sábado, 21 de abril de 2018

Prefeitura Municipal de Várzea promove evento para comemorar os 19 anos da Creche Joana de Araújo Morais

A Prefeitura Municipal de Várzea, através da Secretaria de Educação, realizou nesta sexta-feira, dia 20 de abril, um evento simbólico para comemorar os 19 anos da Creche Municipal e homenagear a Senhora Joana de Araújo Morais, patronesse da instituição, que se viva estivesse completaria 100 anos de seu nascimento. A iniciativa contou com a direção da instituição, professores, alunos, pais de alunos e funcionários.

O secretário de Educação, José Amilton, deu início às falas salientando a importância da creche para o município e abordando um pouco da figura humana que era Dona Joana Morais, que além de mãe, esposa do saudoso deputado estadual Inácio Bento de Morais e dona de casa, foi primeira dama dos municípios de São Mamede e Santa Luzia, e residiu na Comunidade Quixaba, zona rural de Várzea. Na ocasião, estavam presentes o prefeito Otoni Medeiros (Toninho), o vice-prefeito Alexandre Magno, a secretária Chefe do Governo do Estado, Ângela Morais, vereadores, secretários municipais, profissionais da imprensa e da Rede Municipal de Ensino.

Em sua fala, o prefeito Toninho enalteceu o trabalho de todos da creche e lembrou que é lá onde as crianças dão o primeiro passo na vida estudantil. Aproveitando, ratificou que o município detém o melhor IDEB da Paraíba e isso é fruto de uma educação de qualidade que começa na base.

Toninho ainda revelou que a "meninas dos olhos" da atual gestão é a construção de uma creche modelo, e para isso conta com o apoio fundamental de um neto de Dona Joana, o deputado federal Efraim Filho.

A família da homenageada foi representada por quatro dos seus seis filhos: Efraim Morais, Ruth Morais, Alba Lúcia Morais e Maria de Fátima Araújo Morais. Efraim, que foi deputado estadual, federal e senador da República, relatou que mesmo tendo sido primeira dama e esposa de deputado, sua mãe nunca perdeu a humildade e o carisma, e tinha uma atenção especial aos pobres, chegando a ser beata da Igreja Católica após ficar viúva.

Se referindo às futuras instalações da creche, Efraim disse que em contato com seu filho, o deputado federal Efraim Filho, o mesmo repassou que é provável que ainda neste primeiro semestre de 2018 o empenho para a obra seja efetuado através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O momento contou com apresentação de coral pelos alunos, entrega de homenagens, música ao vivo, exposição fotográfica e doação de brinquedos por parte da família de Dona Joana. Ao final, foi servido um café aos presentes.
Fotos: Jefte News

Nenhum comentário:

Postar um comentário