quinta-feira, 23 de abril de 2020

Açudes de Patos transbordam após registro de fortes chuvas

As chuvas intensas que começaram na noite desta quarta-feira, dia 22, foram generosas para quase toda a região de Patos e fizeram açudes voltarem a transbordar.

Logo no início da manhã desta quinta, dia 23, a barragem da Farinha sangrou novamente, após uma forte cheia do rio da Farinha que deságua no manancial. A barragem tem capacidade de armazenar 25.738.500 milhões de m³ de água e é responsável pelo abastecimento da cidade.

O Açude do Tubarão, no município de São José do Bonfim, também acabou vertendo e levou mais água para o Açude Jatobá, em Patos. No turno da tarde o manancial finalmente transbordou, após 11 anos, sob muitos olhares de curiosos.

Vazamentos
Pequenos vazamentos foram percebidos na parede do sangradouro do Jatobá. Ao longo dos anos, várias denúncias de abandono no açude foram feitas, porém, sem que o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), órgão do Governo Federal, fizesse algo de concreto para melhorar a estrutura.

Matagal, sujeira nas margens, construções irregulares, fissuras na parede do sangradouro, falta de pavimentação e melhorias no balde, além de assoreamento dentro do leito são questões mais observadas e que necessitam cuidados, porém, pouco poderá ser feito agora diante do grande volume de água.

Coronavírus
As autoridades de segurança pública terão dificuldades para conter a ida de curiosos até o Açude do Jatobá, mas recomenda-se evitar aglomerações diante da pandemia do novo coronavírus, COVID – 19.

Fonte: Patos Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário