quarta-feira, 22 de abril de 2020

Projeto da Secretaria de Cultura de Várzea indica filmes online para aliviar efeitos do isolamento social

Dando continuidade ao projeto Cinema Para Todos - Em Casa, que tem o objetivo de levar até você lazer e entretenimento atrelados ao conhecimento, a Secretaria de Cultura de Várzea indica mais uma obra nacional. A bola da vez é o filme "Lampião, O Rei do Cangaço".

Produzido em 1964, sob a direção de Carlos Coimbra, tem em seu elenco nomes como Leonardo Villar, Vanja Orico, Milton Ribeiro, Dionísio Azevedo, Glória Menezes, Geraldo Del Rey, Antonio Pitanga, Sadi Cabral, Marlene França, dentro outros.

O longa-metragem, de 100 minutos, conta a história do menino Virgulino, que encontra um cangaceiro ferido e o mesmo recomenda que somente use seu chapéu quando tiver um motivo. Anos depois, Virgulino vê sua casa dizimada e, revoltado, se torna o temido Lampião. O roteiro é baseado nos livros "Lampião, o Rei do Cangaço" de Eduardo Barbosa, e "Capitão Virgulino Lampião" de Nertan Machado.

O vídeo está disponível na plataforma YouTube. Clique neste link https://www.youtube.com/watch?v=MAkn_7UlVJg&t=267s e o assista na íntegra.

Prepare sua pipoca e aproveite!

O cangaço foi um fenômeno do banditismo, ocorrido em quase todo o sertão do Nordeste do Brasil, entre o século XVIII e meados do século XX. Seus membros vagavam em grupos, atravessando estados e atacando cidades. Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião, ficou conhecido como Rei do Cangaço, por ter sido o mais bem-sucedido líder cangaceiro da história. Faleceu em 28 de julho de 1938, aos 40 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário