quarta-feira, 20 de junho de 2012

Município tem mais eleitores do que habitantes no Sertão

Vários indícios de irregularidades estão sendo encontrados no cadastramento eleitoral de vários municípios da região do Vale do Piancó. Um deles é o município de Santa Inês, onde o número de eleitores é maior que o total da população. Conforme o cruzamento entre o quantitativo do eleitorado apto para votar este ano e a população residente no município, o número de eleitores é 8,6% maior que o número de habitantes.

São eleitores no município 3.875 pessoas, quando a população local é de 3.538 habitantes. São 337 eleitores a mais. Em dois anos, o eleitorado, que em 2010 era de 3.552, cresceu 9,09% e ultrapassou o contingente populacional. Isso implica dizer que existe muita gente morando fora de Santa Inês, e que tem domicílio eleitoral no município, o que deverá motivar a Justiça Eleitoral a promover uma revisão em seu contingente de votantes.

Outro município que apresenta evidências de irregularidade no cadastramento eleitoral é Pedra Branca, onde o número de eleitores é quase igual ao número de habitantes, com uma diferença de apenas 297 pessoas.

Em Santana de Mangueira a diferença entre eleitores e habitantes também é pequena, assim como Olho D’água e Boa Ventura.

Como utilizarão urnas biométricas na eleição deste ano, Piancó e Santana dos Garrotes foram os únicos da região que sofreram revisão eleitoral, que foi simultânea ao recadastramento biométrico dos eleitores.

O resultado apresentou queda do eleitorado nesses dois municípios: Piancó tinha 11.619 e caiu para 11.090 (queda de 4,5%); Santana tinha 6.237 e, depois da revisão, ficou em 5.326 (queda de 14,6%).

Fonte: Sertão1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário