quinta-feira, 30 de maio de 2013

Conheça a rota dos festejos juninos na Paraíba

Trinta dias de forró, comidas típicas, apresentação de quadrilhas, shows de artistas regionais e nacionais. É assim o mês de junho na Paraíba, quando os 223 municípios do Estado se mobilizam para realizar as Festas Juninas, em comemoração a Santo Antônio, São João e São Pedro.


Nesse período, a Paraíba recebe milhares de turistas que vêm desfrutar das atrações juninas, especialmente do legítimo forró pé de serra, e da hospitalidade dos paraibanos. A culinária regional à base do milho é um atrativo à parte que agrada aos turistas.


As atrações são para todos os gostos e as maiores cidades prometem muita animação, a exemplo de Campina Grande com o seu “Maior São João do Mundo” que tem inicio no dia 07 de junho e vai até o dia 07 de julho. Mas as festividades não ficam para trás nos municípios de João Pessoa, Patos, Santa Luzia, Sousa, Cajazeiras, na região do Sertão; ou em Solânea e Bananeiras no brejo paraibano, que carregam também a tradição da Festa Junina.


Campina Grande – A programação do “Maior São João do Mundo”, já foi divulgada. Mas, a festa entrou no rol dos melhores destinos turísticos pelo Portal Viaje Aqui da Editora Abril. O “Maior São João do Mundo” tem início no dia 07 de junho e se estenderá até o dia 07 de julho.

Os atrativos do São João de Campina Grande são shows com artistas regionais e nacionais, trios de forró, apresentação de quadrilhas juninas e grupos folclóricos, Recanto da Poesia, Cantoria de Viola, Recanto dos Santos, o forró no Parque do Povo, festa nos Distritos de Galante e São José da Mata, Expresso Forrozeiro, entre outros. Mais informações podem ser obtidas no endereço: http://www.saojoaoemcampina.com.br/

Sousa – No município de Sousa, distante 427,1 km de João Pessoa, a Prefeitura decidiu valorizar artistas do município e da região, valorizando e a cultura e arte sousense. Os festejos tiveram uma prévia com a realização de uma das etapas da 25ª Edição do Forró Fest. A programação oficial do São João de Sousa para 2013 contará com César Menotti e Fabiano, Forró do Bom, Ary Lacerda, Chico Sales, Forró Bakana, Banda Zazuêta, Solteirões do Forró, Forró da Canxa, Judimar Dias, Cavalo de Pau, Hahay Nega e Gilson e Mania. Mais detalhes acesse: http://www.sousa.pb.gov.br.

Santa Luzia – Este ano, o São João de Santa Luzia (261 km), o mais tradicional da Paraíba, vai comemorar seus 71 anos de festejos juninos. A expectativa é de que 80 mil pessoas participem dos vinte e cinco dias de festa, de 31 de maio à 24 de junho, com cerca de 40 atrações, distribuído em quatro ambientes: Parque do Forró, Tenda Curti Som, Rua de Baixo e Escolas. De 31 de maio à 20 de junho São João nas Escolas e apresentações de quadrilhas com artistas musicais. De 21 à 24 de junho as atrações serão: Gabriel Diniz, Capilé, Os Três do Nordeste, Pinto do Acordeon, Forró de Saia, Forró Atrevido, Febrício Rodrigues e Forrónejo, Luiz Bento e Forró Aruanda, Banda Aryaxé, Rodolfo Lopes, Santino Brás e os Três do Forró, João André e Forró na Faixa, Titico e Forró Beleza e Deca do Acordeon.

Monteiro – Este ano, o município de Monteiro (319 km da Capital) realizará o São João 2013 com o tema “O Melhor de Todos os Tempos”. A programação deste ano começa no 1º e vai até o dia 28 de junho. O tradicional festival de quadrilhas com a participação maciça da comunidade acontece no período de 01 à 22. Já a apresentação dos grandes shows com a presença de Daniel, Magníficos, Garota Safada, Limão Com Mel, Brasas do Forró, Louro Santos, Musical Dias, Luciene Melo, Dejinha de Monteiro e Osmando Silva acontecem de 23 à 28.

Taperoá - Na expectativa de receber em torno de 30 mil pessoas, o “São João lá no meu Taperoá”, na cidade de Taperoá (250,8 km da Capital), está programado para acontecer do dia 21 à 24. Entre as atrações da edição de 2013 estão os artistas da terra e a maior canjica do mundo, que é servida para os moradores locais e turistas.

Patos – A 299 km de João Pessoa, o município de Patos espera receber este ano cerca de 60 mil pessoas por dia, durante os cinco dias de festa. Serão mais de 30 atrações, a exemplo de Garota Safada, Chiclete Com Banana, Aviões do Forró, Bruno e Marrone, Léo Magalhães, Solteirões do Forró, Vicente Nery, Circuito Musical, Gabriel Gava, Espora de Ouro, entre outras. A festa está orçada em R$ 3 milhões e terá início no dia 19 de junho se estendendo até o dia 23.

Solânea - As festividades juninas do município de Solânea-PB, localizada no Brejo paraibano, terão início no dia 13 e se estende até o dia 24 de junho. De acordo com o prefeito Beto do Brasil as festividades terão um intervalo de quatro dias ficando apenas oito dias de festejos. A festa será aberta no dia 13 de junho, dia de Santo Antônio e segue nos dias 14,15 e 16, tem o intervalo de 17 a 20, e a programação retornará no São João nos dias 21,22,23 e 24. Beto falou ainda, que após as festividades fará uma prestação de contas para mostrar como assim foi reduzido os gastos com a festa. A abertura acontece no dia 13 com show de Aviões do Forró. O grande show de encerramento ficará por conta da cantora Paula Fernandes que se apresenta no evento no dia 24 de junho. O evento ainda terá as atrações: Eliane, Simone e Simara, Forró 3 Desejos, Bonde do Brasil, Furação do Forró, Yegor Gomez, Forró da Sacanagem, Solteirões do Forró, Louro Santos e Victor Santos, Banda Encantus, Gabriel Diniz, Forró da Canxa, Ranniery Gomes, Forró de Rico, Luan Estilizado, Assum Preto, Stilo Sertanejo, Forró Saudade, Forró da Xeta, Forró de Saia e muito mais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário