quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O dia certo pra Cássio dizer `Ufa!´ e a remissão de Cícero

“Senador não eleito”, Wilson Santiago bem que tentou, dentro do que lhe é bastante peculiar, mexer os pauzinhos nos bastidores pra evitar a posse de Cássio Cunha Lima no Senado. Conseguiu, no máximo, ganhar alguns dias. Reunida depois de forte pressão da bancada do PSDB, que ameaçou trancar a pauta caso não houvesse a reunião, a Mesa Diretora do Senado, sob a presidência de José Sarney (PMDB), decidiu marcar para o dia 7 de novembro, às 10h30, no gabinete da presidência, a po
 
No Senado, onde chegou a sentar no plenário, Cássio estava decidido a sair apenas com uma posição firmada. Sabe-se ainda que chegou a bater na mesa ao entregar o diploma da Secretaria Geral da Mesa dizendo: “Só saio daqui empossado!”.
 
Nessa hora, toda pressão ajuda.
 
Advogados e aliados políticos comemoram a decisão. Pelo menos, a partir de então, tem uma data certa para esperar. É a primeira vez, durante toda essa via crucis, que Cássio tem um dia certo pra tomar banho, vestir terno novo e assumir mandato no Senado Federal.
 
Apesar disso, assessoria jurídica do senador tucano, além de lideranças do PSDB Nacional, vão ficar atentas a qualquer surpresa desagradável por parte do PMDB ou de Wilson Santiago.
 
È provável que Santiago, que compareceu à sessão do Senado nesta quarta-feira como se “nada tivesse acontecido”, aproveite estes dias de “sobra” pra tomar alguma medida jurídica. Ou política. Todas, no entanto, consideradas inócuas dado o avanço do processo em favor de Cássio.
 
O tucano tem uma decisão do Supremo Tribunal Federal, o aval do Tribunal Superior Eleitoral, um diploma do Tribunal Regional Eleitoral e, agora, documento da Mesa Diretora do Senado apontando dia e hora de sua posse. No
Santiago bem que poderia entender que o jogo acabou. Tem o direito de “morrer em pé”, no entanto, mesmo que o direito não o acompanhe.
 
No campo político, é preciso admitir que o senador Cícero Lucena, presidente do PSDB paraibano, foi fundamental nesse processo. Em Brasília, ele agiu como pôde, conversando com Sarney, arregimentando tucanos de alta plumagem, Cícero tomou pra si a necessidade de garantir a posse do amigo, mesmo sem ter certezas de apoios futuros.
 
Agiu, claro, como deveria agir pois sabe que, em nível nacional, a posse de Cássio fortalece a bancada do PSDB e a oposição no Congresso. De toda forma, com a postura adotada em Brasília, Cícero Lucena se redime de ausências e silêncios registrados durante a via crucis de Cássio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário