Sabugy Futebol Clube

A mais antiga equipe de futebol da Paraíba, o Sabugy Esporte Clube foi fundado no dia 09 de abril de 1923.

          Participou com sucesso de vários torneios regionais, sagrando-se campeão com vitórias obtidas em São José do Seridó e Caicó. Foi digno de troféu em disputa na cidade de Patos com participação entre as equipes de São Mamede, Junco, Juazeirinho e Soledade.


          O 1º campo do Sabugy foi construído na área onde se encontra o Grupo Escolar Coelho Lisboa(por onde passava a antiga rodagem).


          O 2º campo do Sabugy, a partir da casa do Sr. Sabino Eugênio(atual Loja Criart), inaugurado a 12 de dezembro de 1928, com um embate entre o nosso Sabugy, e o Vila Nova de Caicó, tendo o Sabugy vencido por 3 x 0.


          Em novembro de 1934, foi criada e fundada a Diretoria de Football com o nome de “Humaytá Sport Club”, onde a maioria dos jogadores pertencia ao “Team Sabugy Sport Club”. Motivo: Dissolução da 1ª Organização (1923), em conseqüência das secas que tanto assolaram o Nordeste.


          O 3º campo do Sabugy – quando o açude novo sangrou pela primeira vez em 12 de março de 1934, as águas invadiram o local do 2° campo, tornando-se inviável os jogos nesse local. Foi escolhido então um novo local(o atual), que foi construído na área pertencente ao major Inácio Machado, cuja escritura de doação foi lavrada pelo seu filho, Jovino Machado da Nóbrega, tendo posteriormente recebido o nome de “Machadão” em homenagem ao seu filho Augusto Machado da Nóbrega.


          Pessoas engajadas na procura desse 3º local para sediar o campo de futebol: Valdemiro Graciano e seu irmão José Graciano, Ernani da Veiga Pessoa, Eugênio de Manoel Eugênio, Dr. Augusto da Silveira Paula, Pedro Claudino de Souza, InácioPeba, Barto Medeiros e outros.


          O projeto e a planta da 1ª frente do estádio foram feitas pelo Sr. Barto Medeiros. O pedreiro construtor foi José Arcanjo de Araújo.


          Na gestão do então prefeito Dr. José Ney Cavalcante, foi dada outra visão a frente do respectivo Estádio, onde continua até nossos dias, porém com algumas modificações.


Fonte: Blog Cultura de Santa Luzia