sábado, 25 de fevereiro de 2017

Bloco Educa Folia anima a sexta-feira de Carnaval em Várzea

Sexta-feira de Carnaval foi dia do Bloco Educa Folia ganhar as ruas de Várzea. Animados pela Orquestra de Frevo composta por alunos e regida pelo músico Ricardo (Bibi), os foliões cantaram, pularam e se divertiram a valer.

A concentração ocorreu no Parque do Juazeiro, às 18h, e de lá o bloco percorreu algumas vias centrais até a Praça Joaquim Marinho.

O evento, promovido pela Prefeitura Municipal através das Secretarias de Cultura e Educação, contou com a participação das escolas municipais da zona urbana e rural e da Escola Estadual Odilon de Figueiredo

Obs.: Poucos registros fotográficos devido a chuva que caiu no momento.
Fonte: Ascom

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

"A chapa dos sonhos seria Efraim e Ricardo para o Senado e Gervásio para o Governo", diz deputado

Faltando praticamente dois anos para as eleições estaduais, a conjuntura política na Paraíba continua dominando o cenário para o próximo pleito. Um dos assuntos mais questionados é a possibilidade ou não do governador Ricardo Coutinho (PSB) se afastar do mandato.

Com um ala defendendo a permanência e outra apoiando a candidatura ao Senado, Coutinho vive em um verdadeiro dilema.

O líder do Governo na Assembleia Legislativa da Paraíba, Hervázio Bezerra (PSB), em entrevista nesta quarta-feira (22) confirmou que o chefe do executivo está indeciso sobre o assunto.

“Nós estamos a praticamente dois anos para que nós venhamos tomar essa decisão. Ele tem hoje hipóteses que vai ter que avaliar. Uma decisão ou outra é importante para nosso agrupamento. Se ele permanecer ele vai comandar a eleição sentado na cadeira do governador, mostrando o seu trabalho, o quanto a Paraíba cresceu e desenvolveu. Se ele se afastar para ser candidato ao Senado ele vai ser um fortíssimo candidato, e vai dar força e musculatura a uma chapa montada por nosso grupo político. Mas cabe a ele avaliar e decidir. A decisão é de cunha pessoal. Alguns companheiros defendem as duas correntes, mas o que posso afirmar é que não há ainda uma decisão do governador”, disse.

Ricardo já disse que só se afastará se tiver a garantia de que o projeto será mantido, caso contrário permanecerá no cargo até dezembro de 2018. E é essa permanência que pode mexer no cenário e trazer à tona um velho aliado à cena política – trata-se do ex-senador Efraim Morais (DEM).

“A meta é fazer a Paraíba andar, caminhar adiante e fazer cada vez mais. Se para isso for necessário que eu fique, eu vou ficar. Mas se esse coletivo que me acompanha achar que é melhor que eu dispute alguma coisa, eu disputo”, declarou  o governador.

Com o DEM em alta, após emplacar a presidência da Câmara dos Deputados, e com o deputado Efraim Filho (DEM) liderando a bancada e se destacando em âmbito nacional, é o nome de ex-senador Efraim Morais que surge como opção para suprir uma lacuna quer por ventura venha a surgir na chapa majoritária.

Aliado de primeira hora do Governo, Efraim já deu provas de sua fidelidade. Abandonou o grupo de Cássio Cunha Lima (PSDB) para permanecer ao lado de Ricardo e desde então empresta seus conhecimentos para ajudar na administração estadual. Engenheiro Civil por formação,

Efraim já atuou na área e também foi professor. Exerceu por duas vezes o mandato de deputado estadual e por três o mandato de deputado federal e depois foi eleito Senador da República, chegando ao posto de 1º Secretário da Mesa. Está sem mandato desde 2011, mas continua atuando nos bastidores e nos pequenos municípios da Paraíba, que é de onde vem a maior parte de sua militância.

O ex-parlamentar ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas para o deputado estadual Raoni Mendes, a presença de Efraim Morais (DEM) na majoritária é uma  opção que pode se tornar realidade, sem que seja necessária uma lacuna deixada pelo governador. Ele inclusive foi mais além e chegou a lançar o que classificou de "a chapa dos sonhos".

“Uma coisa independe da outra. Como são duas vagas, tenho certeza que Efraim Morais é uma excelente opção para qualquer das vagas. A chapa dos sonhos, na minha opinião, seria Efraim e Ricardo para o Senado, com Gervásio encabeçando a disputa para o Governo do Estado”, ressaltou.

Fonte: PB Agora

Prefeitura de Várzea promove Baile de Máscaras para idosos

A Prefeitura Municipal de Várzea através das Secretarias de Cultura e Assistência Social, e em parceria com a Secretaria de Saúde, realizou na noite desta quinta-feira (23) o Baile de Máscaras para idosos, abrindo assim a programação oficial do Carnaval.

O evento aconteceu no CRAS (antigo matadouro), e foi regado a comes e bebes e ao som de Marchinhas e Frevo!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Prefeitura Municipal de Várzea antecipa pagamento de fevereiro

Em uso da tribuna na sessão da Câmara Municipal na noite desta segunda-feira (20), o prefeito do município de Várzea, Toninho Medeiros, anunciou que irá antecipar o pagamento dos servidores públicos para esta sexta-feira, dia 24 de fevereiro. A informação foi recebida com aplausos do público presente. 

"Pela reação da plateia vi que todos estão de acordo com o adiantamento do pagamento. É uma forma direta de injetar um volume significativo de dinheiro no comércio e nas áreas de serviços, o que promove um forte aquecimento na economia local”, acrescentou o gestor.

Imagem: Jefte Morais

Paróquia de Santa Luzia inaugura Casa da Misericórdia Padre Ibiapina

Foi inaugurada na tarde de domingo, 19 de fevereiro de 2017, ao lado  da Igreja do Rosário em Santa Luzia, a Casa da Misericórdia Padre Ibiapina.

A solenidade foi aberta com a recitação do Terço da Misericórdia. Em seguida, foi feita uma apresentação dos projetos sociais que serão desenvolvidos na Casa e da razão pela qual ela recebeu o nome do padre Ibiapina. 

O historiador Rommeryto Augusto fez um resumo da biografia do Padre Ibiapina e destacou a sua passagem por Santa Luzia no final do século XIX  e as ações que foram realizadas na cidade como a construção do "Açude da Caridade", hoje Açude Velho, e de uma Casa da Caridade onde eram oferecidos acolhida aos necessitados e cursos profissionalizantes.

Com suas flautas, as crianças do Projeto Educando Pela Música fizeram uma apresentação musical executando três canções. A coordenadora da Casa, a leiga Vânia Nóbrega, falou em seguida enfatizando a importância dos projetos que serão desenvolvidos e destacando sua alegria em poder servir à comunidade. Já o coordenador do Setor Social, Valdomiro Lima, ressaltou a importância dos colaboradores e parceiros na manutenção dos projetos sociais em parceria com a Igreja. Valdomiro também apresentou um carnê para as pessoas que queiram fazer doações em dinheiro.

Na sequência foi iniciada a Missa em Ação de Graças pela conclusão da Casa e na intenção pelo padre Ibiapina cuja morte completou 134 anos ontem. Em sua reflexão, Padre Elias destacou o imperativo ético de todo cristão que é fazer o bem e evitar o mal. Além disso, o padre ressaltou que a transformação do mundo depende da transformação do coração do homem e este é o apelo do Evangelho. "Nós a cada dia compreendemos que a vida cristã não se resume na dimensão do anúncio e da celebração. Tem um outro eixo igualmente importante que é o eixo da caridade. Cabe a nós cristãos sermos na comunidade sinal do Cristo Misericordioso, do Cristo que se abaixava para elevar o caído, que tocava e curava a ferida dos enfermos, que carregava nos braços, como bom pastor, aqueles que não conseguiam andar", frisou padre Elias.

Após missa foi feita a bênção do prédio e, na sequência, foi oferecida uma sopa aos presentes.

Entre as autoridades presentes estavam o Prefeito de Santa Luzia, José Alexandre, os Vereadores Félix Júnior e Neto da Barra, o Juiz dr. Rossini Amorim Bastos,  o Presidente do Centro Espírita e da Casa de Lázaro, Francisco Marinho (Fanda) e o Presidente da CDL Nadinaldo Dantas.

Prefeitura de Várzea realiza reunião com representantes de blocos carnavalescos

A Prefeitura de Várzea, através da Secretaria de Cultura, Desportos e Turismo, realizou na noite desta segunda-feira (20) uma reunião com representantes dos blocos carnavalescos do município para discutir propostas para organização do Carnaval 2017. O encontro, que aconteceu no CRAS, serviu como abertura de um canal de diálogo entre a nova gestão e os responsáveis pelas agremiações.

Participaram do momento o vice-prefeito Alexandre Magno, o secretário de infraestrutura, José Genilson, o secretário de Cultura, Desportos e Turismo, Otoniel Medeiros, o diretor de Cultura, Jefte Morais, e representantes do CMDCA. Na oportunidade foram debatidos assuntos como investimento, estrutura, infraestrutura, programação, segurança e consumo ilegal de bebidas alcoólicas

Foi repassado aos presentes a intenção do poder público em realizar os festejos, porém limitando os gastos, haja vista a situação financeira atual que vive os municípios. 

Em consenso, ficou acordado que a Prefeitura disponibilizará locais e tendas para abrigar as instalações dos blocos. Além disso, irá montar, na Praça Joaquim Marinho, uma estrutura composta por som, iluminação e palco, onde se apresentarão mais de 12 atrações durante quatro dias, sempre a partir das 17h. 

A segurança do evento será feito pela Polícia Militar, e as vias de acesso ao local da festa serão interditadas a partir das 14h para coibir a entrada de veículos. Barraqueiros e ambulantes estão isentos de taxas. 

Uma equipe de limpeza estará sempre a postos para recolher o lixo. 

O CMDCA distribuiu adesivos da campanha contra o consumo de bebida alcoólica para menores de 18 anos e proferiu orientações.  

Mais de dez blocos enviaram representantes à reunião, dentre eles alguns infantis.

Prefeitura de Ouro Branco/RN emite nota afirmando que não realizará Carnaval

"A Prefeitura Municipal de Ouro Branco/RN, através da prefeita Dra. Fátima, comunica que não realizará despesas públicas com a contratação de atrações, montagens de estruturas para apresentações artísticas, entre outras para o Carnaval de 2017".
 
Ouro Branco, 20 de fevereiro de 2017.

Maria de Fátima Araújo da Silva
(Prefeita constitucional)

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Efraim defende vinda de Lula e Dilma na inauguração da Transposição

O deputado federal paraibano, Efraim Filho (Democratas), informou que além de estar cobrando formalmente do Governo Federal para que o ramal da transposição das águas do rio São Francisco com entrada pelo Vale do Piancó seja agilizado, também defende que o mesmo Governo Federal convide os ex-presidentes Lula e Dilma para a entrega da obra no dia 06 de março deste ano.

O parlamentar faz parte da tropa que defende que esta recepção ocorra, todo mundo junto e misturado. “Afinal, o único dono da obra é o povo”, disse.

Efraim Filho lembrou que o terceiro braço da transposição do São Francisco pelo Rio Piancó e Coremas-Mãe D’Água na Paraíba foi prometido pela presidente Dilma em maio de 2014, ano em que inaugurou o túnel Cuncas II, em São José de Piranhas. O projeto está orçado em quase R$ 200 milhões e prevê a construção de um conjunto de adutoras que vai garantir a chegada da água para 18 municípios que possuem problemas de abastecimento.

O Ramal Piancó, conforme explicou, é um canal que vai perenizar o Rio Piancó, abastecendo o maior conjunto de barragens da Paraíba, o Coremas-Mãe D’Água, que hoje sofre com os efeitos da seca.

Fonte: PB Agora

sábado, 18 de fevereiro de 2017

Prefeitura Municipal de Várzea lança programação do Carnaval 2017

A Prefeitura de Várzea/PB, através de Secretaria de Cultura, Desportos e Turismo, lançou neste sábado a programação oficial do Carnaval 2017 do município. O evento terá duração de seis dias e acontecerá de 23 à 28 do corrente mês.

A programação é bem diversificada e vai desde o Baile de Máscaras para os Idosos, passando pelo Educa Folia e arrastão com orquestra de frevo, até shows em praça pública. Mais de 80% das atrações contratadas para animar a festa são pratas da casa, o que mostra a preocupação da gestão em valorizar os artistas da terra.

De acordo com o prefeito Toninho, a promoção do evento tem como objetivo maior gerar emprego e renda de forma direta e indireta e consequentemente aumentar a economia local. "Vamos promover um Carnaval dentro da responsabilidade financeira, sem extrapolar o nosso limite. Sabemos que a festa representa tradição, cultura, e além disso fomenta a economia da cidade e proporciona lazer aos que gostam de brincar. Serão seis dias de festa, onde vão lucrar os ambulantes, comerciantes, artistas e todos que aproveitam a época para ganhar um extra", enfatizou.

Sábado, domingo, segunda e terça-feira, sempre a partir das 14h, os blocos abrem suas sedes localizadas na Praça Joaquim Marinho e dão início à zoeira denominada "Folia dos Blocos".

O Carnaval de Várzea é conhecido pela tranquilidade e socialização entre famílias.

Confira a programação completa:

Dia 23/02 - Quinta-feira (Local: CRAS)
20h - Baile de Máscaras para Idosos (Animação: Marchinhas e Frevo)

Dia 24/02 - Sexta-feira (Concentração: Parque do Juazeiro)
18h - Bloco Educa Folia (Animação: Orquestra de Frevo)

Dia 25/02 - Sábado (Local: Praça Joaquim Marinho)
17h - Junior Soutto
19h30 - Marcos Luan & Carlinhos dos Teclados
22h - Jr. do Valle & Bibi

Dia 26/02 - Domingo (Local: Praça Joaquim Marinho)
17h - Jr. do Valle & Bibi
19h30 - Junior Soutto
22h - Woxton Nóbrega & Banda

Dia 27/02 - Segunda-feira (Local: Praça Joaquim Marinho)
17h - Marcos Luan & Carlinhos dos Teclados
19h30 - Jr. do Valle & Bibi
22h - Jorge Costa

Dia 28/02 - Terça-feira (Local: Praça Joaquim Marinho)
17h - Jorge Costa
19h30 - Woxton Nóbrega & Banda
22h - Junior Soutto

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Homem é encontrado morto no açude José Américo em Santa Luzia

O pescador Francisco Soares, de 42 anos, mais conhecido por Chiquinho de Tutú, foi achado morto na tarde desta sexta-feira (17) no Açude José Américo de Almeida (Açude Novo) em Santa Luzia, no Vale do Sabugi. De acordo com informações, o corpo foi encontrado por um popular próximo a "Pedra do Salgadinho", localizada dentro do manancial.

Segundo a Polícia, Chiquinho veio a óbito por afogamento. Alguns de seus pertences foram encontrados à beira d'água. 

O pescador estava desaparecido desde a noite de ontem (quinta-feira).

A vítima foi levada para o Instituto de Medicina Legal (IML).

Secretaria de Agricultura e Pecuária de Várzea realiza preparo do solo para 2017

A Prefeitura Municipal de Várzea PB por intermédio da sua Secretaria de Agricultura e Pecuária deu início ao programa do Corte de Terra para os produtores rurais do município.

A programação consiste no beneficiamento das terras para o cultivo de milho, feijão e arroz, já que são culturas que precisam ser trabalhadas no período certo a fim de que não haja possíveis prejuízos para os produtores na hora das colheitas. Como de costume, o corte de terras ocorre por localidade e irá beneficiar no mínimo 320 (trezentos e vinte) agricultores. 

Segundo informações do secretário de Agricultura e Pecuária, Manoel Miguel de Medeiros (Nezinho), o corte das terras mostra o incentivo que a administração local tem dado à agricultura no município, tendo em vista que boa parte da população vive na zona rural e necessita de apoio. Nezinho também afirmou que cada produtor será beneficiado com 01 (uma) hora de trator para atender uma demanda de aproximadamente 280 (duzentos e oitenta) hectares, podendo ainda ser um número maior dependendo do interesse dos proprietários Os interessados em fazer os corte de terras devem procurar o presidente da sua Comunidade.

"Para agilizar o processo e aproveitar o solo ainda molhado pelas chuvas que tem caído nestes últimos dias, será priorizado a localidade que tiver a maior intensidade chuvosa. Dessa forma e com esse pretexto é que podemos contribuir para o fortalecimento do setor produtivo e implementar o crescimento econômico no município", relatou o secretário."

Fonte: Ascom

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Idosos do município de Várzea recebem carteira que garante gratuidade em viagens interestaduais

Nesta terça-feira, dia 14 de fevereiro, a assistente social do CRAS do município de Várzea, a senhora Sylvia Rennatah, realizou a entrega das carteirinhas dos idosos.

A referida Carteira é o instrumento de comprovação para que o idoso tenha acesso gratuito ou desconto de, no mínimo, 50% no valor das passagens interestaduais, de acordo com o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/03). O documento deve ser gerado apenas para as pessoas acima de 60 anos, que não tenham como comprovar renda individual de até dois salários mínimos. 

Para emitir sua carteira, o idoso deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado na Rua Manoel Dantas de Medeiros (antigo matadouro). Lá, ele irá inscrever-se no Cadastro Único e receberá o Número de Identificação Social (NIS). Com esse número, o CRAS poderá solicitar a carteira por meio do sistema Carteira do Idoso. Caso o idoso já tenha seus dados no Cadastro Único, o CRAS irá verificar o NIS existente e emitir a carteirinha a partir dele, também no sistema. 

A carteirinha trás informações de identificação do idoso e do município em que ele mora e o Número de Identificação Social (NIS), além da foto. 

O benefício da gratuidade e o desconto no valor das passagens interestaduais aos idosos nos transportes rodoviário, ferroviário e aquaviário é um direito assegurado pelo Estatuto do Idoso, de 2003. Atualmente, os idosos com comprovante de renda já têm acesso a descontos ou gratuidade em viagens interestaduais.

Governo do Estado antecipa salário dos servidores

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), disse nesta terça-feira (14), durante solenidade de lançamento do Pacto Pelo Desenvolvimento, no Espaço Cultural, que vai antecipar a remuneração dos servidores do Estado por conta do Carnaval. O pagamento começará a ser efetuado mais precisamente a partir do dia 23.

No entanto, o gestor fez um alerta. “Não gastem tudo no carnaval, pelo amor de Deus. Deixem um pouco para o comércio, para a economia”, disse o governador.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Prefeito de Várzea participa do lançamento do Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraíba 2017

O Prefeito de Várzea, Otoni Costa de Medeiros (Toninho), acompanhado do vice-prefeito, Alexandre Magno, do secretário municipal de Educação, José Amilton da Costa, e do secretário adjunto de Educação, Alcimar Costa, participaram na manhã desta terça-feira (14/02), do ato de lançamento do Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraíba 2017. 

Nesta edição, o Governo do Estado vai disponibilizar R$ 90 milhões para as prefeituras municipais interessadas em investimentos na área da Educação, como aquisição de ônibus, kits de informática e mobília escolar.
 
No evento, estiveram presentes o governador Ricardo Coutinho, vários prefeitos, secretários, deputados e autoridades da Paraíba.
Fonte: Jefte News

Governador inaugura novo prédio de escola em São Mamede e entrega ônibus escolar para a Escola Padre Jerônimo de Santa Luzia

O governador Ricardo Coutinho inaugurou, nesta segunda-feira (13), as novas instalações da Escola Estadual Cidadã Integral Seráfico Nóbrega, beneficiando mais de 200 estudantes da cidade de São Mamede.A escola existia desde 1949, mas a estrutura física estava em péssimas condições. Diante da situação, o Governo do Estado demoliu e construiu a nova unidade de ensino oferecendo uma estrutura adequada para os alunos e funcionários.

A obra representou um investimento de cerca de R$ 3 milhões e faz parte do calendário de inaugurações do Governo do Estado programado para os meses de fevereiro e março. Deputados federais, estaduais, prefeitos, vereadores, auxiliares do Governo e lideranças da região também participaram do evento.

Durante a solenidade, o governador abriu o ano letivo da 6ª região de ensino com a entrega de kits estudantis e do projeto Mente Inovadora, além de um ônibus escolar para a Escola Estadual Padre Jerônimo Lauwen, em Santa Luzia.

“Investimos em educação para dar mais oportunidades para os jovens paraibanos. Com a educação fazemos com que os filhos do povo tenham as mesmas chances que os filhos dos ricos. Esta é a sexta escola que entregamos em uma semana e ainda vamos entregar a sétima, em Igaracy, na quinta-feira (16).  A Escola Seráfico Nóbrega estava muito danificada, por isso demolimos e construímos uma nova estrutura. Dessa forma, trazemos esperança e dignidade para os estudantes de São Mamede. Mesmo em meio a crise, estamos ampliando as possibilidades, a exemplo do programa Gira Mundo, que este ano vai oferecer 100 vagas para alunos e 40 para professores”, comentou.

Ricardo também lembrou que, nesta terça-feira (14), será lançado o Pacto pelo Desenvolvimento Social 2017 e só na área da educação o investimento chega aos R$ 73 milhões.

“Queremos que os municípios tenham vontade política para melhorar a educação na Paraíba. A adesão das prefeituras é fundamental para o desenvolvimento da educação pública. Este ano, serão R$ 73 milhões para a área da educação por meio do Pacto Social”, observou para depois pedir para que os estudantes e professores zelem pela escola: “Espero que vocês cuidem bem dessa escola e que ela seja motivo de orgulho para todos os moradores da cidade”.

A Escola Seráfico da Nóbrega possui 9 salas de aula, 4 laboratórios, sala dos professores, secretaria, diretoria, biblioteca, refeitório, banheiros e outras dependências. Ela foi projetada de acordo com padrões ambientais, observando o conforto térmico, acústico e visual de seus usuários e a pintura foi inspirada no cubismo.

O prefeito de São Mamede, Umberto Jeferson Moraes, agradeceu ao governador pela construção da nova escola e por todos os investimentos feitos na cidade.

“Hoje é um dia especial para São Mamede porque o Governo do Estado realizou um dos maiores sonhos do nosso povo. A Escola Seráfico Nóbrega era uma demanda não só dos estudantes, mas de toda a população do município. Agradeço a Ricardo Coutinho por tudo que já foi feito aqui e, em especial, por esta grandiosa escola”, concluiu.

“Os estudantes são os maiores beneficiados com esta obra que trouxe uma estrutura e ensino com mais qualidade para São Mamede. Isso mostra que este Governo está olhando para o amanhã, porque o maior patrimônio da sociedade é o conhecimento. Investir em educação é acreditar em um futuro melhor”, disse o deputado federal Efraim Filho.

A estudante do 3º ano, Francisca Marta, afirmou que a escola necessitava há anos de uma reforma e agradeceu pela obra. “O prédio era bem menor e estava em más condições. Após a reconstrução está linda, tudo ficou bonito e mais confortável. Estamos muito felizes e gratos ao Governo do Estado por investir na educação de São Mamede”, falou.

Fonte: Paraíba Online

Prefeitura de Várzea anuncia licitação

O Município de Várzea torna público que fará realizar-se, Pregão Presencial 005/2017. Objeto: Contração de Laboratório de Analises Clinicas para coleta de exames e emissão de laudos para pacientes do município de Várzea –PB.

DATA REUNIÃO: 22 de fevereiro de 2016, ás 08:30 horas.
INFORMAÇÕES: Em todos os dias úteis, no horário de expediente das 08:00 ás 12:00 horas na sala da CPL, á rua Manoel Dantas, nº 279, Centro, sede da Prefeitura Municipal.

O Município de Várzea torna público que fará realizar-se, Pregão Presencial 006/2017. Objeto: Contratação de empresa para prestação de serviço de Acompanhamento e Apoio Administrativo de Projetos dessa Municipalidade, junto aos Ministérios, Secretarias Estaduais, Caixa Econômica Federal ,FUNASA, como também, operação no SICONV e Prestação de Contas de convênios e contratos de repasse.

DATA REUNIÃO: 22 de fevereiro de 2017, ás 11:30 horas.
INFORMAÇÕES: Em todos os dias úteis, no horário de expediente das 08:00 ás 12:00 horas na sala da CPL, á rua Manoel Dantas, nº 279, Centro, sede da Prefeitura Municipal.

O Município de Várzea torna público que fará realizar-se, Pregão Presencial 007/2017. Objeto: Contratação de Serviço de Assessoria contábil especializada na área de contabilidade fiscal, pessoal previdenciário, para orientação dos servidores das área da administração e conselho das escolas do município.

DATA REUNIÃO: 22 de fevereiro de 2017, ás 14:00 horas.
INFORMAÇÕES: Em todos os dias úteis, no horário de expediente das 08;00 ás 12:00 horas na sala da CPL, á rua Manoel Dantas, nº 279, Centro, sede da Prefeitura Municipal.

Fonte: Prefeitura Municipal de Várzea

Em vídeo Efraim Filho mostra fase final das obras de transposição antes das águas chegarem à Paraíba

Em um vídeo gravado neste domingo (12), o deputado federal Efraim Filho (DEM) mostrou a fase final de conclusão da EBV-6 do Eixo Leste das obras de transposição do Rio São Francisco, em Sertânia, a última das estações antes da cidade de Monteiro, e que está em fase final de construção do canal. Também neste domingo, o Ministério da Integração Nacional divulgou que as águas chegaram à quarta estação de bombeamento (EBV-4) do Eixo Leste, na cidade de Custódia (PE), completando um percurso de 96,5 quilômetros deste trecho.
 
Agora, as águas seguem, por gravidade, até a quinta elevatória (EBV-5), localizada em Sertânia (PE). A expectativa do Ministério é atender Monteiro no início do próximo mês de março, beneficiando a população da região. A prioridade do Governo Federal, a maior obra de infraestrutura hídrica do País, quando totalmente concluída, vai atender mais de 12 milhões de pessoas em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Desde o último dia 30, a água avançou por mais de 60 quilômetros entre a terceira (EBV-3) e a quarta estação de bombeamento (EBV-4) do eixo, passando por três reservatórios Salgueiro, Muquém e Cacimba Nova) e um aqueduto (Jacaré). A EBV-3 foi acionada pelo presidente da República, Michel Temer, e pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, em Floresta (PE).

Fonte: Fabiano Gomes

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Rio Piancó, que desagua em Coremas, está com bom volume de água

A forte chuva que atingiu vários municípios da região do Vale do Piancó paraibano na madrugada desta sexta-feira (10) trouxe alegria para muitos sertanejos e mudou a paisagem triste deixada pela maior seca dos últimos 50 anos. O Rio Piancó recebeu um grande volume de água levando várias pessoas para prestigiar a cena.

Segundo dados da Aesa, na cidade de Ibiara choveu cerca de 120 mm. Em Conceição, os números não passaram de 4,8mm, mas o tempo mudou e esfriou bastante, em relação aos últimos dias na cidade.

Conforme os moradores, há quinze dias que a região vem sendo umedecida com as poucas chuvas e as paisagens já não estão mais com vestígio da seca. Ao presenciar o volume de água no Rio Piancó, uma moradora gritou: “Graças a Deus”, outra completou dizendo: “Bom é Deus, que quando manda, é pra todo mundo”.

Com a cheia que o Rio Piancó coloca desde as primeiras horas desta sexta-feira, a esperança do pequeno agricultor se renova, e o pouco gado que lhe sobra, terá água para beber de forma mais fácil por alguns dias.

O Rio Piancó é o principal colaborador do Açude Estevam Marinho (Açude de Coremas), que beneficia 112 municípios do Sertão paraibano.
Fonte: PB Hoje com Diamante Online e Vale do Piancó

Prefeitura de Várzea realiza leilão de veículos e sucatas

A Prefeitura do Município de Várzea realiza no dia 20 de fevereiro leilão de 06 veículos inservíveis e sucatas. A alienação dos bens móveis acontece a partir das 10 horas, na Garagem Municipal, e foi autorizada por lei aprovadas pela Câmara de vereadores e sancionada pelo prefeito de Várzea, Toninho.

De acordo com análise da comissão de avaliação, os itens previstos no edital somam R$ 56.500,00 para os veículos e R$ 700,00 para as sucatas.

No caso dos veículos, o maior valor unitário é de um FORD/F4000 TURBO 4.3T CARR. DE MADEIRA, COR AZUL, ANO/MOD. 1996/1997 PLACA KIQ-6279 , avaliado em R$ 19.000,00, e o menor é VW/KOMBI BRANCA ANO 1998/ 1999, PLACA: MMU-9917 COR BRANCA, no valor de R$ 3.500,00. O automóvel mais antigo que vai a leilão é do ano de 1986 é um CAMINHÃO CAÇAMBA GM/CHEVROLET, MOD. 11000, COR AZUL, lance inicial de R$ 9.500,00.

Entre os lotes colocados para arremate também estão itens como veículos como KIA/GRAND BESTA GS ANO/ MOD. 2001/2001, COR BEGE, DIESEL PLACA MNW-2051; FORD/ F1000 HSD XL, COR BRANCA, DIESEL ANO/ MOD. 1996/1997 PLACA MNA-2576; TRATOR DE PNEUS, MASSEY FERGUSSON 265, COR VERMELHA, ANO 2001.

Quanto às sucatas, serão leiloados lotes com CADEIRAS ESCOLARES, CAMAS HOSPIT. , MATERIAL DE INFORMÁTICA E MATERIAL FERROSO, entre outros. Maiores detalhes sobre o leilão podem ser conferidos no site da prefeitura www.varzea.pb.gov.br.

O certame será conduzido pelo leiloeiro oficial JOSÉ GONÇALVES ABRANTES FILHO e os bens serão vendidos a quem der o maior lance igual ou superior do preço mínimo de avaliação. 

FONTE: BLOG JEFTE NEWS

Secretaria de Cultura e Turismo de Várzea promove visita a artesãos da zona rural e inicia projeto de criação de rota turística

Visando conhecer de perto o trabalho e buscando dialogar para encontrar formas de valorizar e divulgar o artesanato, a Prefeitura Municipal de Várzea, através do secretário de Cultura, Desportos e Turismo, Otoniel Medeiros, e do diretor de Cultura, Jefte Morais, realizou visita a alguns artesãos da zona rural, mais especificamente das comunidades Pitombeira, Novo Horizonte e São Vicente.

Na oportunidade, ambos ficaram encantados com a habilidade dos artistas que, mesmo com dificuldades, não abrem mão do que amam fazer.

De acordo com Otoniel, este primeiro contato foi de suma importância para tomar consciência das obras de arte que os mesmos produzem e escutar deles reivindicações para ações mais concretas.

"Fomos conhecer de perto o trabalho dos artesãos do Quilombo Pitombeira e dos Assentamentos Novo Horizonte e São Vicente, e continuaremos visitando as comunidades, principalmente onde sabemos que existe talento e ser mostrado, inclusive a zona urbana. Precisamos escutar para a partir daí criarmos maneiras de divulgar e dar a real importância às peças fabricadas por eles, disse.

Além dos artesãos, a equipe também visitou setores que fazem parte da história local e da região, e que devem ser explorados para o surgimento de uma rota turística que consiga atrair visitantes.

"Lugares como o próprio Quilombo da Pitombeira, a Mina e a antiga vila (antes habitada) na Comunidade Quixaba, o conjunto de escrituras rupestres no Assentamento São Vicente, o casarão no Loreto, a Pedra do Bode, o Alto da Boa Vista, a Cruz de Padre Jerônimo, serras e outras belezas naturais, por exemplo, estão nos planos da pasta. Vamos dar ênfase a tudo isso e muito mais", afirmou Otoniel.
Imagens: Jefte Morais