domingo, 28 de outubro de 2012

Governador reafirma: Estrada da Reintegração terá início no final de 2012 - Junco do Seridó, Santa Luzia e São Mamede saem perdendo

Todas as etapas burocráticas para o início da Estrada da Reintegração, PB – 228, já foram preenchidas. O processo licitatório foi finalizado e a obra custará cerca de 70 Milhões de Reais. O governador do Estado da Paraíba, Ricardo Coutinho – PSB reafirmou durante sua vinda a Patos para a inauguração do Rodo-Shopping que as obras de construção terão início ainda neste final de 2012.


A estrada interligará as cidades de Assunção, Salgadinho, Areia de Baraúnas, Passagem, Cacimba de Areia, Quixaba e Patos através de 84,2 Km de estradas, incluindo entroncamento da BR 230 e trecho em Assunção com 8 Km.
 
A espera da região para ter acesso asfáltico já dura 50 anos e ainda causa debate com a região do Vale do Sabugi. Com o asfaltamento da PB – 228, o governo estará dando a oportunidade de desenvolvimento para as referidas cidades, além de dar uma nova rota para a região do sertão ao litoral e vice-versa.

Os mais de 117.141 habitantes que serão beneficiados com a obra histórica ainda não acreditam no feito, mesmo assistindo diariamente as medições e movimentação de engenheiros para as últimas medições antes do início das obras.

Incluída no Programa Caminhos da Paraíba, a Rodovia da Integração terá um tráfego diário de aproximadamente 1.091 veículos no primeiro ano. Uma das vantagens da PB – 228 é que ela será construída nas dimensões de uma BR, dessa forma proporcionará mais segurança e trafegabilidade para os usuários, além de uma economia de aproximadamente 40 Km para o deslocamento entre o sertão, brejo e litoral, além de evitar a Serra de Santa Luzia.

Vários políticos, lideranças da época do projeto da Camargo Correia para construção da BR 230, defenderam que o Sabugi fosse contemplado com a BR 230. Foi o caso de: Ernani Satyro, Inácio Bento de Morais, Jáder Medeiros (no início do projeto), José Américo de Almeida e João Agripino, entre outros.

Hoje, uma das maiores representações do Vale do Sabugi, o deputado federal Efraim Filho, aliado do Governador Ricardo Coutinho, assiste calado as determinações do governador ao seu pai Efraim Morais,natura de Santa Luzia, cidade cortada pela BR 230, que é o atual Secretário de Infraestrutura da Paraíba, Secretaria responsável pela obra que vai prejudicar o progresso no Vale do Sabugí construindo a PB 228, a conhecida estrada de Salgadinho, sem que uma palavra seja dada em defesa de um território esquecido.

Vários horários de ônibus serão diminuídos nos municípios de Junco do Seridó, Santa Luzia e São Mamede, prejudicando cidades como São José do Sabugi e Várzea  que dependem dos terminais dessas cidades. Somente ônibus com passageiros destinados a seus respectivos municípios  nos devidos horários a serem definidos, passarão pelo Vale do Sabugí. 

Durante seu pronunciamento, o governador Ricardo Coutinho disse que espera até o final do seu governo não existir nenhuma cidade sem acesso asfáltico. A expectativa para ter estradas de qualidade também é grande entre os moradores das cidades de São José de Espinharas e Mãe D’água que mobilizaram caravanas para a plenária do Orçamento Democrático Estadual de 2012 com a reivindicação de asfalto para suas regiões.
 
Fonte: Patos Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário