sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Caso Rafael Fernandes mobiliza moradores de Santa Luzia

O caso envolvendo um jovem músico, de 26 anos de idade, tem mobilizado os moradores do município de Santa Luzia, localizado no Vale do Sabugi. Rafael Fernandes da Nóbrega passou por um grave processo cirúrgico e quase veio a óbito devido a um processo infeccioso. Amigos e familiares realizam campanha para arrecadação de doações para o pagamento de tratamento médico.

Tudo começou há cerca de 20 dias quando Rafael apresentou sérios problemas de vesícula e foi avisado de que precisaria realizar cirurgia urgência. Sem condições financeiras, a família buscou atendimento no Hospital Regional de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande.

A cirurgia de vesícula foi realizada no dia 21 deste mês. No entanto, Rafael apresentou fortes dores abdominais no período pós-operatório e foi submetido ao exame de ultrassonografia, que constatou sérias complicações, a exemplo da perda da bílis, um liquido produzido pelo fígado que fica armazenado na vesícula biliar.

O pai de Rafael, o funcionário público Germano Júnior, que já se deslocava para Santa Luzia foi avisado das complicações do filho, voltou imediatamente para aquele hospital, impedindo que fizessem outra cirurgia. 

Até porque, o médico que faria exigiu que a família assinasse um termo de responsabilidade sobre a vida de Rafael.

Desesperados os familiares buscaram o auxilio da rede privada e fez a transferência do músico para a Clínica Santa Clara em automóvel particular, já que o Hospital de Trauma de Campina Grande negou uma ambulância para transferir o rapaz.

Uma nova cirurgia foi realizada em Rafael. O responsável foi o médico Hamilton Melo, que havia diagnosticado o problema de vesícula no jovem. Àquela altura Rafael já tinha dois órgãos totalmente comprometidos e apresentava quadro de hemorragia interna e infecção aguda. “O médico informou que aquele processo infeccioso o levaria a óbito em cerca de duas horas” informou uma familiar da vítima.

A família denuncia que o problema pós-operatório identificado não havia sido comunicado pela equipe médica responsável do Hospital de Trauma. “O que esperamos num momento desses é o mínimo de respeito, é ser tratado como cidadão que paga imposto, e somos tratados como animais? O que leva um ser humano que fez juramento para salvar vidas simplesmente ignorar a gravidade num caso desses?”, argumentou uma prima do rapaz, que preferiu não se identificar.
Campanha para arrecadar recursos.

O jovem Rafael Fernandes ainda se encontra internado em observação médica na Clínica Santa Clara, em Campina Grande. Os valores do tratamento médico já somam cerca de R$ 25 mil. Sem condições financeiras para saldar a dívida, familiares, amigos e pessoas que conheciam Rafael estão mobilizados para arrecadar recursos e ajudar a pagar a dívida.

A campanha já está nas redes sociais e a família faz ainda um apelo à direção do Hospital Regional de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, para que se solidarizem com a situação.

As doações em dinheiro poderão ser depositadas na conta do irmão de Rafael, Jerônimo Lauro. A agência é a 1127-4, do Banco do Brasil, e a conta-corrente de número 14796-6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário