segunda-feira, 5 de julho de 2021

Seculdetur de Várzea recebe obras de artesãs contempladas pela Lei Aldir Blanc

A Secretaria de Cultura, Desportos e Turismo de Várzea foi agraciada com o recebimento das peças de artesanato das artistas Luzimar Silva (Comunidade Quilombola de Pitombeira) e Ana Nóbrega (Comunidade Novo Horizonte), contempladas no edital da Lei Aldir Blanc (Prêmio Mãos Que Trabalham).

Ana, artesã desde a infância, influenciada pela mãe, criou todos os seus filhos costurando. "Comecei a aprender com ela, e hoje faço peças de crochê, ponto cruz, que me ajudam como terapia e geram uma renda extra. Amo o que faço", relatou.

Natural do Quilombo de Pitombeira, Luzimar também trás a arte no sangue. Sua mãe, Dona Geraldina, atualmente com 95 anos de idade, ainda fabrica chapéus, bolsas e tapetes utilizando palha de carnaúba e bananeira. Mamá, como é carinhosamente conhecida, produz vassoura de palha, jogo americano para mesa e máscaras.

A Lei Aldir Blanc (14.017, de 29 de junho de 2020) foi criada com o intuito de garantir auxílio emergencial para trabalhadores da cultura e manutenção dos espaços culturais durante o período de pandemia da Covid-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário