domingo, 11 de setembro de 2016

Efraim Filho revela que sofreu “investidas” quando presidiu a CPI na Câmara

O deputado federal Efraim Filho (DEM) revelou que tentou ser subornado no período que esteve à frente da presidência do Comissão Parlamentar de Inquérito dos Fundos de Pensão na Câmara Federal. A CPI foi instalada em agosto de 2015 e teve duração de oito meses para investigações. Nesse tempo o parlamentar afirmou que as “investidas foram grandes”.
 
“As investidas numa investigação como essa são muito grandes. Ou você se cerca de condições para se afastar e se manter neutro ou você vai sucumbir. Proposta teve demais. Chegava o recado de que fulano queria conversar e eu dizia que poderia conversar com minha equipe, então dali parava”, revelou.

O deputado contou que para fugir das tentativas de corrupção se valeu da estratégia de pedir a contratação de funcionários da Polícia Federal para trabalhar com ele nas investigações da CPI.

“Minha estratégia e que deu certo foi de que assim que assumi a presidência da CPI dos Fundos de Pensão, eu fiz a requisição de servidores para poder trabalhar comigo. Da Polícia Federal foram três. Trabalhou do meu lado um delegado da PF, um agente e um perito da PF. Tinha um servidor do Banco Central e do Tribunal de Contas da União comigo. Ministério Público também esteve participando com procuradores”, explicou.

Ele relatou que a tática obteve êxito. “Com isso eu me resguardava, porque qualquer tentativa que chegava a minha equipe o cara tinha que conversar comigo e com o delegado da Polícia Federal do lado, então foi a partir daí que eu consegui chegar a neutralidade, foi aí que eu consegui ficar imune a esse tipo de investidas”, disse.

A CPI foi criada para investigar denúncias de aplicação incorreta de recursos e manipulação de gestão nos fundos de previdência complementar de servidores públicos e de estatais entre 2003 e 2015. No relatório final da CPI foi aprovado 353 indiciamentos, entre pessoas e instituições, apontadas como responsáveis por um prejuízo de R$ 6,6 bilhões a quatro fundos de pensão.

Fonte: Blog do Gordinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário