segunda-feira, 15 de maio de 2017

Universitário de Santa Luzia cria algoritmo para detalhar reconhecimento biométrico

O estudante Ícaro Lima, de 18 anos, do curso de Ciências da Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) venceu o Desafio Vsoft 2017, promovido por uma empresa nacional especializada em identificação biométrica. No desafio, os competidores precisavam desenvolver um algoritmo para o reconhecimento de detalhes de impressões digitais. 

A competição contou com 28 equipes. Cada uma poderia ter de uma até quatro pessoas. No resultado final, o Ícaro - equipe “Dante” - ficou em primeiro lugar com um percentual de erros de apenas 5,0738%, bem à frente do segundo colocado que teve 8,8669% de erros. 

A competição ocorreu durante quatro meses e o aluno ficou em primeiro lugar, isolado. Depois de elaborar o algoritmo, os competidores ainda precisavam colocar ele em um programa para ser executado. Ao enviar o produto final para a empresa, o sistema era testado com um banco de dados biométricos, o vencedor seria aquele que desenvolvesse o algoritmo com menos erros de reconhecimento biométrico. 

"Esses sistemas são como os utilizados em bancos, para reconhecer digitais dos clientes no caixa eletrônico. O algoritmo serve para fazer uma verificação biométrica, nesse caso em específico o reconhecimento de impressões digitais, também podendo ser adaptado para fazer reconhecimento facial por exemplo. A taxa de erro igual é um valor obtido a partir da intersecção da curva de falsa aceitação e falsa rejeição, ambas em função de um limiar apelidado de threshold", explica ele. 

Quando a competição começou, Ícaro estava apenas no segundo mês de curso e surpreendeu com o resultado. Ele foi premiado com R$ 2 mil pela empresa e foi convidado ainda para um estágio remunerado. Natural da cidade de Santa Luzia, no Sertão paraibano, ele mora atualmente em Campina Grande, onde estuda no campus Bodocongó da UFCG. 

Fonte: G1/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário