quinta-feira, 14 de julho de 2016

Divulgada lista de pré-selecionados no Programa Habilitação Social na Paraíba

Já está disponível a relação dos candidatos pré-selecionados no Programa Habilitação Social que possibilita acesso gratuito à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a pessoas de baixa renda de toda a Paraíba. Este ano, o programa oferece 1.500 CNHs e, segundo relatório do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), 54.451 paraibanos se inscreveram nesta edição do programa, lançado pelo Governo do Estado no dia 1º de junho.


A próxima etapa é a apresentação de documentos que comprovem os dados cadastrais dos selecionados, entre os dias 15 e 26 de agosto. O prazo para interposição de recursos vai de 13 a 26 de setembro. Após esse período, serão convocados candidatos do cadastro de reserva.

O maior número de interessados é de João Pessoa, que registrou 18.977 inscrições. Em Campina Grande 5.772 inscritos. Outras 2.064 pessoas se inscreveram na cidade de Patos. Santa Rita registrou 1.838 inscrições. Outros municípios com mais de mil inscritos foram: Sousa (1.717), Bayeux (1.502), Cajazeiras (1.183) e Pombal (1.129).

Segundo informações do Detran-PB, a seleção dos candidatos inscritos foi feita com base nos seguintes critérios: 50% para beneficiários do Bolsa Família; 20% para alunos ou concluintes dos programas ProJvem e Brasil Alfabetizado; 15% para pessoas com renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo ou desempregadas; 10% para pessoas egressas e liberadas do sistema penitenciário, bem como aqueles que tenham cumprido medida socioeducativa de internação, nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente, e 5% para beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O número de mulheres inscritas foi de 29.376, superando o de candidatos do sexo masculino, que foi de 25.075. Também foram inscritos 17.146 pessoas que já são beneficiárias ou têm perfil para o Programa Bolsa Família; 35.702 pessoas com renda familiar de até um salário mínimo ou desempregadas; 1.259 alunos dos programas Projovem e Brasil Alfabetizado; 176 egressos e liberados do sistema penitenciário, e 164 beneficiários do PAA.

Também será disponibilizada no site do Programa uma lista com os candidatos desclassificados, que têm dez dias para entrar com recurso junto à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano.

O Programa
O programa Habilitação Social foi criado em 2012, com o propósito de possibilitar o acesso das pessoas de baixo poder aquisitivo à obtenção gratuita da Autorização para Condução de Ciclomotores (ACC), da primeira Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A ou B, da hipótese de adição de categoria A ou B, bem como da mudança de categorias para C, D ou E.

O candidato classificado no PHS é dispensado do pagamento das taxas relativas aos exames de aptidão física e mental, à adição de categoria, à mudança de categoria, à Licença para Aprendizado de Direção Veicular (LADV), à permissão para dirigir A ou B e à realização dos cursos teórico-técnicos e de prática de direção veicular.

Todos os Centros de Formação de Condutores (autoescolas) em funcionamento são obrigados a reservar parte das vagas para o programa. De acordo com o regulamento, 80% delas são para candidatos à obtenção da primeira CNH e 20% para mudança de categoria. Pelo programa, os que obtêm a CNH na categoria “A” (motociclistas) recebem um capacete, como forma de incentivo ao uso do equipamento de segurança.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário