terça-feira, 14 de julho de 2020

Projeto da Secretaria de Cultura de Várzea indica documentário para lembrar 60 anos de sua censura

A Secretaria de Cultura do município de Várzea, através do projeto Cinema Para Todos - Em Casa, com o intuito de levar até você lazer e entretenimento atrelados ao conhecimento, nesse momento de pandemia em que a decisão mais acertada é não sair de casa, continua o processo de indicação de filmes que proporciona cultura, arte e aprendizado à população.

A dica de hoje, dia 14 de julho, é o filme "Aruanda". Produzido em Santa Luzia, no ano de 1960, tendo sido dirigido por Linduarte Noronha, o curta-metragem foi eleito um dos melhores documentários da história do cinema brasileiro, em uma eleição organizada pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema.

Sua primeira exibição ocorreu em sessão fechada no auditório do Ministério da Educação e Cultura, então no Rio de Janeiro, após ter sido censurado no dia 14 de julho do mesmo ano. Logo depois, em 29 de outubro de 1960, teve sua segunda exibição em Recife, no Cine São Luiz, uma das principais salas de cinema de Pernambuco. Em seguida, foi exibido no Clube de Cinema do Rio de Janeiro. Após exibição na primeira Convenção Nacional da Crítica Cinematográfica, ocorrida em São Paulo nos dias 12 a 15 de novembro de 1960, o filme ganhou maior projeção nacional. Em seguida, teve grande destaque na Bienal de São Paulo, em 1961, e foi premiado como melhor curta-metragem do Festival da Bahia de 1962 "pelo seu valor étnico".

Sinopse
O filme conta a história dos remanescentes de um quilombo na Serra do Talhado, mostrando o cotidiano dos moradores, jornadas de plantio e feitos de cerâmica “primitiva”. A partir de mesclas com elemento ficcional (o filme se inicia com os habitantes do quilombo representando os antepassados), o curta-metragem aborda uma realidade retratada com pouca ou nenhuma frequência na época em que foi feito no interior do Brasil até então.

O curta, de 22 minutos, está disponível na plataforma YouTube, sendo ela online e de fácil acesso. Clique AQUI para assistir na íntegra.

Prepare sua pipoca e aproveite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário