sábado, 19 de dezembro de 2015

Registros de chuva no Seridó e Sertão da Paraíba superaram 40 mm

(Principal rio de Santana do Seridó/RN com água)

Em alguns pontos da região do Seridó potiguar e Sertão da Paraíba, nesta sexta-feira (18), as chuvas superaram os 40 milímetros. Confira os registros abaixo:

São José de Brejo do Cruz/PB: 43 mm
Santa Luzia/PB: 21mm
Comunidade Saco da Cruz (Santana do Seridó/RN): 98 mm
Sítio Caiçara (Jardim de Piranhas/RN): 41 mm
Sítio Cantinho: 30 mm
Sítio Garcia (São João do Sabugi/RN) e sítio Toco (Timbaúba dos Batistas/RN): 25 mm
Sítio Cachoeira: 24 mm
Sítio Batalha (Jardim de Piranhas/RN): 10 mm

A cidade de Santana do Seridó, no Rio Grande do Norte, registrou uma das maiores precipitações, chegando a 98 mm na comunidade Saco da Cruz. A chuva veio acompanhada de ventos fortes e granizo em algumas áreas. O principal rio da cidade recebeu bastante água.

Chuvas no interior vão até dia 16 

Surpresa no interior. Chove há três dias de forma esparsa em alguns municípios e a previsão é de que elas continuem até o dia 26. Blogueiros relatavam ontem a ocorrência de uma chuva de 98 milímetros na zona rural de Santana do Seridó e de 75 na sede do município. Também havia registro de chuva em Caicó no inicio da noite e em outras cidades do Seridó. Em Jucurutu, internautas postaram fotos nas redes sociais mostrando ruas inundadas e céu com nuvens escuras. Na cidade de Santa Luzia, na Paraíba, os pluviômetros marcaram 21 milímetros.

As chuvas estão sendo provocadas por um fenômeno denominado "vórtice ciclônico". A distribuição dessas chuvas no território potiguar e paraibano, no entanto, é irregular e característica desse fenômeno. As precipitações nesta época do ano são conhecidas como “chuva do caju” devido à coincidência com a época de florada dos cajueiros. A água mais quente do Oceano Atlântico contribui para a formação do vórtice e faz chover nestas regiões, de acordo com as explicações do serviço de meteorologia da Emparn.

Informações: Ascom com Robson Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário