segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Renato Marinho fará show nesta segunda em alusão aos 144 anos de emancipação política de Sta Luzia

Localizada na Região do Seridó Ocidental Paraibano, Santa Luzia, comemora nesta terça-feira (24), seus 144 anos de emancipação política.

Para celebrar esta data tão importante para o município, o cantor Renato Marinho e a banda de Rock, Sertão em Chamas, se apresentarão, no Parque do Forró, na noite desta segunda-feira.

Santa Luzia

O município foi criado pela Lei Provincial Nº 410, de 24 de novembro de 1871, ocorrendo a instalação em 27 de junho de 1872. Sofreu reformulações administrativas, ganhando e perdendo distritos, voltando a figurar apenas com o Distrito-Sede, Santa Luzia.

Também conhecida como a “Veneza Paraibana”, a cidade é cercada por três açudes, por isso também é conhecida como “Cidade Ilha”. O município faz parte do domínio da sub-bacia dos rios Barra e Saco, os quais deságuam no açude público de Santa Luzia, constituindo as nascentes do Quipauá, rio intermitente, de significativa importância socioeconômica para o município, nas épocas chuvosas.

Também localizada no rebordo ocidental do Planalto da Borborema, Santa Luzia é constituída por relevo dissecado, sob forma de cristas, denominadas localmente de Serra do Cabaço, Pilãozinho, Riacho do Fogo, Porcos, Favela e Redonda, além de apresentar remanescentes da superfície de cimeira, da forma tubular, que atinge a cota de 600,0 m.

O nome de Santa Luzia derivou-se do latim e significa: Portadora da luz. Ela é invocada pelos fiéis como a protetora dos olhos, que são a “janela da alma”, canal de luz. Seu calendário festivo destaca-se com o São João a Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a Festa da Padroeira Santa Luzia.

Ainda no aspecto cultural, a cidade conta com dois Museus, “Jeová Batista” e “ De Santa Luzia”, que atraem turistas de várias localidades do Estado, pois abrigam importantes peças históricas, que integram seus riquíssimos acervos culturais, tais como obras de artes do município e do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Ecológico da cidade.

A economia da cidade tem como base três áreas principais: a exploração de minerais, fabricação de produtos cerâmicos (telhas e tijolos) e a prática da pecuária bovina mista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário