quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Carnaval em Santa Luzia é comemorado desde 1923

Em 1923 havia dois blocos carnavalescos em santa Luzia: “Os Salteadores”, cuja fantasia era confeccionada de cetim amarelo e um chapéu de aba grande da mesma cor. O outro bloco era “A Chaleira Enganadora”.
 

Iam e vinham pelas ruas dançando e cantando o Zé Pereira, enquanto jogavam laranjinhas de espermacetes coloridas e cheirosas nas pessoas. Levavam um bisaco à tiracolo onde havia lança-perfumes, confetes e serpentinas coloridas.

Em 1925, foi feita uma passeata de jumentos com foliões mascarados, que chamavam de papangus, ou bolão de angu.

Após a construção do açude novo,em 1932, 3 blocos carnavalescos animaram nosso carnaval. A saber: o “Bloco da Seca”, o “Bloco do Molhado” e o “Não se incomode”.

A partir da década de 60, apareceram os blocos chamados “Ala-Ursas”: eram formados por uma charanga, um urso vestido de estopa preta, que andava pedindo dinheiro aos transeuntes, e por foliões vestindo fantasias rotas, maltrapilhas, chamados de “Zé Remelas”. Estes, tinham um chicote, e corriam atrás da meninada que os insultassem... vale ressaltar aqui, que as chicotadas eram pra valer (a molecada perdia as pernas e o fôlego de tanto correr). Além dos blocos, havia também as escolas de samba.

Na década de 80, houve grandes carnavais, com ricas e luxuosas fantasias, cujos blocos rivais eram “Os Bruxos”, “Os Perdidos na Selva” e “Os Bambas do Sabugi”. Havia muita organização, com mesa julgadora, premiações e etc. 

Bloco Paquera e Bloco do Baleia surgiram na década de 90. Logo em seguida, no início dos anos 2000, veio o Jumento Maluco. Jumento e Paquera travaram um bom duelo pelo desfile que chamasse mais atenção.

Consequentemente mais um bloco de massa surgira, o Bloco Coloral, e alguns anos depois, até o carnaval atual, o Bloco Iperfeitos.
Fonte: Blog Cultura de Santa Luzia com redação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário