A Delegacia de Combate ao Crime Organizado (Decco) do Acre
instaurou um inquérito para investigar se os sócios da Telexfree
cometeram crime contra a economia popular e lavagem de dinherio, entre
outros delitos. É ao menos a segunda investigação criminal em andamento
contra a empresa, suspeita de ter ser usada para criar uma pirâmide financeira de grandes proporções no Brasil e no exterior.
A determinação é do Ministério Público do Acre (MP-AC),
órgão que já vem investigando a Telexfree na esfera civil. A abertura
do inquérito policial, feita a pedido do Grupo de Atuação Especial de
Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MP-AC, significa a entrada da
esfera criminal do órgão nessas investigações.
"É só uma suspeita de que pode ter ocorrido crime. Ainda não ouvimos
ninguém", ressalva o delegado Nilton Boscaro, responsável pela
investigação criminal da Decco.
Os representantes da Telexfree negam qualquer irregularidade e dizem que vão tentar reverter a decisão.
Um primeiro inquérito criminal contra a Telexfree já havia aberto sido neste ano pela Delegacia de Defraudações de Vitória (Defa), depois que a empresa foi posta sob suspeita pelos ministérios da Justiça e da Fazenda . Um pedido de prisão dos sócios da empresa chegou a ser solicitado pela delegada Gracimeri Gaviorno, mas foi negado pela Justiça.
O Ministério Público do Mato Grosso (MP-MT) também chegou a investigar a Telexfree, mas os dados foram enviados para compor o inquérito capixaba. Hà hoje um inquérito civil em andamento no MP-MT.
O advogado da Telexfree e dos sócios administradores da empresa, Hosrt Fuchs, ressaltou que a abertura de um inquérito não significa que qualquer irregularidade tenha sido cometida.
"Como advogado e como professor de Direito Constituciona, eu questiono [ a divulgação da abertura do inquérito ] porque o direito à imagem está sendo violado nesse caso", afirma Fuchs. "Estão investigando a empresa há um ano, as pessoas jogam lama [ na imagem da empresa ] e não provaram nada."
Fuchs também critica a falta de regulamentação adequada para o mercado de marketing multinível.
"Se o Estado quer condernar [ a atividade de marketing multinível ], que estabeleça em lei o que pode e o que não pode."
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