segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Educação da cidade de Várzea é destaque no jornal Correio da Paraíba

A Educação do município de Várzea volta a ser destaque em um veículo de comunicação a nível estadual. O jornal Correio da Paraíba, trouxe publicado em sua edição deste domingo (22) uma matéria exclusiva, com o seguinte título: "Várzea: oásis da educação na Paraíba".

Veja parte da matéria publicada na íntegra:

"Apesar da seca e do racionamento que castiga o município de Várzea, que faz divisa com o Rio Grande do Norte e fica a 275 Km de João Pessoa, as escolas municipais de ensino infantil e fundamental (uma na zona urbana e quatro na zona rural) e a Escola Estadual de Ensino Médio estão funcionando normalmente, disponibilizando água e merenda aos seus 700 alunos. O que muitos não imaginam é que uma cidade com apenas 2.665 habitantes e com grande escassez de água tenha o menor índice de analfabetismo da região Nordeste, além do melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Estado da Paraíba e o terceiro melhor da região.

Outro destaque importante são os méritos alcançados na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), o que resulta em um total de 34 medalhas, entre ouro, prata e bronze. Na Obmep, o município é o único da Paraíba que foi premiado em todas as edições e é, no ranking estadual, a 12ª cidade com maior número de prêmios conquistados.

O varzeense Marinho Medeiros, 21, hoje professor de matemática foi premiado de 2005 a 2009 na Obmep, sendo medalhista de ouro no último ano em que participou. Seu bom desempenho lhe rendeu a função de monitor do Programa de Iniciação Científica da Olimpíada. "Hoje participo da Coordenação Estadual do Polo Campina Grande da Obmep e tenho muito orgulho de ter começado a trilhar meu caminho graças a tudo que aprendi nas escolas de Várzea", disse o jovem, que este ano foi aprovado para o curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A cidade ainda aprova, todos os anos, alunos nas principais faculdades do estado. E segundo o secretário municipal de Educação, José Amilton da Costa, é a que mais aprova em concursos públicos e vestibulares, proporcionalmente à população, de acordo com um levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas. "Já saíram daqui médicos, advogados, engenheiros, jornalistas, professores, científicos e muitos profissionais que atuam em todo o Brasil. Temos muitos filhos de Várzea trabalhando em empresas públicas como Correios, INSS, IBGE, Institutos Federais, entre outros", disse José Amilton.

A aprovação mais recente é do aluno Lucas Wendel Pereira Figueiredo, que com apenas 17 anos já conseguiu três aprovações em vestibulares públicos, sendo agora aprovado em 1º lugar para o curso de Medicina Veteninária da UFCG no município de Patos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário