segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Veja a trajetória de vida do nosso querido e saudoso Adriano de Agostinho Romualdo

Sertanejo de Santa Luzia, Paraíba, a 260 km do mar, já nasceu na cidade, a 21 de Fevereiro de 1962, filho de letrados. Terminou o curso no Rio e, depois, especializou-se em Psiquiatria.

O interesse pela literatura vem da infância, quando descobriu a poesia de Casimiro de Abreu (aos oito anos) e depois Baudelaire, seguido de Augusto dos Anjos. Ainda antes dos 8, encantou-se com Millôr Fernandes e La Fontaine, este em traduções. Os clássicos chegaram com Dom Quixote. Leu as tragédias de Sófocles na adolescência. 

Escreveu o primeiro poema em 1984 e o primeiro soneto em 1986, seguindo-se uma enxurrada de sonetos (principalmente), cordéis e poemas livres. Em 1998 ingressou nas Listas da NET onde, por intercâmbio com poetas de vários estilos, aprendeu e escreveu demais.

Quanto a publicações, participou em duas antologias. A obra cordelista principal ainda não foi publicada por falta de verbas: é o "Zoológico Fantástico", sátira da história e das instituições brasileiras. Tem escritos esparsos em revistas, alguns livros temáticos e páginas de amigos ou simpatizantes da Internet."

Adriano faleceu na madrugada do último domingo. Ele estava com 49 anos e descobriu, recentemente um câncer.

O corpo chegou à Santa Luzia no início da noite desta segunda feira e será sepultado amanhã às 10h00 havendo, às 9h00, missa de corpo presente na residência de seu pai na rua Padre Ibiapina, Centro. 

Informações: Zé Aderivaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário