sábado, 12 de maio de 2012

Quixaba e Teixeira cancelam suas festividades devido a seca

A quarta edição do Quixabrega, maior evento bregueiro do Estado na atualidade, que ganhou ampla dimensão ao receber amantes do estilo romântico dentro da programação de aniversário de Quixaba, município sertanejo da região de Patos, este ano, devido a situação que passa todo o semi-árido Nordestino em decorrência da forte estiagem, não mais acontecerá.

O prefeito Júlio César disse que o Município fez todas as tentativas para realizá-lo por tudo aquilo que o Quixabrega, realizado em praça pública, com apoio do Ministério do Turismo, tem representado para o turismo de evento no Sertão paraibano, atraindo uma média de 50 mil pessoas à cidade em três dias, sendo o primeiro dedicado a muitas orações e louvores, o Quixagospel, com apoio da Prefeitura Municipal, que reúne a comunidade evangélica da região.

"O município teve sua situação de emergência decretada pelo Governo Federal. Como o Quixabrega é realizado com recursos basicamente provenientes do Ministério do Turismo, este não libera dinheiro para os municípios que se encontram nessa situação, por isso tivemos que cancelar o evento", explicou Cesar.

Ele acrescentou que a Câmara Municipal de Quixaba também pediu a suspensão do evento devido a estiagem e o TCE (Tribunal de Contas do Estado) recomendou também o seu cancelamento. Cesar lamentou muito a não realização do Quixabrega, quebrando assim uma sequência de um evento que está se tornando tradição, com um público fiel que marca presença em cada edição, mas que o Município não teria condições de bancar o evento.

"O semi-árido nordestino enfrenta um momento delicado de abastecimento, uma estiagem que ainda trará muitas consequências, principalmente para as famílias do campo, as mais atingidas. Temos que trabalhar fortemente com o Estado e Governo Federal para minimizar o problema", enfatizou, dizendo que 2012 há de ser de muitas dificuldades para os pequenos municípios.

Teixeira

O prefeito de Teixeira, Wenceslau Marques (PDT) decretou "estado de emergência" no município por conta do prolongado período de estiagem e cancelou as festividades juninas na cidade, que estava para acontecer entre os dias 23, 24 e 25 de junho de 2012. 

Wenceslau Marques se reuniu hoje com alguns secretários e, decidiu cancelar as festividades juninas este ano, entre outras medidas, o prefeito vai anunciar algumas ações emergenciais que pelo menos possam amenizar os atuais prejuízos e danos incalculáveis, principalmente causados aos agricultores e agropecuaristas da região que vêem sofrendo com os efeitos da seca.

Para Wenceslau é inconcebível a realização de festas, mesmo sendo considerada tradição do município, em um período tão crucial que atualmente passa a população por causa da prolongada seca que atinge boa parte da região nordeste.

O prefeito pretende apresentar ao povo do município através da imprensa as medidas que serão tomadas a partir da decretação do estado de emergência e posteriormente decretar também estado de calamidade pública.

Quanto ao plano emergencial, Wenceslau anunciou antecipadamente a contratação de Carros Pipa, já que o município ampliou a ‘Operação Carro-Pipa' hoje o programa conta com 09 carros abastecendo a zona rural do município. O prefeito pediu a regional da CAGEPA um estudo minucioso sobre a atual condição da zona urbana, para que possa tomar as providência também na cidade.

O prefeito também baixou uma portaria de nº 082 de 2012, que criou a comissão de Defesa Civil do município de Teixeira, bem como o Decreto nº. 086 que instituiu o ‘estado de emergência' no município de Teixeira.

Fonte: Sertão1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário