quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Site diz que derrota de Efraim na convenção de 2002 custaria R$ 4 Milhões

O colunista Júnior Gurgel, do Portal MaisPB, revela na sua coluna desta quarta-feira (28) os bastidores que culminaram com a derrota dos então candidatos ao Senado, Wilson Braga (PFL), e ao Governo, Roberto Paulino (PMDB), no ano de 2002.

Segundo Júnior, toda a articulação começou com o rompimento do então deputado federal Efraim Morais (PFL) com o governador da época, José Maranhão (PMDB).

No auge da campanha, Wilson Santiago teria tentado intermediar um acordo para enfraquecer a chapa de Cássio e impedi-la de ser concretizada na convenção do PFL. Segundo Júnior, Braga estipulou o preço da derrota de Efraim na convenção em R$ 4 milhões. Maranhão alegou que não tinha o dinheiro para concretizar a operação.

Confira o desfecho da história abaixo, em trecho da Coluna de Júnior Gurgel, na Seção Histórias e Estórias.

Estávamos em Brasília (maio de 2002), quando encontramos na Câmara dos Deputados, Efraim Morais. Convidou-nos para ir até seu gabinete, e preparar uma entrevista, com perguntas e respostas, lançando sua candidatura ao Governo do Estado pelo PFL (DEM). O material seria divulgado dia seguinte, pelo Jornal O Norte.

“É a única maneira de Maranhão me apoiar ao invés de Ney. No mínimo, serei seu companheiro de chapa para o Senado”. Entrevista foi divulgada, e dias depois, num café da manhã com a Imprensa, lançou oficialmente seu projeto. Maranhão não deu à mínima. Não escolheu Ney, muito menos Efraim. Irritado, o Deputado pefelista anunciou sua disposição em apoiar Cássio, desde que Ronaldo não fosse candidato. O grupo aceitou. Sabem negociar “espaço por tempo”. Quando Maranhão percebeu que a manobra poderia prejudicá-lo, chamou Wilson Braga. “O que posso fazer! Efraim tem o controle do partido...” Marcaram uma nova conversa. Tarde demais.

Obstinados, os Cunha Lima tinham convencido Braga a disputar também o Senado. E, as pesquisas (absolutamente) verdadeiras, indicavam dois eleitos: Maranhão e Wilson Braga. Os conselheiros de Maranhão não gostaram da idéia. Wilson Santiago foi escalado para conversar com Braga. “Fico com Maranhão, se ele me oferecer os “meios” de derrotar Efraim na Convenção do partido.” Quanto custa isto, indagou Santiago. “Braga respondeu na bucha: Quatro milhões de reais”. Santiago saiu aos pulos, direto para granja, para comemorar... Quando terminou a narrativa, Maranhão respondeu: “não tenho este dinheiro”. Mas, Governador... “Eu não disponho disto tudo de imediato”. Pois me autorize, que dou meu cheque insistiu Santiago. Não, respondeu Maranhão, derrotando Roberto Paulino e Wilson Braga. 


Fonte:Portal MaisPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário