O complexo de águas Coremas-Mãe D'água, na cidade de Coremas, recebeu considerável recarga fluvial neste ano de 2020. O sistema é formado por dois grandes mananciais (Açude Estevam Marinho e Barragem Mãe D'água), que juntos somam uma capacidade máxima de acumulação de 1,358 bilhões de metros cúbicos.
Embora o Açude Estevam Marinho tenha sido construído através do barramento do Rio Piancó, enquanto que o de Mãe D'água através do barramento do Rio Aguiar, ambos os reservatórios estão tão próximos que formam um único espelho d'água através do canal vertedor de 237 metros, com capacidade máxima de transposição de doze metros cúbicos de água por segundo.
Nesta sexta-feira, dia 1° de maio, o Açude Estevam Marinho, que se encontra com mais de 50% de sua capacidade, verteu 04 centímetros de sua lâmina d'água para a Barragem Mãe D'água, iniciando assim o processo de nivelamento dos reservatórios.
Dessa maneira, Mãe D'água atualmente está com 278.682.462 milhões de metros cúbicos de sua capacidade total. A tendência, Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Recursos Hídricos de Coremas, é que o Estevam Marinho continue recebendo recarga e enviando água para Mãe D'água.
Juntos, formam a maior reserva hídrica do estado da Paraíba e a quinta maior do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário