quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Cometa Ison deverá passar hoje entre a Terra e o sol

Astrônomos, cientistas e população do mundo inteiro, aguardam a passagem do cometa ISON próximo ao Sol que deve acontecer na quinta-feira, dia 28 de novembro. Tais aparições de cometas como a que está para acontecer, são extremamente raras e reservam excepcional beleza. Segundo a Agência Espacial Americana (NASA), o ISON vai passar há aproximadamente um milhão de quilômetros do Sol, uma distância em âmbito astronômico que é como se passasse de raspão pelo Sol. Depois passará a cerca de menos que metade da distância do Sol e a Terra, cerca de 64,3 milhões de quilômetros. Por isso preparem seus binóculos e lunetas para o espetáculo.

A grande questão levantada pelo meio cientifico é de se ele suportará as violentas tempestades solares e se desintegrar. Porém, caso resista, proporcionará então um espetáculo magistral de grande e rara beleza no céu. Interessante é o fato de coincidir justamente com o Dia de Ação de Graças, comemorado nos Estados Unidos.

Segundo os cientistas, nunca antes foi observado um cometa proveniente na nuvem de Oort, que fica nos limites do sistema solar passar pelo nosso Sol. Por esta razão óbvia é que existe incerteza sobre o que realmente vai acontecer na passagem do ISON pelo Sol.

ISON está viajando em velocidade crescente e na quinta-feira pode chegar a 1,3 milhão de quilômetros por hora, devido a proximidade do Sol e do seu campo gravitacional. A possibilidade de melhor visualização é no hemisfério Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário