quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Serviço Família Acolhedora é lançado em Várzea

Nesta quarta-feira, dia 30 de novembro, a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social de Várzea realizou, no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), reunião de apresentação do Serviço de Acolhimento Familiar juntamente com a rede de articulação do município e algumas famílias que tem interesse. 

O momento contou com falas de autoridades locais, testemunhos de casais que já fazem o acolhimento e participação do público em geral. Na oportunidade, houve a abordagem dos critérios para o programa, informação sobre recursos, apresentação da equipe técnica do polo de Patos e da profissional de referência do município de Várzea, Margarete Morais, que em sua fala enfatizou a importância do serviço mediante orientação dos cuidados eficientes que preservem o bem-estar e a integridade da criança e do adolescente acolhidos, no intuito de favorecer a reintegração familiar. 

Também ficou esclarecido que posteriormente haverá um cadastro no CRAS para as famílias que, mediante o critérios exigidos, têm interesse em participar do serviço.

O que é?
O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora é voltado para crianças e adolescentes, afastados da família por medida de proteção, em residências de famílias acolhedoras, previamente cadastradas. Neste serviço, famílias previamente cadastradas recebem essas crianças e adolescentes em suas casas e cuidam delas enquanto não há o retorno para suas famílias de origem. 

Esta modalidade de acolhimento é particularmente adequada àquelas crianças e adolescentes cuja avaliação da equipe técnica indique possibilidade de retorno à família de origem, nuclear ou extensa, ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para adoção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário