Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 51 anos, que apresentou os seguintes sintomas: dor de garganta, dispneia, febre, tosse, disgeusia, anosmia e cefalia.
O mesmo foi atendido pela Estratégia de Saúde da Família (ESF), que adotou conduta clínica do protocolo do Ministério da Saúde, tratando-se de caso leve em isolamento domiciliar, assim como todos seus contatos possíveis, foram orientados pela quarentena e estão sendo monitorados por nossa equipe de epidemiologia.
Os casos notificados como suspeitos por essa Secretaria de Saúde seguem o protocolo do Ministério da Saúde, onde determina que casos de síndromes gripais agudas, leves e graves, devem ser notificados como casos suspeitos. Até o momento, os casos são só suspeitos, portanto continuamos sem nenhum caso positivo em nosso município.
Informa ainda que, em momento algum, a identidade de pacientes deve ser divulgada e que a população deve se conscientizar que a transmissão do vírus é coletiva e, por esta razão, todas as medidas de prevenção devem ser adotadas constantemente. Estamos trabalhando diuturnamente para que evitemos o contágio em nosso município, mas precisamos da colaboração de toda a população, com a efetivação do isolamento e distanciamento social, além das medidas gerais de prevenção, como: uso de máscara em todos os locais públicos, e higienização das mãos.
A partir desta data todos os casos serão divulgados por meio de boletim epidemiológico, divulgados no final da tarde, na página oficial do município.
Use máscara!
Fique em casa!
Márcia Lúcia de Sousa Lima
(Secretária Municipal de Saúde)
Nenhum comentário:
Postar um comentário