sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Capital da Paraíba é a cidade mais violenta do Brasil e a 4ª do mundo

João Pessoa possui o maior índice de homicídios por habitantes, situando-se no primeiro lugar do ranking das cidades mais violentas do país. Em uma escala mundial, a capital é considerada o 4º município mais violento do mundo. A informação faz parte de uma pesquisa produzida e divulgada pela Organização Não Governamental (ONG) mexicana Seguridad, Justicia y Paz.

Para realizar os cálculos, a instituição levou em consideração a proporção entre o número de homicídios registrados no ano de 2014 e o número de habitantes de municípios com população superior aos 300 mil, formulando uma lista com as 50 cidades mais violentas do mundo.

Além da capital, a cidade de Campina Grande também aparece na pesquisa, ocupando o 12º lugar no país e a Rainha da Borborema é a 30ª cidade mais violenta do mundo.

A ONG também tinha produzido um estudo no ano de 2013, no qual João Pessoa tinha sido classificada como a 3ª cidade mais violenta do país e a 9ª mais violenta do planeta, situação que, conforme a pesquisa, piorou no ano passado.

Já Campina Grande, em anos anteriores nem era citada pela pesquisa. Mas já em 2013 era considerada a 9ª mais perigosa do país e a 25ª do mundo, situação que melhorou no ano passado.

Ainda assim, a Rainha da Borborema é a única cidade do Brasil citada no estudo que não é capital e, pela segunda vez passou a ser colocada como uma das mais violentas do planeta.

Ao todo, conforme a ONG, 620 pessoas foram vítimas de homicídios dolosos na capital da Paraíba no ano passado, pelo menos 100 a mais do que o contabilizado no ano anterior (515). Tomando a proporção das mortes com o número de habitantes, coloca a cidade com uma taxa de 79,41% – o que significa que, para cada grupo de 100 mil habitantes, pelo menos 79 pessoas foram assassinadas. Em Campina Grande, foram 153 crimes deste tipo no ano passado contra 184 no ano anterior, demonstrando, assim, uma taxa de 37,97%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário