sábado, 26 de agosto de 2017

Prefeito de São Mamede e secretário estadual de Cultura visitam Vila de Picotes

Na manhã desta sexta-feira (25/08), o prefeito Umberto Jefferson em comitiva com o deputado estadual Nabor Wanderley, o secretário estadual de Cultura Lau Siqueira e a diretora executiva do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP), Cassandra Figueiredo, foram a Vila de Picotes a fim de registrar os primeiros passos para o tombamento do local.

A diretora do IPHAEP além de observar a arquitetura das casas, constatar uma referência ao ano de 1929, afirmou que estava encantada com a beleza dos arredores do vilarejo, a caatinga, a serra e a capela.

Segundo Cassandra, até o tombamento há etapas a cumprir, o pedido do prefeito contendo embasamento histórico da localidade entregue a sua diretoria será analisado pelas coordenadorias de história e arquitetura, respectivamente. Em seguida, técnicos do instituto fazem visitas à vila para pesquisa e comprovação de dados.

Esse material coletado por meio do IPHAEP chegará ao Conselho de Preservação de Patrimônio Cultural (COMPEC) que decidirá em votação se a vila está apta a entrar para a preservação do patrimônio histórico e cultural do Estado.

O secretário Lau Siqueira argumentou que Picotes pode trazer benefícios não só pra São Mamede, mas toda a região. “É um lugar especial e vindo o tombamento a gente vai ter mais condições de buscar, por exemplo, financiamentos para projetos. A prefeitura já começa a se movimentar em relação ao local, vai fazer um festival de cultura aqui, então, eu acho que é um lugar estratégico para São Mamede e região”, concluiu.

O prefeito Umberto Jefferson falou de sua preocupação em manter viva a história da Vila valorizando essa cultura para a geração de hoje e, sobretudo, as futuras gerações que merecem conhecer, respeitar e preservar suas raízes históricas.

Haverá uma ciranda de serviços na comunidade nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, ação social, em que os moradores serão consultados com identificação e registro de suas necessidades e reivindicações.

Na próxima segunda-feira, dia 28, será emitido um decreto regularizando as construções do local no intuito de evitar mudanças na arquitetura das casas, especialmente nas faixadas. A saber, nem os moradores ou pessoas interessadas em construir na Vila poderão mexer nessas estruturas, sujeitos a penalidades de embargar obras, multas e até prisão por crime ambiental.  

Fonte: Blog São Mamede 1 e PMSM

Nenhum comentário:

Postar um comentário