menos 30 dias com carteira assinada e teve salário médio de até dois salários mínimos naquele ano. Além disso, era preciso estar inscrito no PIS/Pasep há no mínimo cinco anos e ter tido o nome informado pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), informou o Ministério do Trabalho.

O saque pode ser feito em qualquer agência da Caixa (para o caso do PIS) ou do Banco do Brasil (no caso do Pasep). Servidores públicos que se aposentaram depois de 2014 e cargos comissionados em instituições públicas devem verificar se têm direito ao Abono Salarial. O governo recomenda que as pessoas não deixem para o último dia e alerta que o prazo, que se encerra na próxima quarta-feira, não será prorrogado novamente.

Como saber se tem direito
No site do Ministério do Trabalho é possível pesquisar o nome dos trabalhadores com direito ao benefício que até a última quinta-feira (25) ainda não haviam feito o saque. Para realizar a consulta é preciso clicar no banner Abono Salarial, localizado na parte superior da tela. Para avançar na pesquisa, basta localizar seu estado e seu município, e procurar pelo seu nome, que constará em uma lista em ordem alfabética. No site do abono salarial há uma ferramenta online para os trabalhadores checarem se têm direito ao abono.

Outra opção é o Alô Trabalho, no telefone 158, que é um canal gratuito de comunicação do Ministério do Trabalho com o trabalhador. São aceitas ligações de telefone fixo de todo o país, e os atendentes estão preparados para dar informações sobre o Abono Salarial. Além desses canais, o interessado deve procurar a Caixa Econômica Federal e fornecer informações sobre o PIS pelo telefone 0800-726 02 07. No caso do Pasep, a ligação deverá ser feita para o Banco do Brasil no telefone 0800-729 00 01, informou o Ministério do Trabalho.

Fonte: EBC

sábado, 27 de agosto de 2016

PT cancela evento político em Santa Luzia


A direção do Partido dos Trabalhadores (PT) de Santa Luzia comunica que, em função do falecimento do senhor Pedro Alexandre da Nóbrega, conhecido por Pedro Ananias, que é tio do Professor Joselito, a carreata que estava marcada para o próximo domingo, dia 28, foi adiada. 

A nova data do evento será divulgada em breve.

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Faleceu na manhã desta quinta (25) Dona Chica da Padaria

Faleceu na manhã desta quinta-feira, dia 25 de agosto, em Natal/RN, a senhora Francisca Jerônimo de Souza, carinhosamente conhecida por Dona Chica da Padaria.

Dona Chica era mãe do ex-vereador Emerson Jerônimo e da ex-secretária de Educação e Cultura de Santa Luzia, Ana Cláudia de Souza.

Fonte: Sertão1

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Participe do 1° Torneio Intermunicipal de Vôlei e Futsal de Várzea/PB

No início do mês de setembro, mais precisamente nos dias 3 e 4, acontecerá, no Ginásio Joaquim Medeiros de Souto (Ducá), em Várzea/PB, o 1° Torneio Intermunicipal de Vôlei e Futsal da cidade. As inscrições estão sendo realizadas até o dia 1 de setembro, no valor mínimo de R$ 5,00 por atleta.

O torneio é unissex, ou seja, homens e mulheres podem participar, em categorias distintas.

O futsal será disputado no sábado (3) e o vôlei no domingo (4).

A premiação será em dinheiro, porém só será definida após o término das inscrições.

Telefones para contato:
(083) 9 9937-2148
(083) 9 9641-8612
(083) 9 9655-1927
(083) 9 9660-2541

Equipes de Várzea/PB e de cidades circunvizinhas, participem! 

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Coligação "Unidos Somos Mais Fortes" realiza adesivaço e abertura de comitê em Várzea

A Coligação "Unidos Somos Mais Fortes", encabeçada pelo candidato a prefeito Toninho e o vice Alexandre, promoveu, neste sábado (27), em Várzea, um adesivaço seguido da abertura do comitê de campanha.

A ação teve início às 17h, com concentração no Parque do Juazeiro. Logo depois saiu uma carreata que percorreu as principais ruas da cidade até o comitê, localizado na Rua Afonso Cândido, ao lado da Praça Joaquim Marinho, no Centro.

Além das lideranças locais, também participaram do evento o ex-senador Efraim Morais e o deputado federal Efraim Filho.

Escola Coêlho Lisbôa se classifica para etapa nacional de concurso do MEC sobre o combate ao Aedes aegypti

Quatro escolas da Rede Estadual de Ensino se classificaram para a fase nacional do concurso “Pesquisar e Conhecer para Combater o Aedes Aegypti”, do Ministério da Educação (MEC). As representantes da Paraíba são as escolas de ensino fundamental: Coêlho Lisbôa, de Santa Luzia; e Miguel Santa Cruz, de Monteiro; e as escolas de ensino médio: Padre Emídio Viana Correia, de Campina Grande; e a Padre Hildon Bandeira, de João Pessoa. Os vídeos mais “curtidos” serão os vencedores. O público poderá votar pelo endereço: http://zikazero.mec.gov.br/juri-popular?view=juripopular&layout=videos&cat_id=5.
 
Durante as etapas regionais, foram selecionados 247 vídeos, produzidos por estudantes de escolas públicas e particulares, destacando a importância de debater o tema. Nessa nova fase, um júri popular vai escolher 11 finalistas, por meio de votação online, aberta até o próximo dia 28.

Outros 11 vencedores serão escolhidos pela comissão julgadora final, indicada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação, coordenadora da ação, em parceria com outras secretarias do MEC. Para participar da votação, os jurados devem fazer um cadastro, via e-mail ou pelo facebook.

Na primeira fase do concurso, realizada no primeiro semestre deste ano, estudantes da educação infantil, do ensino fundamental e médio e da educação superior inscreveram as produções feitas em parceria com amigos e professores. Cada vídeo ilustra diversos exemplos de combate e prevenção aos focos do mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir o zika vírus, a dengue e a febre chikungunya.

Os filmes selecionados foram produzidos a partir das características exigidas pelo concurso: no máximo 90 segundos e captação por aparelhos de telefone celular ou câmeras digitais domésticas, com boa qualidade de imagem e som.

Os vencedores do concurso ganharão uma viagem a Brasília para participar de ações relacionadas ao combate ao mosquito. Os nomes serão anunciados na página do MEC sobre o zika vírus na internet: http://zikazero.mec.gov.br.

Fonte: Ascom

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Atleta de Sta Luzia busca apoio para participar do Nordeste Open de Jiu-jitsu

O atleta de Santa Luzia, Michel Nery, de apenas 17 anos, lutador de jiu-jitsu, irá participar do Nordeste Open, competição que será realizada nos dias 24 e 25 de setembro, em Natal, no Rio Grande do Norte.

Porém, no momento a luta é outra: buscar apoio para participar do evento. Michel está procurando patrocinadores para poder custear as despesas com inscrição, passagens, hospedagem e alimentação.

Ele treina todos os dias e todo esse esforço não tem sido em vão. Michel já foi premiado em várias competições que participou e espera mais uma vez levar o nome da cidade e da Paraíba ao ponto mais alto do pódio. 

Informações: Sertao1

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Sonho da duplicação da BR-230 está perto de ser concretizado e custará R$ 3 bilhões

Prestes a completar 46 anos, a BR-230 poderá em breve se tornar uma das poucas estradas federais do Brasil a ter mais de 500 quilômetros duplicado. O projeto de duplicação da rodovia, entre Campina Grande e Cajazeiras, foi desengavetado e a perspectiva é que ainda este ano, o governo federal determine o inicio das obras.

A duplicação da BR-230 está orçada em aproximadamente R$ 3 bilhões, e devido ao tamanho e à complexidade da obra, o prazo de execução poderá chegar a cinco anos.

Inicialmente será duplicado o trecho que compreende Campina Grande e a Comunidade Farinha na Praça do Meio do Mundo, um dos acessos ao Cariri do estado. Este é considerado o trecho mais complexo da rodovia com intenso tráfego de veículos.

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), inicialmente serão duplicados 31,3 km, com custos na ordem de R$ 165 milhões. Os recursos foram conquistados pelo senador Raimundo Lira, um dos precursores da luta pela duplicação.

Fonte: PB Agora

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Sabugy só estreia no dia 28 no Campeonato Paraibano da 2ª Divisão

A Federação Paraibana de Futebol (FPF) anunciou na tarde da última quarta-feira (17) que o início do Estadual da 2ª Divisão não vai mais acontecer neste fim de semana. A decisão foi motivada por um ofício da CBF, dizendo que a entidade estará fechada de amanhã até a próxima segunda-feira (22). Com isso, os clubes ficariam prejudicados para regularizar os jogadores. A nova data para iniciar a divisão de acesso é 28 de agosto.

O Sabugy estreia justamente no dia 28, contra o Nacional de Patos, no Estádio José Cavalcanti, em Patos.

Regulamento mantido e consulta ao TJD
Durante o encontro com os jornalistas, Amadeu Rodrigues também falou sobre a situação de Cruzeiro de Itaporanga e Serrano-PB, que foram excluídos do Paraibano da 2ª Divisão por não apresentarem todas as documentações exigidas. O presidente da FPF minimizou a possibilidade desses clubes recorrerem à Justiça.

"Eles podem até fazer isso. Mas a nossa decisão foi tomada de acordo com a lei, isso está muito claro. Se ainda assim quiserem recorrer, não compete a mim. Infelizmente, eles não cumpriram o prazo para as regularizações", explicou Amadeu Rodrigues.

O dirigente voltou a garantir que o regulamento está mantido, mesmo que cinco clubes já estejam previamente classificados para o mata-mata. E disse que ainda vai fazer uma consulta ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) para saber como fica a tabela com os jogos de Cruzeiro-PB e Serrano-PB.

"Vamos fazer essa consulta. A tabela já foi divulgada e será mantida. Há uma possibilidade dos jogos serem WO, ou simplesmente desconsiderarmos essas partidas para efeito de classificação", explicou.

Abertura dos Jogos Municipais de Santa Luzia aconteceu na última sexta-feira

Aconteceu na última sexta-feira, dia 19, a abertura oficial dos Jogos Municipais de Santa Luzia. Às 18h saiu o desfile com as equipes participantes, da Praça Marcelo Pinto, no Bairro São José, até o Parque do Forró, no Centro, onde ocorreu o juramento e a apresentação dos atletas e técnicos.

Os jogos já fazem parte da rotina dos estudantes de Santa Luzia. Todas as escolas situadas no município estão participando, públicas e particulares.


Os competidores pleiteiam medalhas em quatro modalidades: voleibol, futsal, handebol e atletismo.

O evento homenageou o educador físico Eugênio Pacelli da Nóbrega Gambarra pelos serviços prestados ao esporte estudantil de Santa Luzia e região. 

Informações: Sertão1

Equipes de vôlei da cidade de Várzea são vice-campeãs nos Jogos Escolares da Paraíba

As equipes de voleibol, feminina e masculina, da Escola Municipal Sandoval Rubens de Figueiredo, da cidade de Várzea, conquistaram, sob a batuta da professora Adriana, o 2° lugar em suas respectivas categorias nos Jogos Escolares da Paraíba 2016. As partidas foram disputados em Patos, no Sertão, entre os dias 16 e 18. 

O prefeito de Várzea, José Ivaldo (Galego), eufórico com o resultado da garotada, aproveitou o momento para parabeniza-los.

"Hoje todo o município parabeniza estes jovens atletas pela brilhante participação nos Jogos da Paraíba. Conquistaram a vice-colocação dentro de uma competição extremamente acirrada, onde apenas eles, em suas categorias, estudam em escola pública. Podem ter ganho a medalha de prata, mas para nós são campeões", destacou Galego. 

Escolas renomadas fizeram parte das chaves dos times da Sandoval, como Geo Sul e IE de João Pessoa, Motiva de Campina Grande e Vitória Régia de Cajazeiras.

Confira a classificação final:

(Masculino - Categoria A) Campeão: Geo Sul; vice-campeão: Sandoval Rubens; 3° lugar: Motiva.
(Feminino - Categoria A) Campeão: IE; vice-campeão: Sandoval Rubens; 3° lugar: Vitória Régia.

De quebra, os alunos Diogo Amaral e Nathália Dantas se destacaram e foram convidados a ingressar na equipe paraibana de voleibol.

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Carro de som sem licença da SUDEMA será apreendido; confira

O Juiz de 26a Zona Eleitoral, da região do Sabugi, publicou no final da tarde desta quarta-feira, portaria notificando as coligações, partidos e candidatos, sobre as condições de funcionamento dos veículos de som que irão fazer a propaganda eleitoral nas cidades do Vale. 

Confira: 

RESOLVE Art. lo. No âmbito da 26a Zona Eleitoral (Municípios de Santa Luzia. Junco do Seridó. São José do Sabugi, Várzea e São Mamede) somente poderão circular carros de som e minitrios, para fins de propaganda eleitoral sonora, após autorização ambiental emitida pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA). 

Parágrafo único. O descumprimento do disposto no caput deste artigo implicará em propaganda eleitoral irregular com as consequências legais, dando-se ciência ao Ministério Público Eleitoral, para os devidos fins, além da apreensão do veículo, assegurado o contraditório e a ampla defesa, no devido processo legal.
 
Art. 2o. As coligações, os partidos políticos e os candidatos, após a obtenção da licença ambiental mencionada no caput do art. lo desta Portaria. deverão comunicar a Justiça Eleitoral os dados dos veículos que foram licenciados para fins de propaganda eleitoral.
 
Art. 3o. Notifiquem-se os representantes legais das coligações e dos partidos políticos, no âmbito da 26a Zona Eleitoral, para conhecimento e cumprimento desta Portaria.
 
Art. 4o. Dê-se ciência, do inteiro teor desta Portaria, ao Ministério Público Eleitoral.
 
Art. 5o. Remeta-se cópia da presente Portaria para o Comandante da Policia Militar. em Santa Luzia, e ao Posto da Policia Rodoviária Federal, em São Mamede, para fins de apreensão de veiculos que estejam fazendo propaganda eleitoral sonora, sem licença ambiental, no âmbito da 26a Zona Eleitoral (Municípios de Santa Luzia, Junco do Seridó, São José do Sabugi, Várzea e São Mamede).
 
Publique-se e cumpra-se Santa Luzia/PB, 17 de agosto de 2016

Fonte: Sertão1