sábado, 11 de março de 2017

Santaluziense revela pioneirismo de técnicos paraibanos na Transposição e lamenta esquecimento de Gadelha

Natural do município de Santa Luzia, ex-secretário de Estado e da Prefeitura de João Pessoa, o engenheiro agrônomo Newton Marinho Coelho revelou na última semana que ele e mais dois técnicos paraibanos exerceram um papel pioneiro na história do projeto de transposição do Rio São Francisco para o Nordeste Setentrional.

O pioneirismo inclui a participação de Gilberto Morais e João Rodrigues na formatação de proposta de transposição que os dois, juntamente com Newton, entregaram ao então presidente Itamar Franco em 1993. Os três foram convocados pelo Palácio do Planalto a expor ideias sobre iniciativas que impulsionariam o desenvolvimento do semiárido nordestino.

O ex-secretário lamenta, contudo, que esse trabalho e a audiência com Itamar não sejam lembrados nas sucessivas entrevistas que o ex-senador Marcondes Gadelha concede atualmente como uma espécie de protagonista sem coadjuvantes dessa história.

Sobre o assunto, acompanhe a seguir o relato de Newton Coelho, que resolveu expor sua contribuição à transposição após ouvir comentário deste blogueiro na CBN João Pessoa, na tarde dessa segunda-feira (6), sobre a importância de Marcondes Gadelha na defesa do projeto que em uma semana deverá trazer, finalmente, água do São Francisco até a Paraíba.

A convite de Itamar
Caro Rubens, ouvi seu comentário a respeito do pronunciamento de Marcondes Gadelha sobre a contribuição dele no processo que culminou com a chegada das águas à Paraíba via transposição do São Francisco.

Tudo certo, tudo correto, mas o ilustre colega de internato não fez sequer uma referência aos técnicos Gilberto Morais, Newton Coelho e Dr. João Rodrigues, que antes dele empunharam essa bandeira e foi essa mesma turma que após ter ido a Brasília a chamado do presidente Itamar Franco para apresentar o projeto lá, quem convidou Marcondes para enfrentar também a batalha que por sinal, nessa, lavrou muito bem.

Na nossa entrevista ao jornalista Gutemberg Cardoso juntamente com o hidrólogo João Rodrigues na última quinta-feira, na TV Master, deixei bem claro o nosso trabalho de pioneiros e também o de Marcondes, que foi igualmente determinante para o êxito da missão.

O ex-senador Mauricio Brasilino foi o elo de ligação entre nós e o presidente Itamar, de quem era um grande amigo. Tive a responsabilidade de coordenar em Brasília o grupo técnico que por nossa indicação foi formado por colegas do Nordeste para a elaboração do documento síntese intitulado ‘Nordeste Viável’, que dava ênfase à transposição.

O projeto foi apresentado por mim e entregue ao então ministro da Integração Nacional, Dr. Alexandre Costa, nas presenças dos Senadores Beni Veras do Ceará, Mauricio Brasilino da Paraíba e o chefe de gabinete do ministro, Sr. Lourenço Vieira da Silva, em 7 de maio de 1993.

Saudações, Newton Marinho.

Fonte: Blog do Rubão

Nenhum comentário:

Postar um comentário