segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Secretaria de Saúde de Várzea abre o Setembro Amarelo com evento na Câmara Municipal

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea e a Equipe de Saúde Estratégia da Família realizaram, no último dia 13, a abertura oficial das ações referentes ao Setembro Amarelo, que é a campanha nacional dedicada à prevenção do suicídio. O evento aconteceu às 19h, na Câmara de Vereadores.

O momento iniciou-se com uma roda de conversa entre os diversos setores de serviços do município, afim de integrar as ações no decorrer de todo o planejamento anual. Foram discutidas as dinâmicas de trabalho e os desafios a serem superados. O que era pra ser uma rica troca de experiências profissionais, foi além, e os participantes vivenciaram um diálogo sincero, com desabafos, escutas e acolhimento.

A secretária de Saúde do município, Márcia Lima, participou do evento e falou um pouco sobre o assunto. "Momento bastante proveitoso, aberto à falas, depoimentos e conselhos. O Setembro Amarelo tem o intuito de informar as pessoas sobre o suicídio, uma prática normalmente motivada pela depressão, mas infelizmente ainda existe uma grande barreira para falar sobre o problema. Porém, somos sabedores de que podemos contribuir com a diminuição de mortes causadas por esse problema com a criação de políticas eficazes de prevenção", enfatizou.

A Campanha
Setembro Amarelo é o mês  dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio (uma das 10 principais causas de mortalidade em todo o mundo), bem como evitar o seu acontecimento.





Nenhum comentário:

Postar um comentário