sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Secretaria de Cultura e Turismo de Várzea promove visita a artesãos da zona rural e inicia projeto de criação de rota turística

Visando conhecer de perto o trabalho e buscando dialogar para encontrar formas de valorizar e divulgar o artesanato, a Prefeitura Municipal de Várzea, através do secretário de Cultura, Desportos e Turismo, Otoniel Medeiros, e do diretor de Cultura, Jefte Morais, realizou visita a alguns artesãos da zona rural, mais especificamente das comunidades Pitombeira, Novo Horizonte e São Vicente.

Na oportunidade, ambos ficaram encantados com a habilidade dos artistas que, mesmo com dificuldades, não abrem mão do que amam fazer.

De acordo com Otoniel, este primeiro contato foi de suma importância para tomar consciência das obras de arte que os mesmos produzem e escutar deles reivindicações para ações mais concretas.

"Fomos conhecer de perto o trabalho dos artesãos do Quilombo Pitombeira e dos Assentamentos Novo Horizonte e São Vicente, e continuaremos visitando as comunidades, principalmente onde sabemos que existe talento e ser mostrado, inclusive a zona urbana. Precisamos escutar para a partir daí criarmos maneiras de divulgar e dar a real importância às peças fabricadas por eles, disse.

Além dos artesãos, a equipe também visitou setores que fazem parte da história local e da região, e que devem ser explorados para o surgimento de uma rota turística que consiga atrair visitantes.

"Lugares como o próprio Quilombo da Pitombeira, a Mina e a antiga vila (antes habitada) na Comunidade Quixaba, o conjunto de escrituras rupestres no Assentamento São Vicente, o casarão no Loreto, a Pedra do Bode, o Alto da Boa Vista, a Cruz de Padre Jerônimo, serras e outras belezas naturais, por exemplo, estão nos planos da pasta. Vamos dar ênfase a tudo isso e muito mais", afirmou Otoniel.
Imagens: Jefte Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário