sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Está descartada a possibilidade de seca no semiárido paraibano em 2012

O fenômeno La Niña se configurou recentemente no Oceano Pacífico Central, que está atualmente com temperaturas variando entre 05°C e 2°C abaixo da média. 

As chuvas de outubro e novembro no interior da Paraíba são sinais da influência do fenômeno no clima do semiárido nordestino. Além disso, outro importante aspecto deve ser considerado, o fato do Oceano Atlântico Norte está pouco quente, com temperaturas em torno de 1°C acima da média, fato que é bastante positivo para o período mais chuvoso do norte do nordeste que dura de fevereiro a maio. 

Quanto mais frio estiver o Atlântico Norte, dentro do referido período, mais chuvas ocorrem no interior nordestino e especificamente paraibano. É dentro do citado período, que o Oceano Atlântico Sul atinge seu pico de temperatura acompanhando o verão do hemisfério sul, assim a configuração ideal para um ano chuvoso no semiárido paraibano é: 


 Atlântico sul quente e Atlântico norte frio, formando o chamado dipolo negativo do Atlântico, e, além disso, um Pacífico frio, com a presença de um evento de La Niña como está ocorrendo atualmente. 


 Continuando a tendência de resfriamento do Atlântico Norte, e de aquecimento intenso do Atlântico Sul para o verão que se aproxima, o semiárido paraibano terá um bom inverno, com boa perspectiva de sangria de açudes e barragens e muita pastagem para os rebanhos. 

As chances de chover abaixo da média são mínimas, e a possibilidade de seca na região é praticamente nula.

Fonte:PatosOnLine 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário