A Prefeitura de Várzea, através da Secretaria Municipal de Saúde, começará no próximo dia 25, a campanha contra o câncer de colo de útero.
De acordo com o coordenador de atenção básica da SMS, Fernando Régis, a meta é imunizar todas as crianças entre 9 e 11 anos das redes municipal e estadual de ensino.
A vacina é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de HPV. Para receber as doses é necessário apresentar o cartão de vacinação e documento de identificação nos postos de saúde e nas escolas públicas cadastradas.
A imunização contra o HPV é composta por três doses. Para as meninas de 9 a 11 anos, a segunda dose deve ser tomada seis meses após a primeira, e a terceira dose, cinco anos após a primeira. As meninas de 11 a 13 anos que tomaram apenas a primeira dose no ano passado devem procurar os postos de saúde para dar sequência ao ciclo de vacinação.
Já para as meninas e mulheres de 9 a 26 anos que convivem com o HIV e a Aids, público com maior probabilidade de desenvolver o câncer de colo de útero, a segunda dose da vacina deve ser tomada dois meses após a primeira, e a terceira dose, seis meses após a primeira.
Nestes casos, torna-se necessária a apresentação de prescrição médica.
O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual.
Ele também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativas da Organização Mundial da Saúde indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18.
Em relação ao câncer do colo do útero, estudos apontam que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos.
Fonte: Ascom

Nenhum comentário:
Postar um comentário