quarta-feira, 8 de maio de 2013

Zagueiro paraibano poderá conquistar seu 11º título estadual consecutivo

Severino Ramos Durval da Silva, paraibano de Cruz do Espírito Santo está próximo de ultrapassar um dos recordes mais difíceis de se conseguir no futebol nacional. Ele está próximo de conquistar seu décimo primeiro título estadual consecutivo e se o Santos vencer a final do Campeonato Paulista o zagueiro irá conseguir esse feito único. Quando começou sua carreira pelo extinto (ao menos não disputa nada tem sete anos) Confiança Esporte Clube não sabia que voaria tão alto, jogou duas finais de Libertadores vencendo uma, ganhou Copa do Brasil, Série B, passou por grandes clubes e vive essa ótima fase num Santos que ficará para história! Mas acho que nem ele, nem ninguém, imaginavam que ele teria um feito tão espetacular quanto esse que vos falo: Durval venceu os últimos dez campeonatos estaduais de futebol no Brasil, isto mesmo, dez títulos estaduais consecutivos!


Durval é daqueles atletas que falam pouco, e, pouco aparecem na mídia, mas foi titular em todos os clubes que jogou. Sempre mostrou bom serviço, extremamente eficaz. Canhoto e com apenas 1.84 de altura, o leve zagueiro de 32 anos tem como sua principal característica a agilidade. É titular absoluto do Santos desde que chegou, tendo disputado mais de 150 partidas por essa equipe que vem encantando a todos os brasileiros.

Os Títulos
Durval conquistou seu primeiro estadual ainda atuando pelo Botafogo da Paraíba, foi em 2003, adquirindo o título em cima do Atlético de Cajazeiras, o famoso Trovão Azul. Desde então o Belo não conquista mais nenhum título. Durval logo se transferiu para o Brasiliense e venceu o Estadual de 2004 e tembém a Série B nacional. Transferiu-se para o Atlético Paranaense onde venceu o estadual de 2005 e disputou a final da libertadores, tendo perdido para o São Paulo. Em 2006 mudou-se para o Sport, ficando lá por quatro anos, período em que conquistou o tetracampeonato pelo rubro-negro, e disputou uma libertadores por lá também, quando a grande oportunidade apareceu. Foi para o Santos em 2010, jogou com Neymar, Ganso, Robinho e Cia. num time que goleou e encantou, ganhou a Copa do Brasil e seu oitavo estadual consecutivo. Em 2011 venceu mais um estadual, somando-se nove. Já em 2012, o time da baixada santista conquistou mais um triunfo estadual, e, Durval, como titular absoluto da equipe, somando-se dez, que pode aumentar esse ano, caso o peixe se torne tetra-paulista.


Paraibano: 2003 Brasiliense: 2004, Paranaense: 2005, Pernambucano: 2006 a 2009, Paulista: 2010 a 2012.

Recorde
O recorde de títulos estaduais pertencia ao lateral Gena, que venceu 10 títulos Pernambucanos seguidos. Ele esteve em cinco dos seis títulos consecutivos do Náutico de 1963 a 1968 e no Penta do Santa Cruz de 1969 a 1973.

Curiosidade
Durval é um dos poucos jogadores que marcaram gol em mais de uma final de libertadores. Só que desta vez, a marca é negativa, Durval marcou gol contra nas duas finais que participou: São Paulo 4 x 0 Atlético-PR em 2005 e Santos 2 x 1 Peñarol em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário