terça-feira, 26 de maio de 2020

Açude do Jatobá volta a transbordar em Patos

Na manhã desta terça-feira, dia 26, foi registrado um novo transbordamento no Açude do Jatobá, em Patos. A sangria, como chamam os sertanejos, começou na madrugada após as fortes chuvas que se iniciaram ainda na noite desta segunda-feira (25) e se estenderam até a manhã de hoje.

Em 2009, os patoenses fizeram festa na sangria, porém, devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os banhos estão suspensos mediante os decretos estadual e municipal que proíbem aglomerações.

Com o novo transbordamento, o mato que estava sobre as águas começou a ser arrastado e aos poucos o local vai ficando mais bonito. Outros mananciais da região devem transbordar também em decorrência das chuvas.

O açude
O Jatobá, que já foi o principal açude no abastecimento da cidade de Patos, teve sua construção em 1952 no governo de José Américo e sangrou pela primeira vez no dia 25 de março de 1960. Possui uma capacidade de armazenamento de água de 17 milhões de m³ e está localizado às margens da PB-110, saída para Teixeira, próximo ao campus da UFCG.

Fonte: Patos Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário