domingo, 11 de dezembro de 2011

Hackers invadem site da Famup e condenam construção de Belo Monte

O site da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) está inacessível neste domingo, após ter sido invadido por hackers, que substituíram o conteúdo do portal por um vídeo contra a construção da usina hidroelétrica de Belo Monte, no rio Xingú, no Pará.

A invasão foi realizada pelos grupos iPirates Group e AntiSec.BRTeam, que acumulam a autoria de ataques similares à outros portais. No endereço eletrônico, um vídeo repercute uma mensagem com pouco mais de sete minutos, atribuída ao grupo Anonymous. 

Por meio de uma voz manipulada eletronicamente, os hackers apresentam no vídeo as suas reivindicações: "Pedimos que todos busquem a informação e saibam a verdade". "Não somos contra o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, mas somos contra a exploração de nossas riquezas nacionais", dizem os invasores. 

Ainda de acordo com a mensagem divulgada pelos hackers, Belo Monte não estaria sendo construída para beneficiar a indústria brasileira e o desenvolvimento econômico brasileiro, mas, sim, para atender a necessidade do Grupo Vale, que extrai minérios no País. 

A polêmica em torno da construção da usina de Belo Monte na bacia do rio Xingu, ganhou força com a manifestação de artistas e personalidades por meio do Movimento Gota d'Água, lançado na Internet. O movimento pretendia garantir o maior número possível de assinaturas para tentar impedir a construção da hidrelétrica.

De acordo com um estudo elaborado pelo Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte vai trazer menos impactos ambientais do que a utilização de alternativas como energias fósseis, e os custos serão menores do que outras fontes renováveis. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário