O presidente estadual do PMDB, Antônio Souza, afirmou que, depois de estabelecido acordo entre os filiados, as bancadas estadual e federal do partido, ficou definido que o ex-governador José Maranhão será conduzido ao comando da legenda já em janeiro de 2012. Segundo Antônio, após o término do seu mandato, no mês de dezembro, serão realizadas as eleições para o diretório que irá eleger o ex-governador.
“José Maranhão é um grande líder e já foi presidente da legenda, mas precisou se afastar quando assumiu o Governo do Estado, em 2009 para não descumprir a legislação eleitoral. Agora, ele vai retornar ao posto depois de um consenso entre o conjunto de filiados em janeiro, assumindo pelos próximos dois anos, e vai organizar as próximas eleições”, esclareceu Antônio Souza.
A respeito do evento em comemoração ao aniversário de José Maranhão, na última terça-feira, o dirigente ressaltou que este não teria representado o lançamento de uma pré-candidatura, pois, existem outros postulantes do partido ao cargo de prefeito de João Pessoa, como os deputados federais Manoel Júnior e Benjamim Maranhão, além do vereador Fernando Milanês. De acordo com ele, essa definição só será tomada por meio de pesquisas e consultas populares, e após a convenção estadual agendada para junho do próximo ano.
Antônio não descartou a possibilidade de o PMDB abrir mão da cabeça de chapa para o candidato do PSDB, porém, afirmou que o partido deve trabalhar para chegar ao entendimento com os partido aliados em torno do nome do PMDB para ser o candidato das oposições. No entanto, o presidente frisou que uma aliança entre os partidos que compõe a oposição na Capital paraibana, só deverá acontecer em um possível segundo turno.
“Na política, o jogo de alianças é muito dinâmico, mas o PMDB tem vários partidos aliados, e continuaremos defendo alianças com as oposições para constituir uma chapa competitiva, mas ainda está cedo para essas definições, estamos conversando com a base para chegar um entendimento em torno do candidato do PMDB. Mas, acredito que a maioria dos partidos que hoje está na oposição deverá sair com candidato próprio no primeiro turno”, disse o dirigente.
O presidente informou ainda que o partido já vem realizando as convenções municipais para renovação dos diretórios já como forma de se preparar para o próximo pleito. As convenções tiveram início no dia primeiro deste mês e vão até o dia 30. Os 223 municípios do Estado possuem representações do PMDB e deverão realizar suas convenções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário