terça-feira, 31 de julho de 2012

Magistrada sãomamedense é empossada como Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba

Durante evento solene no Pleno do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, na última quarta-feira (25/07/2012), o presidente Abraham Lincoln da Cunha Ramos empossou a nova desembargadora Maria das Graças Morais Guedes.A Magistrada sãomamedense, que foi escolhida pelo critério de merecimento, por unanimidade, assumiu a vaga deixada pelo Desembargador Nilo Ramalho, que se aposentou recentemente. “Chego a esta Corte de Justiça com muito entusiasmo; consciente da responsabilidade do cargo, com as mãos honradas pela minha história, com os sonhos que alimentam meu ideal”, disse no seu discurso. 

Em seu discurso de posse, a desembargadora falou sobre sua trajetória de vida, as lembranças do Sertão, o início da carreira jurídica e os valores que motivaram suas ações profissionais. “”Integro-me, com o ânimo de trazer aos meus pares a experiência adquirida na minha carreira de magistrada por 28 anos, sempre primando pela qualidade nos meus despachos, decisões e sentenças, preocupando-me em dar a cada caso a solução mais justa”, disse. 

Maria das Graças aproveitou a oportunidade para falar sobre um problema social com o qual trabalhou por alguns anos, quando esteve à frente da Vara Privativa de Entorpecentes da Capital: as drogas e a criminalidade.” Mais do que um problema de polícia, induvidosamente, é um caso de saúde pública. O problema é de todos nós e clama por solução”, falou, ao refletir sobre o assunto. 

Durante a cerimônia, a desembargadora Maria de Fátima Morais Bezerra Cavalcanti saudou a desembargadora recém-empossada, em nome de todo o Poder Judiciário do Estado, destacando-a como exemplo da evolução social e profissional da mulher, além de compará-la à deusa grega Athenas, pelo pensamento racional e sabedoria. “Uma mulher sertaneja que representa a luta e a conquista de tantas famílias de agricultores; uma mulher que representa a garra e a coragem feminina, num universo machista e discriminatório, de um pequeno estado nordestino e de uma região inóspita e árida que já fora comandada por coronéis e fazendeiros”, afirmou. 

Pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba (OAB-PB) falou o advogado Genival Veloso Filho. Observou que a desembargadora Maria das Graças, com conselhos e palavras confortáveis sobre a importância da dignidade. “Digo até que a honrosa toga de segunda instância lhe foi confiada tardiamente e, não desmerecendo o critério, aos meus olhos, mais perfeito fosse por merecimento”, disse, ao prestigiar a colega.

Em nome do Ministério Público da Paraíba, a procuradora Katia Rejane de Medeiros Lira Lucena, externou, com as seguintes palavras, a alegria pela ascensão da ex-colega de universidade, hoje, desembargadora : “Esta Corte, a partir de hoje, contará com a presença de mais uma mulher que, certamente, exercerá uma função e desempenhará uma missão com moderação, raciocínio justo e retidão de espírito, fiel à sua natureza, em que o retrato de suas decisões e méritos estarão num desenho acabado, sem retoques”. 

Além de todos os membros da Corte paraibana, compuseram a mesa solene da cerimônia de posse da desembargadora Maria das Graças Morais Guedes os juízes convocados Marcos William de Oliveira e Francisco Francinaldo Tavares; o conselheiro Fernando Catão, presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, o deputado Jaduy Carneiro, como representante da Assembleia Legislativa do Estado; o deputado federal Manuel Júnior, representando a Câmara Federal; o procurador-geral do Estado, Osvaldo Trigueiro do Valle Filho, o presidente da OAB/PB, Odon Bezerra e o presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), juiz Antônio Silveira Neto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário