segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Procissão de Santa Luzia reúne milhares de fiéis

A procissão de Santa Luzia, padroeira da cidade que leva o mesmo nome da "Virgem Protetora dos Olhos", no Vale do Sabugi, reuniu mais de 20 mil pessoas, de acordo com estimativa. A comunidade se vestiu de verde e vermelho (cores das roupas da padroeira) para homenagear a santa. A caminhada saiu da Igreja Matriz, às 16h30, percorreu as principais ruas e retornou ao local. Crianças, jovens, idosos, pessoas de todas as idades participaram do momento de fé e devoção.

Após o termino do cortejo, os fiéis se aglomeraram ao redor da largo da Matriz afim de assistir a última missa, que foi celebrada ao ar livre.

Após a celebração, aconteceu o arriamento das bandeiras e em seguida uma queima de fogos que emocionou os presentes, anunciando assim o encerramento oficial dos festejos da padroeira.

Conheça a história de Santa Luzia

Santa Luzia é conhecida como protetora dos olhos. O pároco da igreja de Santa Luzia, padre Elias Ramalho, conta que Lúcia, como se chamava na verdade Santa Luzia, nasceu em Siracusa, na Itália, em uma família rica e cristã, no ano 283. Naquela época, o Império Romano não dava às pessoas a liberdade de professar a fé em Cristo e a pena para quem o fizesse era a morte. O pai de Lúcia morreu quando ela tinha cinco anos e ela foi criada pela mãe.

O costume daquele tempo era que as famílias arranjassem o casamento dos filhos e uma família procurou a mãe de Lúcia para que a jovem se casassse com um pretendente. "Ela não quis se casar e disse que estava prometida a Jesus. A mãe dela avisou à família do pretendente e ele, por vingança, denunciou que ela era uma cristã", disse padre Elias.

A partir daí começou o martírio de Lúcia. O imperador Diocleciano mandou que a levassem a um prostíbulo para que tirassem a virgindade dela. "Conta-se que dez soldados tentaram tirar a virgindade dela, mas não conseguiram tamanha a força dela. Depois ela foi jogada no fogo, mas permaneceu viva. Em seguida arrancaram-lhe os olhos e diz a história que ela reapareceu com dois olhos perfeitos. Como nada a atingia, por último, ela foi degolada. Ela morreu por não renegar a fé em Cristo", contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário