segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Várzea recebe exposição sobre a vida de "Lélia Gonzalez: o feminismo negro no palco da história"

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município de Várzea recebeu, nos dias 11, 12, 13, 14 e 15 do corrente mês, a exposição itinerante "Lélia Gonzalez: o feminismo negro no palco da história”, da Fundação Banco do Brasil. A iniciativa foi da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres. 

O evento foi aberto ao público e contou com palestras, apresentações culturais e forró ao vivo, além da visitação ao acervo, sempre das 7hs às 21hs.

A coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Margarete Morais, enfatizou a participação do público. "Nos sentimos felizes por oferecer ao público varzeense um pouco da história de luta por igualdade racial no nosso país, através de fotografias e registros relacionados à ativista Lélia, uma guerreira que tanto se doou por esta causa. Agradecemos de coração a todos que tornaram este momento possível, e a população, que participou ativamente, principalmente os homens, que se mostraram adeptos da iniciativa feminista".

Sobre Lélia - Personalidade importante na luta pela igualdade racial no Brasil, ativista, sobretudo do feminismo negro, historiadora, filósofa e escritora, Lélia Gonzalez nasceu em Minas Gerais, mas foi no Rio de Janeiro onde iniciou a vida política. Ao longo de sua trajetória participou da fundação do Movimento Negro Unificado (MNU), onde contribuiu para articulação de movimentos sociais e escreveu obras que, ainda hoje, são esclarecedoras para a compreensão de políticas públicas amplas e de reconhecimento dos povos negros no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário